Você tem um MSI Tomahawk e um R5 3600? Chega ae

Mas se eu atualizar a bios e ela já ter a versão que estou baixando? Teria problema?
 
Valeu pela dica cara, to pensando em levar pra alguém que entenda mesmo e possa me ajudar. Melhor não arriscar. O led que acende é o do CPU. Essa parada do dual channel nos slots 2/4 e essa de esperar uns 10min na primeira vez ligado eu não sabia! Será que é isso o problema?

Conselho, leve para alguém que entenda. Se é o primeiro pc que está montando... e deu erro, algum amigo ou alguma autorizada.
Os ryzen são chatos mesmo, são aqueles primos cheio de frescuras para comer, não como isso.. não como aquilo... é desse jeito .
 
Estou meio receoso com o kit que montei ontem. Tá certo que o lugar onde eu moro não é o dos mais frescos e ontem estava um calor exagerado. Eu montei e liguei o pc, fiz a instalação limpa do windows.

Porém, fui observar a temperatura da CPU e sempre girava em torno de 52º a 68º. Isso em fazer nada, só com o pc ligado. Achei meio exagerado.

Detalhe importante: não instalei nenhum fan ainda no gabinete para fazer o airflow.:melior2::melior2::melior2:
 
Estou meio receoso com o kit que montei ontem. Tá certo que o lugar onde eu moro não é o dos mais frescos e ontem estava um calor exagerado. Eu montei e liguei o pc, fiz a instalação limpa do windows.

Porém, fui observar a temperatura da CPU e sempre girava em torno de 52º a 68º. Isso em fazer nada, só com o pc ligado. Achei meio exagerado.

Detalhe importante: não instalei nenhum fan ainda no gabinete para fazer o airflow.:melior2::melior2::melior2:

Coolerbox? Se for é dessa pra mais, sem falar que os processadores da terceira geração são bem esquentados.
 
e AI cara, chegou a mandar seu pc para terabyte? a minha placa mãe deve chegar amanha lá para os cara da terabyte vamos ver oque eles vão falar.. mas me falaram que não trocam por outra, apenas por uma nova do mesmo MODELO, e isso me deixou com medo, vai que pego uma com mesmo problema, vou pedir pros cara testarem bem essa placa mãe lá, vai que da problema né :(
voce chegou a mandar seu pc? mandou ticket pra eles? ou seu pc ta funcionando de boa?
Também me falaram que só poderia trocar por uma do mesmo modelo. Mas depois que atualizei a BIOS o PC está funcionando perfeitamente, tentei diversas vezes provocar o problema para poder ter certeza que estava ainda com problemas (retirando o cabo toda vez que for desligar o PC, ate já cheguei a abrir para limpeza) mas todas as vezes ele ligou de primeira. Vou continuar com a mobo :D
E o seu? O que virou?
 
Olá galera! acabei de montar sozinho meu PC. A placa mãe é a tomahawk b450 e a CPU é o ryzen 3700x . Quando fui ligar o PC, apareceu aquela luz vermelha de debug da CPU, ou seja, A CPU não está sendo reconhecida, e também não dá nenhum vídeo no monitor. Sou noob no negócio ainda e não sei o que fazer. Alguém pode me dar uma ajuda pelo amor de deus? :bua:

Então gente, sobre esse meu problema da luz vermelha da cpu na Tomahawk, anexado acima, eu vou seguir o conselho de vocês e vou levar meu pc para alguém que entenda do assunto.

Se alguma peça veio com defeito ou se a bios é bugada, tudo bem. Mas eu estou preocupado é se teve algum curto na placa por minha culpa e tenha danificado uma ou mais coisas. To pirando com isso.

> Existe a possibilidade de eu ter feito algum curto sem querer, mesmo as coisas aparentemente funcionando quando ligo o PC? (cooler, fan, rgb ligam; a luz e ventoinha da gpu ligam. Só a bendita da cpu que não é reconhecida e não dá vídeo).

> Ah Também tomei um choquinho ao encostar na parte de trás do gabinete. Será que é curto no gabinete? (o gabinete é bem compacto, mas a placa nem tá encostando no gabinete)

> E também vi uns vídeos no youtube de como verificar se placa deu curto com o uso do voltímetro. Parece um procedimento tranquilo de se fazer né? Assim eu poderia matar essa dúvida cruel.

Helppp
 
Alguém sabe como ativa o AUTO OC da AMD???

Já ativei o PBO, porém falta o AUTO OC. Alguém pode me ajudar?
 
Bom dia senhores, tenho esse mesmo combo e me veio umas dúvidas.

1 - Minha bios parece velha, ela nem portugues tem opção, me pareceu com poucas opções também! Ela ta na 1.C0 (24/09/2019), não sei se estou fazendo algo errado, não tem nem aquela opção de ver tudo mais fácil ao invés de como é na bios antiga! Me parece mto inferior a qualquer outra Bios. Eu aperto F7 e não fica na bios do EZ mod!

2 - Quando meu pc inicia sempre aparece aquele logo da msi eu acho, military alguma coisa no lugar do simbolo do windows, é isso mesmo? Arsenal gaming, conquer the battlefield

3 - Essa é bizzara e nem sei se vão me ajudar, TODO windows que instalo (original), passa 1 ou 2 dias e meu firewall fica desativado e não consigo fazer nada em serviço da microsoft, nem calculadora abre..já reinstalei N vezes e passa 1 dia e acontece isso..service.msc fica sem opção até pra ativar ele novamente.

Podem me ajudar? Obrigado
 
Última edição:
Bom dia senhores, tenho esse mesmo combo e me veio umas dúvidas.

1 - Minha bios parece velha, ela nem portugues tem opção, me pareceu com poucas opções também! Ela ta na 1.C0 (24/09/2019), não sei se estou fazendo algo errado, não tem nem aquela opção de ver tudo mais fácil ao invés de como é na bios antiga! Me parece mto inferior a qualquer outra Bios. Eu aperto F7 e não fica na bios do EZ mod!

2 - Quando meu pc inicia sempre aparece aquele logo da asus eu acho, military alguma coisa no lugar do simbolo do windows, é isso mesmo? Arsenal gaming, conquer the battlefield

3 - Essa é bizzara e nem sei se vão me ajudar, TODO windows que instalo (original), passa 1 ou 2 dias e meu firewall fica desativado e não consigo fazer nada em serviço da microsoft, nem calculadora abre..já reinstalei N vezes e passa 1 dia e acontece isso..service.msc fica sem opção até pra ativar ele novamente.

Podem me ajudar? Obrigado

Pra começar...

2 - Tua placa né da MSI ? como aparece o logo da ASUS ?
 
Bom dia senhores, tenho esse mesmo combo e me veio umas dúvidas.

1 - Minha bios parece velha, ela nem portugues tem opção, me pareceu com poucas opções também! Ela ta na 1.C0 (24/09/2019), não sei se estou fazendo algo errado, não tem nem aquela opção de ver tudo mais fácil ao invés de como é na bios antiga! Me parece mto inferior a qualquer outra Bios. Eu aperto F7 e não fica na bios do EZ mod!

2 - Quando meu pc inicia sempre aparece aquele logo da asus eu acho, military alguma coisa no lugar do simbolo do windows, é isso mesmo? Arsenal gaming, conquer the battlefield

3 - Essa é bizzara e nem sei se vão me ajudar, TODO windows que instalo (original), passa 1 ou 2 dias e meu firewall fica desativado e não consigo fazer nada em serviço da microsoft, nem calculadora abre..já reinstalei N vezes e passa 1 dia e acontece isso..service.msc fica sem opção até pra ativar ele novamente.

Podem me ajudar? Obrigado

Questionamento bem confusos, cara tu tem uma MSI ou uma Asus? Setup da BIOS da MSI é bem "cru" em relação as outras BIOS, mas, se tu esta alterando algo ao menos inglês técnico tu precisa ter, até porque nem todas as bios tem a opção português, alias, isso é bem recente.
 
tenho uma asrock a320-dgs e quero uma mobo pra over em 4.2ghz 4.3ghz, essa b350 tomahawk aguenta e tem um vrm bom? e sobe as memorias e-die melhor que a a320?
 
Também me falaram que só poderia trocar por uma do mesmo modelo. Mas depois que atualizei a BIOS o PC está funcionando perfeitamente, tentei diversas vezes provocar o problema para poder ter certeza que estava ainda com problemas (retirando o cabo toda vez que for desligar o PC, ate já cheguei a abrir para limpeza) mas todas as vezes ele ligou de primeira. Vou continuar com a mobo :D
E o seu? O que virou?
está na garantia, estou aguardando o retorno deles. o trem demorado, a minha é a placa mae com defeito mesmo :( espero que mandem outra pelo menos sem defeito kkk eu mandei o processador pra que eles possam testar na outra placa mae nova e tirar qualquer problema e tals.. hehe
 
está na garantia, estou aguardando o retorno deles. o trem demorado, a minha é a placa mae com defeito mesmo :( espero que mandem outra pelo menos sem defeito kkk eu mandei o processador pra que eles possam testar na outra placa mae nova e tirar qualquer problema e tals.. hehe
Você tinha carregado as config padrões da BIOS antes de atualizar? Tinha gente reclamando que continuava com o problema se só "instalar por cima". Ou o pessoal da Terabyte confirmaram mesmo que estava com problemas a mobo? De qualquer forma, espero que dê tudo certo aí, vai atualizando o tópico conforme houver novidades hehehe
 
Você tinha carregado as config padrões da BIOS antes de atualizar? Tinha gente reclamando que continuava com o problema se só "instalar por cima". Ou o pessoal da Terabyte confirmaram mesmo que estava com problemas a mobo? De qualquer forma, espero que dê tudo certo aí, vai atualizando o tópico conforme houver novidades hehehe
Eu levei em duas lojas especializadas, peguei opiniões de dois técnicos diferentes e ambos me disseram que eram a placa mãe com problema mesmo, testamos fonte, placa de vídeo, memoria.. hd.. tudo oque possa imaginar kkk.. ai so me restou mandar para lá.. mas cara é tão demorado, eu queria era ser rico para mandar os cara enfiar a placa naquele lugar e comprar outra. porque aff, já faz tempo que abri o processo, chegou lá para eles dia 15-1-2019 eles me mandaram mensagem ontem dia 18-1-2019 dizendo: seu produto chegou, agora vai passar por parte de vistoria visual e bla bla bla.. temos até 30 dias perante a lei do CDC e bla bla.. mas vamos tentar fazer em ate 15 dias.. aff.. é froid.. eu queria de verdade era comprar outra, mas a grana ta curta haha.. mas enfim esperar né meu processador está lá, estou sem pc =/.. estou usando um emprestado rsrs.. fazer oque faz parte..
pode deixar que vou informando aqui :)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu levei em duas lojas especializadas, peguei opiniões de dois técnicos diferentes e ambos me disseram que eram a placa mãe com problema mesmo, testamos fonte, placa de vídeo, memoria.. hd.. tudo oque possa imaginar kkk.. ai so me restou mandar para lá.. mas cara é tão demorado, eu queria era ser rico para mandar os cara enfiar a placa naquele lugar e comprar outra. porque aff, já faz tempo que abri o processo, chegou lá para eles dia 15-1-2019 eles me mandaram mensagem ontem dia 18-1-2019 dizendo: seu produto chegou, agora vai passar por parte de vistoria visual e bla bla bla.. temos até 30 dias perante a lei do CDC e bla bla.. mas vamos tentar fazer em ate 15 dias.. aff.. é froid.. eu queria de verdade era comprar outra, mas a grana ta curta haha.. mas enfim esperar né meu processador está lá, estou sem pc =/.. estou usando um emprestado rsrs.. fazer oque faz parte..
pode deixar que vou informando aqui :)
Uma coisa eu digo.. Não tenho mais vontade de comprar na TERABYTE NUNCA MAIS... demora a responder.. uma ETERNIDADE, um amigo teve problema igual com uma outra placa na pichau, já esta com o problema resolvido, e olha que comprou dps de mim :( complicado... fazer oque.. esperar né.. rs
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu levei em duas lojas especializadas, peguei opiniões de dois técnicos diferentes e ambos me disseram que eram a placa mãe com problema mesmo, testamos fonte, placa de vídeo, memoria.. hd.. tudo oque possa imaginar kkk.. ai so me restou mandar para lá.. mas cara é tão demorado, eu queria era ser rico para mandar os cara enfiar a placa naquele lugar e comprar outra. porque aff, já faz tempo que abri o processo, chegou lá para eles dia 15-1-2019 eles me mandaram mensagem ontem dia 18-1-2019 dizendo: seu produto chegou, agora vai passar por parte de vistoria visual e bla bla bla.. temos até 30 dias perante a lei do CDC e bla bla.. mas vamos tentar fazer em ate 15 dias.. aff.. é froid.. eu queria de verdade era comprar outra, mas a grana ta curta haha.. mas enfim esperar né meu processador está lá, estou sem pc =/.. estou usando um emprestado rsrs.. fazer oque faz parte..
pode deixar que vou informando aqui :)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Uma coisa eu digo.. Não tenho mais vontade de comprar na TERABYTE NUNCA MAIS... demora a responder.. uma ETERNIDADE, um amigo teve problema igual com uma outra placa na pichau, já esta com o problema resolvido, e olha que comprou dps de mim :( complicado... fazer oque.. esperar né.. rs
Ahh.. e sobre a BIOS, deixei na ultima versão.. não tentei fazer downgrade não... deixei na versão mais recente na época que era que tinha sido lançado em novembro de 2019 :)
 
Ontem meu Ryzen 5 3600X chegou. Até então eu estava usando um Ryzen 7 2700 com a MSI B450 Gaming Plus, com a versão mais atual da BIOS (de novembro). Quando instalei o 3600X, não deu boot de primeira. Tive que reiniciar algumas vezes. E depois de um tempo não ligou mais. Voltei uma versão pelo botão BIOS Flashback com um pendrive. Deu boot mas, logo em seguida, tela azul na inicialização do Windows. Fui testando versões anteriores das BIOS até chegar na 7B86v18 (de junho de 2019). Com essa versão o boot ficou estável. Não tive mais problemas. Inclusive deixei o PC desligado de ontem pra hoje com o botão da fonte desligado também, e consegui dar boot normalmente agora. O problema é que a compatibilidade com a memória não está a mesma de antes, quando eu usava o R7 2700. Antes eu conseguia colocar as memórias a 3.400MHz sem alterar os timings, com tensão em 1.39V. Agora não vai de jeito nenhum. Tive que deixar na frequência original dela (3.200MHz) pra funcionar normal. A latência fica em 79 ns. Antes ficava 68 ns (com a última BIOS e o R7 2700).

[EDIT]
Troquei as memórias (ADATA XPG chip Hynix) pela G.Skill FlareX 2.933MHz (chip Samsung B-die) e atualizei a BIOS novamente pra última versão. Tá rodando liso, com overclock a 3.600. Até o momento não tenho do que reclamar.
 
Última edição:
Olá galera! acabei de montar sozinho meu PC. A placa mãe é a tomahawk b450 e a CPU é o ryzen 3700x . Quando fui ligar o PC, apareceu aquela luz vermelha de debug da CPU, ou seja, A CPU não está sendo reconhecida, e também não dá nenhum vídeo no monitor. Sou noob no negócio ainda e não sei o que fazer. Alguém pode me dar uma ajuda pelo amor de deus? :bua:

Olá novamente fórum. Passo aqui de novo para dizer que meu PC está funcionando agora. E sabem qual era o problema? Os caras da Terabosta não mandaram minha Tomahawk atualizada conforme fora prometido. Tive que pagar um técnico para descobrir o problema e acabei perdendo mais tempo, dinheiro e paciência.
 
Olá novamente fórum. Passo aqui de novo para dizer que meu PC está funcionando agora. E sabem qual era o problema? Os caras da Terabosta não mandaram minha Tomahawk atualizada conforme fora prometido. Tive que pagar um técnico para descobrir o problema e acabei perdendo mais tempo, dinheiro e paciência.
Foda... Comigo aconteceu a mesma coisa quando comprei nessa mesma loja uma Biostar Racing X370GT7. No anúncio dizia que já vinha atualizada pra Ryzen 2000. Quando tentei dar boot com um Ryzen 7 2700, não foi. Tive que pagar uma assistência pra atualizar a BIOS, pois eu não tinha um Ryzen de 1ª geração pra fazer isso. Gastei R$120,00 na época.

Se vc tivesse conhecimento do recurso BIOS Flashback da Tomahawk, vc poderia ter atualizado a BIOS sem precisar de processador.
 
Última edição:
O pior é que eu sabia da Bios Flashback, mas confiei tanto nos caras da Terabyte que me garantiram que a placa já vinha atualizada, que acabei achando que o problema era realmente outro.
 
Olá galera. Fui um dos primeiros a comprar a B450 Tomahawk ano passado na Pichau por 665 reais na época. Atualizei a BIOS para a última versão que dá suporte a 2a geração dos ryzen. Vi esse tópico meses atrás mas pensei: nunca vou ter dinheiro para um 3600. Olha que consegui, trabalhando né, 3000 bozos para um 3600 e uma vga RTX (NVenc) para stream. Só que me lembrei de vcs e voltei aqui. Tantas páginas e a minha ansiedade foi nas alturas. Tenho um 2600X na minha outra máquina, posso utilizar essa CPU sem problema pois já estava nessa mobo. Posso só pegar a última versão da BIOS no site da MSI e meter ficha pelo pendrive? Está tendo algum problema extra com essas mobos e a geração 3000 dos ryzen?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ajudem os pobres!!!!
 
Olá galera. Fui um dos primeiros a comprar a B450 Tomahawk ano passado na Pichau por 665 reais na época. Atualizei a BIOS para a última versão que dá suporte a 2a geração dos ryzen. Vi esse tópico meses atrás mas pensei: nunca vou ter dinheiro para um 3600. Olha que consegui, trabalhando né, 3000 bozos para um 3600 e uma vga RTX (NVenc) para stream. Só que me lembrei de vcs e voltei aqui. Tantas páginas e a minha ansiedade foi nas alturas. Tenho um 2600X na minha outra máquina, posso utilizar essa CPU sem problema pois já estava nessa mobo. Posso só pegar a última versão da BIOS no site da MSI e meter ficha pelo pendrive? Está tendo algum problema extra com essas mobos e a geração 3000 dos ryzen?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ajudem os pobres!!!!
Só atualizar a BIOS que vai funcionar normal.
Instale o driver do Chipset também. Usa o Ryzen Balanced no Plano de Energia do Windows.
Vídeo: como usar Bios Flashback em placas MSI - vc pode atualizar com o M-FLASH também, se quiser.
Link pra BIOS - Versão 7C02v1D
Link pro CHIPSET
 
eu tive dificuldades com umas atualizações, a 1.19 ficou a mais estável pra mim....teria alguma que está 100% estável ou quase isso ?, qual vcs estão usando ?
Estou com a última lançada e acabaram todos os problemas. 1.19 seria a 7C02v19?
Versão
7C02v1D
Data de Lançamento
2019-11-11
Link
 
Estou com a última lançada e acabaram todos os problemas. 1.19 seria a 7C02v19?
Versão
7C02v1D
Data de Lançamento
2019-11-11
Link
isso...escrevi errado...é a V19, a ultima estabilizou ??? vou atualizar fim de semana...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo