Vamos falar da pirataria!!!

lokiju

Querer ajudar...
Registrado
Vou postar aqui um texto do jornalista Pedro Doria sobre Pirataria, colunista do caderno Link do Estadão, achei muito interessante e valioso o que ele escreveu:

O mal da campanha antipirataria

Pedro Doria*

Hoje é véspera – e portanto há tempo, ainda, para comprar os últimos presentes de Natal. Esse ano, como em muitos anos passados, alguns desses presentes serão CDs e DVDs piratas. Entenda-se: o filme ou disco comprados na rua, no camelô, aqueles com a capa mal impressa.
Definir pirataria corretamente é importante – mas a indústria, sejam gravadoras, sejam grandes estúdios de cinema, insiste em confundir dois conceitos. O do CD comprado no camelô e o das músicas baixadas pela internet. São realmente diferentes?

Muito.

Segundo a Motion Pictures Association of America, perdem-se, no mundo, US$ 3,5 bilhões por ano por conta da pirataria pesada. Em seus cálculos, 15% do mercado brasileiro de DVDs é pirata. (O Ministério da Defesa trabalha com outros números, diz que 59% do mercado brasileiro, quase seis de cada dez DVDs, são piratas.)

O disparate entre os dados já diz um bocado a respeito de quanto há de propaganda na campanha antipirataria. Naturalmente, é uma campanha cujo sucesso interessa à indústria do entretenimento.
Não há espaço para inocência. Esses bilhões perdidos não são lucro do camelô. São lucro de grandes estruturas mafiosas, aqui no Brasil, no Paraguai, na China, na Rússia, nos EUA, em tantos lugares quanto possamos imaginar. Todos os anos, só nos EUA, 400 fábricas de CDs e DVDs falsos são quebradas.

Não é crime leve. O tipo de bandido que opera com esse tipo de atividade lava dinheiro e, portanto, usa as mesmas táticas de corrupção e contrabando do tráfico de drogas ou de armas.

Mas, aí, a indústria exagera. Há alguns anos, dependendo apenas de dados confusos e incertos, divulgou que a indústria da pirataria ajudava a financiar o terrorismo internacional. Se é verdade? Sabe-se lá. Não há quaisquer provas.

A histeria da indústria é contraproducente. Quando apresenta seu selo de “pirataria é crime”, não raro força a idéia de que o DVD do camelô e o filme baixado via BitTorrent ou qualquer outro sistema de trocas são equivalentes.

Não são.

O motivo mais evidente é que um gera lucro. A pirataria industrial representa o ganho de dinheiro que não é repassado em nada ao artista que criou a obra ou aos investidores que bancaram sua produção. A cópia via internet não gera um tostão.

A cópia via internet não é diferente da cópia feita com fita de vídeo ou DVD-R pela televisão. Nos EUA, onde gravadores como TiVo são automatizados, recebem dados da programação pela rede e, daí, fazem cópias de tudo o que sai na tevê e que é do gosto do dono, o videocassete já é completamente digitalizado.

E qual o problema de uma campanha que mistura pirataria com cópia? É que ela perde o impacto. Quase todo adolescente copia músicas da internet. Se ele fica ouvindo o tempo todo que o que faz é igual ao que faz o mafioso da pirataria industrial, ele passa a achar que a pirataria industrial não passa muito de uma contravenção.

Só que é muito pior do que uma contravenção. É crime organizado.

Como combater a pirataria? Facilitando a venda com uma política mais agressiva, e generosa, de preços. Oferecendo venda do arquivo digital, mais barato, pela internet.

Principalmente, respeitando o cliente. É irritante comprar um DVD original e ter de encarar um clipe agressivo antipirataria a cada vez que se for ver o filme. Está punindo justamente quem não comprou no camelô.
Tratar o consumidor como o ser inteligente que é. Tratá-lo honestamente. Se os números são tão disparatados que, no Brasil, variam entre 15% e 59% do mercado, é porque ninguém sabe exatamente qual o tamanho do impacto causado pela atividade. Hora de dizer isso. Hora de falar que o que causa realmente prejuízo é o DVD vendido a R$ 5 ou R$ 10 nas ruas.
Todos nós, afinal, merecemos um Natal sem nenhuma pirataria.

bom ... não vou diser que nunca comprei pirata .... e nunca baixei nada da internet (se a microsoft me pega eu pego perpetua sem chance de condicional)

mas em relação a muitas coisas ditas no texto são verdade... de um modo geral é facil poder baratiar um produto ... no entando as industrias não pensam em consumo em massa e sim em lucro estantanio

exemplo.....

original R$100,00 vende 100 copias lucro original10.000,00

pirata R$10,00 o pirata vende 100x o original ou seja o consumo é de 10000 já o lucro pirata é 100.000,00

é exatamente isso que ocorre(não são dados groseiros é a realidade)

mas um exemplo peculiar

original de Warcraft 20,00

pirata de Warcraft 10,00

qual você compra??? no caso a empresa pensou em consumo em massa e não lucro estantanio

e algum falam o warcraft é um jogo já um poco antigo por isso é barato... não não é por isso .... o jogo é barato desde o primeiro dia eu sei comprei na pré-venda

o PS3 não tem destrava que pena ....

claro que tem mas os caras estão pesando se vão liberar pois a sony assim como algumas empresas estão em conferencia desde o meio do ano passado para se instalarem em paises como o brasil ...

gerando empregos e uma diminuição de custo final do produto

exemplo

custa 390,00 dolares x2 arredondando o dolar 780 reais + o lucro direto que se tem no brasil de 120% ou seja mais que o dobro eles tem 120% ou seja o produto passa a custar 2500,00 reais se isso é mintira vejam, com seus proprios olhos o caso do PS3

se isso não ocorese teriamos um valos entre 900,00 á 1200,00 diferença bem grande

então ensentivem a mostrar que nosso pais é consumidor para as industrias verem que vão ter lucro, se vierem vc pagaram menos e não havera a nesseciade de comprer pirata

e ai oque vc acha sobre isso??
 
Sabe quando eu vou comprar algum filme ou CD original nesse pais? NUNCA!!! pq? Pq dentro desse preco, ha impostos e um lucro muito grande pra lojas... E EU nao gosto de dar lucro pra ninguem... Jah pago meus impostos q sao altissimos, a parcela do carro tem um juros ***, a conta de luz e de agua, etcetcetc.. Jah pago muita coisa q nao deveria pagar pra ter uma infra-estrutura de ***** nesse paiszinho de ***** e ainda vo comprar coisa original pra dar dnheiro pra bolso de politico de MERDA?
Pirataria in Brazil ROX
 
O texto é interessante, analisa sobre um ponto de vista diferenciado, a questão da grande pirataria mafiosa versus a pequena contravenção dos downloaders habituais, que são tratados, inadvertidamente, como bandidos e jogados no mesmo "bacião".... :cry:


Agora, não entendi muito bem a parte que fala sobre se o PS3 têm destravamento, e o porque de não terem liberado ainda... alguém traduz? :confused:
 
e algum falam o warcraft é um jogo já um poco antigo por isso é barato... não não é por isso .... o jogo é barato desde o primeiro dia eu sei comprei na pré-venda

o PS3 não tem destrava que pena ....

claro que tem mas os caras estão pesando se vão liberar pois a sony assim como algumas empresas estão em conferencia desde o meio do ano passado para se instalarem em paises como o brasil ...

gerando empregos e uma diminuição de custo final do produto

exemplo

custa 390,00 dolares x2 arredondando o dolar 780 reais + o lucro direto que se tem no brasil de 120% ou seja mais que o dobro eles tem 120% ou seja o produto passa a custar 2500,00 reais se isso é mintira vejam, com seus proprios olhos o caso do PS3

se isso não ocorese teriamos um valos entre 900,00 á 1200,00 diferença bem grande

então ensentivem a mostrar que nosso pais é consumidor para as industrias verem que vão ter lucro, se vierem vc pagaram menos e não havera a nesseciade de comprer pirata

e ai oque vc acha sobre isso??

O jogo é velho pra cacete velho, por isso que é barato. Além do mais é da série Best Sellers e vem com embalagem econômica.
 
Agora, não entendi muito bem a parte que fala sobre se o PS3 têm destravamento, e o porque de não terem liberado ainda... alguém traduz? :confused:

é que os probrios hacks já tem uma destrava que funciona mas eles estão em um grande dilema dessa geração dos games que é o jogo on-line com o pirata não se pode jogar foi isso que eu quis diser
 
Eles deviam basear os precos dos originais no valor do salario minimo e nao no salario de politico ou classe media alta. Jogo por 100 reais? Se o cara comprar 4 jogos por mes, isso daria 4800 reais por ano, sem fala no preco de cd de musica, perto dos 40 reais. Soh compensa mesmo assinar banda larga e baixa tudo q der na telha, ai da certo.

Interessante o texto, mas tem coisa ai que ta phoda pra ler.

ensentivem, se vierem vc pagaram, nesseciade, comprer... e outras q nao cietei
 
Eles deviam basear os precos dos originais no valor do salario minimo e nao no salario de politico ou classe media alta. Jogo por 100 reais? Se o cara comprar 4 jogos por mes, isso daria 4800 reais por ano, sem fala no preco de cd de musica, perto dos 40 reais. Soh compensa mesmo assinar banda larga e baixa tudo q der na telha, ai da certo.

Interessante o texto, mas tem coisa ai que ta phoda pra ler.

A gente só sonha com o que a gente pode. Quem ganha salário mínimo mal sabe o que é computador, e não quer gastar dinheiro com PC pra Crysis, CD, DVD ou qualquer outra coisa supérflua. Assim como nós, usuários de fórum, não ficamos sonhando com uma casa de 1 quarteirão, iate, carros caríssimos, etc. Está fora de nossa realidade. Por isso sonhamos com PCs que rodam tudo, VGs, televisões LCDs, uma Mercedes, etc etc. Isso está dentro da nossa realidade. (Generalizando, não faço a mínima idéia do seu poder aquisitivo).

Se a gente compra pirata, é pq comprar jogos originais está +- fora de nossa realidade, existem pessoas que compram tudo original, dezenas de jogos!! Alguns são porque tem dinheiro, outros pq acham que é o certo.

Conheço um cara que ganha 2 salários mínimos por mês, comprou um PS2 pra pagar em 6 vezes em loja e só compra jogo original. Ele tem problema psicológico (sério). Mas é o que ele acha certo.

O que acontece é que com a pirataria, as coisas ficam dentro da nossa realidade, ou vc acha que sem nenhum jeito de destravar videogame, iria ter tanta propaganda de PS2 na TV? Ou vc acha que meninos de 6 anos iam ficar pedindo PS2 de natal pros pais?


A única coisa que achei errado foi o que destaquei em negrito no seu post. (e com isso desenvolvi um texto =P) Nada disso que estamos tratando no forum devia ser calculado com base no salário mínimo. NADA!!!! O que devia ser calculado com base no salário mínimo é cesta básica, alimentos em geral, escola e imposto, só.
 
Pirataria soh acontece porque tem muita gente no meio do caminho querendo ganhar dinheiro.

Um artista musical eh o cara que ganha a menor fatia do lucro do proprio CD que lanca. Quando ele compoe a musica e vai grava-la, ele larga um trocado pra gravadora, mais um trocado pra produtora, outro trocado pra empresa de impressao das midias, outro trocado pro estudio de producao visual, dae tem a transportadora, o distribuidor, a loja e o imposto que todo mundo tah pagando sobre tudo isso. E nao podemos esquecer do empresario.

Dos R$30 de um CD, nao chega mais do que R$2 pro artista.

E ainda querem culpar quem baixa... :yes:

Eu nao digo que nao baixo nada porque eh inocencia demais falar isso e achar que os outros acreditam. Eu baixo muita musica, principalmente musica antiga que nao acho pra comprar no iTunes ou na Amazon Music Store. E porque compro de site lah de fora e nao do Brasil? Porque a quantidade de atravessadores lah eh menor do que aqui. Ou alguem acha que o Metallica vende direto no mercado nacional sem ter ninguem lucrando no meio do caminho?

Tudo o que eh considerado ILEGAL no Brasil soh eh ilegal porque nao paga imposto ou porque nao tem como a MIDIA lucrar com isso. Cigarro e bebida matam mais do que muitas drogas, mas como pagam imposto, eles empurram propagandas com a maior inocencia e ainda colocam um "aprecie com moderacao" pra ficar menos problematico.

BIG LOL.
 
cds da legiao urbana 10 reais originais,quando a banda existia era mais caro ums 15 ou 20 ,ja tinha musicas baixada na net,mais comprei os originas pelo preço e que eu gosto da banda ,jogo bf2 jogei o demo gostei muito peguei o original com as expansoess foi 99,00 valeu apena
 
Eu que não vou pagar 40 reais num CD para ouvir 1 ou 2 músicas.
 
Muito bom o artigo.So não concordei com o exemplo do PS3, pois ele fez os calculos supondo que o VG fosse fabricado aqui no brasil sem considerar imposto algum, coisa que não acontece ja que há quase 100% de carga tributaria, se considerar o imposto de importaçõa+icms.
 
A partir de "bom, não vou diser que nunca comprei pirata" quem escreveu foi o lokiju, como fica evidente.

Portanto, não confundam o texto escrito pelo Doria com o escrito pelo usuário. São completamente diferentes.

Mas, independente disso, achei o texto bastante conciso e imparcial. Realmente nos faz pensar!!
 
Se eu tivesse grana compraria tudo original, até pq alguem gasto seu tempo e dinheiro pra desenvolver aquilo, como não tenho grana eu compro original aqueles que merecem como por exemplo CoD4 por ser bem feito!!!
 
Lá nos EUA (classe média baixa) o salário médio é 2000 dolares por mês e sei lá, digamos que um jogo original uns 50 dólares, totalmente acessível para ELES. Ai paises como Brasil têm um salário da classe media baixa na faixa de 500 reais e é muito difícil alguem nessa condição desembolsar 100 reais para comprar um jogo original. Ou seja, um americano gastaria 2,5% do seu salário mensal pra comprar a mesma coisa que um brasileiro, usando 20% do salário compraria... ai que entra a pirataria como uma forma de fazer o jogo que é acessivel para o americano também se tornar acessível para o brasileiro.

Não estou dizendo que sou contra ou a favor da pirataria, mas essa é a realidade de vários países.
 
Quem sou eu pra dizer se 99 reais é caro ou barato num jogo, algo que te proporciona distração momentanea e depois de um tempo voce não consegue jogar mais porque o seu micro mais o SO se tornaram incompativeis, diferente de um CD audio ou DVD video.
Sera que isso é levado em consideração na definição de preço?
 
exemplo.....

original R$100,00 vende 100 copias lucro original10.000,00

pirata R$10,00 o pirata vende 100x o original ou seja o consumo é de 10000 já o lucro pirata é 100.000,00

é exatamente isso que ocorre(não são dados groseiros é a realidade)

mas um exemplo peculiar

original de Warcraft 20,00

pirata de Warcraft 10,00

qual você compra??? no caso a empresa pensou em consumo em massa e não lucro estantanio

sempre pensei nessa matematica do consumo em massa,e acho q ela daria mais lucro e todos ficariam satisfeitos.
 
Lá nos EUA (classe média baixa) o salário médio é 2000 dolares por mês e sei lá, digamos que um jogo original uns 50 dólares, totalmente acessível para ELES. Ai paises como Brasil têm um salário da classe media baixa na faixa de 500 reais e é muito difícil alguem nessa condição desembolsar 100 reais para comprar um jogo original. Ou seja, um americano gastaria 2,5% do seu salário mensal pra comprar a mesma coisa que um brasileiro, usando 20% do salário compraria... ai que entra a pirataria como uma forma de fazer o jogo que é acessivel para o americano também se tornar acessível para o brasileiro.

Não estou dizendo que sou contra ou a favor da pirataria, mas essa é a realidade de vários países.

MESMO NA LÓGICA pirataria é errado. Quem ganha 1 salário mínimo deveria gastar dinheiro com outras coisas. Compra quem pode, oras! A grosso modo, quem compra pirata também faz parte da "maldita inclusão digital" que vcs tanto falam.
 
MESMO NA LÓGICA pirataria é errado. Quem ganha 1 salário mínimo deveria gastar dinheiro com outras coisas. Compra quem pode, oras! A grosso modo, quem compra pirata também faz parte da "maldita inclusão digital" que vcs tanto falam.

Quem disse que vc escolhe oq cada um quer comprar?? cada um compra o que quer! Essa de nao poder comprar pq nao esta na parcela economicamente mais alta é uma ladainha sem tamanho, fiquei muito decepcionado vendo esse tipo de pensamento.

A pirataria pode ser ilegal e errado, mas que ela inclui isso é fato! Sem ela como vc acha que muita gente poderia ter acesso ao windows a jogos a cds inteiros de musicas??
 
pirataria seria:

Ainda nao vi um cd de musica, um dvd de filme com uma numeraçao de fabricaçao tipo codigo de barras com a qualificaçao de unico por sua construçao.
A personalizaçao do cd, dvd traria uma seriedade na hora de cobrar da populaçao pirata quanto a duplicaçao de "originais" para alguns que tem interesse neste faturamento.
A duplicaçao por pirata ou pela industria existe e ninguem contesta, e algum dia alguem "vai dar com a lingua nos dentes" neste dia veremos o quanto as industrias ganham encima dos piratas.
Ate la vamos continuar sendo chamados de piratas, que afinal e chike como nos cinemas em PIRATAS DO CARIBE, entre outros titulos originais claro ja que detesto dvd pirata.
abraços

albino migueis picado
 
MESMO NA LÓGICA pirataria é errado. Quem ganha 1 salário mínimo deveria gastar dinheiro com outras coisas. Compra quem pode, oras! A grosso modo, quem compra pirata também faz parte da "maldita inclusão digital" que vcs tanto falam.

Que forma de pensar heim amigo. Não sei quanto você ganha e não me interessa saber (mesmo que essa frase soe "forte" em hipótese alguma foi para te ofender). Mas pelo que parece você é de uma classe favorecida assim como eu sou (classe média talvez ?), sabemos que pirataria é errado, que devemos gastar no nosso limite e sonhar dentro do nosso orçamento mas aposto que você caso use o sistema operacional da microsoft não pagou por ele e mesmo que tenha pago o preço cobrado pelo original (um preço abusivo) você não comprou todos os aplicativos que esta usando ou tem instalado em seu pc, provavelmente foram baixados da internet o que seria uma forma de pirataria pois o fato de baixar esses programas priva os donos dos softwares de lucrarem logo você deveria gastar dinheiro em outras coisas tendo em vista que nem tudo que você tem no seu pc eh original você esta fugindo do seu poder de compra.
 
alguem ai gosta de pagar 39~49~60 reais num CD ou DVD? eu não! Por isso que damos o famoso "jeitinho brasileiro" comprando 3 DVD´s por 10R$ ou CD´s por 5R$, ou ate mesmo baixando na net
 
Quem disse que vc escolhe oq cada um quer comprar?? cada um compra o que quer! Essa de nao poder comprar pq nao esta na parcela economicamente mais alta é uma ladainha sem tamanho, fiquei muito decepcionado vendo esse tipo de pensamento.

A pirataria pode ser ilegal e errado, mas que ela inclui isso é fato! Sem ela como vc acha que muita gente poderia ter acesso ao windows a jogos a cds inteiros de musicas??

Pois é. Não sou eu quem escolho o que cada um vai comprar. Quem não tem dinheiro pra comprar TEORICAMENTE não deve comprar. Pq teoricamente? Pq se vc não compra, vc "rouba". E para muitos autistas, baixar músicas ou piratear CDs é roubar =P

Entenda que estou tentando ser imparcial.

Outra coisa, esse seu segundo parágrafo é bem parecido com uma coisa que eu disse há uns posts atrás:

O que acontece é que com a pirataria, as coisas ficam dentro da nossa realidade, ou vc acha que sem nenhum jeito de destravar videogame, iria ter tanta propaganda de PS2 na TV? Ou vc acha que meninos de 6 anos iam ficar pedindo PS2 de natal pros pais?

Acabei de ler o que eu escrevi e é exatamente a mesma coisa que vc disse.
 
Que forma de pensar heim amigo. Não sei quanto você ganha e não me interessa saber (mesmo que essa frase soe "forte" em hipótese alguma foi para te ofender). Mas pelo que parece você é de uma classe favorecida assim como eu sou (classe média talvez ?), sabemos que pirataria é errado, que devemos gastar no nosso limite e sonhar dentro do nosso orçamento mas aposto que você caso use o sistema operacional da microsoft não pagou por ele e mesmo que tenha pago o preço cobrado pelo original (um preço abusivo) você não comprou todos os aplicativos que esta usando ou tem instalado em seu pc, provavelmente foram baixados da internet o que seria uma forma de pirataria pois o fato de baixar esses programas priva os donos dos softwares de lucrarem logo você deveria gastar dinheiro em outras coisas tendo em vista que nem tudo que você tem no seu pc eh original você esta fugindo do seu poder de compra.

Exato, faço tudo isso que vc disse =P

Eu só estava analisando a informação "por cima". Ou quando vai um superintendente falar de pirataria na TV, vc fica querendo falar com ele "Ahhh... Duvido que vc nunca comprou um CDzinho pirata..."




Eu tb, como a maioria das pessoas do forum, compro pirata, baixo coisa pra caralhooooooooo. Eu até tentei comprar tudo original, mas com o dinheiro do lanche não dá =P

Admiro as pessoas que compram original (tendo dinheiro ou não, como eu já disse), e quando eu começar a trabalhar espero que eu ganhe dinheiro suficiente e esteja maduro para poder fazer o mesmo.






Já dei minha análise falando da situação por outro ângulo (que não é o meu), enquanto eu não ganho dinheiro para comprar as coisas de verdade, vou me arrumando do jeito que posso =P

Agora vou assistir Piratas do Caribe 3 que acabei de baixar (meio contraditório, eu só queria fazer vcs pensarem naquilo que eu disse não como o que eu faço, mas como o que teoricamente era pra ser), t+
 
Agora vou assistir Piratas do Caribe 3 que acabei de baixar (meio contraditório, eu só queria fazer vcs pensarem naquilo que eu disse não como o que eu faço, mas como o que teoricamente era pra ser), t+

"Faça o que eu digo, não faça o que eu faço". ;)
 
"Faça o que eu digo, não faça o que eu faço". ;)

eh, mais ou menos assim mesmo, huehueuheuheuhehehu
não concordo com a lei, apesar de isso ser não ser desculpa. espero que um dia mudem. um dia não vai ter mais jeito.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo