• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Upgrade Memória RAM 2400 vs 3200MHZ.

Thipok11

Member
Registrado
Olá a todos, tenho uma dúvida sobre frequências de memória RAM. Ultimamente tenho tido interesse em trocar as memórias atuais que tenho da frequência 2400MHz CL 16 para frequência 3200MHz C16. Eu uso o computador para jogos, geralmente jogando em 4K, e de resto uso para navegar pela internet e escrever pelo Word / Excel. Não faço nenhum tipo de edição de vídeos. Logo, gostaria de saber a real diferença que devo sentir ao usar o sistema, e se realmente vale a pena o upgrade. Desde já, obrigado!

Meu PC:

Placa-Mãe: Z270-Gaming K3.
Marca da CPU: Intel(R) Core(TM) i7-7700K CPU @ 4.20GHz.
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1080 Ti MSI.
Memória RAM: 16 Gb Corsair Vengeance 2400MHz CL16.
Water Cooler: DeepCool Maelstrom 240T.
Fonte: Corsair CX Series CX650 80 Plus.
Gabinete: Thermaltake View 27 Ring 12 Verde, CA-1G7-00M1WN-GR.
HDs: SSD HP S700 1TB + SSD 120gb SanDisk SDSSDA + HD 1TB TOSHIBA HDWD110.
 
Hoje você tem 2 pentes de 8GB ou 1 de 16GB?

Se forem 2 de 8Gb não acho que valha o investimento, especialmente se apenas o clock for diferente mas a quantidade de memória for a mesma.

Eu só levaria isso adiante se tivesse que colocar pouco dinheiro na troca, ainda mais jogando primariamente em 4K onde clock de memória pouco influencia.
 
Hoje você tem 2 pentes de 8GB ou 1 de 16GB?

Se forem 2 de 8Gb não acho que valha o investimento, especialmente se apenas o clock for diferente mas a quantidade de memória for a mesma.

Eu só levaria isso adiante se tivesse que colocar pouco dinheiro na troca, ainda mais jogando primariamente em 4K onde clock de memória pouco influencia.
Esqueci de falar no post. São dois pentes que possuo. Trocaria por outros dois. Então não vale o investimento?
 
Esqueci de falar no post. São dois pentes que possuo. Trocaria por outros dois. Então não vale o investimento?
Só se jogasse em resoluções mais baixas tipo 1080p e/ou usasse aplicações mais influenciadas por clock de memória, o que -pelo que entendi- não é o seu caso.

O vídeo abaixo pode responder algumas de suas dúvidas:

 
Para 4K não faz diferença. Recentemente upei de @2666 CL16 para @3200 CL14 na plataforma Ryzen, que é mais sensível à memória do que Intel, e não houve uma melhora absurda, claro que os frames ficaram mais estáveis e ganhei uns 5-10% de desempenho, mas isso porque jogo em 1080p / 144Hz.
 
Jogando em 4K não faz diferença alguma. Nem upgrade do seu CPU acho que vale.

CPU "forte" e memoria ram de alta frequência apenas para jogos em 1080p faz diferença. De 2K pra cima o que mais importa é sua GPU.
 
Olá a todos, tenho uma dúvida sobre frequências de memória RAM. Ultimamente tenho tido interesse em trocar as memórias atuais que tenho da frequência 2400MHz CL 16 para frequência 3200MHz C16. Eu uso o computador para jogos, geralmente jogando em 4K, e de resto uso para navegar pela internet e escrever pelo Word / Excel. Não faço nenhum tipo de edição de vídeos. Logo, gostaria de saber a real diferença que devo sentir ao usar o sistema, e se realmente vale a pena o upgrade. Desde já, obrigado!

Meu PC:

Placa-Mãe: Z270-Gaming K3.
Marca da CPU: Intel(R) Core(TM) i7-7700K CPU @ 4.20GHz.
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1080 Ti MSI.
Memória RAM: 16 Gb Corsair Vengeance 2400MHz CL16.
Water Cooler: DeepCool Maelstrom 240T.
Fonte: Corsair CX Series CX650 80 Plus.
Gabinete: Thermaltake View 27 Ring 12 Verde, CA-1G7-00M1WN-GR.
HDs: SSD HP S700 1TB + SSD 120gb SanDisk SDSSDA + HD 1TB TOSHIBA HDWD110.
Passei por esse impasse há pouco tempo. Tudo que falaram acima é verdade, mas no geral, tudo depende do quanto você irá gastar nessa troca.

Eu possuo 2x8gb de 2400mhz e troquei por 2x8gb 3200mhz. Vendi os meus 2 pentes antigos por 340 reais e comprei as 2 novas de 3200mhz do Ali por 400 reais, logo, por 60 reais, valeu totalmente a troca.
Jogo COD e outros competitivos com uma certa frequência em 1080p/144hz e jogos single em 1440p, logo, compensou demais para mim.

Mas creio que mesmo para você, se gastar tão pouco quanto gastei, vale a pena.
 
Só se jogasse em resoluções mais baixas tipo 1080p e/ou usasse aplicações mais influenciadas por clock de memória, o que -pelo que entendi- não é o seu caso.

O vídeo abaixo pode responder algumas de suas dúvidas:


Bem, realmente a diferença é praticamente nula, 1 FPS a mais e olha lá. Fico pensando em questão de sistema se irá sem comportar de outra maneira.
Para 4K não faz diferença. Recentemente upei de @2666 CL16 para @3200 CL14 na plataforma Ryzen, que é mais sensível à memória do que Intel, e não houve uma melhora absurda, claro que os frames ficaram mais estáveis e ganhei uns 5-10% de desempenho, mas isso porque jogo em 1080p / 144Hz.

Entendi. Eu até jogo algumas coisas em 1080P, principalmente CS:GO, mas é bem de vez em quando. Pior que fiz um pequeno over do 2400 para 2666 e senti uma leve diferença, parecia levemente mais fluído o sistema.

Jogando em 4K não faz diferença alguma. Nem upgrade do seu CPU acho que vale.

CPU "forte" e memoria ram de alta frequência apenas para jogos em 1080p faz diferença. De 2K pra cima o que mais importa é sua GPU.
Entendi, basicamente a GPU seria a limitante do desempenho né?
Passei por esse impasse há pouco tempo. Tudo que falaram acima é verdade, mas no geral, tudo depende do quanto você irá gastar nessa troca.

Eu possuo 2x8gb de 2400mhz e troquei por 2x8gb 3200mhz. Vendi os meus 2 pentes antigos por 340 reais e comprei as 2 novas de 3200mhz do Ali por 400 reais, logo, por 60 reais, valeu totalmente a troca.
Jogo COD e outros competitivos com uma certa frequência em 1080p/144hz e jogos single em 1440p, logo, compensou demais para mim.

Mas creio que mesmo para você, se gastar tão pouco quanto gastei, vale a pena.
Bom, eu já estou planejando vender estes dois pentes que tenho por 240 reais para um amigo, então acredito que o valor não seria tão fortemente afetado. Como disse ali em cima, até jogo algumas coisas em 1080p, mas basicamente jogos competitivos ou que só funcionam no mouse / teclado, então talvez valha a pena pensando desta forma.
 
Eu troquei de PC e comprei memórias acreditando na magia dos mhz.
Pra ser sincero, essa config:
Ryzen 3600x @ 4,45ghz + b550 + gtx1060 3gb

Percebi um ganho de 5fps trocando a memória 2x8gb 2400mhz cl18 @ 3000mhz cl20 por uma corsair 2x8gb 3000mhz cl16 @ 3200mhz cl15.
No geekbench o ganho foi de 9%.

Sinceramente, não valeu a pena do jeito que pensei.
Alias não gostei que as memórias novas brilham e meu pc agora parece um arco íris de mangá.
 
Eu troquei de PC e comprei memórias acreditando na magia dos mhz.
Pra ser sincero, essa config:
Ryzen 3600x @ 4,45ghz + b550 + gtx1060 3gb

Percebi um ganho de 5fps trocando a memória 2x8gb 2400mhz cl18 @ 3000mhz cl20 por uma corsair 2x8gb 3000mhz cl16 @ 3200mhz cl15.
No geekbench o ganho foi de 9%.

Sinceramente, não valeu a pena do jeito que pensei.
Alias não gostei que as memórias novas brilham e meu pc agora parece um arco íris de mangá.
Sério? Que droga :/ e no sistema não percebeu uma fluidez melhor?
Arco-íris, sempre tem esse risco kkk
 
Não existe diferença de fluidez no sistema de 2400mhz para 3600mhz. Já usei minhas memorias sem XMP ativado. No sistema não muda absolutamente nada. Nos games como jogo em 1080p teve um ganho mas nada absurdo (5% a 7% no máximo em alguns jogos) nada a ponto de vc decidir trocar 16gb 2400 por 16gb 3600mhz.

Vc sente diferença de 8gb para 16gb.
Vc sente diferença saindo de 1 modulo (single channel) para 2 módulos ou mais (dual channel).

Eu saí de 16gb para 32gb e não tive ganho nenhum de fluidez e desempenho. 16gb é o sweetspot.

Se fosse montar um PC do zero hoje compraria memorias 2x8 16gb 3000mhz CL15 que são bem mais baratas que as 3600mhz cl16.
 
Não percebi diferença significativa.
Uso o PC pra desenvolvimento C# e jogar.
Entendi.
Não existe diferença de fluidez no sistema de 2400mhz para 3600mhz. Já usei minhas memorias sem XMP ativado. No sistema não muda absolutamente nada. Nos games como jogo em 1080p teve um ganho mas nada absurdo (5% a 7% no máximo em alguns jogos) nada a ponto de vc decidir trocar 16gb 2400 por 16gb 3600mhz.

Vc sente diferença de 8gb para 16gb.
Vc sente diferença saindo de 1 modulo (single channel) para 2 módulos ou mais (dual channel).

Eu saí de 16gb para 32gb e não tive ganho nenhum de fluidez e desempenho. 16gb é o sweetspot.

Se fosse montar um PC do zero hoje compraria memorias 2x8 16gb 3000mhz CL15 que são bem mais baratas que as 3600mhz cl16.
Agora que comentou, acha que latência influencia muito, já que compraria uma com cl15?
 
Entendi.

Agora que comentou, acha que latência influencia muito, já que compraria uma com cl15?

Os Ryzen se beneficiam da baixa latência. Sempre que puder pegar uma com baixa latência pegue. Inclusive, posso dizer que mais importante que frequência alta é latência baixa. Falei 3000 cl15 pois o preço está ok.

Sugiro o Kit da Crucial Ballistics 3000 cl15. Vi esses dias 2x8gb em torno de 500 reais
 
Os Ryzen se beneficiam da baixa latência. Sempre que puder pegar uma com baixa latência pegue. Inclusive, posso dizer que mais importante que frequência alta é latência baixa. Falei 3000 cl15 pois o preço está ok.

Sugiro o Kit da Crucial Ballistics 3000 cl15. Vi esses dias 2x8gb em torno de 500 reais
Peguei as minhas por R$470 há 2 semanas.
 
2x16 gb 2400mhz
ou
2x8gb 3200mhz

obs: processador ryzen7 4800H

em um notebook o que ficaria melhor ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo