[TÓPICO DEDICADO] Tudo que você queria saber sobre... Investimentos!

Como os senhores dividiriam 1kk em investimentos pensando em renda mensal? Tudo em fundos imobiliários e na conta do nubank?
Eu, particularmente, colocaria 250 em ações, 250 em FIIs, 250 em ações internacionais e 250 em renda fixa. Os valores na renda variável, eu dividiria entre ativos mais arriscados e também ativos mais "seguros". Exemplo: dos 500k de ações e FIIs, uns 60~70k em ativos que são mais arriscados.

Claro, contando que vc já tenha a sua reserva de emergência que ai sim, pode ficar numa boa na conta do Nubank lá rendendo conforme o CDI (que no momento está muito bom).
 
Eu, particularmente, colocaria 250 em ações, 250 em FIIs, 250 em ações internacionais e 250 em renda fixa. Os valores na renda variável, eu dividiria entre ativos mais arriscados e também ativos mais "seguros". Exemplo: dos 500k de ações e FIIs, uns 60~70k em ativos que são mais arriscados.

Claro, contando que vc já tenha a sua reserva de emergência que ai sim, pode ficar numa boa na conta do Nubank lá rendendo conforme o CDI (que no momento está muito bom).
vc alocou 75% em RV. Primeiro tem que ver se o perfil da pessoa aguenta esse tipo de risco e não faz muito sentido pensando em renda mensal

Ele quer renda mensal. Esses ativos não costumam ter liquidez.

Eu alocaria em ativos que pagam dividendos todo mes como FIIs e/ou Debenture/CRI/CRA que tenham pagamento de juros/amortização mensal.
 
CDB de resgate imediato
cdb com liquidez diária a taxa é sempre ruim.

LCI do Inter 90 q depois continua rendendo.
Por isso que eu disse que costumam, a grande maioria das LCI/LCA são prazo fechado. qual taxa dessa letra com liqudez? se a taxa for boa eu aportaria no maximo 200k pra ter a proteção do FGC, como ele vai aplicar 1kk ele precisa de ativos com bom rating de credito.

tu não vai sacar 1KK de uma hora pra outra.
ele disse que quer renda. ele quer que pingue dinheiro todo mes na conta...
 
ele disse que quer renda. ele quer que pingue dinheiro todo mes na conta
Só sacar do CDB ou dos LCI q venceram o prazo 90, 180.
Os q tiverem rendendo deixa lá acumulando o montante. Não faz diferença da onde tá saindo, uma vez q vc tire abaixo do rendimento total.


Apliquei 500 no LCI e 500 no CDB, rendeu 10 no total.
Saco 10 do CDB até dar o prazo do LCI vencer.
 
Só sacar do CDB ou dos LCI q venceram o prazo 90, 180.
CDB tem IR... fazer saques com prazo curto vai acabar com a sua rentabilidade... ainda prefiro CRI/CRA/DEB INFRA que sao isento de imposto e que tenham cupom mensal (ou montar uma carteira com 12 papeis que paguem cupom em seus respectivos meses)

até dar o prazo do LCI vencer.
ai voce resgata a LCI e o cenario economico muda totalmente e você nao vai mais conseguir reaplicar mesma taxa que você aplicou agora.
 
ainda prefiro CRI/CRA/DEB INFRA
Mas aí perde o FGC.
ai voce resgata a LCI e o cenario economico muda totalmente e você nao vai mais conseguir reaplicar mesma taxa que você aplicou agora.
Se pegar um pós-fixado isso fica meio irrelevante.

Pq ninguém mencionou tesouro direto com juros a certo período? Parece se encaixar perfeitamente no que ele quer.
 
Na verdade, por que ninguém mencionou ações sólidas com dividend yield alto? Compra várias, com datas de distribuição dos dividendos variadas, que o dinheiro fica pingando com regularidade. Pra renda mensal, é isso e FII, aí bota uma parte em renda fixa também pra proteger o patrimônio, mas vcs estão recomendando botar 100% em renda fixa, wtf
 
Mas aí perde o FGC.
Sim mas quando você fala de um patrimonio de 1+mm vc precisa ir atrás de um bom rating de credito, pq mesmo que você diversifique a IF o Limite global do FGC é 1MM por CPF... daycoval tem excelentes taxas mas o rating de crédito é BBB-, Banco Pine a mesma coisa... onde vc vai achar taxa boa o risco é mais elevado.

Se pegar um pós-fixado isso fica meio irrelevante.
Na verdade faz diferença sim... até 2 semanas era facinho achar LCI/LCA pagando 100+% do cdi... quando deram esse corte da Selic todas as IFs cortaram a rentabilidade do papel... Em 2021 eu peguei uma LCA pós com liquidez e 115% do CDI... agora isso é impensavel

Pq ninguém mencionou tesouro direto com juros a certo período? Parece se encaixar perfeitamente no que ele quer.
O educa + você diz? é uma opçao mas só tem papel com rentabilidade atrelada ao IPCA. Se você quiser ficar no risco de inflação, de novo tem papel de Crédito Privado com excelente risco pagando mais.

Na verdade, por que ninguém mencionou ações sólidas com dividend yield alto?
porque na RV você pode ter variação do preço da ação.

mas vcs estão recomendando botar 100% em renda fixa, wtf
Quando se fala em renda vitalícia o ideal é ter o mínimo de risco possível, colocar 100% do seu patrimonio em RV pensando em renda é loucura a menos que você seja o Barci
 
Quando se fala em renda vitalícia o ideal é ter o mínimo de risco possível, colocar 100% do seu patrimonio em RV pensando em renda é loucura a menos que você seja o Barci

Eu não falei pra colocar 100% do patrimônio em renda variável.
 
Sim mas quando você fala de um patrimonio de 1+mm vc precisa ir atrás de um bom rating de credito, pq mesmo que você diversifique a IF o Limite global do FGC é 1MM por CPF... daycoval tem excelentes taxas mas o rating de crédito é BBB-, Banco Pine a mesma coisa... onde vc vai achar taxa boa o risco é mais elevado.
1mm global e 250k por instituição, dá pra colocar tranquilo em até 4 coisas diferentes e ficar seguro (óbvio que é melhor diversificar mais, mas só dando um exemplo).
Na verdade faz diferença sim... até 2 semanas era facinho achar LCI/LCA pagando 100+% do cdi... quando deram esse corte da Selic todas as IFs cortaram a rentabilidade do papel... Em 2021 eu peguei uma LCA pós com liquidez e 115% do CDI... agora isso é impensavel
Hmmm, bom ponto.
O educa + você diz? é uma opçao mas só tem papel com rentabilidade atrelada ao IPCA. Se você quiser ficar no risco de inflação, de novo tem papel de Crédito Privado com excelente risco pagando mais.
Pode ser esse ou qualquer um dos outros com juros semestrais, tanto pré-fixados quanto selic.
 
Tenho muitas dúvidas a respeito da gestão do patrimonio.

Quando se fala em "X% do patrimonio em RV/RF" é % do patrimonio todo mesmo ou da carteira de investimentos? Tipo envolve todo o patrimonio liquido com reserva de emergencia etc ou somente o que é investido?

Já tenho minha reserva de emergencia montada e atualmente tenho uma carteira de investimentos que ta 70% em RV (ações, fiis e exterior) e 30% em RF. 50% do meu "patrimonio liquido" ta nessa carteira. No mais tenho um investimento em CDB separado que é onde concentro os planos pra curto/longo prazo como trocar de celular, notebook, viajar nas férias, comprar um carro e etc.

Geralmente do que recebo no mês separo 30% pra guardar sendo metade pra essa carteira de investimentos e a outra metade para os planos futuros. O resto gasto no mes e quando sobra vou deixando na conta corrente mesmo, quando acumula muito acabo pegando uma parte e invisto de novo em um desses objetivos ou dou uma aumentada a mais na minha RE.

Já pensei em unificar tudo na minha carteira de investimentos, então meu patrimonio todo seria a carteira, e o dinheiro do mês, o dinheiro pra planos e o dinheiro investido. Assim recebo, jogo os 30% lá e o que sobra também e quando for comprar algo maior tiro disso. Mas como tenho uma exposição alta em RV acredito não ser uma boa ideia, fora que minha cabeça funciona melhor com as coisas separadas.
 
vc alocou 75% em RV. Primeiro tem que ver se o perfil da pessoa aguenta esse tipo de risco e não faz muito sentido pensando em renda mensal

É como eu faço hoje e pegando minha média de 2022 e 2023, eu já tenho uma renda maior que o salário mínimo.

Claro que varia de perfil pra perfil, por isso falei que eu, particularmente, alocaria daquela maneira :)
 
1mm global e 250k por instituição, dá pra colocar tranquilo em até 4 coisas diferentes e ficar seguro (óbvio que é melhor diversificar mais, mas só dando um exemplo).

Só complementando aqui. O cálculo está certo de 250 mil por instituição e 1 milhão global. Porém, com 1 milhão é melhor colocar em mais de 4 instituições. Pois a proteção é capital + rendimento até a data que deu problema na instituição. Logo, se você investe exatamente 250 mil na instituição, você recupera somente o capital investido em caso de quebra dela. E perde completamente a rentabilidade.
 
Como os senhores dividiriam 1kk em investimentos pensando em renda mensal? Tudo em fundos imobiliários e na conta do nubank?

Pra Renda mensal a melhor coisa são ações que pagam dividendos, colocaria em pelo menos umas 5 empresas bem sólidas (de baixo risco e pouca variação no valor da ação) que mais pagam dividendos, vc consegue 8 a 12% aa, em média, e o melhor de tudo é que ao sacar os dividendos você NÃO tira nada do seu investimento, isso é renda de verdade, portanto, não apenas correção e valorização.

Eu colocaria 600k nestas ações, com 10% aa = 50kk aa, ou 5k mensais líquidos.

Só tome cuidado com pontos muito fora da curva como Petrobrás, eu até colocaria alguma coisa nela, mas não muito, no máximo uns 50K, pois a lucratividade fica ao sabor do governo, agora está altíssima mas qualquer coisa pode ir lá embaixo aí vc fica preso por um tempão até valorizar de novo. mas como 50K seriam apenas 5% do seu capital, então ok.


Dos 400K restantes, eu aproveitaria que os juros estão muito altos e colocaria uns 200K em um CDB de liquidez diária, serve até como colchao de emergência, hoje em dia qualquer banco até os grandes, estão dando pelo menos 100% da CDI nae liquidez diária e os menores vc consegue até uns 115%. Eu tenho no SOFISA a 110% com a taxa de hoje dá um pouco mais de 14% aa, o que é muito bom para liquidez diária e um investimento muito seguro.

Dos 200K restantes, colocaria uns 150 em ações mais arrojadas, inclusive nos EUA, e uns 50K em bitcoin, esperando valorização a longuíssimo prazo (5 a 10 anos). Ou talvez 100K nessas ações e 100K em bitcoins se quiser apostar mais na cripto.
 
Pra Renda mensal a melhor coisa são ações que pagam dividendos, colocaria em pelo menos umas 5 empresas bem sólidas (de baixo risco e pouca variação no valor da ação) que mais pagam dividendos, vc consegue 8 a 12% aa, em média, e o melhor de tudo é que ao sacar os dividendos você NÃO tira nada do seu investimento, isso é renda de verdade, portanto, não apenas correção e valorização.
quais?
 

Eu invisto e recebo bons dividendos do BB seguridade recomendo.

A única coisa que tenho em renda fixa é a reserva de emergência, o que invisto mensalmente, esta em criptomoedas, ações e FIIS (recebe mensal e isento de IR sem muita variação), tem vários vídeos no YT que mostram as melhores, potenciais de crescimento, melhores pagadoras de dividendo, ai vai da pessoa estudar e ver quais cotas adicionar na carteira para ter uma boa rentabilidade, e sempre reinvista seus ganhos.
 

Eu invisto e recebo bons dividendos do BB seguridade recomendo.

A única coisa que tenho em renda fixa é a reserva de emergência, o que invisto mensalmente, esta em criptomoedas, ações e FIIS (recebe mensal e isento de IR sem muita variação), tem vários vídeos no YT que mostram as melhores, potenciais de crescimento, melhores pagadoras de dividendo, ai vai da pessoa estudar e ver quais cotas adicionar na carteira para ter uma boa rentabilidade, e sempre reinvista seus ganhos.

Já ganhei uma graninha boa com Caixa Seguridade (CXSE3), tbm é uma ação que recomendo fortemente quando der uma corrigida.
 

Aí eu recomendo pesquisar bastante, como eu não tenho todo esse capital para investir em ações pagadoras de dividendos nunca fiz pesquisa profunda.

Apenas para começar, sugiro ler o que diz Barsi, o maior rentista do Brasil, ele dá dicas de várias empresas que segundo ele estão em ramos de negócio muito essenciais e básicos e por isso quase à prova de crises, como de papel e celulose (Klabin e Suzano), indústria química (Unipar e outras), energia (o mundo sempre precisa de mais e mais energia, então Eletrobrás e outras), alguns bancos bem sólidos (Banco de Brasil , Itaú) , material de construção (Eternit) e até fabricantes de armas (Taurus). Também diz que fica longe de empresas de varejo, companhias aéreas, turismo e outras que segundo ele são instáveis demais e toda hora estão quebrando (e realmente, toda hora uma varejista gigante tipo Americanas, Magalu, Sendas, Mappin e muitas outras estão quebrando por diversos motivos, compnhias aéreas também). Ele também diz onde errou.


Mas claro, isso é só um comecinho de comecinho de pesquisa, eu ficaria semanas pesquisando e perguntando para gente realmente entendida nisso antes de escolher quais ações.
 
Aí eu recomendo pesquisar bastante, como eu não tenho todo esse capital para investir em ações pagadoras de dividendos nunca fiz pesquisa profunda.

Apenas para começar, sugiro ler o que diz Barsi, o maior rentista do Brasil, ele dá dicas de várias empresas que segundo ele estão em ramos de negócio muito essenciais e básicos e por isso quase à prova de crises, como de papel e celulose (Klabin e Suzano), indústria química (Unipar e outras), energia (o mundo sempre precisa de mais e mais energia, então Eletrobrás e outras), alguns bancos bem sólidos (Banco de Brasil , Itaú) , material de construção (Eternit) e até fabricantes de armas (Taurus). Também diz que fica longe de empresas de varejo, companhias aéreas, turismo e outras que segundo ele são instáveis demais e toda hora estão quebrando (e realmente, toda hora uma varejista gigante tipo Americanas, Magalu, Sendas, Mappin e muitas outras estão quebrando por diversos motivos, compnhias aéreas também). Ele também diz onde errou.


Mas claro, isso é só um comecinho de comecinho de pesquisa, eu ficaria semanas pesquisando e perguntando para gente realmente entendida nisso antes de escolher quais ações.

Apenas para reflexão: Quando anunciaram a privatização da Eletrobras, abriram a possibilidade de compra de cotas usando parte do FGTS.

Entrei nessa brincadeira com alguns familiares faz mais de 1 ano e por enquanto o investimento está desvalorizado em +- 10%.
 
Apenas para reflexão: Quando anunciaram a privatização da Eletrobras, abriram a possibilidade de compra de cotas usando parte do FGTS.

Entrei nessa brincadeira com alguns familiares faz mais de 1 ano e por enquanto o investimento está desvalorizado em +- 10%.

E qual a reflexão?

Lembrando que 1 ano não é nada em investimentos desse tipo, o ciclo das bolsas costuma ser de no mínimo 4 anos. E pra quem entrou no ciclo na alta (não estou dizendo que é seu caso, não sei nada sobre Eletrobrás), a maior probabilidade é naturalmente baixar, e aí pode demorar ainda mais para voltar a um ciclo de alta

Também lembrando que ações de empresas mais sólidas que pagam dividendos o que mais interessa são justamente os dividendos, a oscilação das ações pouco importa, mesmo porque nunca é muito grande e a intenção é praticamente nunca vender, afinal quem as compra quer renda, não especulação.

E finalmente, também é importante lembrar que nada é garantido ou sagrado, e por isso mesmo, note que meu conselho (na verdade, dos rentistas) foi colocar em no mínimo 5 empresas sólidas, ou mais se tiver capital para isso, justamente para diluir caso uma delas vire patinho feio.
 
E qual a reflexão?

Lembrando que 1 ano não é nada em investimentos desse tipo, o ciclo das bolsas costuma ser de no mínimo 4 anos. E pra quem entrou no ciclo na alta (não estou dizendo que é seu caso, não sei nada sobre Eletrobrás), a maior probabilidade é naturalmente baixar, e aí pode demorar ainda mais para voltar a um ciclo de alta

Também lembrando que ações de empresas mais sólidas que pagam dividendos o que mais interessa são justamente os dividendos, a oscilação das ações pouco importa, mesmo porque nunca é muito grande e a intenção é praticamente nunca vender, afinal quem as compra quer renda, não especulação.

E finalmente, também é importante lembrar que nada é garantido ou sagrado, e por isso mesmo, note que meu conselho (na verdade, dos rentistas) foi colocar em no mínimo 5 empresas sólidas, ou mais se tiver capital para isso, justamente para diluir caso uma delas vire patinho feio.

O problema é que nessa modalidade de reserva de cotas por FGTS eu não ganho nada de dividendos e ainda estou no vermelho, diferente de ter mantido o FGTS integralmente guardado rendendo mensalmente algo em torno de R$ 80 (com os juros compostos trabalhando).
 
rapaz, eu só rezo pra selic continar alta, acima dos 11% a.a por pelo menos mais uns 2~3 anos

mas acho que cdb vinculado a selic ainda vai render inflação + uns quebrados mesmo quando a selic cair não?

onde vocês investiriam 3,7kk, considerando apenas rendas debaixo risco como CDB? e se possível que tenham saque liberado depois de 30 dias (mesmo que o ultimo saque que eu fiz acho que tem uns 10 anos :limo: )

ações fora de questão, não brinco de cassino mais não
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo