• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Você se preocupa com as atualizações de segurança do Android na hora de comprar um aparelho?

Você se importa se o fabricante disponibiliza atualizações na hora de comprar ou indicar um Android?

  • Sim

    Votes: 25 54.3%
  • Não

    Votes: 21 45.7%

  • Total de votos
    46

Internet

Usuário Registrado
Registrado
É isso aí pessoal, a enquete é essa. Creio que com o Project Treble a situação deve estar melhorando bastante, mas nem tudo ainda foi resolvido e ainda temos muitos celulares e tablets com versões desatualizadas do Android, e sem receber patches de segurança, especialmente em modelos mais antigos ou fora da gama high-end.

Diante disso, surge a questão sobre o quanto o pessoal aqui no fórum tem levado isso em conta na hora de comprar, indicar ou utilizar celulares com sistema Android.

Discorram.

Edit: confesso que não esperava essa proporção de votos no sim no tópico, achava que ela iria ser bem menor. Quem estiver votando sim, se puder comentar a respeito de qual estratégia usa para manter o celular atualizado, se vai por custom ROM, ou então se dá preferência a modelos high-end ou a modelos de referência como o Google Nexus ou o Pixel, ou algum Android One...
 
Última edição:
Eu não, essas vulnerabilidades apesar de afetar muita gente ao redor do mundo não parecem ameaças reais para pessoas comuns. Principalmente quando as empresas envolvidas tem atualizações constantes de segurança, me preocuparia com isso anos atrás quando não havia constante de atualização e não se sabia quando seria resolvido o problema.
 
Uso um Moto G 2013 com android KitKat que me atende muito bem até hoje, unica coisa que fiz foi trocar a bateria. Acredito que os patches de segurança para ele deixaram de existir a anos, então, acredito que me encaixo no "não".
 
Não me importo. Mas como prefiro comprar/indicar modelos mais caros, novos, melhores, isto realmente não é um problema.
 
Até certo me importo sim, parece besteira, mas ter tipo uns 2 a 3 meses defasado sobre patch de segurança tudo bem, mas anos, ai complica, mas como parto para custom roms e algumas vezes eu mesmo que compilo a que vou usar, acabo incluindo os patchs da google, então fica sempre atualizado.
 
Eu não, essas vulnerabilidades apesar de afetar muita gente ao redor do mundo não parecem ameaças reais para pessoas comuns. Principalmente quando as empresas envolvidas tem atualizações constantes de segurança, me preocuparia com isso anos atrás quando não havia constante de atualização e não se sabia quando seria resolvido o problema.

Acredita que isso não seja um problema para pessoas comuns? Então para quem seria, considerando-se que o meu ponto é justamente de que muitos dispositivos ainda não são atualizados, ou são atualizados com uma frequência ruim. E o fato de que muitas dessas pessoas usam, por exemplo, apps de banco nesses dispositivos, não seria algo a ser ponderado?

Uso um Moto G 2013 com android KitKat que me atende muito bem até hoje, unica coisa que fiz foi trocar a bateria. Acredito que os patches de segurança para ele deixaram de existir a anos, então, acredito que me encaixo no "não".

Sim, depois que a Lenovo comprou a Motorola a política de atualizações foi pro lixo.
 
Não me importo, mas tmb normalmente não duro mais que 2 anos com algum celular.
E tmb não existe aparelho seguro, se tiver brecha vai ser invadido!
 
android por si só já não é seguro kkkk
mas como não uso apps de banco e não tiro nudes
não muda nada na minha vida hahahha
 
Acredita que isso não seja um problema para pessoas comuns? Então para quem seria, considerando-se que o meu ponto é
justamente de que muitos dispositivos ainda não são atualizados, ou são atualizados com uma frequência ruim. E o fato de que muitas dessas pessoas usam, por exemplo, apps de banco nesses dispositivos, não seria algo a ser ponderado?

Sim, depois que a Lenovo comprou a Motorola a política de atualizações foi pro lixo.

Tem gente que usa e tem gente que não usa, lá em casa só eu que uso app de banco no celular por exemplo. Portanto não acho que seja sério assim considerando que aparelhos até 2 anos existe atualização para corrigir isso. A fabricante do seu não atualiza e você é preocupado com isso? Muda de fabricante, simples assim! Ninguém fala nada de usar site de banco no computador e muita gente usa. Toda tecnologia tem risco.

Agora eu quero ver você convencer meu velho a pagar R$1000 num smartphone para ter 18 meses de suporte, o atual dele foi R$600 e não teve 12 meses de suporte. Lá em casa é assim e se eu for ficar preocupado com cada vulnerabilidade vou perder os cabelos.
 
A unica coisa que me preocupo é se tem um bom suporte em relação as custom roms, tirando isso nem ligo pra patch de segurança
 
nao nem me importo...mas vlw pela preocupaçao
 
Não, não me importo, meu celular está no Android 6.0, não tem mais atualização faz muito tempo e está bem obrigado, segurança e Android são 2 coisas que nem combinam mesmo, negócio de custom roms então, sou total e completamente avesso a isso, não sei nem pra que serve e não tenho interesse.
 
Tem gente que usa e tem gente que não usa, lá em casa só eu que uso app de banco no celular por exemplo. Portanto não acho que seja sério assim considerando que aparelhos até 2 anos existe atualização para corrigir isso. A fabricante do seu não atualiza e você é preocupado com isso? Muda de fabricante, simples assim! Ninguém fala nada de usar site de banco no computador e muita gente usa. Toda tecnologia tem risco.

Agora eu quero ver você convencer meu velho a pagar R$1000 num smartphone para ter 18 meses de suporte, o atual dele foi R$600 e não teve 12 meses de suporte. Lá em casa é assim e se eu for ficar preocupado com cada vulnerabilidade vou perder os cabelos.

O uso de sites de banco no computador por si só não me parece ser um problema de segurança. Entretanto, muita gente é descuidada ao acessar site de banco. Os bancos também têm sua parcela de culpa, o cuidado deles para com a segurança desses sites é inadequado.

Mas realmente cabe ponderar que muita gente não vai se dispor a gastar (significativamente) mais em função da segurança do dispositivo.

Não me importo nada. O nome disso é paranoia.

Eu não penso assim. Acho que muita gente aqui não usaria o Windows ou o seu navegador sem as últimas atualizações. Dispositivos sem os devidos cuidados de segurança podem ser usados para roubo de dados ou como botnets para envio de spams ou realização de ataques DDoS, e também pode afetar a segurança da sua rede wifi doméstica, como por exemplo neste caso: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/velox-xdsl-vdsl-fibra.447376/page-704#post-1073213414
 
O tópico enfatiza atualizações em Android e vejo muita gente não fazer questão. É por razões assim que existe uma enorme fragmentação do Android tanto em versão do sistema, quanto em patch de segurança que varia de aparelho para aparelho, pois não é muito exigido por seus usuários.

O que torna então as atualizações do iOS tão necessárias? É o público que exige? É a Apple que aproveita essa exigência de mercado para impor a tal obsolescência?

Acredito que a atualização é importante sim. Qualquer medida que segurança só tem a proporcionar mais conforto ao usar seu smartphone
 
O uso de sites de banco no computador por si só não me parece ser um problema de segurança. Entretanto, muita gente é descuidada ao acessar site de banco. Os bancos também têm sua parcela de culpa, o cuidado deles para com a segurança desses sites é inadequado.

Mas realmente cabe ponderar que muita gente não vai se dispor a gastar (significativamente) mais em função da segurança do dispositivo.



Eu não penso assim. Acho que muita gente aqui não usaria o Windows ou o seu navegador sem as últimas atualizações. Dispositivos sem os devidos cuidados de segurança podem ser usados para roubo de dados ou como botnets para envio de spams ou realização de ataques DDoS, e também pode afetar a segurança da sua rede wifi doméstica, como por exemplo neste caso: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/velox-xdsl-vdsl-fibra.447376/page-704#post-1073213414

Então, acho acessar em PC muito mais arriscado. Mas ficar preocupado com isso é paranoia mesmo, posso até gostar de tudo atualizado sem ter essa preocupação toda.

O tópico enfatiza atualizações em Android e vejo muita gente não fazer questão. É por razões assim que existe uma enorme fragmentação do Android tanto em versão do sistema, quanto em patch de segurança que varia de aparelho para aparelho, pois não é muito exigido por seus usuários.

O que torna então as atualizações do iOS tão necessárias? É o público que exige? É a Apple que aproveita essa exigência de mercado para impor a tal obsolescência?

Acredito que a atualização é importante sim. Qualquer medida que segurança só tem a proporcionar mais conforto ao usar seu smartphone

Na verdade a Apple empurra a atualização do sistema, a patroa tem celular de empresa e não podia atualizar para o iOS 11 até eles verificarem o funcionamento mas não deu. Foi adiando até que um dia o celular atualizou durante a noite.

Concordo que é bem desnecessário mas isso gera uma qualidade maior, Android poderia ser fragmentado até o Lollipop, mas tem gente usando o KitKat até hoje. Assim complica.
 
Olha, eu sinceramente nem me importo com atualizações de segurança. Acho que existe uma grande questão acerca disso, quando as pessoas fazem questão de atualizações sem segurança, porém não sabem como os próprios aplicativos de celulares coletam quantidade gigante de dados do usuário. Outra questão é que, uma brecha que foi exposta dificilmente será utilizada para roubar algum dado. O grande risco são brechas que não foram divulgados e provavelmente você já está exposto a ele. Veja o caso da NSA, que obtinha muitos dados e ninguem sequer saberia se não tivesse sido exposto. Enfim, acredito que seja importante sim ter segurança e privacidade, mas não ache que só pq seu sistema possui atualizações você está mais seguro que seu amigo que não atualiza. Você, seu amigo e todos nos estamos expostos e nem sabemos.
 
Eu não penso assim. Acho que muita gente aqui não usaria o Windows ou o seu navegador sem as últimas atualizações. Dispositivos sem os devidos cuidados de segurança podem ser usados para roubo de dados ou como botnets para envio de spams ou realização de ataques DDoS, e também pode afetar a segurança da sua rede wifi doméstica, como por exemplo neste caso: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/velox-xdsl-vdsl-fibra.447376/page-704#post-1073213414

Eu atualizo pra sumir com a notificação rs.
Vírus qualquer um desavisado pode pegar. As atualizações de segurança não resolvem isso.
Seja sincero, vc conhece alguém que já teve o celular invadido? Eu não. Sei que existem casos, mas é algo muito pequeno diante da enorme quantidade de usuários.
Eu nunca peguei um vírus (oportunidade pra isso não faltou rs). Se eu fosse paranóico com segurança, usaria um aparelho que só servisse para fazer chamadas. Fora que não tem garantia alguma que essas tais atualizações de segurança realmente servem para algo.
Entre ter ou não as atualizações, eu prefiro ter. Mas se não tiver, tá tranquilo também.

O tópico enfatiza atualizações em Android e vejo muita gente não fazer questão. É por razões assim que existe uma enorme fragmentação do Android tanto em versão do sistema, quanto em patch de segurança que varia de aparelho para aparelho, pois não é muito exigido por seus usuários.

O que torna então as atualizações do iOS tão necessárias? É o público que exige? É a Apple que aproveita essa exigência de mercado para impor a tal obsolescência?

Acredito que a atualização é importante sim. Qualquer medida que segurança só tem a proporcionar mais conforto ao usar seu smartphone

Não tem nada a ver fragmentação do Android com o fato de boa parte dos usuários não ligar para atualizações. Tem a ver com a infinidade de fabricantes, customizações de sistema e modelos de aparelhos que existem. O IOS é um caso totalmente diferente. A Apple faz o sistema e fabrica os aparelhos que são basicamente a mesma coisa com hardware mais ou menos forte. Então a atualização é fácil.
 
Oreo still hasn't reached 1% market share, Google's monthly report reveals
Via: https://www.gsmarena.com/oreo_still...googles_monthly_report_reveals-news-29046.php

Eu atualizo pra sumir com a notificação rs.
Vírus qualquer um desavisado pode pegar. As atualizações de segurança não resolvem isso.
Seja sincero, vc conhece alguém que já teve o celular invadido? Eu não. Sei que existem casos, mas é algo muito pequeno diante da enorme quantidade de usuários.
Eu nunca peguei um vírus (oportunidade pra isso não faltou rs). Se eu fosse paranóico com segurança, usaria um aparelho que só servisse para fazer chamadas. Fora que não tem garantia alguma que essas tais atualizações de segurança realmente servem para algo.
Entre ter ou não as atualizações, eu prefiro ter. Mas se não tiver, tá tranquilo também.

Sugiro que pesquise sobre o Stagefright.
 
Oreo still hasn't reached 1% market share, Google's monthly report reveals
Via: https://www.gsmarena.com/oreo_still...googles_monthly_report_reveals-news-29046.php



Sugiro que pesquise sobre o Stagefright.

Não conhecia essa falha. Vi uma matéria de 2015 (2 anos e meio atrás) falando sobre isso. Ao que parece essa falha existia desde versões mega antigas do Android até a versão 5.1.
Mais um motivo pra eu não me preocupar com isso. Meus aparelhos sempre são razoavelmente atualizados. Mas meu LG G2 ainda tá exposto.

Agora, vou deixar de dormir a noite, morrendo de medo de que entre bilhões de aparelhos no mundo, justamente o meu seja o escolhido para ser invadido? Eu me preocuparia um pouco mais se eu fosse algum astro da música ou do esporte.
Se eu fosse ficar com medo de tudo o que falam, eu não sairia de casa. Aliás, eu teria que viver de luz porque até pra comer seria complicado.
 
Pessoal, também não precisa ficar na paranoia ou relaxar e achar que nunca vai acontecer, tem que se preocupar sim, mas não deixar de viver ou usar o smartphone com medo disso.

Tem que exigir sim atualização e ponto, não tem o que discutir.... ahhh mas o meu é Android 2.3 e nunca tive problemas.... até agora ta! jaja vc terá.

Tudo é questão de tempo e não de sorte, a marca não atualiza seu aparelho, pesquisa a marca que tem planos de atualização etc e troque de aparelho, pronto, assim aquela que nunca faz nada começa a pensar diferente porque viu as vendas despencarem.

Me espanta a galera que é tão "instruída tecnologicamente" ficar tão inerte sobre isso e o pior ficar no tanto faz porque nunca aconteceu com ele ou conhece alguém que passou por isso.

Eu não ligo muito porque, como disse acima, eu parto para custom rom ou compilo a minha própria com os patches de segurança que a google lança e pronto, não tenho como ficar exigindo porque nem uso smartphone das nacionais que estão no mercado, então me viro sozinho.

Por isso que nenhuma delas liga para o mercado BR, os usuários não exigem nada ai fica facil vender essas tranqueiras que tem hoje.

Desculpa ai o desabafo e não direcionei para ninguém o comentário... paz hein galera..hahahahahah.
 
Pessoal, também não precisa ficar na paranoia ou relaxar e achar que nunca vai acontecer, tem que se preocupar sim, mas não deixar de viver ou usar o smartphone com medo disso.

Tem que exigir sim atualização e ponto, não tem o que discutir.... ahhh mas o meu é Android 2.3 e nunca tive problemas.... até agora ta! jaja vc terá.

Tudo é questão de tempo e não de sorte, a marca não atualiza seu aparelho, pesquisa a marca que tem planos de atualização etc e troque de aparelho, pronto, assim aquela que nunca faz nada começa a pensar diferente porque viu as vendas despencarem.

Me espanta a galera que é tão "instruída tecnologicamente" ficar tão inerte sobre isso e o pior ficar no tanto faz porque nunca aconteceu com ele ou conhece alguém que passou por isso.

Eu não ligo muito porque, como disse acima, eu parto para custom rom ou compilo a minha própria com os patches de segurança que a google lança e pronto, não tenho como ficar exigindo porque nem uso smartphone das nacionais que estão no mercado, então me viro sozinho.

Por isso que nenhuma delas liga para o mercado BR, os usuários não exigem nada ai fica facil vender essas tranqueiras que tem hoje.

Desculpa ai o desabafo e não direcionei para ninguém o comentário... paz hein galera..hahahahahah.

Custom ROM é vida, só instala o que você precisa e pronto. Eu me perco no A5 2017 que minha sogra comprou na Vivo, é tanto aplicativo atoa que não consigo nem encontrar o que estou precisando usar no momento.

Mas enfim, essa fragmentação do Android complica as coisas. E por causa do descaso das pessoas com um sistema que funciona bem e atualizado isso vai continuar. Mesmo que a Google se esforce para reduzir isso como Project Treble e as exigências para novos apps atenderem as novas versões do sistema, se o consumidor não começar a exigir nada vai adiantar. Concordo com você.
 
Custom ROM é vida, só instala o que você precisa e pronto. Eu me perco no A5 2017 que minha sogra comprou na Vivo, é tanto aplicativo atoa que não consigo nem encontrar o que estou precisando usar no momento.

Mas enfim, essa fragmentação do Android complica as coisas. E por causa do descaso das pessoas com um sistema que funciona bem e atualizado isso vai continuar. Mesmo que a Google se esforce para reduzir isso como Project Treble e as exigências para novos apps atenderem as novas versões do sistema, se o consumidor não começar a exigir nada vai adiantar. Concordo com você.


Ahhhhh, com certeza, custom rom é coisa linda, e não, não uso root no aparelho.

E essa fragmentação do Android é complicada mesmo, porem, se o fabricante quiser ele atualiza com os patches sem problema, é culpa do fabricante mesmo e um uma parte da google também vai!

Só pra vc ter uma ideia, eu trabalho com projetos com coletores de dados, e tem modelos que estão vindo com Android, antes era só Windows CE, e os caras estão lançando com Android 4.4 ainda, isso é um absurdo total, e alguns, bem poucos estão lançando com o 5.1.

Trocando em miudos, o operacional de uma empresa pode estar e risco e o pessoal nem tem ideia disso, mas enfim..... bola pra frente.
 
Ahhhhh, com certeza, custom rom é coisa linda, e não, não uso root no aparelho.

E essa fragmentação do Android é complicada mesmo, porem, se o fabricante quiser ele atualiza com os patches sem problema, é culpa do fabricante mesmo e um uma parte da google também vai!

Só pra vc ter uma ideia, eu trabalho com projetos com coletores de dados, e tem modelos que estão vindo com Android, antes era só Windows CE, e os caras estão lançando com Android 4.4 ainda, isso é um absurdo total, e alguns, bem poucos estão lançando com o 5.1.

Trocando em miudos, o operacional de uma empresa pode estar e risco e o pessoal nem tem ideia disso, mas enfim..... bola pra frente.

Root é interessante também mas encheu o saco, dá muito trabalho as ferramentas. Atualmente estou procurando uma Lineage 14.1 para colocar no M8 pois a 15 não possibilita o fake GPS no PokeGo, fora isso é sensacional. A Lineage OS 15 roda MUITO bem, dando show em muito modelo novo.
 
Sim, tanto que troquei meu ZF3 por um MiA1 justamente por isso. Atualizações da Google >>>>> OEM
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo