Vale a pena esperar os Haswell?

Essa história de gargalo é uma discussão infinita, pra mim o importante é rodar meus games favoritos em full HD com minimo de 30fps, qualquer coisa além disso não vai mudar em nada minha experiência dentro do jogo. A não ser que vc goste de rodar bench.
------------
banana cara essas em!? kkkk :haha:

iria de ivy também novo ou usado... se for pra jogos não haverá diferença... só em alguns jogos... (jogos que a intel provavelmente vai se sustentar para mostrar a diferença dos processadores, resumindo vai pagar para ter performance boa nos jogos)

DaviF da uma lidinha nos posts anteriores aos meu que vc vai entender o que eu disse...:conte:
 
Tem gente dizendo aqui para o autor do tópico que o que manda em jogos é a VGA e não o processador... pois bem, concordo em partes e voces podem estar falando besteira dependendo do caso.
E se por acaso ele não for usar VGA OFF o desempenho vai ser exclusivamente do processador, claro esse com VGA integrada porém o desempenho dependerá do processador mais uma vez então antes de falar isso ou aquilo obtenham o máximo de informação.
Primeiramente é importante para não passar informação errada e segundo para não "formar" uma concepção distorcida em quem postou a dúvida.

Enfim, são detalhes importantes a se conhecer...

Abraço a todos.
 
Bem, pra aqueles que acham que o processador não interfere no desempenho dos jogos, o que vocês me dizem da interface PCI Express 3.0 que só pode ser utilizada se na placa mãe, estiver sendo utilizando um processador Ivy Bridge?
 
Bem, pra aqueles que acham que o processador não interfere no desempenho dos jogos, o que vocês me dizem da interface PCI Express 3.0 que só pode ser utilizada se na placa mãe, estiver sendo utilizando um processador Ivy Bridge?
PCI Express 3.0 atualmente não é necessário para nenhuma placa de vídeo.
Mas existe gargalo de CPU sim, o que irá definir se acontece é a placa de vídeo utilizada, o processador e se está overclockado ou não.

Se sua placa de vídeo for fraca, como uma 9600gt, trocar o seu processador não deve fazer nenhuma diferença no desempenho, a menos que ele seja muito fraco. Agora, se a placa de vídeo for razoável pra boa e seu processador antigo, a chance de ter gargalo é bem grande.
 
PCI Express 3.0 atualmente não é necessário para nenhuma placa de vídeo.
Mas existe gargalo de CPU sim, o que irá definir se acontece é a placa de vídeo utilizada, o processador e se está overclockado ou não.

Se sua placa de vídeo for fraca, como uma 9600gt, trocar o seu processador não deve fazer nenhuma diferença no desempenho, a menos que ele seja muito fraco. Agora, se a placa de vídeo for razoável pra boa e seu processador antigo, a chance de ter gargalo é bem grande.

Dante003, o que eu quis dizer foi que utilizando um processador Ivy Bridge em conjunto com uma placa de vídeo numa interface PCI Express 3.0 o desempenho em jogos será muito maior se comparado a qualquer processador utilizado em conjunto com uma placa de vídeo numa interface PCI Express 2.0...
 
Dante003, o que eu quis dizer foi que utilizando um processador Ivy Bridge em conjunto com uma placa de vídeo numa interface PCI Express 3.0 o desempenho em jogos será muito maior se comparado a qualquer processador utilizado em conjunto com uma placa de vídeo numa interface PCI Express 2.0...

Na verdade não, atualmente se vc utilizar por exemplo, uma HD 7970 em conjunto com uma MB Z68 + 2500K (PCI-e 2.0) ou MB Z77 + 3570K (PCI-e 3.0) o desempenho será praticamente o mesmo. Essa tecnologia do PCI-e 3.0 pode vir a trazer bons frutos no futuro, mas atualmente não gera nenhum ganho significativo.
 
Na verdade não, atualmente se vc utilizar por exemplo, uma HD 7970 em conjunto com uma MB Z68 + 2500K (PCI-e 2.0) ou MB Z77 + 3570K (PCI-e 3.0) o desempenho será praticamente o mesmo. Essa tecnologia do PCI-e 3.0 pode vir a trazer bons frutos no futuro, mas atualmente não gera nenhum ganho significativo.

Dohko, se a diferença de velocidade na PCI-e 3.0 é muito maior do que na 2.0, como é que não existe nenhum ganho significativo de performance? Isso sem falar da tecnologia Lucid Virtu Universal MVP que muito fabricantes como ASUS, ASRock etc colocaram em suas placas Z77 onde aumenta também o desempenho da placa de vídeo.
 
Última edição:
Dohko, se a diferença de velocidade na PCI-e 3.0 é muito maior do que na 2.0, como é que não existe nenhum ganho significativo de performance?

As VGAs atuais não fazem uso desse maior largura de banda que o PCI-e 3.0 disponibiliza, acredito que a próxima geração de VGAs já vai se utilizar melhor do PCI-e 3.0.
Funciona mais ou menos como uma placa de rede, atualmente as placas tem largura de 100 MBs, digamos que o PCI-e 3.0 é placa de rede com largura de 200 MBs. Se vc tem internet em casa de 10MBs não vai fazer diferença se vc utilizar a placa de 100 ou de 200 MBs, entendeu?
 
Dohko, se a diferença de velocidade na PCI-e 3.0 é muito maior do que na 2.0, como é que não existe nenhum ganho significativo de performance? Isso sem falar da tecnologia Lucid Virtu Universal MVP que muito fabricantes como ASUS, ASRock etc colocaram em suas placas Z77 onde aumenta também o desempenho da placa de vídeo.
Muito simples, é a mesma situação dos HDs em relação a Sata 3, não adianta nada usar um HD em Sata 3 pois ele não tem se quer performance suficiente para saturar a Sata 2, consequentemente não há necessidade de usar a Sata 3.

Com PCI Express 3.0 é a mesma coisa, as atuais placas ainda não saturam a 2.0, por isso não há ganhos de desempenho ao utiliza-las, há testes provando isso. Futuramente fará diferença, mas hoje não faz.
O Lucid Virtu Universal MVP não está ligado ao PCI Express 3.0, e ele não trás ganhos de desempenho devido ao mesmo, mas sim por permitir que a placa dedicada e onboard trabalhem ao mesmo tempo, tecnologia essa já existente, tanto por parte da AMD quanto Nvidia, mas o MVP permite combinar com marcas heterogêneas.
 
Muito simples, é a mesma situação dos HDs em relação a Sata 3, não adianta nada usar um HD em Sata 3 pois ele não tem se quer performance suficiente para saturar a Sata 2, consequentemente não há necessidade de usar a Sata 3.

Com PCI Express 3.0 é a mesma coisa, as atuais placas ainda não saturam a 2.0, por isso não há ganhos de desempenho ao utiliza-las, há testes provando isso. Futuramente fará diferença, mas hoje não faz.
O Lucid Virtu Universal MVP não está ligado ao PCI Express 3.0, e ele não trás ganhos de desempenho devido ao mesmo, mas sim por permitir que a placa dedicada e onboard trabalhem ao mesmo tempo, tecnologia essa já existente, tanto por parte da AMD quanto Nvidia, mas o MVP permite combinar com marcas heterogêneas.

Só colocar lá no toutube, PCI Express 3.0 VS 2.0...
Vc vai ver q na pratica n tem diferença nenhuma, q foi mais uma jogada marketing da intel :conte:
 
Muito simples, é a mesma situação dos HDs em relação a Sata 3, não adianta nada usar um HD em Sata 3 pois ele não tem se quer performance suficiente para saturar a Sata 2, consequentemente não há necessidade de usar a Sata 3.

Com PCI Express 3.0 é a mesma coisa, as atuais placas ainda não saturam a 2.0, por isso não há ganhos de desempenho ao utiliza-las, há testes provando isso. Futuramente fará diferença, mas hoje não faz.
O Lucid Virtu Universal MVP não está ligado ao PCI Express 3.0, e ele não trás ganhos de desempenho devido ao mesmo, mas sim por permitir que a placa dedicada e onboard trabalhem ao mesmo tempo, tecnologia essa já existente, tanto por parte da AMD quanto Nvidia, mas o MVP permite combinar com marcas heterogêneas.

Entendi. :thumbs_up
 
claro que a vga tem haver com o cpu... sempre teve... vc acha mesmo que usar uma gtx 680 em um q6600 é o mesmo que usar a gtx 680 em um i5 2500k? não sei aonde derrubaram isso... vc não ganha fps é se tivesse uma 9800gt e trocasse o q6600 para um i5 2500k... aí é lógico que os fps seriam os mesmos... rí muito do guru3d derrubou esse "mito"... como eu disse só se for em battlefield 3 ou bad company 2...

Acho, não, tenho certeza. Não só pela minha experiência, mas pelos testes de outros: http://www.guru3d.com/articles_pages/radeon_hd_7970_cpu_scaling_performance_review,1.html

Anno ninguém joga. FarCry já disse aqui que faz diferença mesmo. Pena o Guru3D não ter acabado de vez com essa industria de processadores mostrando outros jogos como: Mafia II, Lost Planet II, Resident Evil 5, Metro 2033, Street Fighter IV e tantos outros jogos. Uma pena mesmo eles terem limitado em tão poucos jogos os testes, mas já dá uma clara amostra do que disse: jogos com utilização alta de GPU, com gargalo pela GPU (maioria disparada) não faz diferença nenhuma o processador que você está usando. Claro que ao menos 3 ou 4 núcleos ele deve ter e, também, ser desses mais atuais.

Nada pessoal, espero que não fique chateado. Mas vc simplesmente não sabe mesmo o que tá falando. Deve ter começado agora a montar PC e/ou sei lá, de repente tá querendo justificar a si mesmo seu alto investimento em processador, placa-mãe, memória e um overclock que só deve tá fazendo diferença pra jogar GTAIV. Com essa grana investida, eu teria pego um Core i5 2500k, uma mother H61 e comprado uma GTX680 e teria muito mais performance. Ainda sobraria dinheiro guardado pra comprar uma GTX780 quando saísse.

Infelizmente não achei meus testes com vários jogos aqui. Ficar trocando de HD toda a hora dá nisso... Mas eu ainda tenho o kit Phenom II aqui e estou pra pegar uma GTX660ti. Faço o teste definitivo, derrubando mitos bobos que brasileiro ainda tem de gargalo. Engraçado como isso lá fora todo mundo já tá careca de saber, mas aqui parece que o pessoal gosta de alimentar a indústria mesmo a troco de nada.

Abraço e não me leve pro pessoal.

ps.: Esqueci de dizer aqui, mas acho que falei isso antes. Em sistema multi-gpu a história muda e começa o bottleneck de processador. Daí faz muita diferença ter um realmente forte, coisa que só os Intel são.
 
Última edição:
Acho, não, tenho certeza. Não só pela minha experiência, mas pelos testes de outros: http://www.guru3d.com/articles_pages/radeon_hd_7970_cpu_scaling_performance_review,1.html

Anno ninguém joga. FarCry já disse aqui que faz diferença mesmo. Pena o Guru3D não ter acabado de vez com essa industria de processadores mostrando outros jogos como: Mafia II, Lost Planet II, Resident Evil 5, Metro 2033, Street Fighter IV e tantos outros jogos. Uma pena mesmo eles terem limitado em tão poucos jogos os testes, mas já dá uma clara amostra do que disse: jogos com utilização alta de GPU, com gargalo pela GPU (maioria disparada) não faz diferença nenhuma o processador que você está usando. Claro que ao menos 3 ou 4 núcleos ele deve ter e, também, ser desses mais atuais.

Nada pessoal, espero que não fique chateado. Mas vc simplesmente não sabe mesmo o que tá falando. Deve ter começado agora a montar PC e/ou sei lá, de repente tá querendo justificar a si mesmo seu alto investimento em processador, placa-mãe, memória e um overclock que só deve tá fazendo diferença pra jogar GTAIV. Com essa grana investida, eu teria pego um Core i5 2500k, uma mother H61 e comprado uma GTX680 e teria muito mais performance. Ainda sobraria dinheiro guardado pra comprar uma GTX780 quando saísse.

Infelizmente não achei meus testes com vários jogos aqui. Ficar trocando de HD toda a hora dá nisso... Mas eu ainda tenho o kit Phenom II aqui e estou pra pegar uma GTX660ti. Faço o teste definitivo, derrubando mitos bobos que brasileiro ainda tem de gargalo. Engraçado como isso lá fora todo mundo já tá careca de saber, mas aqui parece que o pessoal gosta de alimentar a indústria mesmo a troco de nada.

Abraço e não me leve pro pessoal.

ps.: Esqueci de dizer aqui, mas acho que falei isso antes. Em sistema multi-gpu a história muda e começa o bottleneck de processador. Daí faz muita diferença ter um realmente forte, coisa que só os Intel são.

:bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha: rí demais deste post... ok... vamos lá...

vou direto aos jogos que vc mesmo citou...

máfia 2... http://www.techspot.com/review/312-mafia2-performance/page8.html

isso pq não testaram um sandy bridge i5 que é mais forte que os i7 920...

aqui tem lost planet 2... máfia 2... resident evil 5 e street fighter 4 que vc citou tb... http://www.hardwarereview.net/Reviews/AMD Bulldozer/AMD-Bulldozer.htm

skyrim tb se quiser... http://www.techspot.com/review/467-skyrim-performance/page7.html

resident evil 5 novamente... http://www.pcgameshardware.com/aid,...enom-strong-Update-Lynnfield-results/Reviews/



lamento mas vc realmente não sabe o que diz... principalmente quando vc afirmou que a vga não faria diferença na troca do cpu ganhar performance mesmo se a sua fosse fraca... mostrou a total falta de conhecimento aí mesmo e inclusive já citaram isto no tópico... ter uma gtx 460 por exemplo e migrar do q6600 para o i5 2500k vc vai ter ganho de fps menor do que ter uma gtx 680 e migrar do q6600 para o i5 2500k... é óbvio que existe gargalo... é uma pena ver tanta falta de conhecimento exposta como se fosse razão ainda... sinto muito mas monto pcs desde os pentium 1 mmx... vc pelo jeito não devia ter nem nascido nesta época... tive placas de vídeo das quais vc nunca ouviu falar tipo as voodoos e tive até uma dual gpu delas que era a voodoo 5 5500... sei que vc não conhece e acha que a nvidia e amd que começaram com as dual gpu... mas vc não sabe é que a 3dfx fez até quad gpu no caso as voodoo 5 6000... não venha me falar de começar a montar pc agora só pq vc pegou em pentium 4 478 e já acha que é veterano...

não vou nem me aprofundar de comentar sua recomendação de que pegaria um i5 2500k e uma mobo h61... ninguém pagaria um modelo k pra usar em mobo que não permite alterar o multiplicador... só aí já mostra todo seu conhecimento... se fosse para não dar over pegariam um i5 2400 que é 150 reais mais barato o que já é o preço da mobo h61...

me desculpe mas sua postagem foi cômica... principalmente ao dizer que lá fora estão careca de saber e vc vê tudo gamer migrando para i7 e i5 e relatando seus ganhos como por exemplo aqui...

http://forums.guru3d.com/showthread.php?t=337215

http://forums.anandtech.com/showthread.php?t=2191656

o que mais se vê é tópicos de gente comparando os ganhos quando mudou pra um sandy bridge ou ivy bridge eu mesmo fiz um no fórum uol quando migrei mas perdi as imagens no imageshack... mas sinceramente nem me dei ao trabalho de procurar á fundo os tópicos dos outros nem o meu pois perder tempo pra postar algo que o fórum inteiro sabe menos vc é dose né... :haha:
 
Última edição:
Se vc comprar uma máquina TOP hoje, quando a nova geração chegar, vc ainda terá um pc muito bom, provavelmente o processador ainda dará conta de tudo, talvez e bem talvez mesmo vc precise trocar a placa de video ou fazer um SLI ou Crossfire no futuro.Abraço
 
:nooo: Que discussão eu gerei :nooo:
Pois é, mas é fato que o conjunto proc + pl video tem que estar com certa harmonia. Há, e o pessoal nem mencionou a questão das mem (que estariam "presas" ao conjunto proc + pl. mãe!)
abs!
Mas o tópico evoluiu bem legal com boas respostas: o pessoal "tá afinado"!!!
 
Engraçado como isso lá fora todo mundo já tá careca de saber
Isso que eu percebi em forum gringo. Jogo recente de metade de 2012 para cá é gpu bound e pode usar vários cores. Até o phenom ii velhinho consegue 30 fps pra cima em 1080p. Quem tem gtx680 e hd7970 não vai jogar em 1280x800 né :awesome: Alguns jogos que eu gosto:

far cry 3
http://www.techspot.com/review/615-far-cry-3-performance/page6.html
call of duty black ops 2
http://www.techspot.com/review/601-black-ops-2-performance/page5.html
max payne 3
http://www.techspot.com/review/537-max-payne-3-performance/page7.html
medal of honor warfighter
http://www.techspot.com/review/591-medal-of-honor-warfighter-benchmarks/page6.html
teste de user
http://extreme.pcgameshardware.de/p...-im-spieletest-bf3-fc3-hitman-absolution.html

Maioria de jogo novo é gpu bound mesmo. Fora jogo bugado que fica usando 100% de um núcleo como skyrim e tb jogo antigo. Lembro do witcher 1 que tinha de fazer overclock para jogar.
 
Caraca Marcelo,

ficou bolado com seu post e o link do guru3d, o qual julgo muito confiável.

To recuando na minha idéia de trocar meu combo. Eu iria gastar em torno de R$ 850,00 para ir para um i5 3570 e uma MSI H61 + 8GB DDR3.

Estou com um x4 955 @ 3.8ghz que continua segurando as pontas.

Abraço,
Fred

Acho, não, tenho certeza. Não só pela minha experiência, mas pelos testes de outros: http://www.guru3d.com/articles_pages/radeon_hd_7970_cpu_scaling_performance_review,1.html

Anno ninguém joga. FarCry já disse aqui que faz diferença mesmo. Pena o Guru3D não ter acabado de vez com essa industria de processadores mostrando outros jogos como: Mafia II, Lost Planet II, Resident Evil 5, Metro 2033, Street Fighter IV e tantos outros jogos. Uma pena mesmo eles terem limitado em tão poucos jogos os testes, mas já dá uma clara amostra do que disse: jogos com utilização alta de GPU, com gargalo pela GPU (maioria disparada) não faz diferença nenhuma o processador que você está usando. Claro que ao menos 3 ou 4 núcleos ele deve ter e, também, ser desses mais atuais.

Nada pessoal, espero que não fique chateado. Mas vc simplesmente não sabe mesmo o que tá falando. Deve ter começado agora a montar PC e/ou sei lá, de repente tá querendo justificar a si mesmo seu alto investimento em processador, placa-mãe, memória e um overclock que só deve tá fazendo diferença pra jogar GTAIV. Com essa grana investida, eu teria pego um Core i5 2500k, uma mother H61 e comprado uma GTX680 e teria muito mais performance. Ainda sobraria dinheiro guardado pra comprar uma GTX780 quando saísse.

Infelizmente não achei meus testes com vários jogos aqui. Ficar trocando de HD toda a hora dá nisso... Mas eu ainda tenho o kit Phenom II aqui e estou pra pegar uma GTX660ti. Faço o teste definitivo, derrubando mitos bobos que brasileiro ainda tem de gargalo. Engraçado como isso lá fora todo mundo já tá careca de saber, mas aqui parece que o pessoal gosta de alimentar a indústria mesmo a troco de nada.

Abraço e não me leve pro pessoal.

ps.: Esqueci de dizer aqui, mas acho que falei isso antes. Em sistema multi-gpu a história muda e começa o bottleneck de processador. Daí faz muita diferença ter um realmente forte, coisa que só os Intel são.
 
Desde o primeiro computador que montei, tentei seguir estas regras Low-End, Mid-End, High-End, assim ficaria mais fácil para quem não entende ou desfruta de overclock. Apesar de terem vários tópicos em fórum e sites dedicados a esta prática, vai a dica de voçê montar um computador mediano para quem não quer gastar muito.
 
Dante003, o que eu quis dizer foi que utilizando um processador Ivy Bridge em conjunto com uma placa de vídeo numa interface PCI Express 3.0 o desempenho em jogos será muito maior se comparado a qualquer processador utilizado em conjunto com uma placa de vídeo numa interface PCI Express 2.0...

Não!

Tanto que a diferença de um sandy para ivy em jogos é nula ou quase nula. Hoje não há ganho prático algum usando interface 3.0 em relação a 2.0.


Editado:

Credo! Um diz pro outro que começou a montar PC agora, e esse outro diz que o cara não conhece 3dfx voodoo, que não pegou pentium MMX...

Como que vai saber? :poker:
 
Última edição:
Não!

Tanto que a diferença de um sandy para ivy em jogos é nula ou quase nula. Hoje não há ganho prático algum usando interface 3.0 em relação a 2.0.


Editado:

Credo! Um diz pro outro que começou a montar PC agora, e esse outro diz que o cara não conhece 3dfx voodoo, que não pegou pentium MMX...

Como que vai saber? :poker:

simples... pela idade... ele não ia mexer em pc com 5 anos... além do mais um cara que recomenda pegarem um modelo k com uma mobo h61 como custo benefício não precisa falar mais nada né? qualquer um com o mínimo de conhecimento sabe que pra mobo que não faz over como as h61 os i5 2300 ou 2400 são 150 reais mais baratos que um modelo k o que já é o preço da mobo e já que não vai fazer over do mesmo jeito o desempenho é muito semelhante...

além disso um cara que pega 3 jogos e usam como exemplo geral que cpu não faz diferença nos fps e ainda afirma que a placa de vídeo ser forte ou fraca tanto faz que mudar o processador não vai fazer diferença é dose né... os links estão lá no meu post... é só conferir... além do que ele vai contra todos que migraram para a plataforma sandy bridge... já tiveram tantos tópicos de users que migraram e postaram seus ganhos... pra mim o marcelo é só um exemplo claro de um cara que ainda está no x4 e com uma placa de vídeo fraca como uma 9800gt e quer apenas auto afirmar que não perde nada com isso...


http://media.bestofmicro.com/M/2/310538/original/f1 2011 1920.png

http://www.xbitlabs.com/images/cpu/core-i5-2500-2400-2300/metro.png

http://static.techspot.com/articles-info/467/bench/CPU_2.png

http://www.techspot.com/articles-info/436/bench/CPU_02.png

http://www.pcgameshardware.com/screenshots/original/2009/09/Resi-5-Lynnfield.png

http://static.techspot.com/articles-info/312/bench/CPU_01.png

http://www.xbitlabs.com/images/cpu/core-i5-2500-2400-2300/starcraft2.png

http://www.xbitlabs.com/images/cpu/core-i5-2500-2400-2300/hawx2.png

http://www.xbitlabs.com/images/cpu/core-i5-2500-2400-2300/ruse.png

http://www.hardwarereview.net/Reviews/AMD Bulldozer/AMD-Bulldozer.htm

essas tirei só de um tópico daqui mesmo do adrenaline... se procurar por aí vc acha bem mais... mas preferem se agarrar á 3 ou 4 jogos que não há ganhos e dizer que eles sim valem e servem pra regra geral...
 
Última edição:
Voltando ao assunto original do tópico. Não, não vale a pena esperar, o que você perde em performance agora não vai ser suprido por uma performance um pouco (ou talvez nenhuma no futuro). Quando montei meu sistema em Dez/11, dois meses depois veio o Ivy Bridge a única vantagem que vi foi o chipset Z77 com alguns features a mais como UEFI nativa. De resto vc tem um CPU que esquenta mais e tem performance igual e com video onboard melhor (só faz diferença pra quem usa notebook). Porem se fosse montar um sistema hoje seria baseado em X79 (da prá chegar a 4.2, 4.4 com um i7 3820 o que tiraria o gargalo).

Agora só uma opinião...nada contra o contrário maaaass...Alguem pode me explicar pq essa neura de comprar coisas no Paraguay? Qual a vantagem de gastar dinheiro em um país onde a frota de veículos é em sua grande maioria furtada do Brasil? Onde existe rota de tráfico de armas e drogas? Produtos de procedência duvidosa...Prefiro gastar aqui no Brasil ainda que pagando mais caro... Só uma opinião...
 
Voltando ao assunto original do tópico. Não, não vale a pena esperar, o que você perde em performance agora não vai ser suprido por uma performance um pouco (ou talvez nenhuma no futuro). Quando montei meu sistema em Dez/11, dois meses depois veio o Ivy Bridge a única vantagem que vi foi o chipset Z77 com alguns features a mais como UEFI nativa. De resto vc tem um CPU que esquenta mais e tem performance igual e com video onboard melhor (só faz diferença pra quem usa notebook). Porem se fosse montar um sistema hoje seria baseado em X79 (da prá chegar a 4.2, 4.4 com um i7 3820 o que tiraria o gargalo).

Agora só uma opinião...nada contra o contrário maaaass...Alguem pode me explicar pq essa neura de comprar coisas no Paraguay? Qual a vantagem de gastar dinheiro em um país onde a frota de veículos é em sua grande maioria furtada do Brasil? Onde existe rota de tráfico de armas e drogas? Produtos de procedência duvidosa...Prefiro gastar aqui no Brasil ainda que pagando mais caro... Só uma opinião...
Quer dizer que se eu comprar um eletrônico no PY eu vou estar colaborando com o tráfico? :kidding:
 
Quer dizer que se eu comprar um eletrônico no PY eu vou estar colaborando com o tráfico? :kidding:

Não foi isso que eu quis dizer, porém não vejo isso como uma grande vantagem. Só uma questão de amadurecimento do pensamento. Sei hoje em dia fico cabreiro até de compra no Mercado Livre, ou qualquer outra coisa que não tenha nota fiscal. Prefiro pagar um pouco mais caro e saber o que estou comprando. Assim acho que é o caminho pra parar de fazer coisas erradas socialmente aceitas como pirataria por exemplo. (sou a favor do compartilhamento e não do lucro indevido sobre propriedade intelectual)
 
Não foi isso que eu quis dizer, porém não vejo isso como uma grande vantagem. Só uma questão de amadurecimento do pensamento. Sei hoje em dia fico cabreiro até de compra no Mercado Livre, ou qualquer outra coisa que não tenha nota fiscal. Prefiro pagar um pouco mais caro e saber o que estou comprando. Assim acho que é o caminho pra parar de fazer coisas erradas socialmente aceitas como pirataria por exemplo. (sou a favor do compartilhamento e não do lucro indevido sobre propriedade intelectual)

Amigo, nem tudo no PY é pirata, assim como nem tudo na Jamaica é maconha, nem tudo no Iraque é terrorismo, etc. Você se mostrou contra a pirataria mas demonstrou um preconceito contra o Paraguai achando que tudo de lá é pirata, você só vai comprar coisa pirata se não souber comprar lá.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo