[TÓPICO DEDICADO] VEGA - Arquitetura de GPUs AMD

mas um detalhe é que nem todos os outros fabricantes informam a temperatura desse vrm.

Como este exemplo,

m6u.png


Esse ss é da powercolor, mas no da asus, além desses parâmetros, tem também a da temperatura do VRM, que aparentemente não tem na powercolor.
Verdade. Bom, no caso da Red Devil o review do guru3D apontou uma temperatura normal nos VRMs, por volta dos 60 graus, muito longe dos 100+ da asus kkkkk. Nesse caso foi usada uma câmera térmica - mesma coisa feita pelo peperaio e que bateu com as temps apontadas no gpuz.

https://www.guru3d.com/articles-pages/powercolor-red-devil-vega-56-8gb-review,9.html
 
Espero logo que a próxima geração de placas da AMD sejam baseadas na NAVI e não na Vega que, na minha opinião, foi um flopp gigantesco! Precisam sair logo da arquitetura GCN falida que vem segurando o desempenho dessas placas e gerando RISOS para sua concorrente e imprensa. Estou juntando grana pra montar um PC Gamer ano que vem e espero que a AMD (RTG) consiga dps da saída do indiano fazer um excelente trabalho nas sucessoras Polaris RX 500 séries e RX Vega séries. Quero ter um setup pela primeira vez full AMD.
 
Espero logo que a próxima geração de placas da AMD sejam baseadas na NAVI e não na Vega que, na minha opinião, foi um flopp gigantesco! Precisam sair logo da arquitetura GCN falida que vem segurando o desempenho dessas placas e gerando RISOS para sua concorrente e imprensa. Estou juntando grana pra montar um PC Gamer ano que vem e espero que a AMD (RTG) consiga dps da saída do indiano fazer um excelente trabalho nas sucessoras Polaris RX 500 séries e RX Vega séries. Quero ter um setup pela primeira vez full AMD.

Só explica como VGAs que venderam tudo que estava disponível no mercado foram um flop.
 
Só explica como VGAs que venderam tudo que estava disponível no mercado foram um flop.

Poucas VGAs fabricadas para um número grande de pedidos (maioria mineradores e a inflação de preços que houve nela), sempre saía notícias sobre falta de estoque pq a AMD novamente não fabricou mtas placas. E não digo somente em vendas o flop, e sim no que se esperava desta placa, lançada dps da série 1000 da Nvidia não conseguiu bater nem a top de linha 1080 Ti e ficou ali no cangote da 1080. Desde da R9 200 séries que a AMD não consegue fazer uma placa que seja realmente competitiva contra a Nvidia. A matadora de Titans foi um fail e a 'Volta is Coming' nem conseguiu superar a top da concorrência novamente. Não sou fanboy da Nvidia, tanto que peguei uma GTX 580 na época pq a 6970 não tinha mais onde eu queria pelo preço bom e a 580 me serviu mto bem e foi uma baita placa, mas como consumidor eu sempre espero que a AMD consiga peitar com a Nvidia para que não haja o que ocorreu no setor de CPUs antes dos Ryzen, onde a AMD cagou nos Bulldozers e deixou espaço para a Intel dominar por uns 6 anos. Tomara que a sucessora da Vega seja a Navi que, pelos rumores, abandonará o maldito GCN requentation.
 
Poucas VGAs fabricadas para um número grande de pedidos (maioria mineradores e a inflação de preços que houve nela), sempre saía notícias sobre falta de estoque pq a AMD novamente não fabricou mtas placas. E não digo somente em vendas o flop, e sim no que se esperava desta placa, lançada dps da série 1000 da Nvidia não conseguiu bater nem a top de linha 1080 Ti e ficou ali no cangote da 1080. Desde da R9 200 séries que a AMD não consegue fazer uma placa que seja realmente competitiva contra a Nvidia. A matadora de Titans foi um fail e a 'Volta is Coming' nem conseguiu superar a top da concorrência novamente. Não sou fanboy da Nvidia, tanto que peguei uma GTX 580 na época pq a 6970 não tinha mais onde eu queria pelo preço bom e a 580 me serviu mto bem e foi uma baita placa, mas como consumidor eu sempre espero que a AMD consiga peitar com a Nvidia para que não haja o que ocorreu no setor de CPUs antes dos Ryzen, onde a AMD cagou nos Bulldozers e deixou espaço para a Intel dominar por uns 6 anos. Tomara que a sucessora da Vega seja a Navi que, pelos rumores, abandonará o maldito GCN requentation.

Pode ser um flop do ponto de vista de quem queria uma pra jogar, do ponto de vista da AMD foi um win, claro que eu também queria que as Vega chegassem superando as Pascal em tudo e apenas a Vega 56 superou a GTX 1070.

Não vejo a AMD brigando por VGA topo de linha tão cedo, a parcela do mercado é muito pequena e, historicamente, mesmo quando a AMD teve a melhor topo de linha, a Nvidia vendeu mais.
 
Será?

 
Espero logo que a próxima geração de placas da AMD sejam baseadas na NAVI e não na Vega que, na minha opinião, foi um flopp gigantesco! Precisam sair logo da arquitetura GCN falida que vem segurando o desempenho dessas placas e gerando RISOS para sua concorrente e imprensa. Estou juntando grana pra montar um PC Gamer ano que vem e espero que a AMD (RTG) consiga dps da saída do indiano fazer um excelente trabalho nas sucessoras Polaris RX 500 séries e RX Vega séries. Quero ter um setup pela primeira vez full AMD.

Tem certeza do que vc está falando, já viu a performance das GCN em jogo FULL dx12?
https://imagescdn.tweaktown.com/news/5/9/59337_05_rx-vega-64-beats-gtx-1080-ti-dx12-forza_full.jpg
https://imagescdn.tweaktown.com/news/5/9/59337_06_rx-vega-64-beats-gtx-1080-ti-dx12-forza_full.jpg

Ou com vulkan bem implementado.
https://cdn.wccftech.com/wp-content...tein-2-2560x1440-performance-Computerbase.png

Querendo ou não, são duas API do futuro, logo quem investiu numa placa AMD, estará bem servido por um logo tempo.
 
Espero logo que a próxima geração de placas da AMD sejam baseadas na NAVI e não na Vega que, na minha opinião, foi um flopp gigantesco! Precisam sair logo da arquitetura GCN falida que vem segurando o desempenho dessas placas e gerando RISOS para sua concorrente e imprensa. Estou juntando grana pra montar um PC Gamer ano que vem e espero que a AMD (RTG) consiga dps da saída do indiano fazer um excelente trabalho nas sucessoras Polaris RX 500 séries e RX Vega séries. Quero ter um setup pela primeira vez full AMD.
vc viajou...a Vega é uma otima VGA, no inicio as coisas deram errado pq devido a sua dificil producao aliado a procura intensa por malditos mineradores os precos foram as alturas e o preco dela nao justificava sua compra pra games, porem agora com o fim da frenesie dessa maldita mineracao os precos cairam, hj vc compra uma Vega 64 Red Devil por 2550 na terabyte (se ainda tiver la em estoque e nesse valor) e nao tem CxB melhor até o momento exceto se as 2070 cairem de vez pra precos na faixa dos 2700-2800 o que ainda é dificil ver, comprei 2 Vega 64, uma nova Red Devil e uma semi nova Strix de mostruario de loja por 2400, de tao flop que elas sao...kkkkk
Cara, Vega 64 ta rodando BFV no ultra @3440x1440 a 90fps, a minha 2080Ti ta fazendo o mesmo trabalho a 115-120fps no maximo, olha o gap entre as duas em termos de preco e tecnologias e olha a performance, qual tem melhor custo x performance??:??
Vega 64 é GG colega...so tem uma concorrente pra ela atualmente na faixa de preço qdo em promocao, é a 2070 qdo no boleto sai por 2800-2850 e mesmo assim que nao tiver a diferença da grana pra pegar a 2070 pode comprar a Vega 64 que nao se arrepende.
E tem a Vega 56 tb que ja vi por 2100, melhor que 1070 e 1070Ti em muitos jogos, e ate mesmo passa a 1080 em alguns jogos (drivers melhores otimizados), a AMD tem um otimo produto ainda, apenas ficou manchado por conta da mineração que estragou o mercado em geral, mas principalmente das Vegas que sao muito boas em minerar, e porque a producao dela é mais complexa o que reduz a dsponibilidade e eleva um pouco o preço, porem agora ta ficando dentro do normal!!!
 
Pode ser um flop do ponto de vista de quem queria uma pra jogar, do ponto de vista da AMD foi um win, claro que eu também queria que as Vega chegassem superando as Pascal em tudo e apenas a Vega 56 superou a GTX 1070.

Não vejo a AMD brigando por VGA topo de linha tão cedo, a parcela do mercado é muito pequena e, historicamente, mesmo quando a AMD teve a melhor topo de linha, a Nvidia vendeu mais.
atualmente a Vega 64 supera a 1080 na maioria dos jogos e fica proxima a 1080Ti em alguns games lembrando que os clocks das 1080 e 1080Ti sao bem maiores, os drivers da AMD evoluiram, os da nvidia nem tanto, e agora com a serie 20 a nvidia vai tocar o F de vez pra Pascal!!!
 
Tem certeza do que vc está falando, já viu a performance das GCN em jogo FULL dx12?
https://imagescdn.tweaktown.com/news/5/9/59337_05_rx-vega-64-beats-gtx-1080-ti-dx12-forza_full.jpg
https://imagescdn.tweaktown.com/news/5/9/59337_06_rx-vega-64-beats-gtx-1080-ti-dx12-forza_full.jpg

Ou com vulkan bem implementado.
https://cdn.wccftech.com/wp-content...tein-2-2560x1440-performance-Computerbase.png

Querendo ou não, são duas API do futuro, logo quem investiu numa placa AMD, estará bem servido por um logo tempo.
fato, a AMD ja provou que suas placas envelhecem muito melhor do que as da nvidia!!!
 
Pessoal to pretendendo comprar o monitor Dell S2719DGF, e fiquei na duvida entre pegar a Vega 56 ou 64.
Alguém pode me dizer se tem muita vantagem pegar a 64 sobre a 56, pq eu to preocupado com o consumo e a temperatura. É tão ruim como dizem esses problemas dela, precisaria de uma fonte muito potente?
Outra duvida é sobre o undervolt que dizem ser necessário, pra um leigo de PC é algo difícil de fazer? Pode danificar a placa e se sim a garantia iria cobrir os danos?
 
Pessoal to pretendendo comprar o monitor Dell S2719DGF, e fiquei na duvida entre pegar a Vega 56 ou 64.
Alguém pode me dizer se tem muita vantagem pegar a 64 sobre a 56, pq eu to preocupado com o consumo e a temperatura. É tão ruim como dizem esses problemas dela, precisaria de uma fonte muito potente?
Outra duvida é sobre o undervolt que dizem ser necessário, pra um leigo de PC é algo difícil de fazer? Pode danificar a placa e se sim a garantia iria cobrir os danos?

Eu pegaria a 64 logo se a diferença de preço não for significativa, mas mesmo pegando a 56, nada impede de dar um oc nela para dar mais gás e até mesmo colocar a bios da 64 nela.

Eu já tive a strix 56 (devolvi por causa da temperatura do vrm que me deixou incomodado), e hoje tenho a devil 64 e estou satisfeito, mesmo com a fama dela de ser barulhenta.

A placa consome mais que a equivalente da nvidia e fica até relativamente barulhenta se quiser manter por volta dos 70C (é o padrão default da minha), mas durante a jogatina nem percebo ou muito menos me incomoda o ruído. Provavelmente depende da pessoa, mas se o barulho incomodar, basta aumentar esse limite de temperatura (pelo proprio driver da amd) para 80-85C que deve resolver.

Quanto a fonte, uma de qualidade com 550W já é suficiente para 99% dos típicos sistemas. Eu lembro que já tentei simular fullload, e mesmo com monitor ligado junto com outros dispositivos no nobreak, a leitura nunca ultrapassou 550W, e isso o gasto real, sem considerar a perda pela eficiência da fonte, que dificilmente deve ser exigida mais de 500Watts.
 
Pessoal to pretendendo comprar o monitor Dell S2719DGF, e fiquei na duvida entre pegar a Vega 56 ou 64.
Alguém pode me dizer se tem muita vantagem pegar a 64 sobre a 56, pq eu to preocupado com o consumo e a temperatura. É tão ruim como dizem esses problemas dela, precisaria de uma fonte muito potente?
Outra duvida é sobre o undervolt que dizem ser necessário, pra um leigo de PC é algo difícil de fazer? Pode danificar a placa e se sim a garantia iria cobrir os danos?
Peguei uma Vega 56 e estou muito satisfeito. O undervolt é muito tranquilo de fazer pelo wattman e eu recomendo. Diminuiu bastante o consumo de energia (de próximo dos 300 para 200W, o mesmo que uma 1080), reduziu de forma significante a temperatura (mal chega aos 65 graus em full load com as fans por volta de 50 ~ 60%) e ganhei desempenho, próximo ao da 64.

Claro que se vc pegar a 64 e fizer o mesmo, ganha ainda mais fps :melior4:

A minha também é uma Red Devil. O som das fans não me incomoda em nada.

Sobre a fonte, uso uma de 750W.

A recomendação do Guru 3D é a seguinte (lembrando que eles não fizeram o undervolt, logo eles falam do consumo padrão):

This is Guru3D's generic power supply recommendation for the series:

  • AMD Radeon RX Vega 64 - On your average system the card requires you to have a 550 Watt power supply unit as minimum.
  • AMD Radeon RX Vega 56 - On your average system the card requires you to have a 500 Watt power supply unit as minimum.
For this AIB card (if you run in OC mode) please bump up the PSU towards 650 Watts minimum, 750 Watts recommended.

https://www.guru3d.com/articles_pages/powercolor_red_devil_vega_56_8gb_review,7.html
 
Última edição:
Vega realmente ficou "queimada" para quem não acompanhou a evolução dela. Mineração alias foi uma aberração. Nesse momento, o Bitcoin está caindo 15%!!!!
Esperamos que a RG entregue uma placa "mais completa" (em todos os sentidos) ano que vem.

Alias, peguei uma RX 570 na Newegg para poder segurar até o ano que vem, quando espero pegar uma parruda de 7nm.....
 
Caras, tenho uma r9 380 e estou pensando em troca-la ano que vem ou no próximo, recomendam esperar as Navi ou devo pegar a rx 590 logo?
 
Caras, tenho uma r9 380 e estou pensando em troca-la ano que vem ou no próximo, recomendam esperar as Navi ou devo pegar a rx 590 logo?
depende a 380 não ta mais dando conta 590 se sim segura
 
Acabei de pegar uma RX580, em comparação a minha R9 290 Vapor-X (que podemos dizer, é uma 290X) em termos de performance, será que fiz bom negócio? Vai me sair por 1100 e agora vendo a 590 em pre-order por 1500, fico pensando se não deveria ter aguardado mais uns poucos meses quando a 590 possivelmente vira a custar o preço de uma 580 de hoje.
 
Acabei de pegar uma RX580, em comparação a minha R9 290 Vapor-X (que podemos dizer, é uma 290X) em termos de performance, será que fiz bom negócio? Vai me sair por 1100 e agora vendo a 590 em pre-order por 1500, fico pensando se não deveria ter aguardado mais uns poucos meses quando a 590 possivelmente vira a custar o preço de uma 580 de hoje.

Também peguei a mesma 580 que você, não vale a pena, vai demorar a baixar o preço.
 
Também peguei a mesma 580 que você, não vale a pena, vai demorar a baixar o preço.

Da formigari? Já recebeu a tua? Quanto tempo deram de garantia?
 
O que me foi dito:
"Placas em excelente estado e em ambiente controlado, usado por 6 meses."
To esperando chegar.

Bacana, como sou desconfiado eu liguei para lá algumas vezes e ficaram de me enviar um modelo com o menor tempo de uso possível (segundo eles algumas placas foram usadas por menos tempo, adotaram o "usado por 6 meses" como descrição padrão para todas) e me conseguiram mais 3 meses de garantia. Isso foi antes de enviarem a placa e obviamente de gerarem a nota, quando eu estava tentado a cancelar a compra.
 
Última edição:
Toda Vega 64 "tem" que fazer o undervolt para ela render melhor?

Pergunto porque estou em dúvida entre uma Vega 56 Nitro+ e uma Vega 64 Red Devil (pra usar com um monito 1440p).
 
Toda Vega 64 "tem" que fazer o undervolt para ela render melhor?

Pergunto porque estou em dúvida entre uma Vega 56 Nitro+ e uma Vega 64 Red Devil (pra usar com um monito 1440p).

Se for de referência com certeza precisa de undervolt, modelos custom como a Red Devil nem tanto, mas ainda podem se beneficiar disso.

Vai de red devil.

santa-claus-1110x740.jpg
 
Toda Vega 64 "tem" que fazer o undervolt para ela render melhor?

Pergunto porque estou em dúvida entre uma Vega 56 Nitro+ e uma Vega 64 Red Devil (pra usar com um monito 1440p).
Como o amigo já respondeu acima, só se fosse o modelo referência. Mas não vejo motivos pra não fazer na Nitro ou Red Devil.. Facílimo de fazer e só traz benefícios. :mr2:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo