• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TUTORIAL] Comandos do Linux

opa quantos mais comandos melhor xD
valeu ae
aprendendo cada vez mais
 
Iniciativas como esta devem ser ressaltadas.
Muito bem, vai ajudar muita gente que tá querendo apreder um pouco mais desse excelente SO.
 
é mesmo, belo tópico.
Mesmo eu que não sou usuário frequente de linux gostei muito!

Parabéns.
 
Galera, so novo no Linux instalei hoje o Ubuntu aqui, mas quando tento cria um diretorio em "/home" da acesso negado, teria algum comando pra deixa definido a senha no terminal?

Obrigado!!:yes:
 
Muito bom,isso é importante pra quem está iniciando como eu.Concerteza é uma mão na roda :yes:

Flws \../
 
rm -rf * -> apaga todos os arquivos, diretorios e subdiretorios

chatr +s enable <nome_do_bin> -> link um binario, vindo de outra compilacao de linux/unix, com as bibliotecas do seu linux.

tail -f <nome_arq> -> joga na tela o final do arquivo e fica dando refresh. Bom para quem term que olhar logs.
 
Minha pequeníssima contribuição para o tópico:

Eu aprendi e sempre utilizo os seguintes comandos abaixo para reiniciar, desligar e agendar um horário de desligamento:

shutdown -h now #Para desligar
reboot -h now #Para reiniciar
shutdown -h 07:30 #Para agendar um horário de desligamento; claro é só trocar o horário pelo desejado...
 
Já que aqui são comandos, acho interessante falar um pouco sobre o fsck. Que é uma ferramente, podemos dizer, "igual" ao Scandisk do Windows.

No começo tive a mesma dúvida, até correr atrás para saber como funcionava, e acredito que essa dúvida não é só minha.

No GNU/Linux, quem faz a desfragmentação e a correção de erros? Tem alguma ferramente parecida com as do Windows?

No GNU/Linux, a desfragmentação não é necessária ser feita pelo usuário, visto que ele faz isso automaticamente.
Já o fsck, é como se fosse um scandisk do Windows, só que para o GNU/Linux, também é automático, depois de quantidade de vezes reiniciado o sistema, ou mesmo passar um certo tempo sem "passar" o fsck ele passa automaticamente no próximo boot[1].

Para fazer alterações nessas opções você tera que utilizar o tune2fs.

[1] O fsck pode ser executado no Terminal ou Konsole, sendo assim ele irá funcionar como o "chkdsk" (scandisk) no Windows.

Bem, acho que é só, não me lembro qual foi o sítio que li isso na internet, foi um tempinho atrás. Mas acredito que isso vai ser útil para outras pessoas, como foi para mim.

Abraços.
Muito bom tópico ta fácil de entender qualquer leigo entender, Bom.
 
Galera, so novo no Linux instalei hoje o Ubuntu aqui, mas quando tento cria um diretorio em "/home" da acesso negado, teria algum comando pra deixa definido a senha no terminal?

Obrigado!!:yes:
vc pode se logar no terminal usando o comando sudo -i coloca sua senha depois já era, se quiser deixar que o usuario comum tenha permissaõ de escrita no home use o chmode -777 /home como root. mais lembrando que nunca e bom dar permissão total a usuarios comum.
 
cara muito bom vlw, o proxy aonde trabalho e em linux, dae to tendo que aprender isso tudo na marra, vlw
 
Vlw Pelo Post ..Muito bom, logo pra mim que sou CEGO em linux,,,,
 
valeu pelos comandos... agora nao vou precisar mais garimpar no google !
thx !
 
Topico muito bom perfect tiro muita duvidas minhas
 
Muito bom este tutorial, ainda uso Windows e quero ampliar meu conheçimento para Linux, começei a pouco isso vai me ajudar muito, obrigado!
 
Muito bom o tutorial!
valeu!
 
Ótimo tópico. Estas listas de comandos é sempre uma mão na roda pra quem está tempo afastado ou quer aprender a se virar no terminal.

Só tenho uma dúvida, não sei se aqui é o lugar certo... Mas alguns posts (como neste tópico) ficam com a escrita desconfigurada. Alguém sabe se preciso configurar algo no navegador para arrumar isso?

Segue uma imagem para exeplificar o problema:

escrita.jpg
 
Última edição:
Ótimo tópico. Estas listas de comandos é sempre uma mão na roda pra quem está tempo afastado ou quer aprender a se virar no terminal.

Só tenho uma dúvida, não sei se aqui é o lugar certo... Mas alguns posts (como neste tópico) ficam com a escrita desconfigurada. Alguém sabe se preciso configurar algo no navegador para arrumar isso?

Segue uma imagem para exeplificar o problema:

http://img813.imageshack.us/img813/709/escrita.jpg

Isso aconteceu devido a um problema na base de dados do fórum tempos atrás. Infelizmente não há o que ser feito.
 
ehehehe esse erro ocorre quando o byte trunca e tentam corrigir alterando o charset, se tivessem deixado o banco de dados integro sem pensar que fosse encode.. talvez pudesse ser recuperado.. agora mto dificil hehehe
 
Coloquem & no final do comando pra roda-lo no background e deixar o terminal livre

Ex:

gedit asd.txt &

Dai você da ctrl+c no terminal e o gedit vai continuar aberto e o terminal vai estar livre.
 
Cara eu to com uma reliquia aqui esse comandos vão me ajudar muito vlw.:)
 
Imagens fora do aR!
 
Imagens fora do aR!

As imagens são apenas dos comandos adicionais, basta dar um "man [comando]" para ler o manual da ferramenta ou para uma breve descrição dos comandos, adicionar o parâmetro --help, por exemplo "ls --help".
 
Muito bom tópico, salvo nos favoritos! ;)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo