VRAM da placa de vídeo faz diferença no fps?

Matheus257

Active Member
Registrado
por exemplo no jogo forza horizon 4 colocando no ultra q consome mais de 3 gb de vram eu testei com uma RX 550 2 gb Afox com o clock de 1183 mhz e 1500 mhz de clock de memoria
e no video com uma rx 550 da sapphire pulse 4 gb com 1206 mhz e 1500 mhz fez uns 10 fps a mais e com uma rx 550 da gigabyte 2 gb 1206 mhz e 1750 mhz deu uns 3 fps a mais. seria por causa do clock ou da vram?
 
Nesse caso sim, pq atualmente o mínimo recomendável está sendo ter uma placa de 4GB. Placas de 2GB estão sofrendo muito e fazem swap direto com a RAM do sistema. Quantidades maiores, tipo 6GB vs 8GB não faz tanta diferença no Full HD por enquanto.
 
A ideia de comparar maquinas diferentes é bem complicada, por isso as performances vistas em vídeo devem servir pra tirar uma média e não uma base. Acaba sendo complicado comparar maquinas por conta de diversos fatores que vão além da GPU, sendo eles os outros componentes e até mesmo o sistema que o computador está operando.

Mas enfim, voltando a pergunta, é bem possível que os 10 fps de diferença sejam não apenas um ou outro mas uma junção de ambos. A GPU nada mais é do que um processador dedicado para o processamento gráfico da maquina, daí o nome GPU, Graphics Processor Unit. Então é possível especular que enquanto um jogo com mais polígonos acabe dando mais trabalho para o processador da GPU, texturas mais pesadas como no caso de Full HD e 4k em qualidades superiores vão acabar consumindo mais VRAM para serem carregadas. Por isso eu acho que acaba sendo uma junção de ambas as partes que tenha causado a diferença de fps.
Mas como eu disse, comparar performance de maquinas diferentes é uma coisa bem complicada.
 
Se ela for suficiente não, se ela for insuficiente, sim.

Se o jogo tiver pouca VRAM ele vai buscar em RAM/Disco (HD/SSD), elas são mais lentas (mesmo os NVME PCi 4.0 7000 Mb/s) que a VRAM da placa de vídeo, então se ela demora pra buscar uma textura ou processar algo, isso vai dar stuttering ou alguma lentidão.

Se a memória é suficiente, o jogo busca direto da VRAM, sem ter que passar por esse caminho mais lento.
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A ideia de comparar maquinas diferentes é bem complicada, por isso as performances vistas em vídeo devem servir pra tirar uma média e não uma base. Acaba sendo complicado comparar maquinas por conta de diversos fatores que vão além da GPU, sendo eles os outros componentes e até mesmo o sistema que o computador está operando.

Mas enfim, voltando a pergunta, é bem possível que os 10 fps de diferença sejam não apenas um ou outro mas uma junção de ambos. A GPU nada mais é do que um processador dedicado para o processamento gráfico da maquina, daí o nome GPU, Graphics Processor Unit. Então é possível especular que enquanto um jogo com mais polígonos acabe dando mais trabalho para o processador da GPU, texturas mais pesadas como no caso de Full HD e 4k em qualidades superiores vão acabar consumindo mais VRAM para serem carregadas. Por isso eu acho que acaba sendo uma junção de ambas as partes que tenha causado a diferença de fps.
Mas como eu disse, comparar performance de maquinas diferentes é uma coisa bem complicada.
 
Última edição:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


máquinas utilizadas:
Pentium G5400 3.7 ghz
RX 550 4 GB SAPPHIRE pulse 1206 mhz
H310
8 gb ddr4 2400 mhz
400w
jogo: forza horizon 4 ultra 900p
média: 37 fps

FX 8300 3.3 ghz
8 gb ddr3 1333 mhz
m5a78l m lx br
rx 550 afox 2 gb 1183 mhz
hoopson 650w
jogo: forza horizon 4 ultra 900p
média: 24 fps
sabe o motivo da lentidão?
Essa placa é para rodar no máximo no médio , ultra é para placas como a rx 570 para cima.
Sua placa roda entre o Low e médio, em jogos mais novos vai ser necessário colocar até em 720p
 
Essa placa é para rodar no máximo no médio , ultra é para placas como a rx 570 para cima.
Sua placa roda entre o Low e médio, em jogos mais novos vai ser necessário colocar até em 720p
Textura depende só do tamanho da VRAM. Tem nenhuma relação íntima com chip gráfico, já que hoje todas elas tem larguda de banda bem abrangente. Então ele pode colocar textura no Médio ou Alto e até Ultra, dependendo do jogo. O resto realmente no Low ou Médio, dependendo da resolução.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

por exemplo no jogo forza horizon 4 colocando no ultra q consome mais de 3 gb de vram eu testei com uma RX 550 2 gb Afox com o clock de 1183 mhz e 1500 mhz de clock de memoria
e no video com uma rx 550 da sapphire pulse 4 gb com 1206 mhz e 1500 mhz fez uns 10 fps a mais e com uma rx 550 da gigabyte 2 gb 1206 mhz e 1750 mhz deu uns 3 fps a mais. seria por causa do clock ou da vram?
Sim, no caso de placas 2GB x 4GB, é comum que as placas 4GB com mesma largura de banda de memória, sejam mais rápidas, Uma vez que 4GB é pouco. Essa história de que placa é fraca e não "enche os 4GB" é coisa de quem não faz a menor ideia do que tá falando e não tem a menor ideia de como funciona e nem para que serve a VRAM. Não que seja o caso específico citado, mas potencialmente placas de 4GB, respeitadas as noções que mencionei, resulte em mais frames que as de 2GB. Mas no seu caso aí as máquinas são diferentes e isso pode ser uma influência definitiva, não tamanho de memória.

Enfim, só ver 1060 3GB contra 6GB. Chega a ser até 25% mais lenta. Se tem informação pra ser alocada (textura em alta resolução, sombras em alta resolução, SSAO e outras coisas que ocupam muito espaço), não interessa a capacidade do chip gráfico, mais memória pode eventualmente resultar em mais frames.
 
Esquece pouca VRam hoje em dia se vc quiser ser gamer. Se um dia quiser jogar em 4K então, pode preparar pelo menos 6gb de VRam. Quando eu tinha uma GTX 1070 8gb a memória já era beeeem ocupada no GTA V que já é um jogo que pode ser considerado mais ou menos antigo. Imagina o que está por vir pela frente.

Eu tô aqui agora caçando uma plaquinha só pra dar um grau no meu vídeo onboard pra sustentar minhas jogadinhas casuais de jogos não muito pesados, pensando se vale a pena pegar uma GTX 1060 mini 3gb por ter pouca memória e eu ter a possibilidade de usar na minha TV 4K. Apesar de ter força de sobra pra rodar os jogos, minha única preocupação é a memória de vídeo. Mas como tenho jogado pouco, acho que vai ser tranquilo (se até o vídeo onboard anda sustentando :haha:). Mas pra alguém que se intitule um gamer (eu já deixei de ser) tem que dar um jeito de no mínimo do mínimo ter uma placa mediana com ao menos 4gb de vram pra full HD.
 
Esquece pouca VRam hoje em dia se vc quiser ser gamer. Se um dia quiser jogar em 4K então, pode preparar pelo menos 6gb de VRam. Quando eu tinha uma GTX 1070 8gb a memória já era beeeem ocupada no GTA V que já é um jogo que pode ser considerado mais ou menos antigo. Imagina o que está por vir pela frente.

Eu tô aqui agora caçando uma plaquinha só pra dar um grau no meu vídeo onboard pra sustentar minhas jogadinhas casuais de jogos não muito pesados, pensando se vale a pena pegar uma GTX 1060 mini 3gb por ter pouca memória e eu ter a possibilidade de usar na minha TV 4K. Apesar de ter força de sobra pra rodar os jogos, minha única preocupação é a memória de vídeo. Mas como tenho jogado pouco, acho que vai ser tranquilo (se até o vídeo onboard anda sustentando :haha:). Mas pra alguém que se intitule um gamer (eu já deixei de ser) tem que dar um jeito de no mínimo do mínimo ter uma placa mediana com ao menos 4gb de vram pra full HD.

Não sei se vale a pena o risco, mas já cogitou uma RX 570 do Ali?

Que tristeza ler isso, Danelon.

Vai voltar a ser gamer quando lançar o GTA VI? hehe
Sumiu cara, abração procê!
 
Não sei se vale a pena o risco, mas já cogitou uma RX 570 do Ali?

Que tristeza ler isso, Danelon.

Vai voltar a ser gamer quando lançar o GTA VI? hehe
Sumiu cara, abração procê!

É uma placa mais parrudinha e meio carinha. Confesso que tenho medo.
Eu tô ate de olho numa aqui no Brasil mesmo: https://www.pichau.com.br/hardware/...oB0vH6CmniFH3g0guyF0UCbUqFjzhgexoCg14QAvD_BwE

Por ela ser slim vai ficar melhor no meu gabinete que agora é micro ATX.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo