• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Tudo que você queria saber sobre... Investimentos!

Cara, não use alavancagem pra montar posição. Alavancagem é pra daytrade e SÓ.

Tem corretora que cobra mais de 0,5% AO DIA sobre o volume excedente. Muito cuidado com isso

Entendo, mas não é bem assim... Algumas ofertas de emissão de grande interesse são naturalmente infladas. Pessoal entra com ordens maiores pra conseguir um rateio melhor de cotas
No follow-on da Mogno, entrei com uma reserva de 250 papéis, pois era o que eu QUERIA. Posteriormente, conversando com uns analistas/assessores, alavanquei em 2x a oferta inicial, ou seja, mais uma reserva de 500 papéis, totalizando uma ordem de 750. No final, sabe quanto recebi? 166 unidades de MGFF11. Teve amigo que colocou ordem de 200, não inflou a oferta e recebeu 44 papéis no rateio. Animador.

Verità já conversei com assessores que estão inflando entre 10 e 15x as ofertas de seus clientes. É perigoso? É. Mas depois conto aqui pra vocês o que saiu disso
Minha ordem original é de 375 unidades
 
Entendo, mas não é bem assim... Algumas ofertas de emissão de grande interesse são naturalmente infladas. Pessoal entra com ordens maiores pra conseguir um rateio melhor de cotas
No follow-on da Mogno, entrei com uma reserva de 250 papéis, pois era o que eu QUERIA. Posteriormente, conversando com uns analistas/assessores, alavanquei em 2x a oferta inicial, ou seja, mais uma reserva de 500 papéis, totalizando uma ordem de 750. No final, sabe quanto recebi? 166 unidades de MGFF11. Teve amigo que colocou ordem de 200, não inflou a oferta e recebeu 44 papéis no rateio. Animador.

Verità já conversei com assessores que estão inflando entre 10 e 15x as ofertas de seus clientes. É perigoso? É. Mas depois conto aqui pra vocês o que saiu disso
Minha ordem original é de 375 unidades

Já cheguei a receber só 2 cotas em ofertas de fiis. E em outras executou 100% do que pedi. Você está correndo um bom risco de executar tudo. Não é todo Fii que tem grande procura.
 
Atualizando: executou 40% da minha oferta inflada (8x), ou seja, pra acertar na mosca teria que ter jogado uma reserva 20 vezes maior do que o esperado

Pelo rateio que ficou, quem pediu reserva de 100 papéis, vai receber apenas 5.
Foi um risco, sim. Mas levemente calculado, rs
 
Amanhã vai ser mais um dia daqueles... moratória da Argentina vai respingar por aqui... acho que bolsa e dólar ficarão ainda mais agitados :oops:
 

Tomara que amanha continua assim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa! Se cair novamente, é válido comprar mais e aguardar privatizar, correto?

Cara ela ja era, sai com lucro, mas teve gente que se deu mal nela e na sled3, depois da queda ambas ficavam em leilao o tempo todo, e quando subia era para cair no proximo leilao. Eu não confio mais nelas. quem entrou no começo da noticia de privatização e tava atento na barreira que criou ali no 500 saiu, quem foi só na torcida se deu mal, teve gente saindo de +5800 para -360. Agora é esperar a proxima oportunidade.
 
Pergunta besta, de quem está aprendendo.

Quando eu mando comprar ou vender ações, vejo que os valores continuam se movimentando, mas a janela de onde escrevo o valor sou eu que o digito.


1.Se eu olhar o valor e agora é 10 reais, eu posso colocar qualquer valor pra baixo na hora de comprar? Tipo 5 reais? O que vai depender é de alguém querer pagar esse valor, ou acontecer uma catástrofe e realmente cair a 5 reais naquele dia, ai então será executada?????

2.Ao contrario funciona? Se hoje ela vale 10 reais, posso colocar uma venda pra ele a 200 reais? Como citado acima um milagre que o faça subir, alguém acabaria comprando.

3.Existe alguma penalidade nos valores que eu coloco pra comprar e vender?

4.Se colocar uma ordem sem ser tao esdruxula como acima, do tipo 10 reais e coloquei a 9,55, e não obtiver sucesso, é então no final do pregão a ordem é cancelada sem nenhum prejuízo?
 
1.Se eu olhar o valor e agora é 10 reais, eu posso colocar qualquer valor pra baixo na hora de comprar? Tipo 5 reais? O que vai depender é de alguém querer pagar esse valor, ou acontecer uma catástrofe e realmente cair a 5 reais naquele dia, ai então será executada?????

2.Ao contrario funciona? Se hoje ela vale 10 reais, posso colocar uma venda pra ele a 200 reais? Como citado acima um milagre que o faça subir, alguém acabaria comprando.

É mais ou menos isso. Primeira coisa a entender é que o "preço" da ação nada mais é que o último valor pelo qual ela foi negociada, por isso que ele fica flutuando toda hora.

Cada ação tem seu book, que são todas as ofertas de compra e venda referentes a ela. Quando existe um overlap entre esses valores, as transações são executadas. Por exemplo:

QtdValorValorQtd.
5​
R$45,00​
R$45,05​
10​
10​
R$44,99​
R$45,08​
7​
13​
R$44,90​
R$45,09​
2​
2​
R$44,80​
R$45,15​
6​

As duas colunas da esquerda são ordens de compra e as duas da direita de venda. Como você pode observar, as compras ficam em ordem decrescente e as vendas em ordem crescente. É como se fosse um ranking, com as melhores ordens (compra mais alta e venda mais baixa) no topo. Além disso note que existe um gap entre a melhor oferta de compra e de venda (chamado de spread). Como as ofertas não estão casando, nenhuma transação está acontecendo.

Suponha agora que alguém coloque uma nova ordem de compra de 13 ações a R$45,15. Agora existe uma interseção entre os valores, então as ordens serão executadas. Mas essa pessoa irá pagar 13 x R$45,15? Não! O sistema sempre casa as melhores ofertas.

O valor da ordem de compra é o valor máximo que você está disposto a pagar. No caso anterior então, o comprador pagaria 10 x R$45,05 + 3 x R$45,08, porque estas ofertas de venda se encaixam no valor da ordem dele.

Agora vamos pensar pelo lado da venda. Desconsidere a ordem de compra anterior que eu mencionei e vamos olhar pela tabela de novo. Um vendedor acabou de colocar uma ordem de 6 ações a R$44,80. Como existem ordens de compra que estão acima deste valor, as ordens serão executadas. O primeiro comprador irá comprar as 5 ações que ele deseja e o segundo a 1 ação restante, ambos pelo valor de R$44,80. Ou seja, na venda o valor que você coloca é o que você vai receber, mesmo que existam ofertas de compra por um valor mais alto.

Voltando pra tua dúvida, você pode colocar o valor que quiser? Sim! Porém você está contando com o valor da ação subir ou descer a seu favor e não existirem ofertas melhores. Eu poderia tentar comprar a ação do exemplo por R$30,00? Com certeza, mas minha ordem só será executada se um vendedor estiver disposto a vender por esse valor e nenhum outro comprador esteja disposto a pagar mais (em outras palavras, detenho a melhor oferta de compra).

3.Existe alguma penalidade nos valores que eu coloco pra comprar e vender?

Não, sua ordem só ficará pendente lá até a oferta "casar"

4.Se colocar uma ordem sem ser tao esdruxula como acima, do tipo 10 reais e coloquei a 9,55, e não obtiver sucesso, é então no final do pregão a ordem é cancelada sem nenhum prejuízo?

Depende de como você fez tua ordem e da corretora. Na Clear, por exemplo, você pode colocar a ordem e setar uma data de validade para ela, então a ordem expira passada essa data. O fato da sua ordem ficar de um dia para o outro não acarreta em problema nenhum.
PORÉM você pode ter prejuízo por outros motivos. Na Clear, novamente, as ordens de Day Trade são feitas separadamente das ordens "normais". Nessa modalidade você tem que sempre terminar o dia com todas as posições fechadas, ou seja tudo que comprou tem que vender no mesmo dia. Nesse caso se tua ordem continuasse aberta ao final do pregão quer dizer que tu ainda está com posições em aberto, então a corretora vai fazer uma zeragem compulsória que é executar todas as suas ordens pelo melhor preço disponível naquele momento. Se você estava tentando vender por R$10 mas só existem compradores para R$5 a zeragem vai vender suas ações por R$5 e você tem que arcar com o prejuízo. E além disso a corretora ainda te cobra uma taxa por ter feito a zeragem por você. Esse é um dos motivos pelos quais Day Trade não é recomendado para quem está começando.

Só reiterando que essas são as regras da Clear, que sou mais familiarizado porque é a que uso atualmente, mas outras corretoras podem ser diferentes.


Também estou aprendendo agora, então posso ter falado alguma besteira aí que o pessoal mais experiente pode corrigir. Isso aí é uma visão bem simplificada, tem vários outros conceitos por trás, mas já é um ponto de partida.

EDIT: Corrigi uns erros de português e detalhei melhor umas paradas.
 
Última edição:
So ai ja ajudou bastante. Não quero fazer daytrade, já até tenho umas acoes aqui e lá, mas pra aprendizado mesmo.
Muito obrigado por tudo.
 
Postei em outro lugar mas é pertinente aqui tbm.

Fotos antigas do escritorio:

Vai clicando pra direita que tem 3 fotos:

 
Postei em outro lugar mas é pertinente aqui tbm.

Fotos antigas do escritorio:

Vai clicando pra direita que tem 3 fotos:



O que acha desses cursos de traders?

Existe algum sério ou é tudo bait mesmo?
 
O que acha desses cursos de traders?

Existe algum sério ou é tudo bait mesmo?

99,9% é bait. Se está começando tem mto material gratuito na internet.

Um curso que acho que vale a pena é da Scalper Trader. Eu conheço o André Antunes da época da Interfloat. O cara mandava bem, mas não sei dizer se o curso é bom
 
O que acha desses cursos de traders?

Existe algum sério ou é tudo bait mesmo?

Traders veteranos e com cursos sérios:

- Palex - Tem um par de livros excelentes, um de Análise Técnica e um de Estratégias.
- André Machado (Ogro de Wall St.) - Cara já deu aula até na B3.
- Márcio Noronha - O cara que trouxe Análise Técnica Explicada, de Martin Pring, para o Brasil, o livro base de estudo pra tirar CNPI.
- L&S (Leandro e Stormer)
- Fausto Botelho

O que não falta pra esses caras é experiência. Inclusive o Márcio Noronha é um dos caras que formou o André Machado. Como o colega disse, tem muito material gratuito por aí. Palex, Ogro e Stormer tem bastante coisa. Mas vou te falar que só com o que o Ogro tem gratuito no Youtube tu já junta conhecimento pra sair operando.


Link da Playlist de Price Action dele:

O que é engraçado é que os "traders" mais novos no mercado vendem o curso por valores bem mais altos sendo que não tem nem metade da qualidade do conteúdo dos citados anteriormente.

Menções honrosas:

- Andre Antunes, da Scalper - Esse cara chamou minha atenção fazendo publicidade dizendo que ser trader não é fácil e que o meio está cheio de glamourização e mentiras pra atrair público. Normalmente o cara não paga publicidade pra fazer uma abordagem que possa afastar clientes hehe Então ele me ganhou pela honestidade (pelo menos a primeira vista). O conteúdo dele gratuito não é grande coisa, mas é ok. O conteúdo pago não conheço.

- Portal do Trader - O pessoal do Portal também me parece bem honesto e objetivo. Só tem um problema latente, mas que é a essência da proposta deles. O Sasaki começou o projeto educacional e viu que cada pessoa tem uma "personalidade" operacional, e que o método dele não serviria para todos. Então ele juntou vários profissionais cada um com suas especialidades e fez esse o curso TNT com a junção de tudo. Ou seja, o problema é que o curso é R$ 5 mil e apresenta várias formas de operar, quando a pessoa precisa de apenas uma. Então é um grande investimento e no final você vai usar apenas 20% do que aprendeu lá, por exemplo. Pois só um dos métodos lá pode ser util pra você. Não seria melhor conhecer todas as abordagens e fazer um curso focado na parte que preferir?

Tem alguns pontos simples mas relevantes que mostram se vale a pena analisar a proposta do curso ou não:

1) Se o marketing é muito forte, desconfie. Se o cara paga anúncios por todos os cantos da internet, quer que você cadastre email pra te mandar 8 emails por dia e esse tipo de coisa ... Talvez ele queira compensar algo.
2) Se o cara promete qualquer tipo de ganho fixo com Trade, fuja. "Renda variável" já diz como não faz sentido garantir um ganho fixo.
3) A publicidade mostra que é fácil e rápido ganhar dinheiro. A não ser que você esteja metido com atividades ilícitas, isso não existe.
 
Última edição:
Eu pensava assim até eu ter um relacionamento sério com uma pessoa.
Não ganho 15K, mas depois que você se relaciona com alguém fica muito difícil você conseguir poupar dinheiro por uma série de fatores e acaba que você não tem mais um controle pessoal dos gastos. Triste isso.
Alguém também já passou ou começou a sentir isso?
passo por isso tb. sou casado e apesar desses anos todos pensarmos que éramos econômicos por não "sairmos" muito, descobrimos que estamos bem longe disso. Comecei cortando os gastos dispensáveis e esse mês começamos a anotar literalmente todos os gastos diários, pra depois planilharmos isso. faremos por 3 meses para termos uma média de entrada e saída de dinheiro. Mas pra isso dar certo, enquanto casal, os dois tem que de fato encarar a empreitada.

De fato esses canais de gurus de investimentos estão ali pra vender curso, palestra e espaço publicitário, além de livro, porém eles trazem um conhecimento básico que é economia doméstica, que muitos nem pensam nisso e depois não sabem porque não sobra dinheiro e entram no cheque especial. graças a essas dicas finalmente sai do cheque especial e já comecei minha reserva de emergência. Quanto a ficar rico com compra de ações, quanto mais com os valores que eles pregam, de cortar o cafezinho no mês e investir em itausa4, é a maior baboseira que existe. Hoje, pra você ter um rendimento de 998 reais por mês, vc tem que ter acima de 180 mil investidos em ações, que como sabemos, são rendas variáveis e de ALTO RISCO. A chance de perder dinheiro é muito maior do que de ganhar, quanto mais se vc nao trabalha com isso, não entende profissionalmente e a fundo.
500 reais por mês dá 6000 em um ano, o que é mais do que suficiente pra você começar um pequeno negócio, o que vai trazer um rendimento muito mais rápido do que ações (mas logicamente tem que estudar também).
 
Última edição:
Quanto a ficar rico com compra de ações, quanto mais com os valores que eles pregam, de cortar o cafezinho no mês e investir em itausa4, é a maior baboseira que existe. Hoje, pra você ter um rendimento de 998 reais por mês, vc tem que tem acima de 180 mil investidos em ações, que como sabemos, são rendas variáveis e de ALTO RISCO. A chance de perder dinheiro é muito maior do que de ganhar, quanto mais se vc nao trabalha com isso, não entende profissionalmente e a fundo.
500 reais por mês dá 6000 em um ano, o que é mais do que suficiente pra você começar um pequeno negócio, o que vai trazer um rendimento muito mais rápido do que ações (mas logicamente tem que estudar também).

Primeiramente, parabéns por sair do ciclo de gastos e crédito especial.

Provavelmente os gurus a que se refere são os profissionais do entretenimento financeiro. O pessoal que faz um trabalho bacana pra educar pessoas numa linguagem mais simples e acessível. O problema aqui é justamente isso que você falou "Ficar rico com ações".

Isso não deveria ser objetivo direto de ninguém. É como você ter o objetivo de ficar rico com loteria. Provavelmente lendo isso já vai ter gente vindo com 3 pedras na mão. Então deixa eu explicar direitinho.

As ações deveriam ser tratadas como patrimônio. Elas representam sua sociedade com empresas de valor. O que o pessoal adora glamourizar também é ter negócio próprio. E ter ações é como ter parte de um negócio que já deu certo.

Se alguém consegue comprar ao longo de 20 anos R$ 1 milhão em ações de 15 grandes empresas que pagam bons dividendos e etc. Elas não ficaram "ricas" com ações. Elas ficaram ricas com trabalho. É o trabalho que tem potencial de te dar grandes patrimônios.

Então ao invés de querer adivinhar a próxima MGLU3 seria mais interessante se aprimorar como profissional e buscar nos resultados do trabalho a oportunidade de investir no que quer que seja. Negócio próprio do zero ou ações ou renda fixa... Ou viver o resto da vida contando com a sorte.

Quem estiver nessa vibe de ficar rico com investimentos. Sugiro ler Sobrevivendo na Bolsa de Valores do Bastter. Ou Filosofia Bastter... Se tiverem mt preguiça vão no fórum do Bastter e leia o guia do iniciante. Esse negócio de cortar cafezinho se chama mentalidade de escassez, e isso não deixa ninguém rico, só frustrado talvez. O que vai te deixar rico é o trabalho.

Ps: Trade é trabalho. Quem faz day trade é como um funcionário da B3, que também vai usar o salário pra fazer investimentos.

EDIT1: Link do roteiro do iniciante do Bastter. https://www.bastter.com/mercado/iniciante.aspx
 
Última edição:
passo. sou casado e apesar desses anos todos pensarmos que éramos econômicos por não "sairmos" muito, descobrimos que estamos bem longe disso. Comecei cortando os gastos dispensáveis e esse mês começamos a anotar literalmente todos os gastos diários, pra depois planilharmos isso. faremos por 3 meses para termos uma média de entrada e saída de dinheiro. Mas pra isso dar certo, enquanto casal, os dois tem que de fato encarar a empreitada.

De fato esses canais de gurus de investimentos estão ali pra vender curso, palestra e espaço publicitário, além de livro, porém eles trazer um conhecimento básico que é economia doméstica, que muitos nem pensam nisso e depois não sabem porque não sobra dinheiro e entram no cheque especial. graças a essas dicas finalmente sai do cheque especial e já comecei minha reserva de emergência. Quanto a ficar rico com compra de ações, quanto mais com os valores que eles pregam, de cortar o cafezinho no mês e investir em itausa4, é a maior baboseira que existe. Hoje, pra você ter um rendimento de 998 reais por mês, vc tem que tem acima de 180 mil investidos em ações, que como sabemos, são rendas variáveis e de ALTO RISCO. A chance de perder dinheiro é muito maior do que de ganhar, quanto mais se vc nao trabalha com isso, não entende profissionalmente e a fundo.
500 reais por mês dá 6000 em um ano, o que é mais do que suficiente pra você começar um pequeno negócio, o que vai trazer um rendimento muito mais rápido do que ações (mas logicamente tem que estudar também).
É difícil demais.
Dizer não para a gente é fácil, agora dizer não para a pessoa que você gosta e quer perto é difícil.
 
.......

Ps: Trade é trabalho. Quem faz day trade é como um funcionário da B3, que também vai usar o salário pra fazer investimentos.

EDIT1: Link do roteiro do iniciante do Bastter. https://www.bastter.com/mercado/iniciante.aspx


Trade É um trabalho mesmo. De maneira alguma é como funcionario da B3 e que também vai usar salario pra investimentos.

Quanto ao Bastter, ele entende bem de analise fundamentalista e muita coisa que ele diz é verdade. Mas sabia que ele é um trader frustrado? Ele tentou por muito tempo, ja teve fundo de investimento e fechou. É por isso que ele fala de "loteria" e "cemiterio de malandro".


-----------


Quanto ao Andre Machado, pqp!

Esse cara é o maior falsario que existe.... Acompanho ele desde que ele começou a montar um grupo de trader profissional. O que aconteceu?

O pessoal viu que ele nao entendia bosta nenhuma e não ganhava um centavo no mercado e começaram a desafiar ele. Sendo sincero, eu mesmo pensei em criar um desafio com ele, mas não fico brigando pela internet, não vale a pena.

O cara SÓ fala de AT, e pior, usa indicadores pra se balizar... Aquele setup "tabajara" (como ele chama) é a coisa mais ridicula que existe. O fato de ele dar curso na B3 é uma simples questão de contato, até porque dar curso de AT qualquer um consegue.

O cara não fala sobre a matematica, piramidar, faz PM em daytrade, é bizarro.

Façam um favor a voces e descartem esse cara.

O leandro stormer foi um dos principais caras de AT da minha época. Se quiserem estudar AT, sugiro algo dele.

--------------

Movimentei um absurdo hoje na OI3, saiu noticia as 16:38 falando que adiaram pra amanhã 10 da manhã a votação das teles, pqp. Que reboliço que foi...

Resumo, Citigroup comprou uns 18mi e o Bradesco segurou a explosão que ia ocorrer vendendo uns 23mi, não estou com a plataforma aberta mas foi por ai.

Ganhei, mas devolvi 73% do lucro do dia na ultima hora de pregão.
 
Quanto ao Bastter, ele entende bem de analise fundamentalista e muita coisa que ele diz é verdade. Mas sabia que ele é um trader frustrado? Ele tentou por muito tempo, ja teve fundo de investimento e fechou. É por isso que ele fala de "loteria" e "cemiterio de malandro".

Pois é. Ele tem uma vibe bem arrogante e prepotente quando é pra falar de Trader. E os seguidores se comportam igualzinho.

Acho que se não tivesse nada por trás desse comportamento, eles não falariam tanto mal e ficariam desejando que trader quebre kk E só ignorariam e seguiriam a vida.,

O cara SÓ fala de AT, e pior, usa indicadores pra se balizar

Ele usa AT. Tem gente que usa TR. E tem gente que opera notícia. Cada um tem seu operacional oras, isso não faz dele um analista ruim. Tem gente que ganha dinheiro com 1 tela só, e tem gente que gosta de usar 6 :badass:

O Tabajara que você diz não é um Setup no sentido que a galera normalmente usa, de ser o que dá o gatilho de entrada. Não passa de uma regra de coloração que identifica a tendencia de alta e de baixa, você só entra na operação se a cor permitir, é um filtro pra evitar indisciplina. Pra quem tem experiência e sabe identificar tendência com facilidade, não tem serventia mesmo. Se você não usa gosta de gráfico, não vai fazer sentido mesmo.

Piramidar é questão de operacional, tem gente que não faz. E PM em Day Trade é bizarro mesmo, mas nunca vi ele mandar uma dessas.

E eu vejo ele usar mais Price Action, e não indicadores ... Principalmente trade de rompimentos e alvos traçados com Fibonacci. Tanto que os gráficos dele sempre estão "rabiscados".[

Mas sei lá, pelas aulas dele não vejo nada de errado, mas as vezes você tem umas histórias aí que não são conhecidas do público né ... Cada um avalia o que acha mais interessante. O Stormer realmente é bem instrutivo na parte de como fazer o trade dar certo matematicamente, falando de esperança matemática e tal, e um excelente grafista. Mas é aquela coisa, não tem que seguir cegamente ninguém, é reunir o melhor conhecimento de cada um e continuar estudando.

Vou aproveitar e dar meu pitaco pra lista do "Evite":
- Rafa Trader;
- Sato e Osnei;
- Zanini;
- Mascarenhas;

Marketing puro e conteúdo fraquinho. O Zanini então pqp Só tem marketing kk
 
Última edição:
Primeiramente, parabéns por sair do ciclo de gastos e crédito especial.

Provavelmente os gurus a que se refere são os profissionais do entretenimento financeiro. O pessoal que faz um trabalho bacana pra educar pessoas numa linguagem mais simples e acessível. O problema aqui é justamente isso que você falou "Ficar rico com ações".

Isso não deveria ser objetivo direto de ninguém. É como você ter o objetivo de ficar rico com loteria. Provavelmente lendo isso já vai ter gente vindo com 3 pedras na mão. Então deixa eu explicar direitinho.

As ações deveriam ser tratadas como patrimônio. Elas representam sua sociedade com empresas de valor. O que o pessoal adora glamourizar também é ter negócio próprio. E ter ações é como ter parte de um negócio que já deu certo.

Se alguém consegue comprar ao longo de 20 anos R$ 1 milhão em ações de 15 grandes empresas que pagam bons dividendos e etc. Elas não ficaram "ricas" com ações. Elas ficaram ricas com trabalho. É o trabalho que tem potencial de te dar grandes patrimônios.

Então ao invés de querer adivinhar a próxima MGLU3 seria mais interessante se aprimorar como profissional e buscar nos resultados do trabalho a oportunidade de investir no que quer que seja. Negócio próprio do zero ou ações ou renda fixa... Ou viver o resto da vida contando com a sorte.

Quem estiver nessa vibe de ficar rico com investimentos. Sugiro ler Sobrevivendo na Bolsa de Valores do Bastter. Ou Filosofia Bastter... Se tiverem mt preguiça vão no fórum do Bastter e leia o guia do iniciante. Esse negócio de cortar cafezinho se chama mentalidade de escassez, e isso não deixa ninguém rico, só frustrado talvez. O que vai te deixar rico é o trabalho.

Ps: Trade é trabalho. Quem faz day trade é como um funcionário da B3, que também vai usar o salário pra fazer investimentos.

EDIT1: Link do roteiro do iniciante do Bastter. https://www.bastter.com/mercado/iniciante.aspx
infelizmente eu, minha esposa e boa parte da população que assiste esses canais de gurus se deixam levar na lorota deles. Sim, os canais que estou me referindo sao os "pops" primo rico, me poupe e etc. Quando percebi que minha vida não saia do buraco, de dívidas, de empréstimos, de cheque especial, de apertos no final do mês, comecei a investigar formas de romper esse ciclo e inevitavelmente cai nesses canais. Como a maioria, comecei aportando em pre-fixado, cdb, tesouro e etc, tb segui a dica de cortar lanche, netflix e etc. Resultado, minha vida financeira continuou na mesma e só fiz me poupar de coisas que até auxiliavam um pouco a ter uma vida menos tensa. Depois de um tempo comecei até a comprar ações. Me meti a day trade, depois swing trade, e como todos nós sabemos, a chance é de 99% de perder dinheiro, não de ganhar. Perdi uma graninha, mas tinha noção da perda, considerei como curso pra entender na prática como funciona o mercado de ações e até mesmo o HB. O mais importante de tudo foi desmistificar pra mim o que esses gurus pregam de ser fácil ganhar grana simplesmente aportando lá e esquecendo. Se você não acompanha e não sabe todos os pormenores (como os descontos, pagamentos de impostos e etc) vc vai se dar mal e perder mais dinheiro ainda, que é a ultima coisa que um endividado quer e precisa. Resultado, vi que trabalhar com ações é uma profissao árdua, que exige até mesmo mais tempo e atenção do que um trabalho de carteira de 8h diárias. Não era para mim porque, acima de tudo, me faltava paixão por essa profissão.
Masss, o beabá de todos esses canais são bons para quem sabe tirar as coisas boas do que falam. Por exemplo, os gastos invisiveis realmente corroem o orçamento inteiro, comprar coisas sem planejamento é péssimo, querer ganhar renda de aplicações antes de pagar suas dívidas, que tem juros MUITO MAIORES que qualquer investimento, é idiotice. Começar aportes em ações antes de criar uma reserva de emergencia é loucura, afinal as ações são e longuíssimo prazo e os imprevistos não vao esperar até la. Enfim, tirei muita coisa boa de aprendizado, o principal é que trabalhar com bolsa não é pra mim, exige obrigatoriamente estudo pesado e horas de dedicação como qualquer empresa, e sem paixão, é muito difícil você assumir esse segundo trabalho, e sem trabalhar, jamais conseguirá enriquecer como eles pregam.
Massss, apesar de ter mudado o meu rumo para começar um pequeno empreendimento, tb me decidi que vale muito a pena retirar uma pequena porcentagem dos rendimentos para aplicar nem que seja em um ipca+, pensando em aposentadoria. Farei isso assim que terminar minha reserva de emergência, em valor que hoje não me sacrifique em nada, mas daqui 30 anos eu fique muito feliz de hoje ter começado a aplicar.
Falando em empreender, finalmente encontrei um guru que está me ensinando o beabá de como empreender, e estou totalmente apaixonado por essa nova empreitada. O cara é bruno cardoso e o canal é Ecommerce na prática. Até comprei o livro dele e estou esperando chegar. Daqui 1 ou 2 anos, se o negócio começar a tomar forma, penso até em pagar a consultoria presencial dele.
 
Primeiramente, parabéns por sair do ciclo de gastos e crédito especial.

Provavelmente os gurus a que se refere são os profissionais do entretenimento financeiro. O pessoal que faz um trabalho bacana pra educar pessoas numa linguagem mais simples e acessível. O problema aqui é justamente isso que você falou "Ficar rico com ações".

Isso não deveria ser objetivo direto de ninguém. É como você ter o objetivo de ficar rico com loteria. Provavelmente lendo isso já vai ter gente vindo com 3 pedras na mão. Então deixa eu explicar direitinho.

As ações deveriam ser tratadas como patrimônio. Elas representam sua sociedade com empresas de valor. O que o pessoal adora glamourizar também é ter negócio próprio. E ter ações é como ter parte de um negócio que já deu certo.

Se alguém consegue comprar ao longo de 20 anos R$ 1 milhão em ações de 15 grandes empresas que pagam bons dividendos e etc. Elas não ficaram "ricas" com ações. Elas ficaram ricas com trabalho. É o trabalho que tem potencial de te dar grandes patrimônios.

Então ao invés de querer adivinhar a próxima MGLU3 seria mais interessante se aprimorar como profissional e buscar nos resultados do trabalho a oportunidade de investir no que quer que seja. Negócio próprio do zero ou ações ou renda fixa... Ou viver o resto da vida contando com a sorte.

Quem estiver nessa vibe de ficar rico com investimentos. Sugiro ler Sobrevivendo na Bolsa de Valores do Bastter. Ou Filosofia Bastter... Se tiverem mt preguiça vão no fórum do Bastter e leia o guia do iniciante. Esse negócio de cortar cafezinho se chama mentalidade de escassez, e isso não deixa ninguém rico, só frustrado talvez. O que vai te deixar rico é o trabalho.

Ps: Trade é trabalho. Quem faz day trade é como um funcionário da B3, que também vai usar o salário pra fazer investimentos.

EDIT1: Link do roteiro do iniciante do Bastter. https://www.bastter.com/mercado/iniciante.aspx
comecei a ler o manual que vc mandou e isso atiçou ainda mais uma vontade que tenho controlada a algum tempo: estou querendo vender meu carro.
Hoje o carro é meu, mas pra pagar, tive que recorrer a empréstimo consignado, que mesmo tendo juros menores, são juros. Tenho filha, ou seja, risco de emergencia a qualquer momento e um carro sempre resolve, tb tenho uma esposa que ate entao nao apresentou sinais claros de problema de saúde mas a idade já está chegando e tem problemas cardíacos mas nada que afete o dia a dia dela. dado a isso, mantenho o carro... porém estou pagando um absurdo em juros. já paguei uma porrada de prestacoes e ainda tenho muitas a pagar, 3 anos de prestacoes pela frente, fora seguro, ipva, gasolina, manutencao... Hoje minha vontade é vender o carro, ir no banco e negociar adiantamento de parcelas pra diminuir aidna mais os juros e o que faltar em parcelas, terminar o quanto antes com 13º, férias e uma parte do meu salario, assim, reduziria muito os juros disso. Fora que nao pagando seguro e ipva, ainda sobra esse dinheiro pra adiantar as parcelas tb. Depois disso, juntaria o mesmo valor da mensalidade, do seguro e do ipva em minha conta, e junto com décimo e férias, creio que em 2 anos conseguiria levantar montante pra cmoprar outro carro, dessa vez a vista, com desconto e livre de juros. O foda é convencer a família da necessidade desse sacrifício de 2 anos sem carro...
 
comecei a ler o manual que vc mandou e isso atiçou ainda mais uma vontade que tenho controlada a algum tempo: estou querendo vender meu carro.

É... Só você vai saber se é o caso vender ou não. Por ter as eventuais necessidades da família, tem que pesar bem, então considere as alternativas para levar na conversa.

Dependendo de onde você more, um Uber ou similar não deve levar mais de 5 minutos pra chegar. Aí você também avalia as distâncias dos destinos potenciais e tal. E coloca no papel. Será que os custos eventuais de Uber vão ser maiores do que todas as contas do carro, gasolina, juros, etc? É uma forma de substituir ter um carro sem perder o conforto, talvez a família entenda a ideia se houver boa vantagem nisso.

Enfim, pagar juros é bem complicado. É aquela coisa, se você não coloca nada na ponta do lápis parece que é tranquilo pagar. Mas quando você analisa bem vê o quão absurdo as coisas ficam e o quanto de grana você tá pagando a toa. Você ainda foi de empréstimo, mas tem gente que financia achando que tá tudo bem. Sendo que mesmo que você tenha pago 90% do valor total, se ficar sem pagar eles pegam o bem de volta, pois não é seu até que pague a última nota. Semana passada vieram aqui na frente de casa fazer apreensão de um carro da vizinha que não pagou o financiamento ... Com polícia e tudo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo