[TUTORIAL] Manual de sobrevivência para usar um Home Theater no PC

[Hazard]

Liberate me ex inferis...
Registrado
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Depois de muito penar, mas muito MESMO, atrás de informações para decisão de compra de meu primeiro HT (Home Theater) para utilizar no meu PC, decidi que poderia juntar todas as informações que coletei em um único local, a fim de auxiliar pessoas que futuramente pudessem ter a mesma necessidade que eu e quem sabe impedir que estas pessoas sofressem tanto quando eu sofri para finalmente entender como funciona, achar o produto correto e configurá-lo para que funcione perfeitamente no computador.

Meu intuito aqui é ser o mais genérico possível, pois a minha situação é específica e particular, já que se você ler este artigo daqui a algum tempo, poucos meses até, o produto que eu comprei poderá ter saído de linha, a tecnologia pode ter mudado, os preços das opções no mercado serão diferentes, etc.

O conteúdo aqui apresentado é em suma de outras pessoas, meu trabalho foi na maior parte angariar e organizar o material, se alguma das pessoas citadas aqui desejar que eu retire o material ou modifique-o, favor entrar em contato.

Antes de mais nada, uma pequena ambientação. Nunca tive HT decente, tinha um receiver antigo com um conjunto de caixas, mas não era 5.1, nunca tive um som decente no pc e meu orçamento estava abaixo de R$ 1.000,00 (na verdade estava tentando gastar o menos possíve), portanto meu desafio foi achar a melhor opção no mercado, nesta base de valor, para PC, que funcionasse direitinho em jogos e filmes.


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Fonte: Forum Adrenaline - http://adrenaline.com.br/forum/audio-pc/213893-topico-oficial-logitech-z-5500-a.html
Usuário: PatolinoRJ falando sobre o kit da Logitech Z-5500

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Som para teatros introduzido inicialmente em 1991 pela Dolby Laboratories, melhorando o "Dolby Stereo" anterior (também conhecido como Pro Logic).

Este sistema criou cinco canais discretos de som digital (dois laterais dianteiros e um central dianteiro, dois canais traseiros e um canal com baixa largura de banda para geração de efeitos de baixa freqüência, transmitidos por um ou mais subwoorfers). Por causa destes cinco canais e mais o "quase um", o Dolby Digital também é conhecido como "áudio 5.1", sendo o ".1" o canal de baixa freqüência. Este sistema também é conhecido como "AC-3" que é a abreviação de "Audio Code 3", o nome que o sistema recebia no quartel-general da Dolby enquanto era desenvolvido. A Dolby optou por não usar este nome por achá-lo arcaico, e criou outro antes que o sistema atingisse o público comum. Mas os viciados em Home Theatre adoram usar este termo.

Comentário meu, se você não sabia o que era o "AC3" naquele release, agora sabe.

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O sistema de som digital DTS estreou no cinema em 1993 com o filme Jurassic Park. O processo de som digital DTS trouxe para o cinema o realismo do som digital em múltiplos canais, preservando a qualidade de áudio do estúdio master de gravação. O espectador, então ouve a trilha sonora exatamente como o produtor a concebeu, sem a limitação e degradação de som óptico analógico.

A operação do sistema DTS é automático e seguro. É compatível com todos os processadores de cinema existentes e portanto a sua instalação e operação é simples. Básicamente o que é gravado no filme não é o som própriamente dito, mas sim a pista de código de sincronismo (timecode). Este código então sincroniza um CD onde a trilha sonora em 8 canais está gravada. Cada quadro do filme tem um número, que é acessado no CD, mantendo portanto o sincronismo entre som e imagem. Além disso, cada filme tem seu "número", que é gravado na pista digital do filme e checado no momento da projeção, a fim de saber se o CD selecionado corresponde ao filme que está no projetor. Isto evita que a trilha sonora de um filme seja reproduzida com imagens de outro filme.

Devido ao fato das cópias DTS também terem uma trilha óptica estéreo convencional, além do DTS timecode, a mesma cópia pode ser distribuida para todos os cinemas. Naqueles equipados com sistema DTS, será reproduzida a trilha sonora DTS multicanais; onde não houver tal equipamento, será reproduzida a trilha sonora estéreo óptica convencional.

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THX significa exactamente Tom Holman's eXperiment.

Começou por ser uma certificação de qualidade de equipamento áudio, uma certificação conferida pelos estúdios de George Lucas, o homem que realizou os filmes da Guerra das Estrelas.
Esta norma era aplicada a equipamentos de estúdio e salas de cinema, e especificava o melhor que era possível conseguir ao nível de instalações e da qualidade do som.

Posteriormente esta norma chega também aos equipamentos domésticos, estabelecendo-se como um standard internacional que define uma qualidade excepcional de som.

O som certificado THX tem uma qualidade complementar, que se revela, por exemplo, no tratamento dado aos graves, com ênfase nas baixas frequências.

O THX foi criado por uma empresa de George Lucas com essa mesma designação, THX.

O realizador de Star Wars nunca revelou porque é que denominou desta forma o formato. Mas pensa-se que tenha herdado o nome de um dos primeiros filmes realizados por Lucas.

Videos para teste de som THX:
http://www.thx.com/cinema/trailers.html

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Achei um tutorial bem interessante que fala sobre tipo de conexões de áudio neste blog abaixo. Ele não fala do tipo mais simples de conexão, que é o P2 - RCA, conexão padrão de fones de ouvido que sai direto da saída principal da placa mãe ou da placa de som e entra no sistema de som com 2 entradas RCA, sai som apenas em estéro:



Publico aqui o principal:

Você pode conectar seu micro ao aparelho de som ou ao seu sistema de home theater usando três tipos de conexão:

Conexão Analógica: Este é o tipo de conexão padrão usado por todos os micros. Se o seu micro e o seu sistema de som não possuem conexão digital, este é o tipo de conexão que você deverá usar.

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Conexão Digital (coaxial): Usa apenas um cabo parecido com o RCA-RCA (mas de cobre e blindado). Como esta conexão é digital, nenhum tipo de ruído é gerado. Nem todos os micros possuem este tipo de conexão.

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Conexão Digital (óptica): Usa uma fibra óptica. Este é o melhor tipo de conexão disponível. Nem todos os micros possuem este tipo de conexão.

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Existe uma controvérsia grande sobre qual é o melhor tipo de conexão, ótica ou coaxial. Alguns dizem ser a ótica, pois não recebe interferência externa, outros dizem ser a coaxial, pois apesar de ser mais suscetível à interferências, ela não transforma os dados de som em luz para depois transformar de novo em dados lá no HT, mas novamente para usuários inexperientes, esse tipo de diferença é imperceptível.

Então neste caso optei por utilizar uma conexão digital. Só aqui eu já consegui distinguir o produto que eu queria, sendo ele um Home Theater e não um Kit 5.1 como os da Logitech ou Edifier, mas falarei disso mais pra frente, agora vamos saber do que precisamos para fazer isso funcionar, independente do que escolher para tocar.


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Você precisa saber se a origem do sinal, no meu caso o PC, será capaz de enviar os dados no formato correto.

Eu comprei uma placa mãe top da Asus, modelo P6T V2 Deluxe, ela vem com um som onboard muito bom feito pela Analog Devices, mais conhecida como ADI, que faz até 8 canais, tem saída ótica e Coaxial, além das normais analógicas.

Aqui o ponto é importante, você precisa saber qual é o tipo de som onboard que você tem para saber se será necessário comprar uma placa de som off-board, para isso basta visitar o site do fabricante, normalmente são 3 as possibilidades:


Fonte em inglês: http://forums.pcper.com/showpost.php?p=4367566&postcount=5

VIA

A série VT1708 é bem básica e uma base pobre para um som de qualidade. Evite ou compre uma placa de som off-board se esse quesito é o único fator problemático da placa mãe que você irá comprar. Os drivers e softwares são bem básicos.

Realtek

Os codes mais comuns de hoje em dia. Esses chips de Taiwan são o modelo padrão, apesar de não estarem se desenvolvendo muito. Essas ofertas de audio da Realtek iniciaram com a aquisição da Avance Logic, é dai que vem o "al" do nome Realtek e da compra da empresa C-Media. O modelo ALC880 (normal) e o ALC882 (premium) foram os primeiros modelos 7.1 HD oferecidos.

A série ALC66x são antigos e só proporcionam 6 canais. São usados para audio comum em estações de trabalho como a DELL. Dão conta do recado.
Para utilização de Dolby e DTS deve-se verificar se o codec da placa-mãe possui esta função, pois ela não está sempre disponível.

Os drivers e software são constantemente atualizados, o que denota que quaisquer problemas são resolvidos rapidamente. Por alguma razão, o grave é fraco, mas isso é provavelmente culpa da equalização e há pessoas que acreditam que o EAX e outros tipos de melhoramentos de áudio não funcionam nos designs da Realtek.

Usuários de Realtek devem considerar largar os gerenciadores padrão e utilizar algo como o SRS Audio Sandbox.

ADI

Analog Devices é uma grande e antiga fabricante de chips. Sua experiência já é utilizada nas placas mãe a algum tempo e inclusive em algumas placas off-board. As aplicações Soundmax e seus drivers são maduros e soberbos, diferentemente da Realtek, eles possuem uma equalização excelente e um som rico e definido.

Seus principais codec são os modelos AD1988A e o AD1988B. O modelo mais novo é o AD2000B, um melhoramento do AD1989B. Esses codecs suportam plenamente EAX e outros melhoramentos de AUDIO.

Em termos de potência e qualidade do som, temos então:

Melhor - AD2000B, AD1988B
Excelente - ALC890, ALC889/A, ALC885, ALC882
Ótimo - AD1988A, ALC888, ALC1200
Bom - ALC662, VT1708, ALC883

Portanto fiz uma bela escolha ao comprar minha placa mãe, que vem com o AD2000B, mas caso você não tenha feito o mesmo, poderá assegurar excelente qualidade com qualquer uma das "n" opções de placas de som off-board.

Como não precisei ir atrás deste quesito, não tenho o conhecimento sobre o assunto para poder indicar qual placa de som comprar.

Uma segunda coisa importante é instalar um gerenciador decente para o seu super codec ou placa de som, no meu caso eu poderia optar pelo Soundmax padrão do site da Asus, mas fuçando, achei um remodelado através do seguinte tópico:


http://adrenaline.com.br/forum/audio-pc/260981-adi-2000-1988x-sonic-focus.html

Créditos para o autor do tópico.

kit.jpg

Agora precisamos definir o que comprar, um kit 5.1 ou montar um HT ?

Confesso que primeiramente eu estava inclinado a comprar um Kit 5.1. Dentro dessa opção, o mercado apresenta vários modelos que com certeza devem ser excelentes, pois não achei ninguém que tenha dito o contrário já que pessoalmente não consegui testar, mas não houve uma alma viva que tenha dito "esse kit é ruim", uns são melhores que os outros e no geral fica uma decisão muito pessoal e também do bolso:

Logitech

X-530 - média de preço de R$ 400,00 a R$ 500,00

X-540 (igual ao anterior, só tem controle a mais) - R$ 500,00 a R$ 550,00

G51 (é mais parrudo que os anteriores) - média de preço de R$ 800,00 a R$ 900,00

Z-5500 (top de linha nessa área) - média de preço de R$ 700,00 a R$ 2.000,00 (sim, aqui a um porém bem grande. Este kit custa U$ 330,00 no PY, mas é vendido aqui no Brasil por quase R$ 2.000,00. Por que ? Custas de importação e lucro à parte, imagino que seja porque o aparelho é grande demais para que nenhum sacoleiro traga-o pra cá por encomenda, só indo pessoalmente buscar).

De todos esses, dentro do meu orçamento e sem precisar ir ao PY, escolheria o X-540 simplesmente porque eu acho que não deve-se gastar muito mais do que R$ 500,00 em um kit como esses, cujo ganho para um G51 seria de 30% a 40% porém com um aumento de valor de quase 100%.

Edifier

R451 - média de preço de R$ 400,00 a R$ 450,00

R501 - média de preço de R$ 700,00 a R$ 800,00

M3351 - média de preço de R$ 500,00 a R$ 550,00

Iria de M3351 pelo mesmo motivo do anterior.

Cada kit tem seus prós e contras, tem a beleza, a questão do grave do sub, dimensões das caixas, qualidade do som, enfim, inúmeros fatores, basta procurar no Google pelo modelo de cada um deles que você irá pousar em inúmeros tópicos de vários fóruns falando sobre eles.

E foi aqui que eu parei e pensei. Quero a melhor qualidade possível dentro de um orçamento limitado, não é porque vou pagar R$ 1,99 que tenho que pegar qualquer coisa que custe isso, posso muito bem garimpar e achar o melhor produto que custe R$ 1,99. Portanto, ponderei as seguintes questões:

1) Queria usar a melhor conexão de som, já que minha placa mãe tinha todas as 3, então eu iria de conexão digital e isso apenas um HT poderia receber.

2) Potência de um HT de R$ 600,00 seria no geral muito maior do que a de um kit de mesmo valor.

3) Possibilidade de se usar em outras coisas (tv, dvd, video-game, etc). Não que os kit´s não permitam, mas só a partir de valores mais expressivos e não todos ao mesmo tempo.

4) Maior valor agregado (HT tem entrada USB para pen-drive, vem com DVD player, lê Divx direto, etc).

Então, EU PARTICULARMENTE optei por um Home Theater e assim vamos nós.


75723233.jpg

Uma coisa que eu aprendi durante a minha cruzada é que pra mim e provavelmente para você (se for o primeiro HT) QUALQUER COISA será fantástica. Eu nunca tive parâmetro de comparação, portanto se é também o seu primeiro HT, não terá muito erro.

Mesmo assim eu procurei bastante, li e me informei o máximo que podia. Para quem não sabe, um "excelente" equipamento pode começar na faixa de R$ 30.000,00 (eu não errei, são trinta mil reais). Como eu não estava a fim de vender meu carro, minha moto e alugar minha casa para completar o pagamento das prestações e ouvir o melhor som que o dinheiro pode comprar, só que embaixo de uma ponte, tentei procurar pelos modelos mais simples.

Um equipamento "ótimo" começa num projeto de R$ 5.000,00 a R$ 15.000,00 e como eu não gosto de andar de ônibus, pra não vender meu carro e moto pensei em ir para o que eu chamei de "kit povão". São HT normalmente da Philips, Sony ou LG que tem tudo integrado, normalmente com DVD e Karaokê e não passam de R$ 1.000,00.

Neste caso porém, tentei dar preferência a um conjunto com receiver, sem DVD embutido, pois como minha intenção é usar o PC como "tocador", o que eles gastariam colocando um DVD no aparelho, prefiro que tenham gasto fazendo um aparelho mais decente na decodificação do som.

Só que no mercado infelizmente não existem soluções apenas como receiver abaixo dos R$ 1.000,00, então eu percebi que teria que optar por um HT all-in-one.

Procurando pelos HT´s nesta faixa, comecei a excluir aqueles que tinham problemas crônicos, como o Samsung Z210, às vezes isso acontece, um produto acaba sendo lançado no mercado e apresenta problemas comuns a praticamente todos os usuários.

Esta é uma das principais dicas, tente comprar algo que já esteja maduro no mercado, lançamentos são um risco a mais que você não precisa correr, além do que, serão mais caros que produtos que já estejam prestes a sair de linha.

Pesando todas os fatores, optei pelo HT Z220 da Samsung, por diversos motivos, listo-os abaixo:


HT-Z220.jpg

1) Entrada ótica.
2) Muitos reviews positivos e sem os problemas do Z210.
3) Preço atraente, entre R$ 650,00 a R$ 700,00.
4) Está sendo substituido pelo Z320 que é basicamente apenas mais potente, o que força o valor dele para baixo.
5) Gosto da marca Samsung, mas ai é uma decisão pessoal.

Garimpei nos seguintes locais:


www.fastshop.com.br
www.fastshop.com.br/promo/exclusivo
senha: fastclub2009

MUITO IMPORTANTE. Este site é uma dica que eu achei num tópico do fórum Adrenaline, não sei quem descobriu, você encontra produtos com mais de R$ 100,00 de desconto, nem os funcionários das lojas conhecem o site. Pedi meu Monitor Samsung P2370 Full HD 23" por R$ 556,00 à vista (só deu pra pagar à vista, mas alguns produtos podem ser parcelados) quando estava R$ 799,00 na própria Fast Shop, veio tranquilo, chegou em 7 dias corridos, NÃO PAGUEI FRETE.

www.fnac.com.br

www.americanas.com.br

www.submarino.com.br

www.extra.com.br

www.walmart.com.br

www.pontofrio.com.br

www.magazineluiza.com.br

Classificados de usados em fóruns

Mais específico
www.htforums.com.br

Gerais
www.hardmob.com.br
www.adrenaline.com.br

Só que aqui tem outro fator muito importante, SORTE E PACIÊNCIA. Explico, eu comprei o Samsung HT Z220 por R$ 628,00 à vista na loja Fast Shop do Shopping Crystal em Curitiba. No site não estava esse preço, só consegui este valor INDO ATÉ A LOJA. Os preços das lojas, mesmo de mesma marca, diferem. Ai vai da sorte, peguei esse valor porque era a última unidade do produto além do que ele está saindo de linha, não encontrei nem perto desse valor em nenhum site ou outra loja, ai entra a paciência de pesquisar.

Na outra loja da Fast Shop, um Philips 3365x estava R$ 899,00 podendo ser negociado por R$ 200,00 a menos por se tratar de última peça no mostruário. É outra alternativa para compra, vai de cada um.

Além do valor do HT, tive dois gastos adicionais. O primeiro eu achei um absurdo e também fiquei surpreso, descobri que nenhum dos HT´s vendidos nessa faixa de preço vem com cabo ótico ou coaxial incluído, apenas HDMI e analógico. Como pretendia usar no PC acabei gastando mais R$ 16,00 num cabo ótico. Achei o mesmo cabo por R$ 49,90 e por R$ 99,00 em outras lojas, pra mim não precisou ser o best of the best.

O segundo custo, mais específico, foram 3 pares de tweaters para instalar nas caixas frontais, central e traseiras, graças a dica do pessoal da HT no tópico abaixo, eu sugiro que faça o mesmo, não sendo exclusivo para o HT que eu comprei:


Tópico do HT fórum que centraliza informações de proprietários do aparelho e indica instalar tweaters nas caixas do HT.
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=109248

configp.jpg

Depois de comprado e instalado, precisei configurar meu PC para poder utilizar o som 5.1 dos filmes que assisto. Para isso, existe um tutorial muito bom e eu posto abaixo como referência. Lembrando que para isso você precisa baixar e instalar o codec de áurio AC3.

Para isso visite o site oficial: http://ac3filter.net/


http://adrenaline.com.br/forum/audio-pc/280884-tutorial-video-audio-alta-definicao.html

Caso você tenha um kit 5.1 ou 7.1 ou receiver, você pode fazer com que a sua placa de som envie o audio sem "compressão" ou sem "modificar nada", tudo isso atravez de uma tecnologia chamada: Passthrough, você pode usar atraves da saida OPTICA ou COAXIAL de sua placa de som, seja ela ONBOARD ou OFFBOARD, tanto no XP, como Seven e Vista.

Segue um Tutorial bem Detalhado do Celio:

1. Coloque a chavinha que se encontra ao lado da saída USB na posição 'Digital only' (na outra posição não irá funcionar) Essa "chavinha" eu não tenho no meu PC, talvez exista nas placas off-board.

2. Vá em Painel de Controle -> Som e defina a interface SPDIF como padrão p/ reprodução:

coaxial.jpg

3. Clique no botão 'Propriedades', vá na aba 'Formatos Aceitos' e selecione as opções de acordo com a figura abaixo. Aproveite para testar se as opções selecionadas funcionam (p.ex. selecione o DTS Audio e clique em 'Testar', o receiver deve reproduzir o som de teste)

formatos.jpg

4. Caso o teste não tenha funcionado, instale o driver mais recente da sound blaster (o driver instalado por default pelo Windows (pelo menos no Vista) não habilita o DTS e o AC3) e repita os passos 2 e 3.

5. No AC3Filter Config, aba Main, selecione output format 'AS IS' e 'Use SPDIF':

ac3maink.jpg

6. Na aba SPDIF, selecione o passthrough p/ DTS e AC3:

spdifr.jpg

7. No seu player, DESABILITE os filtros internos para AC3 e DTS, no caso do Media Player Classic faça como abaixo. Se quiser saber mais sobre o player, vá na fonte deste tutorial que explica-se como instalar e configurá-lo.

mdcx.jpg

7.1 Abaixo é como deve ser configurado o Kmplayer, que é o que eu uso:

ac3s.jpg

Feito isso, agora você pode assistir seus filmes em .avi e .mkv ou qualquer outro formato da melhor forma possivel, e com audio 5.1 ou 7.1.

Desta forma você mandará o som direto pelo cabo ótico, sem decodificação, para que o HT possa fazer este trabalho, aqui está fantástico.

finalv.jpg

Neste momento, estou ouvindo música no volume 25 (de um máximo de 50) e está perfeito, não extremamente alto, porém potente a ponto de sentir toda a música, mais alto vai chegar a incomodar, mas se assim eu fizer, não distorce. Como a MP3 não é 5.1, usando o efeito "matrix" deste HT, o som simula 5.1 e sai em todas as caixas.

Nos filmes que são codificados em AC3, tudo perfeito. Nos jogos, estou quase desviando das balas aqui na cadeira.

Eu sugiro mesmo que instale os Tweaters, basta comprar em qualquer loja de som, sai o par numa média de R$ 15,00. Pra instalar basta descascar os cabos perto da caixa de som e liga-los, fixando no topo da caixa. Os agudos ficam mais presentes e dá uma ambientação melhor ao som.

Espero que toda essa minha "aventura" sirva também de experiência para outra pessoa.

Grande abraço !
"Hazard" e colaboradores diversos.
 
Última edição:
parabens hazard.bem informativo o topico
pra que nao entende nada ou muito pouco ajuda bastante.
:yes:
 
Parabéns pelo tópico!
Excelente explicação!
Merece Destaque!
 
COOOOOOOOOOOOOL :cool:

num entendo nada de som no pc, tenho um sistema 2.1 (subwoofer fake) da Login e eh uma beleza, imagina um 5.1 :rolleyes:
 
Isso serviu bastante para min, tenho um conjunto antigo da creative 4.1,14w até que serve ainda..,porém quando o volume passa da metade começa a distorcer, maisn costumo aumentar mais que isso, na metade ja me satisfaz...era branco e até pintei ele de preto no spray no domingo, fico bem bacana, mais to querendo mais qualidade.E vendo este tópico me perguntie porque não pegar um hometheater?Já vem com o player dvd, qualidade muito melhor, função usb e etc.Apenas preciso dispor do dobro que pagaria nas caixas 2.1 que ia pegar.QUe seria um edifier m 3310 por r$ 259,00.Parábens. Excelente tópico.
 
mando muuuuito bem ^^
 
Parabens pelo tópico, ta bem didático no que se propõe.

Mas só um detalhe que poderei ajudar.

"Em termos de potência e qualidade do som, temos então:

Melhor - AD2000B, AD1988B
Excelente - ALC890, ALC889/A, ALC885, ALC882
Ótimo - AD1988A, ALC888, ALC1200
Bom - ALC662, VT1708, ALC883"

Quando nós usamos a conexão digital, a qualidade da placa de som não importa (para equipamentos desse porte) já que a decodificação será feita no HT. O software "desencoda" (mp3, wav, flac) e envia o PCM para o receiver que fará a "decodificação" com o DAC próprio.

Quando do som AC3 ou DTS utilizando o SPDIF nós enviamos o bitstream, no caso o AC3 e DTS, e lá no receiver é feito todo o processo.

[]s
 
Excelente tópico, deu um put* trabalho pra fazer ele, e pra configurar também é.

Abraço.
 
Excelente tópico! Eu mesmo acabei de adquirir o meu primeiro HT, e estou satisfeitíssimo! Realmente faz toda a diferença.

Porém ainda estou com um problema com jogos DD tipo RE-5, o som 5,1 não esta saindo correto, embora filmes dolby digital saiam perfeitos(devido ao AC3Filter). Alguem te uma ideia ai?
 
Otimo topico! Valeu!
 
Muito bom a meteria e parabens ao autor.
So pra reforçar a parte do Dolby Pro-Logic que é um sistema que pouco se usa hoje em dia, mas que muitos pensam ser um sistema de 5.1ch independente e na verdade nao é, ele simplesmente simula o 5.1ch, uma forma usada na epoca dos VHS pra dar um efeito de envolvimento igual ao cinemas. Agora com os DVD's vieram os Dolby-Digital de 5 canais digitais independente mais um do Subwoofer.
Desculpe a intromissao =/
 
Que isso, tudo que se adicionar ao tópico é muito importante.

Eu tenho 2 receivers Dolby Pro-Logic aqui, o que eles fazem é dar um efeito "eco" (grosso modo) nas caixas traseiras, ai você tem a idéia de que o som é 3D, mas não existe "cálculo" para quando passar o som lá pra trás, é simplesmente um efeito de "ambientação", diferente do 5.1ch verdadeiro.
 
Hazard minha placa mãe o som é onboard sendo ele o ALC888, segundo o tópico ótimo, e tenho também um HT logitech X540. Se eu baixar o ac3 e seguir os passos citados meu som irá melhorar ou para o mesmo é necessário pelo menos uma placa off.
 
Então meu amigo, não conheço a fundo o seu codec da mobo, mas creio que vá precisar sim comprar uma placa off.

Veja atrás do seu PC se ele tem as saídas necessárias, deve ser digital e mais de 2, pois as saídas são separadas para sub, frontal, traseira, etc, saída P2 (fone de ouvido).

Se tiver, pode sim, senão só com uma placa de som off.
 
Tranquilo amigo.

Veja que você a placa tem 6 "buracos" para conexões P2 (tipo fone).

A rosa é o mic (entrada), a verde é o line out ou a saída para o fone ou caixas simples, o preto se eu não me engano é para o sub, o azul é para as caixas da frente (ou laterais) do kit, a laranja para a central e a cinza é para as traseiras.

Posso errar na cor/função, porque não cheguei a ver um Kit 5.1 de perto e nunca instalei, fui para o HT, mas você pode ir sossegado.

Repare que você também tem uma saída ótica (com tampinha verde) que pode usar exatamente como eu usei no meu tutorial, direto para um HT que tenha esse tipo de entrada.

Abraços.
 
Vlw Hazard to instalando agora pra ver como fica posto novidades assim que testar. Obrigado pela ajuda e pelo tópico, está de parabéns.
 
parabéns pelo topico hazard...

=]...

ficou completão...
agora ninguem mais tem desculpa para ficar com o som configurado errado...
 
Belo post. Merece um :yes: Vendi minha Audigy 2 ZS para utilizar somente o som onboard da Maximus Formula que é uma placa com chip AD1988B excelente por sinal de acordo com esse tópico. Utilizo o sistema via optical e o som reavivou novamente após anos atrás quando o utilizava com o SoundStorm da Asus A7N8X-E Deluxe. Agora possuo DTS, DD, DD Pro LogicII e tudo mais. :D
 
Última edição:
[Hazard];5211309 disse:
Tranquilo amigo.

Veja que você a placa tem 6 "buracos" para conexões P2 (tipo fone).

A rosa é o mic (entrada), a verde é o line out ou a saída para o fone ou caixas simples, o preto se eu não me engano é para o sub, o azul é para as caixas da frente (ou laterais) do kit, a laranja para a central e a cinza é para as traseiras.

Posso errar na cor/função, porque não cheguei a ver um Kit 5.1 de perto e nunca instalei, fui para o HT, mas você pode ir sossegado.

Repare que você também tem uma saída ótica (com tampinha verde) que pode usar exatamente como eu usei no meu tutorial, direto para um HT que tenha esse tipo de entrada.

Abraços.


só uma correção, o sub e o central são o mesmo cabo. e a que sobra são pras caixas laterais (7.1), esse codec de som da suporte a 7.1, assim como o meu ALC1200


aproveitando o post, porque eu nunca acho nada sobre o ALC1200 e ninguém fala nada dele
 
É que meu HT (da assinatura) eu tbm nunca vi nada sobre ele na net...

Não sei se é normal, mais as entradas das caixinhas são RCA e vão direto no sub. Tem problema se eu comprar conversores RCA > P2, ligar as caixas no PC e o sub tudo separadinho?
 
uP =[

Eim amigos =[

Se eu ligar as RCA no Sub e do sub ligar na saída de audio eu não vou ter 5.1 certo? pra ter terei que usar conversores RCA > p2 para ligar direto na saida daplaca de som? é que to meio com apressado pela info, foi daqui 40 minutos vou pro py com meu pai =[ ai se falarem que o som não presta eu compro outro la :thumbs_up
 

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