Uma nova "Era Dourada" ?

Se seu gosto por jogos se resume a apenas estes tipos de jogos, é melhor rever seus conceitos.

São exemplos... Tem Elder Scrools ( RPG), Dezenas de jogos de corrida super realista, GTA, Batman, Mario galaxy, Zelda...Depende do gosto.

Hummm... E o minha campanha single player? E se eu não quiser jogar contra varias pessoas pelo mundo e amigos?

Podem até estar o mesmo preço de 15 anos atrás, mas em 1997 um jogo tinha 20 horas de gameplay. Os de hoje possuem 4h e olhe lá.

Se você acha que está pagando o mesmo preço... ok.

Oblivion, Skyrin, Fallout, GTA , alguns tem ate o triplo desse tempo ai. Agora se não é de seu gosto, fazer o que...

E mesmo antigamente nem todos os jogos tinha este tempo de gameplay.

Ao meu ver, seu ponto de vista está errado.

Otimo argumento.
 
Foi-se um tempo que jogar era realmente um prazer.

Jogos simplórios, como River Raid poderiam fazer de uma tarde entendiante um desafio extremo. Lembro-me de jogar Q-Bert depois que voltava da praia, era um jogo extremamente desafiador. Em um controle de 8 direções e um botão.

Na era 8 bits, o barata eram os adventures, como Mário Bros. Contra também era um desafio legítimo, assim como Sonic, Metroid, Castlevania. Lembro-me de possuir uma obscura fita de 60 pinos (japonesa) do game Predator, que contava a história do jogo. Eu tinha um adaptador (pois nas locadoras nem sempre as fitas eram 72 pinos, padrão EUA). Track & Field era outro game que garantia a diversão, assim como Dick Tracy e Battletoads. Gozado que nessa época eu não era fã da Sega, mas jogava alguns jogos em um Master System de um amigo (Alex Kidd, International Volleyball). Mesmo assim não gostava do controle, achava estranho demais para me acostumar.

Chega então a era 16 bits, com o Mega Drive. Altered Beast, a fita que acompanhava o console, era bem interessante. Podíamos finalmente jogar os jogos dos Arcades nos consoles. Mesmo assim tivemos grandes pérolas, como Toe Jam & Earl, Kid Chameleon (um jogo fantástico), e meu favorito, Super Mônaco GP. Mais garantia de diversão após nosso campeonatos de futebol de botão nos condomínios.

Fui ter o Super Nintendo algum tempo depois, e foi paixão a primeira vista. Jogos que vou querer que minha filha jogue, como Super Mario World, Top Gear, Chrono Trigger, Rock’n Roll Racing, Starfox... jogos que explicam nossa geração atual.

A "geração CD" achei um tanto quanto conturbada. A Sony veio com uma idéia muito boa, mas que infelizmente resultou em jogos deprimentes. Que tornaram-se mais constantes com o PS2, e agora estão mais constantes ainda.

É comum ver um Studio, que trabalha hoje com 15 vezes mais contingente que na época de um Track & Field, por exemplo, mas com muito mais tecnologia, não conseguir desenvolver um game de forma razoável. É muito hype, muito modismo, muito dinheiro envolvido. Quando as coisas eram feiras por prazer, por pessoas que gostavam e acreditavam no que faziam, o produto final era de muita qualidade (tá, tudo bem, vamos tirar o game ET para Atari da lista).

Eu acredito que teremos novas tecnologias, mas hoje em dia o nível de desafio é muito pequeno. Sinto falta de um desafio de verdade, de reunir amigos ao redor do console para zera um jogo, ou jogar um versus.
Sinto falta de originalidade na hora de criar um game. As softhouses deveriam filtrar melhor as idéias, pois capacidade e tecnologia tem de sobra. Falta é implementação e mais investimento em pesquisa de campo e testes. Eu acho inaceitável hoje em dia que games como Duke Nukem Forever sejam lançados. Como que ninguém falou: "Pessoal, está uma porcaria. Vamos repensar". Eu paguei 99 centavos na Amazon nesse game. E me arrependo.

O outro grande problema somos nós mesmos. E me incluo nisso. Lança um Call of Duty novo, ou melhor dizendo, um requentamento da série, e compramos. Imaginem se fosse feito um boicote a uma produtora dessas, qual seria o reflexo disso? A EA demorou 7 anos pra ver o PC como plataforma de games e colocar um FIFA decente (até então jogávamos versões de consoles da geração PS2 - Xbox). Mas vocês acham que ela fez essa mudança para agradar aos jogadores ou para concorrer com PES?

Concluindo o confuso texto-desabafo, eu acho que só teremos salvação se cobrarmos e formos exigentes. Eu gosto da série CoD, tenhos os Modern Warfare da vida. Mas não quero mais pagar por um game e receber um DLC. E enquanto não fizermos isso, as produtoras continuarão empurrando o toco na gente.
 
Eu discordo, mas enquanto existir as series, Half-Life, GTA e The Elder Scrolls, ainda há esperança :magico:

http://2.bp.blogspot.com/-IRplHuz9kEE/T2DqoiIesII/AAAAAAAAAKQ/vnOE2-Oo7dE/s1600/dlc-mona-lisa-1.jpg
Aonde isso vai parar? :ohgod:







mandou!!!



HZsnY.gif
 
O meu medo é que com essa nova geração de consoles prometendo gráficos incriveis, as produtoras dos jogos se preocupem só com a qualidade grafica e deixa a diversão de lado :hmm:
 
Foi-se um tempo que jogar era realmente um prazer.

Jogos simplórios, como River Raid poderiam fazer de uma tarde entendiante um desafio extremo. Lembro-me de jogar Q-Bert depois que voltava da praia, era um jogo extremamente desafiador. Em um controle de 8 direções e um botão...

Belíssimo post. Independente de opiniões, resumiu alguns pontos interessantes sobre a industria atual e ainda trouxe alguma nostalgia para os mais "velhos".

Qualificado.
 
Otimo argumento.

Obrigado.

O meu medo é que com essa nova geração de consoles prometendo gráficos incriveis, as produtoras dos jogos se preocupem só com a qualidade grafica e deixa a diversão de lado :hmm:

E era exatamente o contrário que tinha que acontecer, né?

Porque a "Capacidade de Processamento dos VGs NextGen" versus "Melhoria Gráficas" é uma parábola descendente. :bwahaha:
 
Repito,

Vocês esperam demais de um geração que o publico é outro.

NINGUEM CRIA/INVENTA/INOVA. por amor.

Tudo custa alguma coisa, se é feito é para vender. é quem compra não é o saudosista, o oldschool é o NOVO PUBLICO.
 
Esta geração esta muito melhor que no passado …. hoje em dia não tem mais espaço para aqueles jogos tosco como golden axe , street of rage, Daikatana , Serious sam , painkiller etc
hoje em dia jogo para fazer sucesso tem que ter qualidade
 
Esta geração esta muito melhor que no passado …. hoje em dia não tem mais espaço para aqueles jogos tosco como golden axe , street of rage, Daikatana , Serious sam , painkiller etc
hoje em dia jogo para fazer sucesso tem que ter qualidade


Golden Axe? Streets of Rage? Daikatana tudo bem, foi muita promessa... mas...

Saiba que 100% dos jogos de hoje derivam de algum jogo do passado. Os games de hoje podem ter mais qualidade GRÁFICA, mas de enredo são tão rasos quanto uma piscina de 40 litros para bebês.

Mas não acho que devemos continuar no passado, e sim extrair o que de bom existiu, e aplicar aos novos games. Me diga, retirando o quesito gráfico e nivelando as tecnologias, quantos são os games hoje que superam os games do passado? São muito poucos.
 
Esta geração esta muito melhor que no passado …. hoje em dia não tem mais espaço para aqueles jogos tosco como golden axe , street of rage, Daikatana , Serious sam , painkiller etc
hoje em dia jogo para fazer sucesso tem que ter qualidade

Golden Axe e Street of Rage não têm qualidade?

Você está a fim de contribuir com o tópico argumentando de forma concisa ou chegou só pra tumultuar mesmo? :hmm:
 
Joguei Read Red Deception tem roteiro e historia superior qualquer jogo de ação feito no passado e graça a este tipo de jogo games de hoje tem qualidade superior a muitos filmes de ação cinema americano feito hoje , algo bem diferente do passado quando jogos de ação tinha historia bem pobre .
 
Esta geração esta muito melhor que no passado …. hoje em dia não tem mais espaço para aqueles jogos tosco como golden axe , street of rage, Daikatana , Serious sam , painkiller etc
hoje em dia jogo para fazer sucesso tem que ter qualidade

:notsure:

Joguei Read Red Deception tem roteiro e historia superior qualquer jogo de ação feito no passado (...)

Altas! Parei de brincar! :bwahaha:
 
Minha opinião: vocês reclamam de mais. Até concordo que as DLCs tem sido um câncer, mas os jogos em geral estão bons. A industria se renova e não consegue agradar todo mundo, mas creio que está agradando a maioria.
 
Tem gente que confunde nostalgia com qualidade...

Dizem que os jogos estão piores hoje que antigamente, mas eu dúvido MUITO que trocam os jogos lançamentos de hoje para ficar descobrindo novos games de SNES (por ex) que você ainda não jogou...

Este negocio de jogos serem cópia uns dos outros... bom só joga game cópia quem quer! tem tanto jogo original por ai, principalmente Indie..

Antigamente os jogos eram mais originais pois não era um terreno que foi explorado como agora, tudo naquela época era novidade, hoje não, hoje é dificil criar algo diferente por causa da variedade de empresas no mercado e games...
 
Tem gente que confunde nostalgia com qualidade...

Dizem que os jogos estão piores hoje que antigamente, mas eu dúvido MUITO que trocam os jogos lançamentos de hoje para ficar descobrindo novos games de SNES (por ex) que você ainda não jogou...

Este negocio de jogos serem cópia uns dos outros... bom só joga game cópia quem quer! tem tanto jogo original por ai, principalmente Indie..

Antigamente os jogos eram mais originais pois não era um terreno que foi explorado como agora, tudo naquela época era novidade, hoje não, hoje é dificil criar algo diferente por causa da variedade de empresas no mercado e games...

Exatamente. :truestory:
 
Tem um outro fator agravante que ninguém lembrou:
giving-statistics-down.jpg


Hoje em dia muitas empresas estão priorizando o lucro para sobreviver, se unindo a outros estúdios ou se vendendo para as distribuidoras.

Essa também é uma das razões dos jogos serem lançados prematuramente.
 
Tem gente que confunde nostalgia com qualidade...

Dizem que os jogos estão piores hoje que antigamente, mas eu dúvido MUITO que trocam os jogos lançamentos de hoje para ficar descobrindo novos games de SNES (por ex) que você ainda não jogou...

Este negocio de jogos serem cópia uns dos outros... bom só joga game cópia quem quer! tem tanto jogo original por ai, principalmente Indie..

Antigamente os jogos eram mais originais pois não era um terreno que foi explorado como agora, tudo naquela época era novidade, hoje não, hoje é dificil criar algo diferente por causa da variedade de empresas no mercado e games...

Concordo contigo sobre quase tudo.

Mas é inegável que os jogos atuais estão muito mais simples do que os primeiros.

Em geral, a minha bronca não são com gráficos, DLCs, preços e afins. Minha bronca é com 'simplificação excessiva' pela qual os jogos atuais estão passando. Não quero jogos complicados, mas quero jogos que testem (e que ajudem a melhorar, diga-se de passagem) minha habilidade cognitiva e que me envolvam com uma estória marcante. Não quero jogos onde o objetivo é ficar apertando espaço e left mouse button apenas.

=)
 
Sou o unico que acha a maioria desses jogos antigos impossíveis de zerar, uma bosta? sério, eu compro o jogo por 2 motivos, diversão e relaxar, não gosto ficar fulo da vida tentando zerar um jogo, para "no final da fase eu morrer e ter de jogar umas 50 vezes a mesma fase para passar de uma fase".

Sinceramente está tudo a mesma coisa, temos ótimos jogos, jogos medianos e jogos horríveis, assim como tinha antigamente, vocês são muito saudosistas, só porque você sente nostalgia e gostava dos jogos daquela época, não quer dizer que eles eram melhores, querem apostar quanto, que quando o pessoal de hoje tiver a idade de vocês, quem irá dizer que os jogos que eram ótimos, eram os de hoje...

Espero que não fiquem ofendidos, mas realmente ficar reclamando de barriga cheia não dá né?
 
:notsure:



Altas! Parei de brincar! :bwahaha:


E dai mano que escrevi o nome jogo errado ? Joguei mesmo e falo que e melhor qualquer golden axe , street of rage, Daikatana , Serious sam
 
Além de tudo isso que já foi falado, a indústria dos games inflou absurdamente. Logo, é evidente que muito lixo oportunista iria aparecer.

Eu continuo me divertindo e me surpreedendo com um GTA, um Trine, um Saboteur, Bastion, Bad Company 2, Crysis (o primeiro)...
"Se matem-se a si próprios" discutindo preferências enquanto eu ativo minha seletividade + escudo anti-vacilão e jogo apenas o que me agrada sem me preocupar se é, foi ou vai ser modinha.

Galera parece que não trouxe bagagem dos anos 90... isso aí é falta de vivência dentro de fliperama.
 
Bem, Fallout foi simplificado (virou um FPS, os dialogos e opções do que seu personagem pode se tornar diminuiram bastantes), RTS acabou da forma que foi originalmente criado, se tornando extremamente simplificado (inclusive AOE e C&C), os peões não retornam para depositar o recolhido (você só precisa se preocupar em defenter um ponto, não mais a rota de entrega e que esta ficando mais distande mais tempo levara para seus recursos chegarem) ou pior ganhar recursos por controlar pontos e tornando os recursos infinitos.

Dragon Age Origin os aliados não morrem? Só morrem se todos cairem! **** *****!
E isso é sucessor de Baldurs Gate! Nesse se morrer tem que levar o corpo (que pesa bastante no inventario) a um local que ressusita, pagar uma furtuna e ainda perde em definitivo 1 ponto em constituição!
Isso sim era desafio!

Minha critica é que os jogos em geral estão ficando simples demais, sem informações, sem desafios (quando não colocam todo o desafio em um chefe ou outro).

Não to fazendo nostagia, mas antes era muito mais dificil zerar a maioria dos jogos e hoje geralmente você zera facilmente e rapidinho qualquer jogo.
Os needs for speed de hoje não tem desafios nenhum comparados aos top gear.
 
Última edição:
o ultimo suspiro de uma época especial, feita por pessoas especiais.

Para quem jogava videogames no final dos 80/início dos 90, a época especial foi nitidamente aquela. Depois de 95/96 (lançamento e popularização do Playstation 1), as regras de mercado e o público-alvo começaram a mudar, o que, na minha opinião, foi fundamental para a indústria e o consumo de games hoje estejam como estão.

Mas são fases, e o subjetivismo envolvido nesse tipo de questão desempenha um grande peso no resultado de como a era atual é vista pelo gamer.

Pessoalmente, acho difícil que algum jogo irá me dar tanto prazer quanto tive com Monkey Island (DOS), Mario Kart e Super Mario World (SNES), Fantasia (Gen), Day of the Tentacle (DOS), SFII (arcade e SNES), F1Spirit e Castle Excellent (MSX), Battletoads (NES) etc.

Edit: LEMMINGS!
 
Última edição:
Só a mãe diná pra dizer se a relação jogos bons\ruins vai piorar ou melhorar mas já tá claro que filme interativo e galerias de tiro para acefalos já são o novo padrão do que se entende por video game, o resto é exceção.
 
Nunca crio expectativas nos previews que vejo dos jogos talvez por isso não me decepciono com o que pode vir, mas um fato muito me desanima, alguns games que foram ótimas surpresas e tiveram sua "continuação" lançada trouxeram um jogo muitas vezes inferior ao piloto.

Vejo que alguns tentam comparar o seu modo de ver os games de quando eram mais "jovens" com o cenário de hoje, nem de longe tal comparação deve ser levada em conta, são tempos diferentes e seu gosto, sua satisfação e até sua paciência já não são mais os mesmos. Concordo que tem muitos estilos simplórios hoje em dia mas, ao meu ver, se trata de só mais uma fase de uma nova geração que está se firmando.

Os filmes mudaram, hoje os heróis não passam de adolescentes, a música segue o esquema, o tosco é o novo cool, as histórias mudaram e a TV segue o script, tudo faz parte do e-comércio e dos novos modos de satisfazer o maior público que possa dar um retorno financeiro garantido.

A Old School tem toda razão de reclamar mas também precisa entender que as coisas mudam, as vezes pra pior mas todos sabemos que é tudo questão de tempo, é um ciclo sem fim.
 
Não sei.

Ainda que concorde com tudo que a maioria aqui falou - massificação e maximização de vendas e tal. Eu continuo achando que de uns 2 anos pra cá a coisa tem melhorado bastante. Os shooters acéfalos perderam o monopólio e agora o mercado me parece muito mais diversificado, e com desenvolvedores mais ousados (especialmente os pequenos).

Nesse período tivemos lançamentos ultra-inovadores como Minecraft, Portal, Dear Esther (e em menor grau Amnesia: Dark Descent ); casuais como Trine, Terraria e Batman; ultra-hardcore como Victoria 2, Crusader Kings 2, DCS: Black Shark/A-10 (além da popularização de Dwarf Fortress); light-hardcore como Shogun 2, Civilization V e Anno 2070; "RPGs light-weights" como Mass Effect 2/3 e Mount & Blade; "RPG middle-weights" como Skyrim, Dragon Age: Origins e The Witcher 1/2, e isso sem contar a volta de "shooters inteligentes" como Deus Ex: Human Revolution e ARMA 2 (ok, esse é de 2009, mas teve uma ótima sobrevida então acho que vale); de clássicos como Starcraft 2, e até de adventures como Gemini Rue e platformers como Limbo e Braid. Sem contar os jogos que estão por vir ainda esse ano.

Custo a acreditar que, olhando a lista acima, alguém ainda pense que continuamos na "idade das trevas" que estávamos ha 3 anos atrás, quando o mercado era dominado por 1 único gênero massificado e estupidificado. Ali tem jogos de todos os gêneros e pra todos os gostos, de devs pequenos, médios e grandes. E jogos de qualidade. Aliás faz tempo que não me empolgava tanto com a indústria de games como estou empolgado agora. Nesses ultimos anos encontrei jogos que posso considerar entre meus TOP 10 fácil (como ARMA 2 e Crusader Kings 2), e outros que estão muito pertos disso. Mas esse sou eu.


P.S: eu tenho inclusive uma teoria: acho que a popularização de serviços digitais como Steam, Gamersgate, Impulse, Nuuvem, etc. é um dos maiores responsáveis pro fim da "tempestade". Com o corte de custos de produção e distribuição ficou menos arriscado pros desenvolvedores menores entrar no mercado, e são desses devs menores que geralmente tem ousadia pra inovar (vide Minecraft, Dwarf Fortress e Terraria, acima). Isso somado à melhoria contínua de infraestrutura das redes de países como o Brasil, faz com que, cada ano que passa, muito mais gente adere ao serviço, deixando de piratear games e dando dinheiro pros devs. Além disso o modelo recente de Kickstarter também tá começando a popularizar, dando mais liberdade para desenvolvedores.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo