Opa, não tinha visto esse tópico. Inscrito! Meu Quest 3 chegou semana passada, primeiro VR. Tô apaixonado.
Já gastei 900 reais em acessórios. Cabo link do mercado livre já chegou e funcionou em 2 Gbps e segurando carga, era o mais barato, uns 90 conto. Camisinha de silicone pra interface facial chegou também e odiei, super desconfortável, pior que o tecido original, mas tô achando uma necessidade usar temporariamente pra não encharcar o tecido original com suor. Encomendei no AliExpress e tô esperando chegar um strap com bateria da Kiwi, grips pra controle da AMVR, case frontal transparente (já premiei o headset com um tropeção no cabo link que fez ele se espatifar no chão com as câmeras pra baixo, pensa num cara que ficou com o coração parado de pavor, encomendei a case cinco minutos depois). E uma reposição de interface facial genérica com opções de PU e lycra. E lentes de grau pra minha receita com armação magnética. Comprei foi a feira inteira kkk.
Tô ansioso pra chegar a strap e a interface facial pq o meu maior problema no momento é conforto. A strap stock é tosca e deixa o headset muito apertado na minha cara. Isso combinado com o silicone é meio sufocante, faz meu rosto doer e faz meu rosto suar. Eu tô puto é pq eu vi que a interface que eu comprei tinha uma opção com ice silk por 30 reais a mais e eu não sabia e comprei a mais barata. Depois que eu fui ver que todo mundo prefere a ice silk. Será que lycra engana?
Galera tô querendo comprar um Quest 2 pra jogar PCVR. Tenho um Ryzen 5 5600x, RTX 2060 OC, 16Gb de Ram. Acham que o PC vai conseguir empurrar? Na br.octoshop tá por R$1.798. Postaram esse site aqui no fórum. Alguém já comprou lá, sabem se é confiável?
Meu setup é quase o seu, Ryzen 5600 com 2070. PCVR com sua GPU é jogável, mas só é satisfatório se vc estiver disposto a fazer muitos sacrifícios gráficos.
Simuladores de corrida, iRacing, AMS2, Assetto Corsa rodaram relativamente bem na minha 2070, em 90 fps, com boa resolução (o que é crucial pra percepção de qualidade gráfica), mas tendo que botar quase tudo no low e fazendo alguns hacks de otimização de desempenho, tive que catucar muito. O problema de desempenho em VR é que o framerate tem que ser muito cravado, pq quedas são nauseantes e, no caso de simuladores, te fazem bater o carro. O Quest pode ser setado em 72 ou 80Hz também, mas em jogo de corrida eu achei os 90Hz importantes, nas settings mais baixas eu senti mais motion sickness e cansaço na vista.
Flight Simulator também rodou, mas foi triste. Tive que botar em 72Hz deixando o driver usar ASW, que é tipo um v-sync double buffered, corta o framerate pela metade. Então rodou em 36 fps, mas o maior problema é a resolução, tive que usar um DLSS bem agressivo e infelizmente, ao contrário de em monitor, DLSS em VR é horroroso, fica muito borrado. Então é voável, mas a combinação framerate + gráfico é bem feia. Mas usei o preset gráfico padrão, pq o pop-in no low me ofende, é muito batata.
Half-Life Alyx rodou suave, 90Hz em qualidade média, sem esforço.
Mas enfim, eu já tava com plano de fazer upgrade pra uma 4070-Super, mas tava sem pressa pq a 2070 tava guerreira antes do VR, rodando tudo de boinha em 1440p com DLSS, tava encarando um up agora como um luxo, quase um desperdício. Depois do VR, a pressa pro upgrade apareceu, virou uma necessidade.
Se vc quiser espremer desempenho, pesquise sobre o Oculus Debug Tool, já vem instalado com o driver. Consegui muito desempenho nele diminuindo o FOV pra 90% na vertical e 90% na horizontal. Isso faz os gráficos no Quest 3 deixarem de ser renderizados só na área da tela que não é visível (pelo menos na minha distância pupilar), não cortou nada da imagem em si, desempenho 100% grátis, a única foda é que tem que abrir a tool e setar isso toda vez que for usar, essa setting não salva. Instale também o OpenXR Toolkit, ele tem várias ferramentas extras pra aumentar desempenho, como upscalers e tal, mas a que mais gostei nele foi o fixed foveated rendering. Isso faz o jogo ser renderizado em resolução mais baixa só nas bordas, sem sacrificar o centro da imagem. Por padrão eu evito usar, pra manter a imagem o mais nítida possível, mas quando eu preciso de um fix rápido pra conseguir desempenho instantaneamente, é isso o que eu uso, a configuração é feita com o jogo aberto, muito prático. No Quest 2, que já tem as bordas naturalmente mais desfocadas, faz mais sentido ainda usar isso.
Esse vídeo aqui que me ensinou sobre o toolkit, ensina a instalar também, ez game:
Falando em OpenXR, use sempre essa API (é a única em que o toolkit funciona) ou pelo menos a API Oculus, que pra mim performa tão bem quanto. SteamVR/OpenVR nem a pau, é péssima, puro stutter, péssimo desempenho. Dá pra setar OpenXR como padrão até na própria Steam. Se não me engano, até já vem setada como padrão, de tão melhor que é.
Resumindo, pra rodar VR sem ser na força bruta com um PC pica, vc tem que ser o hackerman.