Você tem um MSI Tomahawk e um R5 3600? Chega ae

simplemesmente nao compre, se comprou e puder devolva.

Comprei na promoção da Pichau a Tomahawk + 3600x e estou sofrendo aqui, mesmo com essa BIOS nova. Ela melhorou alguma coisa mas, direto, tento ligar a maquina e fica com LED de erro na CPU aceso, depois de umas 2 tentativas ela liga. As vezes no restart ele tambem nao sobe, ai tem que desligar e ligar. Isso com essa bios, com as anteriores, muitas vezes, somente subia apos a atualização da BIOS pelo processo de atualização.

E aqui voce pode confirmar que não é algo isolado, a propria MSI recomenda a devolução da tomahawk para troca pela tomahawk MAX:
https://forum-en.msi.com/index.php?topic=321288.200
Hoje em dia já resolveu? To pensando em pegar uma.
 
Agradeço pelo feedback. Mesmo sua MSI A320M PRO-VH PLUS no site da fabricante diz que ela suporta até 3200mhz, então pelo visto o que comanda realmente é a mobo, fiz uma escolha ruim então pegando a TUF. achei que a memoria que decidisse até onde ela conseguiria ir...
Vou procurar uma mobo que tenha suporte até 3600 ou 3800 então. Agradeço.
Atualizando o feedback sobre memórias, acabei de subir pra 3466MHz com ajuste de tensão para 1.39V, sem alterar os timings originais (16-18-18-36-1T). No benchmark de memória do AIDA64 a latência caiu de 75.1 ns para 71.4 ns. Já tô rodando o teste de stress há 20 minutos sem problemas. Vou fazer testes em jogos pra ver se não dá tela azul. Quando sentir que tá realmente tudo estável, tento subir mais um pouco a frequência.
 
Atualizando o feedback sobre memórias, acabei de subir pra 3466MHz com ajuste de tensão para 1.39V, sem alterar os timings originais (16-18-18-36-1T). No benchmark de memória do AIDA64 a latência caiu de 75.1 ns para 71.4 ns. Já tô rodando o teste de stress há 20 minutos sem problemas. Vou fazer testes em jogos pra ver se não dá tela azul. Quando sentir que tá realmente tudo estável, tento subir mais um pouco a frequência.

vc monitora também a temperatura das memórias? tenho a curiosidade de saber quanto ficaria nesses 1.4v.
 
vc monitora também a temperatura das memórias? tenho a curiosidade de saber quanto ficaria nesses 1.4v.
Parece que essa memória não tem sensor de temperatura. No HWMonitor e HWInfo64 não mostra.
 
[Pode parecer off-topic, mas tô postando essas informações de overclock por se tratar da MSI B450 Gaming Plus, que tem o mesmo VRM e outras características da Tomahawk.]
Acabei de configurar um Ryzen 5 1600X a 4.1GHz com 1.40V. Setei o CPU Load Line Calibration em Mode 1 (que é o mais agressivo) pra reduzir o Vdroop quando o CPU estiver em full load.
Quando chegar o 5 3600X vou refazer esses testes de OC.
 
Última edição:
Nada das peças compradas dia 11.11 na ali até o momento, inclusive a tomahawk max, último status Partiu país de origem.

Fogooo, alem da mobo, tem ssd, kit coolers, ryzen 3600, memorias 2x8 3600mhz.....sera que monto esse pc esse ano?
 
Nada das peças compradas dia 11.11 na ali até o momento, inclusive a tomahawk max, último status Partiu país de origem.

Fogooo, alem da mobo, tem ssd, kit coolers, ryzen 3600, memorias 2x8 3600mhz.....sera que monto esse pc esse ano?
Eu comprei a Tomahawk no início de outubro e o último status foi esse também. Amanhã completa 60 dias do envio. Vou abrir uma disputa.
 
Pra não confundir voces, o 1.4v que o amigo colocou nao vai influenciar diretamente na temperatura das memorias. O que influencia diretamente nas memorais é o Soc Voltage. que foi o que disse que setei em 1v, por isso perguntei quanto ele colocou.
 
Acho que vou ir de x470 msi gaming plus. nao estou afim de importar e esperar a chegada da max no mercado br vai ser uma longa espera.
 
Utilize o site https://outervision.com/power-supply-calculator e preencha com as informações da máquina que vc quer montar. Depois, é só clicar em "CALCULATE" que é informado a potência da fonte necessária.
então...ele ta dando em load 492w fonte recomendada 543 W....a minha fonte é 550w bronze da corsair....será que vai ?? e se não aguentar ? queima a fonte só ou queima geral ???
ta dando alto pq ta overclockado o processador...se deixar stock a fonte recomendada cai pra 490

edit é que minha fonte é mor nice modular, num quero trocar pra uma cheio de cabo ou pagar caro numa modular de 750w....será que da pra testar ver se fica estável com 550w ou vai zoar o pc ???
 
Última edição:
então...ele ta dando em load 492w fonte recomendada 543 W....a minha fonte é 550w bronze da corsair....será que vai ?? e se não aguentar ? queima a fonte só ou queima geral ???
ta dando alto pq ta overclockado o processador...se deixar stock a fonte recomendada cai pra 490

edit é que minha fonte é mor nice modular, num quero trocar pra uma cheio de cabo ou pagar caro numa modular de 750w....será que da pra testar ver se fica estável com 550w ou vai zoar o pc ???
Sua fonte é suficiente. Tenho uma Corsair CX550, selo bronze também. Se precisar, ela tem uma folga acima dos 550W. Pra ter dado 492W em load nessa calculadora, com certeza sua fonte dá conta.
 
Acho que vou ir de x470 msi gaming plus. nao estou afim de importar e esperar a chegada da max no mercado br vai ser uma longa espera.
Já tem anúncio no MercadoLivre por R$969,00 da Tomahawk MAX.
 
Loja ou pessoa física revendendo? Quase mil reais nessa placa já é um abuso, apesar de ser excelente, eu não pagaria esse valor.
Ele fala que o produto é novo e com nota fiscal. Deve ser loja. Eu também não pagaria esse valor. Preferiria arriscar comprar direto do AliExpress mesmo e aguardar. Ou então pegar uma alternativa aqui no Brasil mesmo, como eu fiz com a MSI B450 Gaming Plus por 638,00. Com a diferença de valor vc pode complementar e pegar um Ryzen 5 3600. Eu peguei o 3600X no boleto por 880,00 com o desconto de 15 dólares da Black Friday.
 
@VrilDox e sempre assim, quando compramos algo a pressa toma conta kkkkkkk.


Por se tratar de uma placa cara, seria bom voce decidir uma delas e vender a outra... Eu só peço se não for muito, que vc tente fazer um Overclock nas suas memorias e me dizer se ela consegue subir até o limite especificado pela sua placa mãe sem problemas (ligar o XMP, bater o clock especificado, e dar boot, funcionar sem BSOD). Estou coletando informação pra decidir se pego uma placa mãe mais top ou se pego uma modesta. Estou entre a Tomahawk, a Strix X470 e essa TUF... So quero subir a 3200mhz com Timings apertados, ou a 3600mhz que é o clock nativo das minhas memorias, porque a minha mobo atual não sobe nem a 3200mhz sem ferrar tudo...


Mano desculpa a demora estava no trabalho das 18 as 06, agora estou em casa, fiz alguns testes pra ti e pra mim também... Kkkk inicialmente só fui setando as freqüências sem mexer em timings, só subindo e deixando o sistema definir auto pra "forçar" o boot, lembrando que é a fury "antiga" e não esse modelo novo, que tem variante RGB, a minha é o dissipador que a hyperx usava desde a ddr3, quando estava configurando no sábado já setei em 2666, pq minha placa antiga não fazia, era meu fetiche, por padrão é 2400 cl15, 15, 15, 15, 35. Hoje já cheguei pus em 2766, ligou normal, boot, sistema, senti confiança e já pus 3200, tudo OK de novo fui ver os timings já estavam em 24, mas deixei o ajuste pro final e foi bem preguiçoso por sinal, subi pra 3600 ele ficou tentando arrancar, e o cooler parecia carro velho... Kkk fazia um barulhão, os leds de checagem da placa mãe, ajudam muito, pelo menos para o espírito, não precisa esperar dar video, pra saber se pegou, são 4 de baixo pra cima checa nessa ordem Ram, Cpu, gpu, e hd.


. De acordo com o site da Asus, as freqüências suportadas para os ryzen 3000 nessa x570 são: 4400(O.C)/3466(O.C.)/3400(O.C.)/3200(O.C.)/3000(O.C.)/2933(O.C.)/2800(O.C.)/2666/2400/2133


apesar de aparecer no menu da bios 3600 e tantas outras até 6000, não pegou mesmo, fui a 3400 e ligou normal de novo, os times até baixaram pra 22, tentei 3466 ele parou de dar boot, só tentava arrancar, parava na checagem de cpu e reiniciava, e parecia que ia fazer isso pra sempre, fiz o procedimento de segurar o power pra desligar, ligando de novo fazia o mesmo, tirei da tomada e pus de novo, foi pro menu de erro que avisa que voltou pro clock padrão e F1 pra acessar a bios, ainda assim tentei o 4400, e deu a mesma coisa, voltei pra 3400, e tentei baixar os timings pros originais, deixando só a freqüência maior, ele parou de dar boot, e dessa vez nem saia da checagem de ram, parecia travado, independente de desligar ou tirar dá tomada, dava no mesmo, então dei clear cmos pelo jumper proprio pra isso, que a placa tem, quando ligou deu tela azul, exibiu uma mensagem de reparando sistema e reiniciou, mais uma vez com as memórias no padrão 2400 então por final deixei em 3200 16-17-17-17-35, tentei usar isso em 3400 mas deu tela azul de novo, acho que da pra usar, mas os timings ficam mais altos, deve dar pra melhorar mas estou com preguiça desculpa mano... Kkkk
Mals a demora também, entre montar e configurar o PC, trabalhar, fazer auto escola, ficar com a familia, e dar atenção pra namorada, ta difícil... Kkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Passei por algo parecido rsrs... Comprei uma Tomahawk B450 no AliExpress no começo de outubro. O vendedor enviou no dia 11/10 e até hoje o status não foi atualizado. Aí na semana passada comprei uma MSI B450 Gaming Plus na Pichau por 638,00. Já tô com meu PC montado e feliz aqui. Estou querendo abrir uma disputa pra ser reembolsado pela Tomahawk do Ali, mas no detalhe do pedido tem uma informação falando pra abrir disputa se o produto não chegar até 06/01/2020. Ou seja, o prazo pra aguardar a chegada é de 90 dias. É isso mesmo ou com 60 dias já tenho direito de pedir reembolso?

Com relação à overclock de memória na MSI B450 Gaming Plus, tenho 2x 8GB 3200MHz da XPG ADATA e conegui subir pra 3333 sem mexer na tensão nem nos timings (16-18-18-36). Já deixei no teste de stress do AIDA64 por mais de 6 horas, tudo bem estável. Já tinha conseguido esse mesmo overclock nas memórias em uma MSI A320M PRO-VH PLUS que eu tinha antes dessa B450 Gaming Plus. Eu não troco MSI por outra marca. Tenho outro PC aqui com uma Biostar X370GT7 que mal consegue rodar 2x G.Skill 2.933MHz nos timings originais (14-14-14-34-48). Tenho que folgar para 16-16-16 para não dar problema no Windows.

Obs.: tô usando um Ryzen 5 1600X.
Acho que pode pedir por desistência, mas vai ter que esperar seu produtos voltar pra ter o reembolso, se não for taxado, acho que vc só pode recusar quando chegar na sua casa, acho que compensa mais receber e tentar vender. Foi no ebanx? Vc perde uma parte do valor no reembolso, paguei 1489 num mi 9t pro, o china demorou já tava em 11 dias e nada de enviar, pedi reembolso, demorou um pouco, só devolveram depois de quase 10 dias uteis, e só devolveram 1452.
 
Última edição:
Acho que pode pedir por desistência, mas vai ter que esperar seu produtos voltar pra ter o reembolso, se não for taxado, acho que vc só pode recusar quando chegar na sua casa, acho que compensa mais receber e tentar vender. Foi no ebanx? Vc perde uma parte do valor no reembolso, paguei 1489 num mi 9t pro, o china demorou já tava em 11 dias e nada de enviar, pedi reembolso, demorou um pouco, só devolveram depois de quase 10 dias uteis, e só devolveram 1452.
Acho que todo pagamento feito no Ali é processado pelo EBANX, tanto cartão como boleto. Esse eu fiz por cartão de crédito porque na época o vendedor não havia disponibilizado pagar por boleto. O valor reembolsado depende da cotação do dólar. Já peguei reembolso antes, e realmente perdi uma parte do valor. Mas acredito que não seja normal com 60 dias de enviado o produto não ter chegado ao Brasil ainda. Por isso queria cancelar logo. Pra mim já foi extraviado. Nos detalhes do pedido informa que o produto deve chegar em 35 dias (ainda que fossem dias úteis, já ultrapassou esse limite).
 
Pergunta off ( Como vcs fazem pra deixar a configuração do pc abaixo??) eu tentei de toda forma e não consegui ;/
 
Pergunta off ( Como vcs fazem pra deixar a configuração do pc abaixo??) eu tentei de toda forma e não consegui ;/
Clica lá em cima no menu onde aparece seu nome e, depois, em assinatura.
 
Acho que vou ir de x470 msi gaming plus. nao estou afim de importar e esperar a chegada da max no mercado br vai ser uma longa espera.
Não sei pode falar disso aqui mas procura pelo moacir(redirecionador) no face, ele pega as coisas em foz e cobra pra te mandar, se não me engano essa Tomahawk vai sair uns 700 pila.
 
@VrilDox Caramba mano, muito util seu feedback!! Agradeço por ter tomado seu tempo pra responder! Referente ao que subiu, realmente está confirmado mesmo, o primeiro "bootleneck" de RAM OC é a mobo, quebrando esse limitador, o próximo vem a CPU em questão, e logo depois a qualidade das RAMs. Voce não esta´conseguindo subir mais que 3400 porque o Ryzen 5 3600 na AMD avisa que o limite dele é 3200mhz. Claro que se combinar a trindade com componentes de qualidade, ela deve ultrapassar o limite e agir fora da área especificada pela AMD, mas de forma rápida assim, é seguro dizer que as mobos e CPU aguentam realmente até o limite especificado pela fabricante mesmo, acima disso é sorte.
Caso queira tentar fuçar mais nas configurações das RAM, tente colocar o command rate em 2T, ProcODT em 54 ou 60ohms, VDD Voltage ou algo similar a isso em 905. Teste uma config por vez, caso de post, passe um benchmark de RAM, veja que pontuação voce consegue em 3400 e quanto voce conseguiria deixando em 3200 que é mais estavel.
Eu rodei diversos benchmark pra tentar tirar minha neura de que PRECISAVA colocar em 3200mhz, e acabou que o que me deu melhores resultados foi 2933mhz com timings bem mais justos, e foi numa margem bem considerável.

Mas agradeço novamente amigo!!
 
@VrilDox Caramba mano, muito util seu feedback!! Agradeço por ter tomado seu tempo pra responder! Referente ao que subiu, realmente está confirmado mesmo, o primeiro "bootleneck" de RAM OC é a mobo, quebrando esse limitador, o próximo vem a CPU em questão, e logo depois a qualidade das RAMs. Voce não esta´conseguindo subir mais que 3400 porque o Ryzen 5 3600 na AMD avisa que o limite dele é 3200mhz. Claro que se combinar a trindade com componentes de qualidade, ela deve ultrapassar o limite e agir fora da área especificada pela AMD, mas de forma rápida assim, é seguro dizer que as mobos e CPU aguentam realmente até o limite especificado pela fabricante mesmo, acima disso é sorte.
Caso queira tentar fuçar mais nas configurações das RAM, tente colocar o command rate em 2T, ProcODT em 54 ou 60ohms, VDD Voltage ou algo similar a isso em 905. Teste uma config por vez, caso de post, passe um benchmark de RAM, veja que pontuação voce consegue em 3400 e quanto voce conseguiria deixando em 3200 que é mais estavel.
Eu rodei diversos benchmark pra tentar tirar minha neura de que PRECISAVA colocar em 3200mhz, e acabou que o que me deu melhores resultados foi 2933mhz com timings bem mais justos, e foi numa margem bem considerável.

Mas agradeço novamente amigo!!
Vlw pelas informações depois vou dar uma brincada, estou mexendo na GPU.
 
@VrilDox Esta fazendo Over na GPU??? Eu tentei fazer algumas vezes mas ou nao percebi ganho de performance, ou o game ficou bugado kkkk Nier por exemplo ficou com o fundo todo preto depois de uns minutos jogando kkk
 
Pessoal, é possível fazer RMA no Brasil de placas mãe da MSI compradas no exterior?
Teve um usuário do fórum que entrou em contato com a TRINA (assistência que presta serviço de garantia da MSI no Brasil) e eles informaram que se tiver o invoice (aquela declaração do produto e preço que vem na caixa da encomenda), funciona como nota fiscal internacional. Aí quando vc for registrar o produto no site da MSI, vc tira foto desse invoice que vem na caixa da encomenda e anexa no registro do produto. Acho que seria bom pedir para o vendedor do AliExpress declarar a descrição exata do produto nesse invoice, porque geralmente eles só colocam "motherboard" e um valor qualquer.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo