[h=2]Pesquisa de qualidade percebida[/h]
A Anatel quer saber sua percepção de qualidade dos serviços de telefonia móvel e banda larga fixa e móvel.
A partir de 1º de setembro de 2012, a Anatel realizará pesquisa telefônica para ouvir a sua opinião quanto à qualidade dos serviços de telefonia móvel e banda larga fixa e móvel.
As informações coletadas durante a pesquisa servirão como subsídio para que a Agência mensure a percepção de qualidade dos consumidores e, assim, possa determinar a adoção medidas com o objetivo de melhorar os serviços prestados. Para que isto seja possível, sua participação é essencial. Se for contatado por telefone, não deixe de responder às perguntas que serão feitas.
Qual o objetivo da pesquisa?
A pesquisa tem o objetivo de mensurar a percepção dos consumidores quanto à qualidade dos serviços de telefonia móvel e banda larga fixa e móvel para, a partir dos resultados obtidos, determinar a adoção de medidas com o objetivo de melhorar os serviços prestados.
Qual o período de realização da pesquisa?
A pesquisa telefônica será periódica, ocorrendo, geralmente no 1º semestre entre os meses de março e abril, e no 2º semestre entre os meses de setembro e outubro. Cada Estado brasileiro, incluindo o Distrito Federal, será pesquisado uma vez ao ano. As Unidades Federativas que forem pesquisadas no 1º semestre não serão pesquisadas no 2º semestre, e vice-versa.
Nesta primeira pesquisa, todos os contatos telefônicos ocorrerão durante os meses de setembro e outubro de 2012, para todos os Estados e o Distrito Federal, podendo se estender durante o mês de novembro, se necessário.
O consumidor terá acesso aos resultados da pesquisa?
Os dados coletados serão analisados pela Anatel e os resultados serão disponibilizados durante o mês de janeiro de 2013 na página da Agência na internet.
Como foram selecionados os consumidores que serão pesquisados?
A Anatel selecionou aleatoriamente os consumidores que serão pesquisados para os serviços de telefonia e banda larga móvel (pós-pagos e pré-pagos) e de banda larga fixa (com taxa de transmissão de até 2 Mbps ou acima de 2 Mbps).
Quanto tempo demora para responder às perguntas?
A aplicação do questionário é rápida. Durante os testes realizados, o tempo médio de resposta foi de 12 (doze) minutos.
Quem realizará a pesquisa telefônica?
Todas as perguntas que serão feitas foram determinadas pela Anatel. A pesquisa telefônica será realizada pela empresa TNS Brasil (
TNS Brasil ).
Todos os dados brutos coletados serão analisados pela Anatel, que divulgará os resultados por meio de sua página na internet durante o mês de janeiro de 2013.
Meus dados pessoais serão divulgados?
Não. Em nenhum momento a Anatel divulgará qualquer dado pessoal dos usuários/assinantes que responderam à pesquisa.
Qual o embasamento legal/regulamentar para essa pesquisa?
A realização periódica dessas pesquisas está prevista no Regulamento de Gestão da Qualidade da Prestação do Serviço Móvel Pessoal - RGQ-SMP, aprovado pela Resolução nº 575, de 28 de outubro de 2011 e no Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia - RGQ-SCM, aprovado pela Resolução nº 574, de 28 de outubro de 2011.
Onde será realizada a pesquisa?
A pesquisa será realizada em todas as Unidades da Federação, incluindo o Distrito Federal.
Quais são as empresas avaliadas?
A regulamentação da Anatel estabelece que devem ser avaliadas todas as empresas que não se enquadrem no conceito de prestadora de pequeno porte. Prestadoras de pequeno porte, de acordo com a regulamentação da Agência, são aquelas que possuem até 50 mil acessos.
No caso da telefonia móvel e da banda larga móvel, as empresas avaliadas serão Claro, CTBC, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. No caso da banda larga fixa, as empresas avaliadas serão Oi, Telefônica, Net, GVT, CTBC, Ajato, Telefônica Data, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.
Quem pode responder o questionário?
Assinantes ou usuários dos serviços de telefonia móvel e banda larga fixa ou móvel com idade superior a 16 anos.