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[ UTILIDADE ] SMAA - promissor filtro AA melhor que o FXAA e o MLAA

João Paulo

Yang Xangai
Registrado
SMAA ou Enhanced Subpixel Morphological Antialiasing é uma nova técnica de filtragem de imagem (anti-aliasing) usando pós processamento , parecido com FXAA, ele se propõe a não ter os mesmos defeitos deste e do MLAA, apresentando resultados visuais muito melhores, com bom ganho de performance. Abaixo, um vídeo que poderá dar uma noção dos ganhos obtidos com esta nova técnica criada pelo Tiago Sousa (Crytek) em parceria com a Universidade de Zaragosa na Espanha.

No vídeo abaixo, fica claro que tanto FXAA como MLAA não são soluções completamente isenta de falhas, sendo aí que o SMAA brilha em corrigi-las.

SMAA: Enhanced Subpixel Morphological Antialiasing on Vimeo

Fonte

Como usar?

Basta baixar este arquivo e em jogos DX9, colocar os arquivos da pasta d3d9 na pasta do executável do jogo e em jogos DX10/11 colocar os arquivos da pasta d3d10 dentro do executável do jogo.

Testei aqui em BF3 e vejam o resultado (Post-AA e MSAA do jogo desativados).

bf32011-12-0302-53-21-92.jpg


bf32011-12-0302-54-59-97.jpg

Aprovei, sinto que o jogo ficou bem melhor com esse filtro que com o próprio MSAA e Post-AA do jogo. Testem aí!
 
Última edição:
Baixei, coloquei os arquivos na pasta do bf3, mas ao entrar em algum server da erro.
 
Última edição:
Baixei, coloquei os arquivos na pasta do bf3, mas ao entrar em algum server da erro.

Testa no singleplayer. E não tenta ficar usando pra jogar online, porquê os sistemas de proteção da maioria dos jogos pode entender que está tentando alguma cheat e tal.


E tenho que admitir que esse filtro é muito foda rs. Testei aqui e até que ficou com uma performance bem razoável, alguns efeitos no game como blur e algumas texturas não ficaram normais.

arma2oa2011120305595956.jpg


arma2oa2011120305590283.jpg
 
Última edição:
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Cara que desenvolvei tem o mesmo nome que eu.

Só pode ser coisa boa então :haha: :haha::haha::haha::haha::haha::haha::haha::haha:
 
Vou testar no Arkham citym alguém ja testou??
 
Testei no Skyrim aqui e não notei diferença alguma. Alguém notou?
Só pra confirmar, ele é dx9 ou 10?
 
Vou testar aqui e posto o resultado mais tarde.

Quanto a perda de desempenho foi aproximadamente de quantos FPS no BF3 ?

Edit: Testei o GTA IV e ficou bem melhor com esse filtro, tirou grande parte do serrilhado e não pesa quase nada.
 
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Valeu. Vou testar mais tarde. Essas novas técnicas de AA mais leves são oq há :yes:
 
Eu mesmo achei muito bom, bom mesmo!! Não vejo mais nem razão pra se utilizar MSAA, exceto quando o jogo não aceitar.
 
Testei no Skyrim mas não funcionou. Se coloco os arquivos dx9 o jogo dá crash na hora de abrir, se colocar os dx10 não muda nada.
 
Aqui eu consegui testar no skyrim com o dx9, deu uma diferença mínima, mas dá pra perceber que tira o serrilhado do jogo e não pesa tanto.
 
Vou testar no Arkham citym alguém ja testou??
Testei aqui. Não funciona em DX11 e buga o gráfico do jogo em DX9. O FXAA injector funciona normalmente em DX9. Não testei em DX11. :p

EDIT: funciona. veja resposta mais abaixo.
 
Última edição:
GTA IV ficou bom...

Off

24yakjq.jpg





On

rtni2s.jpg
 
Testei aqui. Não funciona em DX11 e buga o gráfico do jogo em DX9. O FXAA injector funciona normalmente em DX9. Não testei em DX11. :p
Testei denovo. Funciona sim em DX11, mas tem que desligar o steam community e qualquer outro overlay (Fraps, MSIAfterburner, EVGA Precision, etc) pois isso interfere no funcionamento do filtro. :yes:
 
Testei no Borderlands e funcionou de boa, tirou bem os serrilhados do jogo.
 
Tentei testar no Crysis 1 em DX10, mas, o jogo nem abre. :nooo:
 
Ou, alguem poderia postar um glossario dos termos? Não entendi nada...

Tenho uma placa ati, funciona isso?

Ai eu tenho que configurar no aplicativo da ati ou deixar tudo em off e configurar em cada jogo?(ate falando nisso, o que eh melhor, configurar pela placa, ou deixar configurado pelo aplicativo e configurar no jogo? independente desse arquivo ou nao)
 
No Skyrim só funcionou desligando o overlay do MSI Afterburner, deve ser assim pra outros programas parecidos.

Notei que ficou melhor que o FXAA mas também pesou um pouco mais, mas ainda é mais leve que o AA convencional.

Ótima dica.
 
Aqui tambem quando uso esse SMAA, ele desabilita o EVGA Precision. Já com o FXAA acontecia o mesmo, porque será?
 

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