[TÓPICO DEDICADO] Tudo que você queria saber sobre... Investimentos!

Galera, qual melhor investimento eu posso fazer com 10k, desde que a liquidez se dê em pelo menos 6 meses?

Na verdade quotei como reforço do pedido...
Também estou com uma quantidade igual
No meu caso não precisaria da liquidez do amigo citado, quero começar algo sem me atrelar a períodos...LCI/LCA é o mais indicado?

E por mês quero destinar 1k para investimento....pelo que venho lendo, a melhor opção seria fundo DI...e quando conseguisse uns 10k passar para LCI/LCA....

Os entendedores do assunto, dêem uma luz!
 
Mais um motivo pra dispensar qualquer forma de atendimento por pessoas. faço tudo online pelo site, não peço ajuda nem dos assessores. Tudo é automático não tem o que dar errado. Escolhe o investimento clica e pronto. 3 anos investindo e nunca tive problema.

Émerson,

no momento eu possuo LCI´s no banco intermedium... Tô querendo diversificar e comprar LFT através da corretora RICO. Você acha uma boa idéia eu diversificar dessa forma? Caso eu precise "resgatar" daqui uns 6 meses eu correria o risco de "pegar" um valor menor do que investi?
 
Émerson,

no momento eu possuo LCI´s no banco intermedium... Tô querendo diversificar e comprar LFT através da corretora RICO. Você acha uma boa idéia eu diversificar dessa forma? Caso eu precise "resgatar" daqui uns 6 meses eu correria o risco de "pegar" um valor menor do que investi?


não entendo muito de tesouro, nunca investi neles pois sempre que ia escolher um investimento não achava vantajoso, prazos extremamente longos e tem que pagar imposto de renda, por isso sempre acabava indo de LCIs com prazos máximos de 1 ano.
 
não entendo muito de tesouro, nunca investi neles pois sempre que ia escolher um investimento não achava vantajoso, prazos extremamente longos e tem que pagar imposto de renda, por isso sempre acabava indo de LCIs com prazos máximos de 1 ano.

Hum... Entendi... é que tem hora que não tem lci na rico e tem hora que tem... As vezes em questão de horas.. Não sei se é por disponibilidade ou alguma atualização no site.

Outra coisa que tb nao acho lá é FUNDO DI, só vendo os FUNDOS de RENDA FIXA.....
 
Eu considero um Fundo DI bom (acima da média) um que tem taxa de adm menor que 0,5% e que paga mais de 105% do CDI. Estes valores são um divisor de águas entre dezenas de fundos que pesquiso na minha corretora.

Pelo que pesquisei aqui: https://www.itau.com.br/investimentos-previdencia/fundos/rentabilidade-uniclass/

este fundo começa com taxa de adm de 2% e rendeu 9% nos ultimos 12 meses. resumindo: é um lixo comparado a qualquer outro fundo. perde até pra poupança

Muito obrigado pela explicação, devidamente qualificado!

Uma outra dúvida:

Quero um investimento seguro pra guardar pelo menos R$300 por mês, a médio/longo prazo, o que me recomenda?
 
Muito obrigado pela explicação, devidamente qualificado!

Uma outra dúvida:

Quero um investimento seguro pra guardar pelo menos R$300 por mês, a médio/longo prazo, o que me recomenda?

Tesouro Direto com certeza!
 
Matéria recente sobre investimentos, de Dezembro de 2014:

image.png

image.png

image.png
 
Qual titulo vc "recomenda" para aportes mensais?

Depende do tempo que você quer deixar o título rendendo lá. Eu só deixo dinheiro lá se for pra ficar pelo menos 2 anos, pra pagar a menor alíquota de IR possível.

Pra curto prazo (2 anos): Prefixados.
Médio prazo (4 a 5 anos): IPCA.
Longo prazo (acima de 5 anos): SELIC.

Em qualquer um desses títulos você pode fazer aportes mensais.
 
Segundo essa matéria:
http://www.infomoney.com.br/onde-in...entre-investir-cdb-pre-pos-fixado-qual-melhor

Os pós não seriam no cenário atual um investimento melhor que os prés? Pois como a taxa de juros ultimamente tem subido:
http://g1.globo.com/economia/notici...-para-1325-ao-ano-na-quinta-alta-seguida.html

A tendência não seria ganhar mais nos pós que nos prés?

Abri a conta na SOFISA e espero apenas confirmação pra transferir $ pra lá, pra investir em CDB. Mas após ler essa matéria, decidi optar pelos PÓS-FIXADOS.

Sobre a transferência, o Sofisa não cobra pra mandar pra outros bancos, mas pra fazer aportes no SOFISA é preciso usar uma conta digital (parece que Bradesco, Itaú e Banco do Brasil tem). Abri uma no Bradesco, chamada Digiconta.

O motivo é que se eu depositar todo mês 100 reais, por ex., o DOC irá abocanhar R$ 7 toda vez assim. Mas todas as operações precisam ser feitas online, pra não rolar tarifa.

Os bancos normalmente escondem esses tipos de conta.
 
Segundo essa matéria:
http://www.infomoney.com.br/onde-in...entre-investir-cdb-pre-pos-fixado-qual-melhor

Os pós não seriam no cenário atual um investimento melhor que os prés? Pois como a taxa de juros ultimamente tem subido:
http://g1.globo.com/economia/notici...-para-1325-ao-ano-na-quinta-alta-seguida.html

A tendência não seria ganhar mais nos pós que nos prés?

Abri a conta na SOFISA e espero apenas confirmação pra transferir $ pra lá, pra investir em CDB. Mas após ler essa matéria, decidi optar pelos PÓS-FIXADOS.

Sobre a transferência, o Sofisa não cobra pra mandar pra outros bancos, mas pra fazer aportes no SOFISA é preciso usar uma conta digital (parece que Bradesco, Itaú e Banco do Brasil tem). Abri uma no Bradesco, chamada Digiconta.

O motivo é que se eu depositar todo mês 100 reais, por ex., o DOC irá abocanhar R$ 7 toda vez assim. Mas todas as operações precisam ser feitas online, pra não rolar tarifa.

Os bancos normalmente escondem esses tipos de conta.

Os pós seriam até certo ponto...

Se eu tivesse 10 mil reais pra escolher entre um SELIC a 13% ou um préfixado a 12% por exemplo, pra daqui a 10 anos, iria de préfixado com certeza. No pré essa rentabilidade vai se manter fixa até o fim, no SELIC a taxa de juros vai baixar com certeza, afinal essa taxa está hiperinflada...

É tudo questão de momento e ponto de vista...
 
Os pós seriam até certo ponto...

Se eu tivesse 10 mil reais pra escolher entre um SELIC a 13% ou um préfixado a 12% por exemplo, pra daqui a 10 anos, iria de préfixado com certeza. No pré essa rentabilidade vai se manter fixa até o fim, no SELIC a taxa de juros vai baixar com certeza, afinal essa taxa está hiperinflada...

É tudo questão de momento e ponto de vista...
Isso que não estou entendendo e agradeço de antemão se for explicado:

No site deles consta: http://www.sofisadireto.com.br/rentabilidade/

CDB - Prefixado

A taxa de juros que remunerará o seu investimento é fixada no momento da aplicação, esta taxa é expressa sempre em um percentual ao ano, e não variará até o vencimento do seu investimento.

Rentabilidade mensal / anual(1)
1,04% / 13,25%

6 meses, liquidez no vencimento.

Aí tem o valor bruto no vencimento, do imposto de renda e líquido no vencimento.

10 mil reais investidos, no vencimento = R$ 10.636,64, imposto de 127,32 e com isso o líquido no vencimento ficará mesmo em 10.509. Isso 6 meses.

OK, mas lá embaixo consta:

(1) As taxas são atualizadas diariamente e podem ser alteradas sem aviso prévio.

*******

Como assim as taxas são atualizadas "diariamente" e podem ser alteradas sem aviso prévio?
 
Última edição:
(...)

Como assim as taxas são atualizadas "diariamente" e podem ser alteradas sem aviso prévio?

As taxas do disclaimer são as taxas diárias firmadas no ato da contratação. Elas podem mudar de um contrato para o outro, mas dentro do mesmo contrato elas permanecem a mesma, por isso você sabe exatamente quanto vai resgatar no final do período.
 
Depende do tempo que você quer deixar o título rendendo lá. Eu só deixo dinheiro lá se for pra ficar pelo menos 2 anos, pra pagar a menor alíquota de IR possível.

Pra curto prazo (2 anos): Prefixados.
Médio prazo (4 a 5 anos): IPCA.
Longo prazo (acima de 5 anos): SELIC.

Em qualquer um desses títulos você pode fazer aportes mensais.

Eu tô "travado". Tenho lci no banco intermedium, eu queria diversificar em outros bancos, mas na minha corretora acabaram as ofertas de LCI, aí eu iria pra tesouro direto, até por ser mais seguro e nao deixar todo o meu patrimonio num sob um mesmo risco. ]

O meu caso é que talvez eu precise do $ antes desse vencimento da LFT que é em 2012 ( LFT seria a minha escolha por conta de resgatar e nao perder $ pela marcação de mercado ).

Depois que li alguns posts do forum no site do bastter fiquei com um pouco de receio de ficar sempre "contando com o FGC".. por isso acabei me interessando mais pelo tesouro direto.
 
Hum, estou vendo que é melhor no final das contas aplicar em LCI mesmo.

Conforme essa resposta da Sofisa Direto, de 11/04/2012:

O CDB de 3 anos oferecido pelo Sofisa Direto rende 110% do CDI e possui incidência de imposto de renda. A alíquota para investimentos de renda fixa com vencimento acima de dois anos, incluindo os CDBs, é de 15%. Ao projetarmos um investimento de 3 anos remunerado a 110% do CDI, chegamos a rentabilidade de 93,5% descontado o imposto de renda sobre o rendimento. Desta forma, não importa o que aconteça, ao término do prazo de 3 anos seu investimento terá rendido 93,5% do CDI já descontado o imposto de renda.

A LCI de maior prazo oferecida pelo Sofisa Direto é a de 1 ano, a LCI de 1 ano rende 94% do CDI e é isenta de imposto de renda. É importante lembrar que as LCIs necessitam de lastros para serem emitidas, os lastros são imóveis dados como garantia por empresas para operações de crédito, e sem eles os bancos não podem emitir estes títulos.

Ao término do prazo de 1 ano da LCI é possível reaplicar o valor por mais 1 ano e assim por diante. Desta forma seu dinheiro rende 94% do CDI isento de imposto de renda. Ressaltamos que ao término de sua aplicação, se o Banco não dispor de lastro para operação, não será possível reaplicar seu dinheiro em LCI.

Ao realizar seu investimento é importante considerar dois fatores: A rentabilidade e o risco, o CDB para 3 anos rende 0,5% do CDI a menos que a LCI para 1 ano, porém, caso o Banco não possua lastros para operação não é possível reaplicar em LCI para mais 1 ano, enquanto o CDB está garantido para 3 anos.

Desta forma sugerimos que analise a rentabilidade pretendida e o risco que gostaria de assumir, é importante lembrar que ambos investimentos rendem muito mais que a poupança e possuem a mesma garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).
Um investimento de 15K rende no máximo 1.704 no CDB e 1.878 no LCI (esse aqui Pós, 1 ano). LCI só oferecem pré a partir de 2 anos.

Na melhor das hipóteses, se eu quiser deixar guardado apenas 1 ano sem mexer (liquidez no vencimento) a LCI será melhor que o CDB.
 
Desculpa a noobice, mas vamos lá:
Por exemplo, se eu faço um CDB com data para 1 ano de 1k reais no 1º mês e depois quero aportar mais 1k/mês, eu uso o mesmo CDB, ou cada 1k gera um outro contrato?
 
Mais um motivo pra dispensar qualquer forma de atendimento por pessoas. faço tudo online pelo site, não peço ajuda nem dos assessores. Tudo é automático não tem o que dar errado. Escolhe o investimento clica e pronto. 3 anos investindo e nunca tive problema.

Não sei qual a sua corretora, mas os assessores da XP tem autonomia para aumentar a taxa de alguns títulos. Pode ser uma boa ter um assessor para conseguir uma taxa melhor.
 
Última edição:
Desculpa a noobice, mas vamos lá:
Por exemplo, se eu faço um CDB com data para 1 ano de 1k reais no 1º mês e depois quero aportar mais 1k/mês, eu uso o mesmo CDB, ou cada 1k gera um outro contrato?

Não tem como aportar no mesmo CDB, mas você pode colocar todos os CDBS na tua conta mês a mês que vc pode visualizar eles separadamente e como um todo, ex:

Janeiro de 2015 peguei um CDB de R$ 1000,00 (vencimento em janeiro de 2016)
Fevereiro de 2015 peguei um CDB de R$ 2000,00 (vencimento em fevereiro de 2016)

Ambos são CDBS diferentes, mas na tua conta estará detalhado cada CDB e o total da sua conta, ex:

CDBs:

A: R$ 1000,00
B: R$ 2000,00

Total R$ 3000,00

Fiz meio na pressa na hora do almoço mas espero que dê pra entender, cada CDB é uma aplicação distinta da outra, não tem como aportar no mesmo CDB, mas você fica com os ganhos na mesma conta, o que no fim da quase no mesmo, mas CDB tem alíquota de imposto de renda, por isso essa limitação de aportes.
 
Desculpa a noobice, mas vamos lá:
Por exemplo, se eu faço um CDB com data para 1 ano de 1k reais no 1º mês e depois quero aportar mais 1k/mês, eu uso o mesmo CDB, ou cada 1k gera um outro contrato?
Cada aporte feito é um novo CDB, segundo resposta do chat da SOFISA:

"O senhor poderá efetuar depósitos periodicamente, mas para cada novo depósito, será necessário efetuar um novo investimento, com nova data de vencimento, podendo ter quantos CDBs ou LCIs e LCAs que desejar."

Ou seja, se eu investi 1K com vencimento de 1 ano (digamos Junho de 2016) e que irá me render 100 reais (já descontado IR) após esse 1 ano, se 2 meses depois desse primeiro CDB quiser depositar mais 1K terei que decidir o que investir nesse segundo depósito de 1K, seja CDB, LCI, etc. O vencimento dele será, se for aplicado igual ao primeiro CDB, em Agosto de 2016.

Agora eu vi aqui que o LCI pós deles é a opção mais vantajosa, verifique o LCI pois é isento do IR e no caso da Sofisa, 1 ano rende 96%, então no somatório você estará perdendo $ se investir em CDB com mesmas características.

Vou dar um exemplo:

10 mil

CDB pós, só pode mexer com 1 ano, 105% de CDI = lucro de 1.136
LCI pós, só pode mexer com 1 ano, 96% de CDI = lucro de 1.252

Poupança, a 8,52% ao ano = 852 de lucro

Repare que os dois são pós-fixados, então daria no mesmo. Com o tempo a diferença entre LCI e CDB ficará cada vez maior.

Então, quem tem $ em LCI está lucrando 43% a mais que quem guarda na poupança.

Os sites que eu usei pra simular foram esses:
http://www.sofisadireto.com.br/rentabilidade/
http://www.simuladorpoupanca.com/
http://www.euqueroinvestir.com/investir-em-poupanca-ou-cdb-lci/

No caso desse segundo, ali onde consta "Quanto vai poupar no período?" coloque R$ 0, caso queira calcular somente um valor, sem acréscimos.
 
Última edição:
Valeu pelas repostas galera, então partindo desse princípio, os investimentos pra alta liquidez seriam os títulos públicos (que se compra e vende toda quarta-feira)? Mesmo com incidência de IR estes são mais vantajosos que a poupança?
 
Valeu pelas repostas galera, então partindo desse princípio, os investimentos pra alta liquidez seriam os títulos públicos (que se compra e vende toda quarta-feira)? Mesmo com incidência de IR estes são mais vantajosos que a poupança?

preste atenção porque alguns títulos públicos podem perder valor se vender antes do prazo, o que seria um risco.

pra liquidez diária tem alguns fundos DI bons, eu escolhi esta opção.
 
preste atenção porque alguns títulos públicos podem perder valor se vender antes do prazo, o que seria um risco.

pra liquidez diária tem alguns fundos DI bons, eu escolhi esta opção.

Sim, me lembro que acho que era você que tinha mostrado essa opção..fundo DI até ter a grana da LCI...após ter lido bastante, me vejo tentado a ir pelo mesmo caminho, pelo menos por ora.
Tem algum fundo DI bom na Sofisa e XP? Tô no processo de abertura de conta lá.......O uniclass do Itaú parece ser uma boa, mas não sei se é restrito aos clientes uniclass (eu não sou).
 
Sim, me lembro que acho que era você que tinha mostrado essa opção..fundo DI até ter a grana da LCI...após ter lido bastante, me vejo tentado a ir pelo mesmo caminho, pelo menos por ora.
Tem algum fundo DI bom na Sofisa e XP? Tô no processo de abertura de conta lá.......O uniclass do Itaú parece ser uma boa, mas não sei se é restrito aos clientes uniclass (eu não sou).

Sim os meus são da XP. tenho 2:
Brasil Plural High Yield FI RF Crédito Privado

e BTG Pactual Yield DI FI Referenciado Credito Privado

um deles tem taxa de 0,3 outro 0,5% um deles paga na faixa dos 100% CDI outro chega perto dos 105% CDI.

se este do uniclass for o mesmo que eu avaliei estes dias é bem ruim. tinha taxa de 2% e ficava perto dos 75% do CDI.
 
Sim, me lembro que acho que era você que tinha mostrado essa opção..fundo DI até ter a grana da LCI...após ter lido bastante, me vejo tentado a ir pelo mesmo caminho, pelo menos por ora.
Tem algum fundo DI bom na Sofisa e XP? Tô no processo de abertura de conta lá.......O uniclass do Itaú parece ser uma boa, mas não sei se é restrito aos clientes uniclass (eu não sou).

Sofisa tem o tal do Sofisa Direito. Eles tem um CDB lá com liquidez diária, e um LCI com liquidez mínima de 3 meses.

Estou pesquisando muito sobre esse banco, pois estão oferecendo umas taxas muito altas, o que é deveras interessante, mas de se suspeitar um pouco.

Sofisa Direto já existe desde 2011, se não me engano.

Os investimentos Uniclass são só pra clientes Uniclass do Itaú (também não sou).

A lógica básica pra investimento em Fundos DI, CBD, LCI e LCA é a seguinte: Se você tem pouca grana pra investir (no máximo 70 mil "garantidos" pelo FGC), vale a pena achar um banco menor, correr certo risco, mas lucrar mais.

Se seu investimento já é maior que isso, é mais garantido investir em um banco grande (CAIXA, BB, Itaú, etc...), conversando diretamente com seu gerente. Geralmente de cara os investimentos em bancos grandes tem taxa de rendimento muito ruim, mas conversando com o gerente, eles apresentam um tabela remunerando melhor os investimentos mais altos e que permanecem por mais tempo empenhados lá.

Dependendo da grana que tens pra investir, vale muito a pena negociar com o gerente do banco. :awesome:
 
Sofisa tem o tal do Sofisa Direito. Eles tem um CDB lá com liquidez diária, e um LCI com liquidez mínima de 3 meses.

Estou pesquisando muito sobre esse banco, pois estão oferecendo umas taxas muito altas, o que é deveras interessante, mas de se suspeitar um pouco.

Sofisa Direto já existe desde 2011, se não me engano.

Os investimentos Uniclass são só pra clientes Uniclass do Itaú (também não sou).

A lógica básica pra investimento em Fundos DI, CBD, LCI e LCA é a seguinte: Se você tem pouca grana pra investir (no máximo 70 mil "garantidos" pelo FGC), vale a pena achar um banco menor, correr certo risco, mas lucrar mais.

Se seu investimento já é maior que isso, é mais garantido investir em um banco grande (CAIXA, BB, Itaú, etc...), conversando diretamente com seu gerente. Geralmente de cara os investimentos em bancos grandes tem taxa de rendimento muito ruim, mas conversando com o gerente, eles apresentam um tabela remunerando melhor os investimentos mais altos e que permanecem por mais tempo empenhados lá.

Dependendo da grana que tens pra investir, vale muito a pena negociar com o gerente do banco. :awesome:

Valeu pelo toque.

Ainda sou neófito nesse lance de invesimento hehhe....comecei a ler há alguns meses e abri minha conta na Xp e sofisa somente agora...
Tenho 10k inicial pra começar, por isso vou cair pra cima desses bancos menores mesmo....
Já que você também é correntista Itaú, vou aproveitar o gancho. Pra eu movimentar o $$$ pra esses bancos e não sofrer com a taxa de 7,90 por transferência, tem que solicitar uma conta digital? O que eu quero dizer é que, apesar de meus movimentos para investimentos serem bem baixos....o primeiro vai ser o da LCI e os demais são para o fundo DI...1k/mês ou seja 2 de começo e depois 1/mês eu queria fugir dessa taxa....
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo