• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[DÚVIDA] Watercooler custom e pressão

Bom, vamos lá, depois de ler as ideias de vocês, eu fiz o primeiro teste (já havia dito no tópico), tava tudo ótimo, tinha deixado a tampa entreaberta, e nada de pressão enquanto estava com o sistema rodando... Desliguei o computador, fui dormir... Acordei hoje... Subiu toda a água para o reservatório, e vazou tudo pela tampa, aí lembro que alguém falou pra nivelar o sistema... Como já estava puto, foi oque fiz, troquei a fonte de lugar, e coloquei o radiador em baixo, deixei o reservatório onde estava, pra ele ser o ponto mais alto de água... Terminei agora a pouco, por hora, tudo certo, deixei selado, pra ver se vai criar pressão, se criar, vou deixar a tampa entreaberta de novo... Já que agora é meio impossível que a água suba '-'

Sobre a bomba... É uma SC600... De 600l/h em até 3m (se não me engano), das de baixo custo, é uma das mais recomendadas.

Sobre restrições... O sistema é todo novo, e como tô literalmente refazendo ele todo dia, todo dia eu limpo ele, porque a m3rd4 do corante ainda existe, então tá livre de restrições.

Não sei mais oque fazer... Se isso não der certo... Acho que eu choro

Amanhã eu trago mais informações de como esta o sistema, e por hora, obrigado a todos pela ajuda.

tL4pjfy.jpg

 
Adendo:

Como o novo sistema parecia que ia ficar tudo perfeito, depois de 5 horas rodando, não havia pressão, fiquei feliz demais, deixei mais algumas horas, e tudo perfeito, desliguei e fui dormir... E agora, ao acordar... Tudo ferrado de novo...

De alguma forma a água subiu tudo para o reservatório, e vazou novamente pela tampa superior... Não faz sentido, olhando por cima, não vi bolhas ENORMES nas mangueiras, o que me resta é que essa pressão se cria no radiador...

Agora eu não faço mais ideia de nada... A única opção que resta é trocar o loop e seguir o modelo que o slay3r e outro membro me passaram... Mas será que só por conta do loop pode dar tanto estrago assim?

E porque, e como, será que a água subiu para o reservatório?

No aguardo galera, porque não sei mais o que fazer.
 
Outro adendo:

Agora a tarde, arrumei tudo, sequei os vazamentos, deixei ligado cerca de meia hora, para remover as bolhas... Desliguei, e depois de 3 horas desligado... A água do reservatório tinha subido cerca de 1,5cm, ou seja... Meu problema não quando a máquina está ligada... E sim quando está desligada...

Acabei de comprar mangueiras e vou trocar o loop (eu acho... Esperando respostas ainda), não sei mais oque fazer para resolver.
 
Eu acho que se ligar a bomba primeiro no block pode ajudar, aparentemente tá juntando ar no radiador, que acaba empurrando a água quando você desliga o PC. o mais complicado é que você não tem uma forma mais direta de tirar o ar, e deixando ele embaixo no gabinete vai ficar mais difícil ainda de tirar o ar.

Mas uma pergunta, por onde está vazando a água no reservatório? Se ele tiver com problema de vedação, ele pode estar causando o efeito contrário, injetando ar no sistema, ao invés de ajudar a retirar. Dessa forma, ele acaba sendo o caminho natural da água.
@magnus1313
 
Boa tarde!

Então, eu troquei tudo, e como você sugeriu, eu coloquei a bomba direto no bloco:

nEabytV.jpg


E mesmo assim, e como todas as vezes, tudo tranquilo, nada anormal, mas novamente pela manhã, o reservatório tava até o talo, cheio, mas sem vazamentos (selei até os dentes as tampas do mesmo)...

Aparentemente resolveu, mas a eficiência energética não ta das melhores, pois o radiador esquenta praticamente todo gabinete, será que se eu colocar como tava antes, com o radiador pra cima, fica melhor?
 
Boa tarde!

Então, eu troquei tudo, e como você sugeriu, eu coloquei a bomba direto no bloco:

nEabytV.jpg


E mesmo assim, e como todas as vezes, tudo tranquilo, nada anormal, mas novamente pela manhã, o reservatório tava até o talo, cheio, mas sem vazamentos (selei até os dentes as tampas do mesmo)...

Aparentemente resolveu, mas a eficiência energética não ta das melhores, pois o radiador esquenta praticamente todo gabinete, será que se eu colocar como tava antes, com o radiador pra cima, fica melhor?
Creio que sim, aliás, é até melhor que ele fique na parte da cima, pois além de não esquentar o gabinete, vai dificultar que fique ar.
Lembro que você tinha um T se não me engano, pode tentar adaptar numa das entradas do radiador, e usar isso para auxiliar tirar o ar.
Confirma também, se não tem mais nenhuma falta de vedação no reservatório, vê se a bomba não está esquentando além do normal, pois se estiver pode significar que está trabalhando acima do normal.
 
Depois que você está completando o fluido, você vira o pc para todos os lados para tiras as bolhas de ar? Eu nunca tive esse problema, olha ai meu primeiro loop, tinha essa bomba igual a sua, isso em 2013, não me lembro do fluido voltar, na verdade sempre abaixava na primeira semana.

O que fica legal você também fazer é colocar a bomba fixa com o reservatório, lembro ter pago, 3 ou 4 dólares nessa conexão, dos dois lados é de rosca G1/4.

5KMsAFV.jpg
 
Creio que sim, aliás, é até melhor que ele fique na parte da cima, pois além de não esquentar o gabinete, vai dificultar que fique ar.
Lembro que você tinha um T se não me engano, pode tentar adaptar numa das entradas do radiador, e usar isso para auxiliar tirar o ar.
Confirma também, se não tem mais nenhuma falta de vedação no reservatório, vê se a bomba não está esquentando além do normal, pois se estiver pode significar que está trabalhando acima do normal.

Vou trocar então a posição, ele em baixo ta me "incomodando", o T era uma adaptação. vou ver se coloco ele quanto fizer a troca de lados.

Todos os testes realizados, tudo seladinho, e como disse, por hora, tudo está indo normal... As temperaturas estão ok também... 38 em low, e 75 em full (antes das mudanças estava 65/68), mas tudo bem, deve ser devido ao radiador em baixo.


Depois que você está completando o fluido, você vira o pc para todos os lados para tiras as bolhas de ar? Eu nunca tive esse problema, olha ai meu primeiro loop, tinha essa bomba igual a sua, isso em 2013, não me lembro do fluido voltar, na verdade sempre abaixava na primeira semana.

O que fica legal você também fazer é colocar a bomba fixa com o reservatório, lembro ter pago, 3 ou 4 dólares nessa conexão, dos dois lados é de rosca G1/4.

Sim, tiro todas as bolhas... Mas como já disse, o problema não são as bolhas, e sim a pressão, como você disse, não devia voltar o fluido, é bem engraçado, mesmo o reservatório sendo o ponto mais alto do sistema, a água sobe misteriosamente, fiquei todo bugado, mas ok, vida que segue, e no fim, depois da água subir, ela vazava porque eu deixava a tampa meio "frouxa", apertado, mas frouxo... Ai agora eu arrochei, sai mais nada agora... Quero ver se sobe até amanha de manhã depois que eu desligar o pc.

Vou ver se pego essa conexão 2x rosca G1/4, eu não peguei na época nem lembro o porque... Mas é assim que começa, ir se experimentando kkkkkk acho que essa é a graça de mexer com isso.

Vlw a todos pelas ajudas... Vou inverter o radiador e rezar para dar tudo certo de novo, ai trarei novas noticias.
 
Depois que a água sobe, e você liga de novo, ela volta a descer?
 
Sim, volta a descer normal
Deve estar criando uma bolsa de ar em algum lugar, completa o reservatório quando o nivel estiver baixo com o tempo ela vai sair.
Lembra de fechar bem o reservatório.
 
Eu não vou nem citar todo mundo, mas digo que vocês são feras nisso, aprendi muito esses dias com vocês e como peguei certo grande amor por watercooling (mesmo com todos os problemas kkkk) , acredito que vou aprender muito mais. Agradeço desde já a atenção e tempo de todos que estão me ajudando.

Bom, agora vamos continuar com o problema.

1° A se arrependimento matasse... Nunca mais eu uso fluido colorido na vida, desmontei tudo ontem, e fui limpar... Quem disse que sai? Água quente, cotonete, de tudo pra limpar, no final, "ficou limpo".

2° Montei tudo de novo, com mangueiras novas (3/8 por 1,5m da plasbohn), e tentando encurtar o máximo o tamanho delas, o reservatório, gosto dele ali... E a bomba é uma SC600... Então não deve ser grande dificuldade pra ela empurrar tudo, enchi tudo, e ok.
Em questão de pouco tempo, a água começou a ficar rosada (sim, por causa da m3rd4 do fluido automotivo). E depois de 3 horas rodando em teste com a bomba no máximo... A água baixou uma boa quantidade (está nas imagens), e ao era devido as bolhas, e sim devido a pressão.

3° Desliguei a máquina, e hoje quando acordei, já estava em seu nível normal a água do reservatório


Aí volto a questão, essa pressão de uso, é normal? Kkkkkk
Pelo que entendi do que vocês falaram, é sim, mas como sou novato na área, tenho meus receios né, e é sempre bom aprender com quem tem mais experiência que a gente.


Sistema atual
71YAP4D.jpg


Cerca de 10 minutos após ter ligado
tPkwFHT.jpg


Cerca de 3 horas rodando em teste
5LZit1S.jpg


Hoje pela manhã, 10h desligado
mNgVdOj.jpg
 
Adendo:

Fui olhar agora, depois do almoço, e havia um vazamento, na tampa inferior, para "parar" o vazamento, abri a tampa superior e praticamente explodiu pra cima, toda a água do sistema veio para o reservatório, tampei antes de vazar por cima, e liguei a máquina para circular, assim voltou ao normal... Tirei a tampa superior, e deixei assim... Como podem vem nas imagens acima... A água parece água gaseificada... Fica tudo cheio de bolhinhas, não fica circulando nas mangueiras, mas fica preso nas peças, esse vazamento deve ter ocorrido devido a forte pressão.

Será que pode ser devido a falta de algicida ou biocida?
(conversei com minha namorada, e de acordo com ela, tudo que cria gás, é devido ao crescimento microbiológico)
Estou enfrentrado o mesmo problema: vazamento no reservatório após sistema desligado com acúmulo de fluido no reservatório. Gostaria de saber se pressão no sistema é normal até que ponto. Alguns detalhes que precisam ser ditos: 1) estou usando tampão no reservatório de plástico (um q vem pra proteger a parte interna do radioator) junto com porca de borracha q vem a mais nos Fitting ; 2) meu sistema é reservatório/bomba/cpu/Gpu/radiador/reservatório. Mas a água do reservatório não cai na bomba por gravidade, só se eu tombar o gabinete, pois ambos encontram-se no mesmo nível (vide foto); 3) uso fluido de radiador para carro; 4) meu gabinete é mini itx, e pode ser capaz que alguma mangueira esteja um pouco “estrangulada”. Pergunto, meu problema seria esses fittings de plástico? Seria o fato da bomba não estar embaixo do reservatório? Seria as duas coisas?

Foto
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo