[verdade ou mentira] VGA pode voltar a vida depois de ir ao forno?

Depois da experiência do forno, a sua VGA voltou a funcionar ?


  • Total de votos
    200
Olá a todos os usuarios do tópico e a todos que acompanham o forum. Me chamo Felipe e é um prazer fazer parte do grupo de técnicos doentes de informatica e eletrônica kkkk :bottini: Não tenho costume de participar ativamente de foruns mas quando entro procuro sempre tentar ajudar ao máximo, e hoje resolvi compartilhar com vocês as minhas experiencias. Dois dias se passaram desde quarta dia 25-01 e assei varias placas de video haha *-* Pessoal tenho 4 placas de video funcionando e 4 memorias que assei kkkk
gostaria de compartilhar com todos e dizer que continuo fazendo esses experimentos e que SIM, eles dão muito certo =) Aqueci uma 8600 gt, duas 8500 gt e uma 7200 gs fora as memorias de 1 gb e 512Mb que consegui recuperar. Todas previamente limpas com alcool comum mesmo, sem poeira, sujeira e os capacitores q estavam com problemas eu troquei. Nao protegi capacitores nem conectores de video, apenas retirei da 7200 gs o vga pois é aquele de cabo. Bom qualquer duvida estarei a disposicao. Att , Felipe

Show, cara, valeu por compartilhar.

Vota na enquete também...:joia:
 
Galera eu fiz aqui na quarta-feira, protegi tudo direitinho, inclusive capacitores, e ficou show de bola!

Recomendado apenas para pacientes terminais, ou mesmo mortos, o processo é massa!

Abração!
 
Meu Relato:

Depois que minha EVGA GTX 460 1 GB queimou (2 transistores queimados :fuuu:) , fiquei usando minha xfx 9800gt 512 mb como reserva..

2 semanas depois ela apresenta artefatos já no POST e parecia que tava entrando na Matrix :seferrou: solução ?

Desmontei ela toda , limpei, tirei todos adesivos e cobri as partes de plastico com papel aluminio.

pré-aqueci o forno a 205° ( de acordo com o adesivo do fogão ) por 10 minutos.

Botei a vga em uma bandeja de bolo e botei papel aluminio entre a vga e a bandeija , forrando..

Botei pra assar durante 15 minutos , e exatamente nos 15 minutos dava pra sentir um aroma de vga queimada :haha:

desliguei o forno e deixei a vga lá esfriando por 5 minutos , depois tirei e deixei lá fora no quintal esfriando por 10 minutos.

Montei , e adivinha ? VGA funcionando sem artefatos. :lol2::lol2::lol2::lol2: :fuckyeah::fuckyeah:
 
Última edição:
[TESTEMUNHO] Placa de vídeo no forno.

Olá pessoal, belezinha?

Primeiramente, minha placa é uma 9800GT da ECS e a configuração do PC é a da assinatura.

Estou a postar este tópico, não com o intuito de fazer o How to ou algo parecido, nem muito menos de influenciar as pessoas a tentarem fazer o mesmo, pois se fizer, É POR SUA CONTA EM RISCO. O objetivo é servir como testemunha de algo que realmente funcionou comigo e com muita gente já.

Há uma semana atrás, fui jogar um pouco de CS Source, pois estava há muito tempo sem jogar nada. E depois de uns 15 minutos de jogo o PC travou apresentando artefatos rosas e azuis na tela.

Reiniciei o PC e as configurações da placa ficaram como uma VGA padrão em resolução de 800x600. Logo imaginei que seria o driver, mas depois de várias tentativas de instalação e atualização, tudo permaneceu igual.

Testei a placa em outros PCs, mas apresentou o mesmo tipo de avaria.

Um camarada tinha me dito que leu em alguns fóruns, inclusive no adrenaline (se não me engano), que colocando a placa de vídeo no forno, ela voltaria a funcionar.

Então fiz o seguinte procedimento:

1- Tirei o Dissipador e os artefatos de alumínio da placa e também os resíduos de pasta térmica.
2- Liguei o forno do fogão, e esperei aquecer até 180 graus.
3- Coloquei numa forma e levei ao forno.
4- Esperei de 8 a 10 minutos e tirei.
5- Esperei uns 15 minutos para esfriar.
6- Coloquei pasta térmica e a montei novamente.
7- Coloquei no PC e VOLTOU A FUNCIONAR NORMALMENTE.

No começo não acreditei, mas como todas as esperanças já estavam perdidas, resolvi tentar.

Agora, vou comprar uma outra fonte e já vou juntar um dinheiro pra comprar uma outra, pois nunca se sabe até quando o forno servirá rsrs. E muita gente disse que isso dura por algum tempo só, então já estou me preparando.

Bom é isso, ficou um pouco grande o tópico, mas pode servir pra alguém.

Vlw
 
Aqui em casa também foi uma 9800GT, só que da Asus.Ela durou 2 ano e meio só:feelbad:
Coloquei no forno, depois de deixar parada por 4 meses.Não levava muita fé, mas funcionou tranquilo.Durou 4 meses.Nesse meio tempo, foi pro forno + 2 vezes:haha:

Por fim, morreu.:fuuu:.Só fui comprar outra agora no natal, uma gtx 560 junto com um combo i5:fovhappy:
 
Mas qual a moral do forno? Derreter as soldas? Que locura isso :lol2:
 
churrasquinho de placa de video assada!! :coolface:

nossa, que troço esquisito, não consigo pensar em uma razão para ter funcionado, aquecer a placa de video deveria danifica-la, não recupera-la, lol
é estranho, alguem explica como isso funcionou? ou é um misterio?
 
Só voltar umas páginas ou melhor ainda, ler o primeiro post que explica a "bruxaria":cereal:
 
Só voltar umas páginas ou melhor ainda, ler o primeiro post que explica a "bruxaria":cereal:

É que eu tinha postado no tópico que foi fechad e não explicava, agora eu vi :coolface:
 
bem galera... vou falar o que aconteceu comigo. Tinha uma HD4870x2 Sapphire que estava em perfeito estado, tanto que coloquei no fórum para venda, bem... acabei desistindo de vender por causa das propostas muito abaixo do que eu esperava. Mas nesse meio termo recebi uma proposta boa de um usuário, então revolvi "vender pra ele" passei conta e tudo pra depósito... como ficou um rolo só essa negociação, resolvi então mandar uma MP desistindo da venda, isso a noite, e para o mesmo usuário não depositar mais nada. A noite mesmo, meu primo veio aqui em casa e falou que tinha um colega dele que queria uma vga boa, e que tinha quase certeza que compraria a minha... bem... ele comprou! chegou na casa dele, fez o diabo a quatro com a vga, e rodou tudo na boa! depois de uma semana, o cara liga pra mim, falando que a tela ficou colorida! me caguei todo! fui na casa do maluco, e realmente estava com artefatos a placa, e cada vez pior! até não dar mais vídeo. Fod@! devolvi a grana pro cara, e coloquei pra assar a bichinha... fiz toda a bruxaria necessária, oração pra tudo quanto foi santo, evoquei todos os espíritos para me ajudarem naquele momento, pois era TUDO OU NADA! até pq não tinha muito a perder. Enfim, depois de 12 minutos assando a 210cº tirei a meninona do forno, montei tudo direitinho, pasta térmica prata, e a vga voltou pra vida! está firme e forte! detalhe... está mais fresca do que antes, agora no máximo atinge 68cº... antes chegava próximo a 85cº. Lógico que foi coincidência do que outro fator, mas está ai meu relato! achava que era balela e tal, que não funcionava, mas após orçamento de 250 reais para "tentar" recuperar a vga, não me restou outra alternativa. Vendi a placa, mas por preço de defeituosa mesmo, apesar de estar bem, funcionando... e avisei o usuário sobre tudo que aconteceu. Abraxxx pra galera
 
Última edição:
Recuperei 2 placas uma 8400gt zogis e uma 8500 gts xfx que estavam borrando a tela como se fosse fita de super Nintendo suja :haha:
Não coloquei papel aluminio, limpei + ou -,tirei os adesivos, os coolers+dicipadores e coloquei no forninho elétrico pré aquecido por 20 minutos
e mais 10 minutos com elas la dentro de uma só vez :orly:
E ADEVÉNHA...... sem erros :fuckyeah: testei elas com o programa OCCT pra garantir chegando a 90° e nenhum erro :awesome:
 
Parabéns aos que conseguiram pessoal, não esquecam de responder a enquete...
 
bom eu tinha uma gtx 580 evga com artefatos mandei para rma volto depois de uma semana volto os artefatos ai coloquei ela forno durou duas semanas depois nao voltou mais varia de placa para placa tem placa que dura 3meses tem placa dois dias
 
Há um bom tempo passei nesse tópico pra dar meu relato da 8600GT ressucitada.

Eis que quase um ano depois, ela ainda está viva. Era de um amigo, que comprou uma HD4850 logo quando viu que a 8600GT havia morrido. Pedi pra ele a VGA pra testar, e ele disse que se a VGA voltasse podia ficar pra mim. Ela voltou e dei para um amigo que não tinha nenhuma, serviu ele bem, porém ele comprou uma HD4670, e agora a 8600GT assada provavelmente tomará outro rumo.

Detalhe que ela não precisou voltar ao forno novamente, tá andando na linha...Mesmo sendo uma placa de vídeo fraca, acho que vai servir muito bem pra um priminho que curte jogar uns jogos leves, ou pra segurar melhor os vídeos em FullHD.

Vamos ver até onde ela vai.

EDIT: Voltei até a página #8 onde encontrei meu post, e vi que já fazem 2 anos que ela está viva! Mais tempo do que eu imaginava.
 
Última edição:
Ae pessoal.. só tenho uma duvida..

eu vou pre-aquecer o fornno em ~200º.

Quando eu boto a placa la dentro eu tenho que desligar o forno ou deixa o forno ligado durante os ~10 minutos que ela ta la dentro e só desliga quando eu tirar?
 
Ae pessoal.. só tenho uma duvida..

eu vou pre-aquecer o fornno em ~200º.

Quando eu boto a placa la dentro eu tenho que desligar o forno ou deixa o forno ligado durante os ~10 minutos que ela ta la dentro e só desliga quando eu tirar?
Coloque com o forno pré aquecido, e desligue depois do tempo estipulado.
 
Coloque com o forno pré aquecido, e desligue depois do tempo estipulado.

depois de aquecido, desligar o forno, colocar a placa e esperar os 10 minutos?

vou tetnar fazer isso com uma 7600gs agp que tenho aqui
 
depois de aquecido, desligar o forno, colocar a placa e esperar os 10 minutos?

vou tetnar fazer isso com uma 7600gs agp que tenho aqui
:notsure:
É pra colocar a placa com o forno ligado e esperar o tempo estipulado, eu já fiz mas não me lembro o tempo que deixei, mas aqui no tópico tem o tempo correto.
 
:notsure:
É pra colocar a placa com o forno ligado e esperar o tempo estipulado, eu já fiz mas não me lembro o tempo que deixei, mas aqui no tópico tem o tempo correto.

mas o forno vai estar fervendo neh nao :haha:
 
IHHHHH..
Cabei de ligar minha 8800 GT que foi pro forno hoje de manha!

meu PC ligou sem os problemas!! santo forno! hauahu

que testes eu posso fazer na minha placa para ver se ela ta 100% mesmo??
 
IHHHHH..
Cabei de ligar minha 8800 GT que foi pro forno hoje de manha!
meu PC ligou sem os problemas!! santo forno! hauahu
que testes eu posso fazer na minha placa para ver se ela ta 100% mesmo??
Jogue, jogue como se não houvesse amanhã :megusta:

Mas sério, tem uns benchs como o FurMark e FluidMark que estressam legal a VGA, se não der pane depois de 15 minutos rodando parte pro abraço.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo