Você tem um MSI Tomahawk e um R5 3600? Chega ae

Olá pessoal, tudo bem.

Seguinte, eu sou detentor de um dos primeiros Ryzen no Brasil, hehe, um 1700 comprado na pré-venda da Kabum.

Meu Kit é uma MSI B350 Tomahawk, o 1700 em stock e um par de memórias da G.Skill Trident Z 3200 8GB (Com aqueles dissipadores de alumínio escovado).

Minha experiência com o Kit tá sendo muito boa. No início foi um pouco conturbado, como vcs devem imaginar, plataforma completamente nova e aprendendo com a galera "trocando o pneu com o carro andando" praticamente, já que na época não existia precedente dessa plataforma.
As primeiras BIOS tinham um boot time gigante. Depois foi melhorando aos poucos.

Hoje a única limitação que eu tenho e que procurei contornar foi quanto às frequências das memórias. Não consegui deixá-las em 3200 de forma alguma. Provavelmente uma limitação do próprio controlador de memória do CPU. Porém, desde o começo, rodava elas a 2933 MHz apenas mudando a frequência e sem alterar timings, que já era acima dos 2667 oficiais, então já estava satisfeito.

Recentemente acabei tendo alguns problemas de travamento, congelamento e BSODs. Achei que era relacionado a conflito de hardware (porque tava com duas placas WiFI, uma interna antiga e outra externa USB que comprei pra substituir a anterior).
Mas ai deu um estalo aqui e reduzi as memórias para 2667 e os problemas pararam. O curioso que isso foi acontecer depois de anos. E como eu estou usando mais a máquina por estar em home office, talvez isso tenha criado de forma não intencional uma espécie de teste de longo prazo das memórias, que em algum momento apresentaram instabilidade.

Porém, pra quem saiu de um Phenom II X4 965, tá bom demais, haha.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E agora uma dúvida: a BIOS que estou usado é a 1.K0 (7A34v1K) e não tenho problemas com ela, bastante estável.

Queria saber de vcs o seguinte: vale a penas fazer o update para 7A34v1L, 7A34v1M ou 7A34v1OR(Beta version)?

Pergunto porque pretendo no futuro trocar minha GPU por uma mais recente RDNA2 ou Ampere pra segurar bem um 4K maroto a 60. E caso eu venha a ter alguma limitação relacionada a CPU, gostaria de deixar o PC já com a BIOS correta pra fazer o update de CPU ficar mais fácil.

Qual vcs estão usando? Qual tá valendo mais a pena?
 
Última edição:
Tenho a b450 Tomahawk a + de 1 ano , e a partir de ontem começou a dar aquele problema que geral reclamou no lançamento dos Ryzen 3000 do cold boot ( de o PC não ligar quando fica desligado muito tempo) , eu tava com a bios 1.0.0.4 patch b, agora fiz um downgrade pra V1A pra ver se resolve. Achei estranho depois desse tempo todo com a placa do nada começar acontecer isso, vai entender...
 
Alguém atualizou para a nova bios ? Updated AMD AGESA ComboAm4PI 1.0.0.6 ??

Melhorou? piorou ?
 
Alguém atualizou para a nova bios ? Updated AMD AGESA ComboAm4PI 1.0.0.6 ??

Melhorou? piorou ?
Postaram o que mudou nessa atualização? Ainda estou com a ultima versão estável lançada e pretendo ficar pois corrigiu todos os problemas que eu estava tendo.
 
Postaram o que mudou nessa atualização? Ainda estou com a ultima versão estável lançada e pretendo ficar pois corrigiu todos os problemas que eu estava tendo.

Ainda estou na 1.0.0.3 abba
 
Alguém atualizou para a nova bios ? Updated AMD AGESA ComboAm4PI 1.0.0.6 ??

Melhorou? piorou ?
Tive problemas de cold boot semana passada (placa funcionava perfeitamente há mais de 1 ano), fiz um downgrade para V1A, porém assim que lançou essa agesa 1.0.0.6 já resolvi arriscar de cara, até agora o cold boot não ocorreu mais, e está tudo normal em questão de over de ram aqui, notei que tem uma opção de memory fast boot na bios agora, bem provável que essa opção Skipa o memory training, e possa ajudar algumas pessoas em over / e talvez seja um possível "remédio" para esses cold boots nas placas da MSI assim espero.
 
Tive problemas de cold boot semana passada (placa funcionava perfeitamente há mais de 1 ano), fiz um downgrade para V1A, porém assim que lançou essa agesa 1.0.0.6 já resolvi arriscar de cara, até agora o cold boot não ocorreu mais, e está tudo normal em questão de over de ram aqui, notei que tem uma opção de memory fast boot na bios agora, bem provável que essa opção Skipa o memory training, e possa ajudar algumas pessoas em over / e talvez seja um possível "remédio" para esses cold boots nas placas da MSI assim espero.

Conseguiu mesmos timmings de antes da atualização ?
 
Uma coisa que reparei nas últimas bios da MSI é que se deixar o VDDG e o VDDP em AUTO, e usar FCLK manual, por algum motivo a bios joga 1.15v no VDDG e 1.1v no VDDP, eu nunca dei muita bola pra isso até ontem ler num tópico do overclock.net que o VDDP em 1.1v é um tanto perigoso, então resolvi pesquisar na net pra ver e achei isso

e realmente por algum motivo parece que em FCLK 1600mhz +, lá naquela na parte AMD overclocking as mobos msi setam 1.15v vddg e 1.1v cldo vddp de forma manual, (conferi aqui conforme esse tópico do reddit) fui lá setei lá em AUTO também, aí os valores ficaram no normal que é 0.95v e 0.9v respectivamente. Se alguem puder checar aí se a mobo também joga esses valores grandes de vddg e vddp deixando os mesmos em AUTO la na aba principal de over, eu ficaria agradecido.

EDIT: pensando por outro ponto , bem, acho que a MSI não daria um mole de botar as voltagens dessa forma se fosse prejudicial em 3 versões de BIOS seguidas, to torcendo aqui pra esse lance ae que li ser só "achismos" da galera, e meu CPU não ter degradado nada.
 
Última edição:
Uma coisa que reparei nas últimas bios da MSI é que se deixar o VDDG e o VDDP em AUTO, e usar FCLK manual, por algum motivo a bios joga 1.15v no VDDG e 1.1v no VDDP, eu nunca dei muita bola pra isso até ontem ler num tópico do overclock.net que o VDDP em 1.1v é um tanto perigoso, então resolvi pesquisar na net pra ver e achei isso

e realmente por algum motivo parece que em FCLK 1600mhz +, lá naquela na parte AMD overclocking as mobos msi setam 1.15v vddg e 1.1v cldo vddp de forma manual, (conferi aqui conforme esse tópico do reddit) fui lá setei lá em AUTO também, aí os valores ficaram no normal que é 0.95v e 0.9v respectivamente. Se alguem puder checar aí se a mobo também joga esses valores grandes de vddg e vddp deixando os mesmos em AUTO la na aba principal de over, eu ficaria agradecido.

EDIT: pensando por outro ponto , bem, acho que a MSI não daria um mole de botar as voltagens dessa forma se fosse prejudicial em 3 versões de BIOS seguidas, to torcendo aqui pra esse lance ae que li ser só "achismos" da galera, e meu CPU não ter degradado nada.


Em que parte da bios da placa mãe, estão esses valores?
Não uso o ryzen master.
 
Em que parte da bios da placa mãe, estão esses valores?
Não uso o ryzen master.
Eles aparecem na aba lá principal onde vc configura vsoc, dram voltage etc ( porém se você não mexeu neles devem estar em AUTO, não aparecendo os valores) , e também aparecem lá no AMD overclocking dentro de VDDP Control e VDDG Control , ( é nesses que por algum motivo a msi seta manual nesses valores que falei, mesmo lá na aba principal estando em AUTO). Para verificar o VDDP e o VDDG no windows acho que só com Ryzen master mesmo, no hwinfo não aparecem.

EDIT: Algo que testei aqui agora também , é que se lá na aba principal mesmo você mudar o valor de AUTO para qualquer valor, e depois voltar para AUTO ( antes mesmo de salvar e reiniciar) faz o PC iniciar com 0.95v no vddg e 0.9v no VDDP que na teoria são os valores corretos segundo os forums por aí a fora.

Basicamente resumindo:

1- se você setar o valor do FCLK manualmente e em mais nada, a BIOS da MSI joga 1.15 vddg e 1.1 vddp
2- Se você ir na aba AMD overclocking (lá na aba advanced), lá vai estar constando VDDP manual 1.1 e VDDG manual 1.15, se você alterar ambos para AUTO, eles ficam nos valores 0.9 e 0.95 respectivamente
3- Se na aba principal de over ( aba overclocking), você mover de AUTO o vddp e vddg para qualquer valor e depois voltar para AUTO, quando você salvar e reiniciar, o PC também irá bootar com 0.9 e 0.95v respectivamente

Vou tentar mandar um ticket para MSI depois perguntando sobre isso tudo.
 
Última edição:
Bom dia, meu pc de uns dias pra cá quando ligo pela manhã, ele não liga de primeira, tenho q ligar... ele não da vídeo e depois funciona normalmente....
Isso vem acontecendo uns 4 dias já...
Isso é o chamado cold boot ?
 
Bom dia, meu pc de uns dias pra cá quando ligo pela manhã, ele não liga de primeira, tenho q ligar... ele não da vídeo e depois funciona normalmente....
Isso vem acontecendo uns 4 dias já...
Isso é o chamado cold boot ?
sim, isso é o problema de cold boot.
 
Bom dia, meu pc de uns dias pra cá quando ligo pela manhã, ele não liga de primeira, tenho q ligar... ele não da vídeo e depois funciona normalmente....
Isso vem acontecendo uns 4 dias já...
Isso é o chamado cold boot ?
Tem varios AMD dando isso, inclusive comigo
Tem topico sobre isso, já até trocaram mobo e não deu efeito
 
Eu não mexi em nada, nem atualizei a bios... ta na 1.0.0.3abba, esse problema vem do nada?
Passível de RMA?
faz update pra 1.0.0.6 pra ver se resolve. no changelog da 1.0.0.5 que ta englobada na 1.0.0.6 diz resolver problema de compatibilidade com as microns edie, que no caso são nossas memórias.

 
Última edição:
faz update pra 1.0.0.6 pra ver se resolve. no changelog da 1.0.0.5 que ta englobada na 1.0.0.6 diz resolver problema de compatibilidade com as microns edie, que no caso são nossas memórias.



Ta em versão BETA, tem problema não ?
 
Ta em versão BETA, tem problema não ?
eu atualizei aqui quando ela saiu, e tá de boa. repara que o intervalo que foi lançado entre a 1.0.0.4 patch B e ela são mais de 5 meses ( ou seja tiveram muito tempo para fazer essa bios), fora também que a MSI anunciou a versão sem ser beta para as versões MAX, então acredito que a gente com as placas mães non MAX, devemos ficar na beta por um bom tempo. ( a versão definitiva para as non max, não consta no roadmap, da uma olhada nesse link ae)

 
eu atualizei aqui quando ela saiu, e tá de boa. repara que o intervalo que foi lançado entre a 1.0.0.4 patch B e ela são mais de 5 meses ( ou seja tiveram muito tempo para fazer essa bios), fora também que a MSI anunciou a versão sem ser beta para as versões MAX, então acredito que a gente com as placas mães non MAX, devemos ficar na beta por um bom tempo. ( a versão definitiva para as non max, não consta no roadmap, da uma olhada nesse link ae)


É, aqui ta rodando de boa( tirando a parte do cold boot que começou de uns dias para cá)... por sinal a versão que tou usando consertou até o problema que eu tinha com a G6 que ficava desligando a USB, por isso tou com receio de mexer ...
 
Desde o dia que poste aqui, não venho tendo mais problemas... Não mudei absolutamente nada. :mdr2:
 
Desde o dia que poste aqui, não venho tendo mais problemas... Não mudei absolutamente nada. :mdr2:
Geralmente é mais fácil acontecer o cold boot se o PC ficar fora da energia durante um tempo. Aqui desde que atualizei para a 1.0.0.6 nunca mais ocorreu também, mesmo deixando o PC fora da tomada durante umas horas.
 
Geralmente é mais fácil acontecer o cold boot se o PC ficar fora da energia durante um tempo. Aqui desde que atualizei para a 1.0.0.6 nunca mais ocorreu também, mesmo deixando o PC fora da tomada durante umas horas.

Aqui toda noite desligo tudo, fonte e filtro de linha....
 
Bom dia galera, aqui consegui até um over bom nas memórias. Não tive paciência de acertas os timmings em 3733. Porém não importa o que eu faça o CR sempre fica em 2.
Alguém sabe o que poderia ser?








Obs: Na foto dois no momento o tRFC está em 556. E o tWR em 12 ( no momento).


Na terceira foto esta la Command Rate 1T, o que estou fazendo de errado ?
 
Última edição:
Alguém com uma b450 tomahawk ou gaming plus, podia dar uma luz ai ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo