• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Ubuntu Tópico Oficial

Aqui aparece permision denied e cannot open, quando vejo as partições.
Oque será isso?

faz sudo fdisk-l e aí põe a senha e dá enter

para ver o windows, atualiza o grub:
sudo update-grub, pẽo a senha e dá enter. Ele demora um pouquinho, mas vai reconhecer o outro sistema.
 
Bom dia.

Alguém aqui sabe se aquelas leitoras de certificado digital funcionam bem no Ubuntu ?
 
Bom dia.

Alguém aqui sabe se aquelas leitoras de certificado digital funcionam bem no Ubuntu ?

Eu uso um token USB, é meio problemático instalar em sistemas 64bits (ou seja 99%), mas consegui...
O meu é um eToken pro 72k Alladin (um azul). :fail:

Se ainda não tem o certificado sugiro pesquisar por um que tenha suporte "oficial" ao Linux.
 
Bom dia.

Alguém aqui sabe se aquelas leitoras de certificado digital funcionam bem no Ubuntu ?

resolveu seu problema?

estou querendo migrar para o Ubuntu

alguem sabe como é a funcionalidade dele junto ao PJe?
 
Galera, alguém sabe como por duas saídas de áudio simultâneas no Ubuntu? Tenho headset e caixa de som, às vezes uso um ou outro e queria um meio de fazer essa mudança rapidamente, mas não consegui. Já tentei Alsamixer (desatiblitar o automute) ou o PulseAudio Volume Control, mas o máximo que consegui foi 'trocar' um pelo outro no Alsamixer, o que além de ser um processo trabalhoso não é exatamente o que eu queria, que é um local de fácil acesso para alternar a saída de áudio entre headset e caixa de som, como faço pelo Gerenciador de Áudio da Realtek, pelo volume2 ou pelos próprios 'dispositivos de reprodução' quando to com o Windows, apenas selecionando o Headset ou a Caixa como padrão.
 
Galera, alguém sabe como por duas saídas de áudio simultâneas no Ubuntu? Tenho headset e caixa de som, às vezes uso um ou outro e queria um meio de fazer essa mudança rapidamente, mas não consegui. Já tentei Alsamixer (desatiblitar o automute) ou o PulseAudio Volume Control, mas o máximo que consegui foi 'trocar' um pelo outro no Alsamixer, o que além de ser um processo trabalhoso não é exatamente o que eu queria, que é um local de fácil acesso para alternar a saída de áudio entre headset e caixa de som, como faço pelo Gerenciador de Áudio da Realtek, pelo volume2 ou pelos próprios 'dispositivos de reprodução' quando to com o Windows, apenas selecionando o Headset ou a Caixa como padrão.
Nenhuma distro até hoje que usei era boa nisso, o ubuntu é dos melhorzinhos nisso.
Mas para algo rápido mesmo, só criando scripts mesmo, e usando algo no terminal, via DE difícil.
 
Nenhuma distro até hoje que usei era boa nisso, o ubuntu é dos melhorzinhos nisso.
Mas para algo rápido mesmo, só criando scripts mesmo, e usando algo no terminal, via DE difícil.

Obrigado pela resposta, mas acabei desistindo do linux por essas e outras :( tava até esperançoso, mas pro meu cotidiano iria ser muito trabalhoso...
 
Obrigado pela resposta, mas acabei desistindo do linux por essas e outras :( tava até esperançoso, mas pro meu cotidiano iria ser muito trabalhoso...
Eu uso linux porque para programar e etc, tem o terminal, algo além só com o uso de mac, e infelizmente não tenho poder aquisitivo para isso :haha: Mas para usar no dia a dia, nada com o Windows.
 
Eu uso linux porque para programar e etc, tem o terminal, algo além só com o uso de mac, e infelizmente não tenho poder aquisitivo para isso :haha: Mas para usar no dia a dia, nada com o Windows.

Exatamente... ia por nos 3 pc's aqui de casa, mas acabou ficando apenas no do meu pai que usa somente o navegador de internet. Pra minha irmã e pra mim mais complicou do que foi prático, infelizmente...
 
Galera, alguém sabe como por duas saídas de áudio simultâneas no Ubuntu? Tenho headset e caixa de som, às vezes uso um ou outro e queria um meio de fazer essa mudança rapidamente, mas não consegui. Já tentei Alsamixer (desatiblitar o automute) ou o PulseAudio Volume Control, mas o máximo que consegui foi 'trocar' um pelo outro no Alsamixer, o que além de ser um processo trabalhoso não é exatamente o que eu queria, que é um local de fácil acesso para alternar a saída de áudio entre headset e caixa de som, como faço pelo Gerenciador de Áudio da Realtek, pelo volume2 ou pelos próprios 'dispositivos de reprodução' quando to com o Windows, apenas selecionando o Headset ou a Caixa como padrão.
Não sei se existe versão do Ubuntu com o KDE, mas se tiver eu acho que ele tem o que você precisa. Clicando no icone de audio na barra de tarefas e depois no menuzinho do dispositivo que você quer ativar, existe uma opção rápida de colocar ele como default:

IZAl1Ft.png


Obs: Na imagem eu só tenho um dispositivo conectado, mas se eu adicionar outro todos aparecem nessa janelinha e o processo pra escolher o default é o mesmo.

Espero que tenha entendido certo o que você queria...
 
Não sei se existe versão do Ubuntu com o KDE, mas se tiver eu acho que ele tem o que você precisa. Clicando no icone de audio na barra de tarefas e depois no menuzinho do dispositivo que você quer ativar, existe uma opção rápida de colocar ele como default:

IZAl1Ft.png


Obs: Na imagem eu só tenho um dispositivo conectado, mas se eu adicionar outro todos aparecem nessa janelinha e o processo pra escolher o default é o mesmo.

Espero que tenha entendido certo o que você queria...

É isso mesmo que eu queria, mas aqui não aparece as duas saídas de aúdio pra eu escolher como no windows. Utilizo as caixas de som na saída traseira e o headset+microfone connectados nas portas frontais do gabinete, sendo assim posso escolher quando quero utilizar um ou outro, basta fazer a seleção por software. Porém no linux só aparece uma saída, acredito que seja porque uso somente uma placa onboard e o linux só conta a quantidade de placas de som (uma onboard), mas não conta as saídas de aúdio (duas, no caso) pelo que eu entendi. Tentei de tudo e não consegui gerenciar as sáidas de áudio simultaneamente... Já desisti kkkk

obrigado pela resposta
 
É isso mesmo que eu queria, mas aqui não aparece as duas saídas de aúdio pra eu escolher como no windows. Utilizo as caixas de som na saída traseira e o headset+microfone connectados nas portas frontais do gabinete, sendo assim posso escolher quando quero utilizar um ou outro, basta fazer a seleção por software. Porém no linux só aparece uma saída, acredito que seja porque uso somente uma placa onboard e o linux só conta a quantidade de placas de som (uma onboard), mas não conta as saídas de aúdio (duas, no caso) pelo que eu entendi. Tentei de tudo e não consegui gerenciar as sáidas de áudio simultaneamente... Já desisti kkkk

obrigado pela resposta
EDIT: Achei isso, talvez seja o que você queira?
https://www.maketecheasier.com/play-sound-through-multiple-devices-linux/

-------------------------------------------

Na verdade isso não tem nada a ver com o Linux (o kernel), é uma configuração dependente do desktop environment que você usa. O KDE oferece essa possibilidade (e várias outras, até mais do que o Windows, por isso eu gostei dele).

Só que eu não manjo de Ubuntu então não sei se existe uma versão alternativa dele com o KDE (oficialmente eu sei que não tem). De qualquer forma se você não se importa em experimentar outras distros, o Mint tem uma versão oficial com KDE e por ser baseado no Ubuntu você não vai estranhar (são bem parecidos). O que eu estou usando atualmente é o Manjaro.
 
Última edição:
EDIT: Achei isso, talvez seja o que você queira?
https://www.maketecheasier.com/play-sound-through-multiple-devices-linux/

-------------------------------------------

Na verdade isso não tem nada a ver com o Linux (o kernel), é uma configuração dependente do desktop environment que você usa. O KDE oferece essa possibilidade (e várias outras, até mais do que o Windows, por isso eu gostei dele).

Só que eu não manjo de Ubuntu então não sei se existe uma versão alternativa dele com o KDE (oficialmente eu sei que não tem). De qualquer forma se você não se importa em experimentar outras distros, o Mint tem uma versão oficial com KDE e por ser baseado no Ubuntu você não vai estranhar (são bem parecidos). O que eu estou usando atualmente é o Manjaro.

Cara, meu computador está na manutenção, então só posso testar isso quando ele chegar, mas acho que já testei e não tinha dado certo no Ubuntu... não lembro direito.

Entretanto estou com o Mint Xfce aqui no notebook do meu pai e realmente aparece a opção de escolha entre alto-falantes e headset nos 'Dispositivos de saída'. Que alívio! kkkk O único problema é que quando o headset ta selecionado, às vezes ele volta sozinho pro alto-falante... mas acho que mal contato aqui do noteboook pelo que testei... Porém eu nao manjo de linux e gostaria de usar alguma interface mais bonita (ubuntu bionic beaver, por ex.), mas meio que já decidi ficar no Windows pela praticidade, não quero passar 2 dias pra passar um arquivo pra um pendrive ou fazer mó gambiarra pra instalar o office oficial, como tem acontecido nas minhas experiências (muitas sem sucesso)...

No final é bom saber que mudando o desktop dá pra utilizar isso... quem sabe no futuro.

https://kubuntu.org/getkubuntu/

Não sei como está na atualidade, mas o Ubuntu tinha suas variantes com KDE (Kubuntu), LXDE (Lubuntu), e o "normal" Ubuntu com Gnome/Unity.

Talvez por isso não dava pra mim... talvez estivesse tentando desktops sem ser KDE ou LXDE... mas acredito que tentei o Lubuntu, mas na época não tinha a opção também...

Enfim, bom saber que é possível. Depois vou testar no meu pc quando chegar pra não atrapalhar meu pai com o notebook dele.

obrigado
 
Última edição:
Pessoal, alguém testou o Euro Truck Simulator 2 no ubuntu já?
 
^^ Eu até hoje estou as voltas com minha distro que não atualiza mais... Mas gostaria muito que pelo menos rodasse a STEAM pra testar o Intel Vulkan Driver
Mas sei lá, já tentou o youtube @LuKInHaa ?

UPDT: De repente com o WIne 4.0 rola né?
 
Última edição:
^^ Eu até hoje estou as voltas com minha distro que não atualiza mais... Mas gostaria muito que pelo menos rodasse a STEAM pra testar o Intel Vulkan Driver
Mas sei lá, já tentou o youtube @LuKInHaa ?

UPDT: De repente com o WIne 4.0 rola né?

Ja procurei alguma coisa pro cima, vou testar final de semana mesmo e digo hehehe
 
Estou começando a aprender a usar o linux, só que estou com um problema um tanto quanto complicado.

Estou usando a versão 18.04 LTS do ubuntu em dual boot no meu note, mas toda vez que eu tento desligar ou reiniciar a maquina pelo ubuntu ele fica travado no desktop e sou obrigado a desligar pelo botão do note. Já fiz update do grub, já tentei reiniciar pelo terminal mas nada. No windows a maquina funciona perfeitamente. Alem do mais, uso ambos SO em um SSD M.2 particionado 50/50. A performance do windows segue a mesma antes da partição e depois do dual boot, mas o ubuntu é meio lento, e meio devagar para abrir alguns programas, mesmo sem nada já aberto. Isso é normal ?
 
Estou começando a aprender a usar o linux, só que estou com um problema um tanto quanto complicado.

Estou usando a versão 18.04 LTS do ubuntu em dual boot no meu note, mas toda vez que eu tento desligar ou reiniciar a maquina pelo ubuntu ele fica travado no desktop e sou obrigado a desligar pelo botão do note. Já fiz update do grub, já tentei reiniciar pelo terminal mas nada. No windows a maquina funciona perfeitamente. Alem do mais, uso ambos SO em um SSD M.2 particionado 50/50. A performance do windows segue a mesma antes da partição e depois do dual boot, mas o ubuntu é meio lento, e meio devagar para abrir alguns programas, mesmo sem nada já aberto. Isso é normal ?

Não é normal não...
Aqui no trabalho o Ubuntu está no SSD e ele voa... Tudo abre rápido... Mais que o Windows que raramente uso por aqui...
Aqui ainda estou usando o 16.04 LTS, estou com preguiça de atualizar e não me faz falta a versão nova.
Em casa tenho uma máquina já no 18.04 e roda tudo de boa... Sem problemas para desligar.
 
Estou começando a aprender a usar o linux, só que estou com um problema um tanto quanto complicado.

Estou usando a versão 18.04 LTS do ubuntu em dual boot no meu note, mas toda vez que eu tento desligar ou reiniciar a maquina pelo ubuntu ele fica travado no desktop e sou obrigado a desligar pelo botão do note. Já fiz update do grub, já tentei reiniciar pelo terminal mas nada. No windows a maquina funciona perfeitamente. Alem do mais, uso ambos SO em um SSD M.2 particionado 50/50. A performance do windows segue a mesma antes da partição e depois do dual boot, mas o ubuntu é meio lento, e meio devagar para abrir alguns programas, mesmo sem nada já aberto. Isso é normal ?

Normalmente, quando dá problema para desligar é frescura do systemd. Aparece alguma mensagem? Depois que trava, tente ctrl + alt + f1 e o sistema entrará em modo texto (para voltar basta um crtl + alt + f7), e veja se aparece alguma mensagem. Outra coisa, sempre aconteceu isso? Foi desde que você instalou? Se for pode ter sido problema de iso corrompida.
 
Normalmente, quando dá problema para desligar é frescura do systemd. Aparece alguma mensagem? Depois que trava, tente ctrl + alt + f1 e o sistema entrará em modo texto (para voltar basta um crtl + alt + f7), e veja se aparece alguma mensagem. Outra coisa, sempre aconteceu isso? Foi desde que você instalou? Se for pode ter sido problema de iso corrompida.

Testei aqui com o ctrl + alt + f1 e não abre nada, continua travado na tela de desktop. Isso aconteceu desde que eu instalei o Ubuntu nessa maquina. Estou fazendo um pen drive com o 16.04 e vou fazer uma formatação limpa aqui pra ver se resolve.
 
^^ Antes de tudo, desative o swap pra não prejudicar o seu SSD.

 
Testei aqui com o ctrl + alt + f1 e não abre nada, continua travado na tela de desktop. Isso aconteceu desde que eu instalei o Ubuntu nessa maquina. Estou fazendo um pen drive com o 16.04 e vou fazer uma formatação limpa aqui pra ver se resolve.

Pois é. Pode ser isso corrompida mesmo. Se quiser, a versão 16.04 é bem mais estável, porque é LTS (long term suport) e já tá, digamos, madura. A 18 saiu agora, então é normal ter alguns problemas. Embora, a Canonical tenha exagerado nesse quesito. Se quiser testar, indico muito o Linx Mint (principalmente a versão com Xfce).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo