• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Tutorial - Como colocar ONTs Nokia em bridge sem ter a senha "master"

Richard,

O seu OpenWrt está dando IPv6 associados à rede da Oi?

Vc poderia falar como vc configurou aí?

Eu olhei aqui no meu pfSense sobre o DHCPv6 Relay e ele pede apenas duas coisas:

* Interfaces sobre as quais o relay vai funcionar
* Endereço IPv6 do servidor DHCPv6 que irá receber as requisições. Contudo, existem três problemas:

1) Eu não sei qual é o endereço IPv6 do lado LAN do roteador da Oi;
2) O endereço IPv6 da LAN do roteador da Oi não é fixo, visto que é IP via prefix delegation;
3) Estou confuso sobre como funcionaria o roteamento tendo a mesma faixa IPv6 na WAN e na LAN do pfSense.
Não tenho experiência com o pfSense. O OpenWrt não pergunta nada, eu só adiciono uma interface WAN6 (à zona WAN) com IP via DHCPv6 e ativo o relay:

image.png


image.png


Na interface LAN:

image.png


Funcionando no ipv6-test:

image.png
 
Eu "resolvi" (só que não) a questão do "bridge" com o seguinte paliativo (sim, eu sei que isso não é bridge).
- Coloquei o modem da Oi em DMZ, direcionando o IP do roteador que quero utilizar (Asus AC68U), desliguei o wifi do Nokia (no meu caso G-240-W-C).
Configurei o outro roteador, agora tenho tudo que gostaria, inclusive funcionando melhor do que quando estava somente o modem da Oi. Consigo acessar remotamente tudo que quero sem problemas, não estou tendo problemas de duplo NAT, enfim, no meu caso está perfeito. Tenho inclusive um servidor linux rodando com vários serviços diferentes.
Acredito que na maioria dos casos irá atender, a única configuração que mantive no modem da Oi foi o DDNS.

Amigos, estou tentando realizar a ligação dessa maneira, para não subutilizar tanto o meu roteador da Asus, mas ao fazer dessa maneira descrita (Nokia G-240W-C (LAN) <-----> Asus RT-AC86U (WAN)) o Asus não aparece no sistema do Nokia e consequentemente eu não consigo incluir na página "DMZ Config". O Asus só aparece se eu ligo de LAN para LAN (Nokia G-240W-C (LAN) <-----> Asus RT-AC86U (LAN)).
O q estou fazendo de errado? Como ainda estou dentro dos 7 dias estou quase cancelando e voltando pra Tim Live só devido a esse Nokia do Capiroto q estou brigando há 2 dias rs.

Vlw
 
Amigos, estou tentando realizar a ligação dessa maneira, para não subutilizar tanto o meu roteador da Asus, mas ao fazer dessa maneira descrita (Nokia G-240W-C (LAN) <-----> Asus RT-AC86U (WAN)) o Asus não aparece no sistema do Nokia e consequentemente eu não consigo incluir na página "DMZ Config". O Asus só aparece se eu ligo de LAN para LAN (Nokia G-240W-C (LAN) <-----> Asus RT-AC86U (LAN)).
O q estou fazendo de errado? Como ainda estou dentro dos 7 dias estou quase cancelando e voltando pra Tim Live só devido a esse Nokia do Capiroto q estou brigando há 2 dias rs.

Vlw
amigo cancela logo e volta para a Tim, oi é perda de tempo. estou rolando uma treta com a oi porque onde moro(lugar novo) não tem outra concorrente. muito triste.
 
Não tenho experiência com o pfSense. O OpenWrt não pergunta nada, eu só adiciono uma interface WAN6 (à zona WAN) com IP via DHCPv6 e ativo o relay:

image.png


image.png


Na interface LAN:

image.png


Funcionando no ipv6-test:

image.png
Obrigado, RichardG867.
Não vi sua mensagem antes, pois não entrei no fórum depois do dia que te perguntei, pois o meu fim de ano foi muito ocupado no trabalho.

De toda forma, tentei fazer no pfSense alguma coisa semelhante ao que você fez no OpenWrt, mas não cheguei em lugar algum.
 
A minha instalação de um provedor local está com essa ONT, porém o suporte não quer fornecer a senha da autenticação PPPoE.

É possível descriptografar o arquivo config.cfg e obter a senha da autenticação PPPoE?

--
Atualizando para contribuir com a comunidade: Obtive êxito com o passo a passo do xShARkx, porém me deparei com a senha criptografada.

Após alguns minutos de pesquisa, consegui descriptografar os caracteres da senha utilizando o mesmo script.

O comando utilizado foi:
python nokia-router-cfg-tool.py -d CARACTERES_DA_SENHA_CRIPTOGRAFADA
 
Última edição:
A minha instalação de um provedor local está com esta ONT, porém o suporte não quer fornecer a senha da autenticação PPPoE.

É possível descriptografar o arquivo config.cfg e obter a senha da autenticação PPPoE de alguma forma?

Ai mostra como descriptografar o arquivo config.
 
O Triple Oxygen disponibilizou umas novas senhas de ONT User recentemente, vê se o seu modelo está aqui
Uso um ONT G-2425G-A recentemente adicionado (em 27/01/2022) à calculadora de senhas. Porém, apesar disso, não funcionou e isso se deve, provavelmente, à versão HW que está no aparelho ser diferente da suportada pelo Triple Oxygen.

Também não consegui habilitar os botões pra tentar colocar em modo bridge sem precisar pegar root, a falha de no inspecionar e adicionando "enable" nos botões.:(
Aparece esse erro:
GPON-2425-G-A.jpg


Meu ONT veio tão travado que nem exportar o .cfg eu consigo, pois, logando através do userAdmin, as opções ficam todas suprimidas (incluindo o menu de firmware).

Alguém tem alguma ideia de como posso tentar acessá-lo para colocá-lo em modo Bridge, seja tentando entrar via AdminGPON, SSH, Telnet ou falhas?
 
Uso um ONT G-2425G-A recentemente adicionado (em 27/01/2022) à calculadora de senhas. Porém, apesar disso, não funcionou e isso se deve, provavelmente, à versão HW que está no aparelho ser diferente da suportada pelo Triple Oxygen.

Também não consegui habilitar os botões pra tentar colocar em modo bridge sem precisar pegar root, a falha de no inspecionar e adicionando "enable" nos botões.:(
Aparece esse erro:
GPON-2425-G-A.jpg


Meu ONT veio tão travado que nem exportar o .cfg eu consigo, pois, logando através do userAdmin, as opções ficam todas suprimidas (incluindo o menu de firmware).

Alguém tem alguma ideia de como posso tentar acessá-lo para colocá-lo em modo Bridge, seja tentando entrar via AdminGPON, SSH, Telnet ou falhas?
Esquece esse tutorial aqui, quanto a qualquer aparelho que não seja o G-240W-A ou G-240W-C! Pois esses eram ou são os únicos que o inspecionar o elemento funcionava e isso em versões de firmware mais antigas, se bobear existem mais novas que corrigem isso.

Quanto a falhas, tu vai ter que pesquisar na net mesmo... As mais conhecidas já foram corrigidas.

Qual o seu provedor?
 
Esquece esse tutorial aqui, quanto a qualquer aparelho que não seja o G-240W-A ou G-240W-C! Pois esses eram ou são os únicos que o inspecionar o elemento funcionava e isso em versões de firmware mais antigas, se bobear existem mais novas que corrigem isso.

Quanto a falhas, tu vai ter que pesquisar na net mesmo... As mais conhecidas já foram corrigidas.

Qual o seu provedor?

Obrigado pelo esclarecimento. Já pesquisei bastante, por semans, e até agora não achei muita coisa para o meu ONT e versão.

Meu provedor é a CaboTelecom, talvez a melhor aqui na minha região quanto a suporte e estabilidade. Porém eles não liberam o brigde. Vieram aqui recentemente trocar o router com a desculpa de que eu mudei de velocidade (200 p/ 500mbits, ohh) e o router precisava ser alterado, e então, com esse nokia, perdi a flexibilidade de ter o modo brige ativado.:pepe:
É tudo travado, dá raiva.

O máximo que posso fazer é ligar uma porta LAN da ONT na WAN do router privado, pedir pra eles, ao menos, desabilitarem o DHCP da ONT e deixar o meu router privado numa DMZ, fazendo DHCP e gerindo uma subnet. O problema é que eu compraria um router parrudo pra não usar "quase nada" que ele dispõe. :(

Alguma sugestão?
 
Obrigado pelo esclarecimento. Já pesquisei bastante, por semans, e até agora não achei muita coisa para o meu ONT e versão.

Meu provedor é a CaboTelecom, talvez a melhor aqui na minha região quanto a suporte e estabilidade. Porém eles não liberam o brigde. Vieram aqui recentemente trocar o router com a desculpa de que eu mudei de velocidade (200 p/ 500mbits, ohh) e o router precisava ser alterado, e então, com esse nokia, perdi a flexibilidade de ter o modo brige ativado.:pepe:
É tudo travado, dá raiva.

O máximo que posso fazer é ligar uma porta LAN da ONT na WAN do router privado, pedir pra eles, ao menos, desabilitarem o DHCP da ONT e deixar o meu router privado numa DMZ, fazendo DHCP e gerindo uma subnet. O problema é que eu compraria um router parrudo pra não usar "quase nada" que ele dispõe. :(

Alguma sugestão?
Tu chegou a tentar a senha padrão do AdminGPON para ver se funciona?

login: AdminGPON
password: ALC#FGU

Tbm cheguei a usar um provedor pequeno que usava a nokia e lá a senha era padrão. Agora se mudaram a senha no seu, ai vc está bem enrolado!
 
Tu chegou a tentar a senha padrão do AdminGPON para ver se funciona?

login: AdminGPON
password: ALC#FGU

Tbm cheguei a usar um provedor pequeno que usava a nokia e lá a senha era padrão. Agora se mudaram a senha no seu, ai vc está bem enrolado!
Tentei sim, foi uma das primeiras coisas que achei nas pesquisas.
Mas eles devem configurar de acordo com o serial de cada aparelho. Provedor pequeno, porém, esperto. hahaha
Pois é, estou bem limitado. Pior que, na minha região, nenhuma das operadoras deixa a ONT "aberta". O jeito é esperar alguém descobrir alguma falha...
 
Tentei sim, foi uma das primeiras coisas que achei nas pesquisas.
Mas eles devem configurar de acordo com o serial de cada aparelho. Provedor pequeno, porém, esperto. hahaha
Pois é, estou bem limitado. Pior que, na minha região, nenhuma das operadoras deixa a ONT "aberta". O jeito é esperar alguém descobrir alguma falha...
O que vc pode fazer é comprar uma ONT da nokia e clonar o seria GPON da sua ONT na nova ONT :D para ver se é assim que eles autenticam na rede deles! Tu conhece algum técnico do provedor para perguntar a ele como é feito a autenticação? Geralmente é via serial GPON.

Agora as questões são, vc precisa de uma ONT de mesmo modelo e mesma versão de hardware? Só testando para saber...
 
O que vc pode fazer é comprar uma ONT da nokia e clonar o seria GPON da sua ONT na nova ONT :D para ver se é assim que eles autenticam na rede deles! Tu conhece algum técnico do provedor para perguntar a ele como é feito a autenticação? Geralmente é via serial GPON.

Agora as questões são, vc precisa de uma ONT de mesmo modelo e mesma versão de hardware? Só testando para saber...
Já até pesquisei, mas não encontro do meu modelo :/ Seria a última solução, pra mim, pq teria que gastar com router + ONT (sem saber se daria certo).
Não conheco ningém da infraestutura do meu provedor. É, tá complicado. O jeito vai ser criar uma subnet e solicitar o meu router ficar numa DMZ, distribuindo os IPs enquanto a borda faz o roteamento da rede inteira (já verifiquei e isso é permitido).

Uma dúvida: por qual motivo as operadoras não querem que o usuário use as ONTs em modo bridge?
 
Já até pesquisei, mas não encontro do meu modelo :/ Seria a última solução, pra mim, pq teria que gastar com router + ONT (sem saber se daria certo).
Não conheco ningém da infraestutura do meu provedor. É, tá complicado. O jeito vai ser criar uma subnet e solicitar o meu router ficar numa DMZ, distribuindo os IPs enquanto a borda faz o roteamento da rede inteira (já verifiquei e isso é permitido).
Não necessariamente precisa ser o mesmo modelo, se a OLT for nokia a mesma tem a tendencia de aceitar mais de um modelo diferente.
Uma dúvida: por qual motivo as operadoras não querem que o usuário use as ONTs em modo bridge?
Um dos motivos é que eles perdem boa parte do acesso remoto a ONT, já que o TR-069 não funciona em bridge e é o sistema que literalmente altera as configurações da ONT remotamente.
 
Não necessariamente precisa ser o mesmo modelo, se a OLT for nokia a mesma tem a tendencia de aceitar mais de um modelo diferente.
Huuumm, não tinha pensado nisso. Então fica fácil achar. Mas pra clonar o serial number é usando uma FW custom?
Um dos motivos é que eles perdem boa parte do acesso remoto a ONT, já que o TR-069 não funciona em bridge e é o sistema que literalmente altera as configurações da ONT remotamente.
Ahhh, por isso trocaram aqui em casa...

Meu objetivo final é ter 3 redes separadas (IoT - wireless, convidados - wireless, rede principal cabo+wireless)

Estou pesquisando aqui e vê o que vc acha desses cenários, por gentileza, caso eu não consiga fazer funcionar outra OLT em bridge:

-Ligo a LAN da OLT na WAN do meu router privado, criando uma subrede a partir dele (rede principal);
-Ligo um AP na OLT para os dispositivos IoTs

OU

-Ligo a LAN da OLT em um switch com suporte a VLANs e ligo meu router privado e tb um AP para IoT nele, gerenciando as redes através de vlans.

O que acha?
 
Huuumm, não tinha pensado nisso. Então fica fácil achar. Mas pra clonar o serial number é usando uma FW custom?
Não, vc precisa debloquear o shell da ONT e clonar por lá, só tenha em mente que isso é um tiro no escuro ok? Eu não tenha idéia como o seu provedor autentica a ONT no sistema deles? Apenas que parte dos provedores usam o serial GPON. E desbloquear o shell é meio complicado caso vc não tenha a senha de acesso ele que é diferente da senha do AdminGPON, se no caso vc estivesse usando o firmware do triple oxygen, ai facilita bastante já que ele alterou a senha e passou a usar o AdminGPON tanto para interface web como para o shell.

Ahhh, por isso trocaram aqui em casa...

Meu objetivo final é ter 3 redes separadas (IoT - wireless, convidados - wireless, rede principal cabo+wireless)

Estou pesquisando aqui e vê o que vc acha desses cenários, por gentileza, caso eu não consiga fazer funcionar outra OLT em bridge:

-Ligo a LAN da OLT na WAN do meu router privado, criando uma subrede a partir dele (rede principal);
-Ligo um AP na OLT para os dispositivos IoTs

OU

-Ligo a LAN da OLT em um switch com suporte a VLANs e ligo meu router privado e tb um AP para IoT nele, gerenciando as redes através de vlans.

O que acha?
Vc esta confundindo as coisas rsrsrs, OLT é o aparelho que fica la na "central" do provedor e a ONT é o aparelho que eles instalam na casa do cliente.
 
Última edição:
Depois de colocar em bridge tem alguma forma de acessar a página de configurações da ONT? Troquei ontem o firmware do G-2425G-A e coloquei em bridge, mas agora só consigo acessar a página de configurações se conectar o computador direto na ONT.
 
Depois de colocar em bridge tem alguma forma de acessar a página de configurações da ONT? Troquei ontem o firmware do G-2425G-A e coloquei em bridge, mas agora só consigo acessar a página de configurações se conectar o computador direto na ONT.
Só com um roteador que tenha um sistema descente, como openwrt, asuswrt mikrotik, pfsense, opnsense, untangle e etc. Pois ai da para vc criar mais de uma interface na wan ou alguma redirecionamento!

Exemplo:

 
Última edição:
Boa tarde. A muito tempo atras eu estive usando o modem "G-240W-C" porem perturbando muito a oi fibra . eles mudaram meu modem para o modelo "G-2425G-a".
Eu gostaria de saber sé consigo colocar em bridge . E o que eu preciso para isso. Eu usaria o modem oficial da operadora mesmo. Se possível.
 
Boa tarde. A muito tempo atras eu estive usando o modem "G-240W-C" porem perturbando muito a oi fibra . eles mudaram meu modem para o modelo "G-2425G-a".
Eu gostaria de saber sé consigo colocar em bridge . E o que eu preciso para isso. Eu usaria o modem oficial da operadora mesmo. Se possível.
Tem que gerar a senha AdminGPON da sua ONT:


Depois instalar o firmware custom:


E seguir as instruções.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo