[TÓPICO DEDICADO] VEGA - Arquitetura de GPUs AMD

three 8-pin power connectors :chan:.
SAPPHIRE-NITRO-RX-Vega-64-9-1000x343.jpg

:ohgod:

Desempenho acima da 1080 e a versão testada estava com clocks menores do que a versão final :thinking:.

Eu quero :awesome:.
o 3 pino e frescura
fonte inicio da pagina usuário Rafael Tadashi

(Texto que também publiquei no link da matéria no face)
Terceiro conector de energia é desnecessário, é mais uma jogada de marketing pra dar a impressão de que ela consome mais energia e é melhor:
https://youtu.be/dA15swthZG...
veja até mais ou menos dos 1m até os 5m40s.

TL:DR = Padrão ATX requer fiação 18AWG e os conectores que a Molex fabrica passam NO MINIMO 9A por terra, cada conector tem 3 pares de 12v+GND + 2 conectores pra detecção totalizando os 8 pinos, no pior dos casos, cada 8 pinos aguenta 27A que, multiplicado pelos 12v, totaliza 324W no mínimo, dois conectores passariam 648W ... 3 conectores passariam 972W. No video ele cite PICOS de consumo de até 1kw, mas é sob nitrogênio liquido lol.

https://www.youtube.com/wat...
Nesse vídeo que o site Gamer Nexus fez, eles colocaram um water cooler na placa, coolers e dissipadores nos reguladores de tensão e a placa mal puxou 25A (que seriam 300W) medidos pelo multímetro, segundos esses resultados e as spec sheets dos componentes, o consumo não saturou nem 1 conector de 8 pinos, imagine colocar 3 conectores.

Sobre o vídeo ser sobre uma Rx Vega 56 e não uma Rx Vega 64, o mesmo site também fez um conteúdo comparando ambas clock-a-clock mostrando as similaridades de ambas, e elas são muito parecidas.
https://www.youtube.com/wat...

Mais referencia sobre o consumo da Rx Vega 64, dessa vez ultrapassando UM POUCO o consumo que 1 conector poderia fornecer, tendo um PICO de 385.3W, mas looooonge de justificar o terceiro pino:
http://www.tomshardware.com...

Não quero iniciar discussão nos comentários, meu comentário é mais voltado a redação do site que assumiu em seu texto que a existência desse terceiro conector resulta em maior consumo, quando isso não é verdade.
quote: "[...] confirmando que a peça necessitará de uma grande quantidade de energia."

Pode ser SIM que a placa tenha maior consumo, mas dificilmente justificaria a existência do terceiro conector, tendo em vista que ela precisaria consumir quase 3x mais do que a placa de referencia pra justificar o feito.
 
o 3 pino e frescura
fonte inicio da pagina usuário Rafael Tadashi

(Texto que também publiquei no link da matéria no face)
Terceiro conector de energia é desnecessário, é mais uma jogada de marketing pra dar a impressão de que ela consome mais energia e é melhor:
https://youtu.be/dA15swthZG...
veja até mais ou menos dos 1m até os 5m40s.

TL:DR = Padrão ATX requer fiação 18AWG e os conectores que a Molex fabrica passam NO MINIMO 9A por terra, cada conector tem 3 pares de 12v+GND + 2 conectores pra detecção totalizando os 8 pinos, no pior dos casos, cada 8 pinos aguenta 27A que, multiplicado pelos 12v, totaliza 324W no mínimo, dois conectores passariam 648W ... 3 conectores passariam 972W. No video ele cite PICOS de consumo de até 1kw, mas é sob nitrogênio liquido lol.

https://www.youtube.com/wat...
Nesse vídeo que o site Gamer Nexus fez, eles colocaram um water cooler na placa, coolers e dissipadores nos reguladores de tensão e a placa mal puxou 25A (que seriam 300W) medidos pelo multímetro, segundos esses resultados e as spec sheets dos componentes, o consumo não saturou nem 1 conector de 8 pinos, imagine colocar 3 conectores.

Sobre o vídeo ser sobre uma Rx Vega 56 e não uma Rx Vega 64, o mesmo site também fez um conteúdo comparando ambas clock-a-clock mostrando as similaridades de ambas, e elas são muito parecidas.
https://www.youtube.com/wat...

Mais referencia sobre o consumo da Rx Vega 64, dessa vez ultrapassando UM POUCO o consumo que 1 conector poderia fornecer, tendo um PICO de 385.3W, mas looooonge de justificar o terceiro pino:
http://www.tomshardware.com...

Não quero iniciar discussão nos comentários, meu comentário é mais voltado a redação do site que assumiu em seu texto que a existência desse terceiro conector resulta em maior consumo, quando isso não é verdade.
quote: "[...] confirmando que a peça necessitará de uma grande quantidade de energia."

Pode ser SIM que a placa tenha maior consumo, mas dificilmente justificaria a existência do terceiro conector, tendo em vista que ela precisaria consumir quase 3x mais do que a placa de referencia pra justificar o feito.

Não li detalhes da placa, mas realmente 3 conectores só significam maior capacidade de consumo e não maior consumo necessariamente, provavelmente será uma placa com capacidade para overclocks extremos.

Ainda assim os 3 conectores assustam :haha:.
 
Não li detalhes da placa, mas realmente 3 conectores só significam maior capacidade de consumo e não maior consumo necessariamente, provavelmente será uma placa com capacidade para overclocks extremos.

Ainda assim os 3 conectores assustam :haha:.
botaram o 3 pino pra ferrar no mining
 
Senhores,

Nunca tive modelo ref. com blower. Estou quase puxando o gatilho em uma Vega64, mas temo pelo barulho. Cooler tipo blower nas 64 é suportável? Mesmo quando a rotação está acima dos 2500?
 
Senhores,

Nunca tive modelo ref. com blower. Estou quase puxando o gatilho em uma Vega64, mas temo pelo barulho. Cooler tipo blower nas 64 é suportável? Mesmo quando a rotação está acima dos 2500?
Pois é meu medo está justamente no barulho e na temperatura.
 
Pois é meu medo está justamente no barulho e na temperatura.
Pois é rusk,

Tem a temperatura também. Muitos reclamam que ela oscila muito a frequência quanto atinge o limite térmico. Mas também li que com um ligeiro 'undervolt' dá para manter boa taxa de frames nos 70º altos/80º médios, o que para mim, que sempre usei GPUs da AMD pela compatibilidade dor drivers abertos com o Linux; não incomoda. O consumo me é tolerável. O desempenho está colado nas 1080, o que me atende.A construção e componentes das Vega referência são sólidos. O único entrave aqui é a dúvida quanto aos blowers e os preços.

Ontem na Cissa uma XFX Vega 64 esteve por 2.550...
 
Em questão de ruído e temperatura a Vega56 é a melhor escolha na minha opinião. Com as configurações originais (de acordo com várias reviews) a temp máxima fica na casa dos 75ºC. Fazendo o undervolting ela alcança boost clock maior e ainda mantém a temperatura, podendo até diminuir. Vega64 é um placão mesmo, mas em modelo ref. não me agradou muito :nooo:
 
Pois é rusk,

Tem a temperatura também. Muitos reclamam que ela oscila muito a frequência quanto atinge o limite térmico. Mas também li que com um ligeiro 'undervolt' dá para manter boa taxa de frames nos 70º altos/80º médios, o que para mim, que sempre usei GPUs da AMD pela compatibilidade dor drivers abertos com o Linux; não incomoda. O consumo me é tolerável. O desempenho está colado nas 1080, o que me atende.A construção e componentes das Vega referência são sólidos. O único entrave aqui é a dúvida quanto aos blowers e os preços.

Ontem na Cissa uma XFX Vega 64 esteve por 2.550...
Eu vi lá chegou a coçar a mão mas ai lembrei que aqui no verão é bem quente, barulho e temperatura elevada não me agradam.

Em questão de ruído e temperatura a Vega56 é a melhor escolha na minha opinião. Com as configurações originais (de acordo com várias reviews) a temp máxima fica na casa dos 75ºC. Fazendo o undervolting ela alcança boost clock maior e ainda mantém a temperatura, podendo até diminuir. Vega64 é um placão mesmo, mas em modelo ref. não me agradou muito :nooo:
Já li sobre o undervolt e com as vegas para controlar a temperatura é praticamente uma necessidade. Agora nesses modelos de referencia fica a duvida de como fica a temperatura de todo o resto da placa e não somente do core.

A PowerColor já tem os clocks (engine clock 1407mhz / boost 1607mhz)da red devil da vega 64 e é bem próximo da vega liquid. Quando será que vai vir pra cá? e Qual será o valor? Se não for mais de 200 reais de diferença já deve compensar.
 
PowerColor a rx 480 e bem quente
esse sistema de 3 cooler menores não e eficiente
 
PowerColor a rx 480 e bem quente
esse sistema de 3 cooler menores não e eficiente
Semana que vem devem lançar algum review da red devil vega 64. Mas o dissipador dela não é pequeno não, e para os clocks que colocaram tem que ser relativamente eficiente a refrigeração. Negocio é esperar para ver como vai se sair nos testes.
 
Semana que vem devem lançar algum review da red devil vega 64. Mas o dissipador dela não é pequeno não, e para os clocks que colocaram tem que ser relativamente eficiente a refrigeração. Negocio é esperar para ver como vai se sair nos testes.
minha experiência com esse sistema não e das melhores
 
Além do barulho do blower, muitos reclamam de 'coil' na Vega. O rusk lembrou bem do fator clima que ajuda a elevar as temps.

Eu daria preferência a um modelo da XFX que permite a substituição do composto térmico, do 'cooler' ou instalar um 'block' sem perder a garantia.A própria XFX afirma isso, mas pede para entrar em contato e aguardar o aval antes de abrir a placa ou a garantia pode ser comprometida.

Partir pra modificar o sistema de refrigeração me preocupa pelo efeito 'kinder ovo' do conjunto GPU e HBM2. Alguns afirmam que existem três variantes, mas eu estou me baseando em dois: um resinado e outro não. Acredito que vocês já devem ter lido que em alguns modelos o pacote vem envolto em resina e assegura uma uniformidade maior. Em outros essa resina está ausente e acarreta em diferença de altura que pode comprometer a distribuição do composto, da pressão e do contato; além da possibilidade de você trincar as bordar das memórias (arrrrrgh!).

Para os modelos AIB, na melhor das perspectivas e sem contar com o fator criptomoeda, o chutômetro indica que devem oscilar em torno dos $550/$650 para os modelos 'a ar durante lançamento. Devem vir bem caras... No meu caso, com grana curta e contada, o ideal é mesmo um modelo referência e ficar com ela por uns dois ou três anos, sabendo que vendê-la depois vai ser um teste de paciência.

Tenho uma PowerColor RX 460 4GB rodando em outra máquina e realmente ela esquenta. Tive que brincar um tempo com a curva de velocidade das ventoinhas, que são bem pequenas por sinal. Uso uma ferramenta simples (OverdriveNTool) para salvar os perfis porque o Wattman tem uma memória pior que a minha e vive perdendo as configs. Por enquanto nenhuma reclamação em relação à PowerColor, que foi barata e está rodando tudo num 25' 'UltraWide' com um FX-8350 'stock'. Óbvio que nada no ultra, mas em 1080p. After, Vegas e Cinema 4D ficaram com desempenho satisfatórios.

Parece que as RX 580 da Power melhoraram bastante os componentes (FET, VRM, CAP). Se as Vega mantiverem o mesmo padrão, apesar de ocuparem 3 'slots', podem ser uma boa alternativa aos modelos mais renomados e sempre mais caros.
 


Parece que derrubar Vega virou tradição :)
 
Tá valendo a pena comprar uma Vega 64 da XFX por R$ 2.800 golpes?
 
Tá valendo a pena comprar uma Vega 64 da XFX por R$ 2.800 golpes?

O consumo de energia da Vega64 é tecnicamente irreal. Melhor pegar uma Vega56, consome 100Watts a menos.
 
quando chegar no Brasil essas Custom ! é minha! me dáaa
minha experiência com esse sistema não e das melhores
tb tive uma 480 red devil, cooler deixa a deseja em relação a outros modelos, ainda mais pelo tamanho, mas parece bem diferente o projeto dessa vega, to botando fé,
 
quando chegar no Brasil essas Custom ! é minha! me dáaa

tb tive uma 480 red devil, cooler deixa a deseja em relação a outros modelos, ainda mais pelo tamanho, mas parece bem diferente o projeto dessa vega, to botando fé,
certeza que sera melhor que o blower e o pior sistema custom
 
Pega a 56, põe a bios da 64 e gg.

Qual o ganho médio de performance? Se for mínimo, particularmente não acho que vale a pena o esforço.

Peguei uma 56 na BF, to contando os segundos pra chegar :mr:
 
Qual o ganho médio de performance? Se for mínimo, particularmente não acho que vale a pena o esforço.

Peguei uma 56 na BF, to contando os segundos pra chegar :mr:



E fazer o flash parece que é bem tranquilo por ser dual bios
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo