[verdade ou mentira] VGA pode voltar a vida depois de ir ao forno?

Depois da experiência do forno, a sua VGA voltou a funcionar ?


  • Total de votos
    200
Não da pra ter 100% de certeza, mas na maioria dos casos, sim.

Minha antiga 8800GT voltou a vida com isso.:coolface:

mas eu tenho duvida, se é o mesmo processo,
aquecer 190 graus.. deixar 10 minutos la dentro..
 
vinicius, temperatura é o de menos cara, esquenta o forno bem, e deixa a vga lá por um bom tempinho.
o que acontece é em casos de solda fria, a mesma se 'desfaz' e gruda de novo, dai pode ser que volte a vida. sacou?
 
vinicius, temperatura é o de menos cara, esquenta o forno bem, e deixa a vga lá por um bom tempinho.
o que acontece é em casos de solda fria, a mesma se 'desfaz' e gruda de novo, dai pode ser que volte a vida. sacou?

eu falo de uma memoria que nao esta funfando aqui...
 
cara se for nova como voce citou, troca ela
caso contrario, ja que nao funfa taka no forno.

acredito que 200º e uns 15min ta legal
 
cara se for nova como voce citou, troca ela
caso contrario, ja que nao funfa taka no forno.

acredito que 200º e uns 15min ta legal

kkkk 200graus e 15 min?
que explodir a memo??
 
cara esses componentes ai suportam muito mais, o objetivo de colocar no forno é uma 're-solda' de algum componente.
mas ja que voce comprou recentemente, não tem como trocar?

o forno é para peças em fim de carreira ja hehehe
 
cara esses componentes ai suportam muito mais, o objetivo de colocar no forno é uma 're-solda' de algum componente.
mas ja que voce comprou recentemente, não tem como trocar?

o forno é para peças em fim de carreira ja hehehe

haha, do JP?
 
ai fica dificil viu!
 
Galera do mau,tenho uma GT9600 OC Sonic da Palit que subiu do nada,vou fazer isso hoje e amanhã eu posto o resultado.Se funcionar,já vai ficar pra Phsyx.

Abraços.
 
Boa noite pessoal,

Estou aqui pra dizer que assim que li este tópico fiquei curioso e muito ancioso em tentar ressucitar minha GT9600 sonic da Palit,que há uns 3 meses simplesmente parou de dar sinal de video,só ligando o cooler.
Pois bem,cheguei em casa,desmontei ela toda,enquanto o forno aquecia,após 10 minutos de forno aquecido,coloquei a placa sem quase nada de plastico,apenas alguns conectores que não deu pra remover,apoiei ela nas grades do forno e acendi a luz,por volta de 5 minutos lá dentro,meu irmão me perguntou o que estava queimando(rsrsrsrs)pois bem,quando começou a fervilhar algumas conexões com solda,eu abri e deixei resfriando ao tempo.30 minutos depois,montei-a novamente e instalei na mobo.
Bom o resultado é que estou utilizando a GT9600 Sonic dedicada para Phsyx e a GTX460 para o jogo em si.

Deu certo galera!!!!!!!!!!!!!

Assim que possivel,posto umas fotos e uns benchs.
Abraços e boa sorte.
 
é isso ai amigo!!! :lol2:
sem pena, taca fogo nela, pior nao fica :coolface:


um abraço!
 
sempre arrumo micro de amigos, e as vezes vai sobrando peças que não funcionam mais! tinha 7 pentes de memoria que nao funcionavam
taquei no forno, 5 funcionaram, junto coloquei uma 8600gt e uma 8800, a 8600gt nao funcionou, vou testar mais tarde a 8800.
 
Interessante, não sabia que memória também voltava a vida...
 
mas eu tenho duvida, se é o mesmo processo,
aquecer 190 graus.. deixar 10 minutos la dentro.

As soldas de estanho fundem a 183 graus. 190 graus é bom, mas, o ideal é 200 graus pra dar uma folga (medido por termômetro) e pôr num forno de cozinha e deixar por 15 minutos ou até começar a dar um cheiro meio estranho de solda derretida.
Fornos elétricos não dão bom resultado, porque a temperatura varia muito e normalmente não atinge os 200 graus.

A minha VGA antiga, com este processo teve mais 3 meses e meio de vida, até começar a dar problemas de novo.
Mas existem relatos de VGAs recuperadas que duram 1 ano ou mais.

E enfatizo que a durabilidade é uma questão de sorte e do grau de degradação das soldas de estanho da VGA.
Tem gente aqui no fórum que a cada 3 meses põe de volta no forno e recupera a VGA.
 
Última edição:
sempre arrumo micro de amigos, e as vezes vai sobrando peças que não funcionam mais! tinha 7 pentes de memoria que nao funcionavam
taquei no forno, 5 funcionaram, junto coloquei uma 8600gt e uma 8800, a 8600gt nao funcionou, vou testar mais tarde a 8800.

no caso a minha é essa
JdHv1meu8_Fjw0f_BilcwkhbC_-8PTt1AYfS0MAeIERe4ZbmwFe1oi9tg9E1MP3ZmtVZynWHbP4BBPnb-FuGP2ihZNTg1R_HsRnfB67GTAw1HgoDO9BcrVR0f1sgXZs9Vx7_ggGB1528iXDVp49A0lM_eNMgKEXbEqOz6Us5wnXexm0AsJo=s90-c
, dai eu tiro o dissipador, e faço um pre aquecimento 200º por 15min? e depois deixo a memo com papel aluminio por 10minutos?
 
no caso a minha é essa , dai eu tiro o dissipador, e faço um pre aquecimento 200º por 15min? e depois deixo a memo com papel aluminio por 10minutos?

Vc tem que seguir os seguintes passos:

1) Desmonte a VGA e tire fora a carcaça de plástico com a ventoinha.
2) Pré aqueça o forno pelo tempo necessário até ele atingir 200 graus, medindo com um termômetro feito pra isso.
No caso, se vc não tiver termômetro eu creio que uns 15 ou 20 minutos com o forno no máximo já deve dar 200 graus.
3) Proteja o pente, os conectores DVI e os capacitores com papel alumínio.
4) Abaixe o botão de temperatura do forno ao mínimo e coloque a VGA desmontada numa forma de alumínio forrada com papel alumínio e com 4 calços, um em cada ponta da VGA pra evitar que ela encoste no fundo da forma forrada.
Esses calços podem ser 4 bolinhas feitas com papel alumínios, ou mesmo 4 porcas de parafuso.
5) Deixe no forno por uns 15 minutos, ou até quando começar a dar um cheiro estranho de solda derretida.
6) Retire do forno e deixe esfriar por uns 30 minutos e reinstale no micro, e se o problema não for de solda fria, com certeza ela vai voltar a funcionar nos conformes, só não sei por quanto tempo!!

Abaixo, posto uma fota da minha 4870X2 após sair do forno:

4870X2.jpg
 
no caso a minha é essa http://lh5.googleusercontent.com/pu...iXDVp49A0lM_eNMgKEXbEqOz6Us5wnXexm0AsJo=s90-c, dai eu tiro o dissipador, e faço um pre aquecimento 200º por 15min? e depois deixo a memo com papel aluminio por 10minutos?

então cara, deixei pré aquecendo em 200º por 20 minutos e depois só forrei a forma com papel aluminio, e deixei por 10 min, esperei 1 hora
e fui testando, as memos que antes davam a tela azul funcionaram, só 2 que nao teve geito.
 
então cara, deixei pré aquecendo em 200º por 20 minutos e depois só forrei a forma com papel aluminio, e deixei por 10 min, esperei 1 hora
e fui testando, as memos que antes davam a tela azul funcionaram, só 2 que nao teve geito.

blz, amanha vou testar ..
tomara que funcionee, ja passei o secador, nao deu :cereal:
 
blz, amanha vou testar ..
tomara que funcionee, ja passei o secador, nao deu :cereal:

tem que ver o porque as memos nao funcionam, as minhas estavam em uso normal
e do nada pifaram, agora se a pessoa fez over ou etc... pode ser que nao seja somente
uma solda. em todo o caso teste vai que volta a funfar xD


edit: 8600GT morta mesmo, mas a 8800GTS voltou rsrsrs depois de 1 ano na caixa guardada.
 
Última edição:
Catei a vga de um brother hoje que tá sem sinal de vídeo e parada há quase um ano (8800GS Alpha Dog) vou "assar" ela e depois posto os resultados.
------------
Infelizmente não obtive sucesso, mesmo depois de assada ela continua a mesma coisa, sequer liga o pc :/
 
Catei a vga de um brother hoje que tá sem sinal de vídeo e parada há quase um ano (8800GS Alpha Dog) vou "assar" ela e depois posto os resultados.
------------
Infelizmente não obtive sucesso, mesmo depois de assada ela continua a mesma coisa, sequer liga o pc :/

fez o procedimento passo a passo?
 
Catei a vga de um brother hoje que tá sem sinal de vídeo e parada há quase um ano (8800GS Alpha Dog) vou "assar" ela e depois posto os resultados.
------------
Infelizmente não obtive sucesso, mesmo depois de assada ela continua a mesma coisa, sequer liga o pc :/

Tenta repetir o processo, deixa mais tempo ou aquece mais o forno, com a minha foi assim, de primeira não deu certo, na segunda, deu.
 
Olá a todos os usuarios do tópico e a todos que acompanham o forum. Me chamo Felipe e é um prazer fazer parte do grupo de técnicos doentes de informatica e eletrônica kkkk :bottini: Não tenho costume de participar ativamente de foruns mas quando entro procuro sempre tentar ajudar ao máximo, e hoje resolvi compartilhar com vocês as minhas experiencias. Dois dias se passaram desde quarta dia 25-01 e assei varias placas de video haha *-* Pessoal tenho 4 placas de video funcionando e 4 memorias que assei kkkk
gostaria de compartilhar com todos e dizer que continuo fazendo esses experimentos e que SIM, eles dão muito certo =) Aqueci uma 8600 gt, duas 8500 gt e uma 7200 gs fora as memorias de 1 gb e 512Mb que consegui recuperar. Todas previamente limpas com alcool comum mesmo, sem poeira, sujeira e os capacitores q estavam com problemas eu troquei. Nao protegi capacitores nem conectores de video, apenas retirei da 7200 gs o vga pois é aquele de cabo. Bom qualquer duvida estarei a disposicao. Att , Felipe
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo