• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Windows Sonic vs. Dolby Atmos vs. DTS, vocês usam?

forsakkenSoul

Nothing Else Matters
Colaborador
Bom Dia,

vocês usam algum software de som espacial?

pelo o que eu vi hoje temos o Windows Sonic, Dolby Atmos e o DTS.

Windows Sonic: é a versão :free: da MS, porem é o que possui menor qualidade.

Dolby Atmos: é pago assim como o DTS, porem é mais barato e possui mais compatibilidade com jogos e filmes.

DTS: é o mais caro, porem possui uma maior qualidade em comparação com os demais, por ser mais novo ele possui menor compatibilidade com jogos e filmes.

vocês utilizam algum?

estou usando o Windows Sonic aqui, pelo o que eu li mesmo o jogo, filme, série e música se não tiverem suporte oficial eles irão funcionar, porem não terão uma qualidade satisfatória.
 
Até que enfim um tópico a respeito.

Desde 2018 sempre usei algum tipo de melhoria/virtualização de audio.

Mas desde o ano passado descobri que o Dolby Atmos que é vendido na loja, permitia +24bits, antes apenas 16 e isso não me fazia usa-lo.


Fica a dica, aumentem a taxa de bits, por padrão assim que você ativar o Dolby Atmos, vai para 16bits...


No windows 11, da para usar 96000Hz, diferente do 48000Hz. Além de não precisar ficar ativando toda vez que algum jogo ou programa é fechado(quando eu fechava o cs o windows mudava para windows sonic)
Captura-de-tela-2021-07-04-132321.png
 
Até que enfim um tópico a respeito.

Desde 2018 sempre usei algum tipo de melhoria/virtualização de audio.

Mas desde o ano passado descobri que o Dolby Atmos que é vendido na loja, permitia +24bits, antes apenas 16 e isso não me fazia usa-lo.


Fica a dica, aumentem a taxa de bits, por padrão assim que você ativar o Dolby Atmos, vai para 16bits...


No windows 11, da para usar 96000Hz, diferente do 48000Hz. Além de não precisar ficar ativando toda vez que algum jogo ou programa é fechado(quando eu fechava o cs o windows mudava para windows sonic)
Captura-de-tela-2021-07-04-132321.png

lendo alguns artigos eu entendi o seguinte:

compensa? sim, porem os filmes, séries, músicas e jogos que você for experimentar tem que ter o suporte a tecnologia para que você possa experimentar a qualidade no máximo, caso contrário você terá o som espacial porem a qualidade do áudio será inferior. você concorda com isso?

o meu headset por exemplo, é um G533, no G HUB eu tenho a opção de ativar o 5.1/7.1, porem a qualidade do som eu achei que ficou pior, claro que 5.1/7.1 é diferente do som espacial (pelo o que eu entendi), porem acho que da para ter uma ideia de como seria se fosse com o som espacial.
 
lendo alguns artigos eu entendi o seguinte:

compensa? sim, porem os filmes, séries, músicas e jogos que você for experimentar tem que ter o suporte a tecnologia para que você possa experimentar a qualidade no máximo, caso contrário você terá o som espacial porem a qualidade do áudio será inferior. você concorda com isso?

Onde mais se ver diferença é quando o conteúdo tem Atmos, porém há uma melhora geral no áudio, ele fica mais refinado, mais claro por assim dizer.

Aqui também eu já configurei o potplayer para ele passar o áudio bruto sem nenhuma interferência.

Eu hoje não usaria o computador(jogar, filme e musica) sem o DA.


o meu headset por exemplo, é um G533, no G HUB eu tenho a opção de ativar o 5.1/7.1, porem a qualidade do som eu achei que ficou pior, claro que 5.1/7.1 é diferente do som espacial (pelo o que eu entendi), porem acho que da para ter uma ideia de como seria se fosse com o som espacial.

Recomendaria tu remover qualquer driver de áudio, e usar o driver padrão que vem no windows para não correr o risco de nenhuma APO interferir na outra.

O dolby atmos tem 7 dias grátis para teste, faz isso.



Antes de ativar o Atmos, vai nesse site, https://thedigitaltheater.com/dolby-trailers/

E baixa o "Amaze (Lossless-ATMOS)".


No começo dele tem uma parte que um pássaro faz uma volta ao seu redor, fecha o olho e ver se tu identifica a localização dele só pelo som.
 
Recomendaria tu remover qualquer driver de áudio, e usar o driver padrão que vem no windows para não correr o risco de nenhuma APO interferir na outra.

já fiz isso pela manhã, o driver padrão da Logitech é um lixo.

O dolby atmos tem 7 dias grátis para teste, faz isso.

poisé, estou testando aqui.

nota-se a diferença sim, achei que ficou melhor mesmo, acho que vou acabar comprando, testar mais pra ver.

tem alguma coisa que de para configurar para melhorar a experiência?

em jogos o performance mode é melhor?

aquelas opções de "Detailed", "balanced" e afins são tipo equalizadores pré-configurados?

"Detailed" para que foca mais em voz enquanto o "Warm" é mais em graves.
 
Uso o Dolby Atmos em dinâmico para filmes/shows acústicos/ao vivo, melhora muito, junto do Sound Blaster Connect (crystalizer etc) + equalização de acordo com seu fone e gosto, outra excelente opção que não pode deixar de fora é o Nahimic, algumas placas mãe da Asus oferecem ele com interface personalizada pela Asus, que seria o Sonic Studio 3, também já vi o Nahimic puro em placas mãe da MSI.
 
aqui é DTS
dá pra escolher o modo de som de acordo com o conteúdo
ele é mais focado em clareza/qualidade

ja o dolby é mais pra impressionar deixando os graves/surround mais artificiais/destacados

mas pelo que pude testar tudo depende do fone
fones mais baratos/gamer parecem ficar melhor com dolby, fones mais neutros/não-gamer achei que dts ficou melhor
mas tudo depende, as vezes qualquer um dos dois faz o audio parecer um lixo
 
Uso o Dolby Atmos em dinâmico para filmes/shows acústicos/ao vivo, melhora muito

dinâmico? onde habilita isso?

e para jogos e músicas, usa o que?

aqui é DTS
dá pra escolher o modo de som de acordo com o conteúdo

Atmos também tem isso:

9nZS9OR.jpg

eu gostei dos equalizadores pré-configurados, como sou leigo no assunto é mais fácil, trance, eletrônica e musicas com mais graves eu deixo no "Warm", restante deixo no "Detailed".

ele é mais focado em clareza/qualidade

sim, qualidade dele é para ser melhor:

When compared to its number one competitor (Dolby), DTS is able to compress audio metadata to a 4:1 ratio while Dolby compresses it at a 10 to 12:1 ratio.


mas pelo que pude testar tudo depende do fone
fones mais baratos/gamer parecem ficar melhor com dolby, fones mais neutros/não-gamer achei que dts ficou melhor

por isso que é bom testar mesmo.

DTS também da para testar grátis por alguns dias, vou dar uma olhada nele depois.
 
lendo alguns artigos eu entendi o seguinte:

compensa? sim, porem os filmes, séries, músicas e jogos que você for experimentar tem que ter o suporte a tecnologia para que você possa experimentar a qualidade no máximo, caso contrário você terá o som espacial porem a qualidade do áudio será inferior. você concorda com isso?

o meu headset por exemplo, é um G533, no G HUB eu tenho a opção de ativar o 5.1/7.1, porem a qualidade do som eu achei que ficou pior, claro que 5.1/7.1 é diferente do som espacial (pelo o que eu entendi), porem acho que da para ter uma ideia de como seria se fosse com o som espacial.

No geral não compensa, o efeito surround do DTS e Dolby Atmos para headphone é bem fraco ou quase imperceptível para mim, dos dois eu prefiro o Dolby unicamente por ter equalizador dedicado, desse modo o boost no volume e bass do meu G933 é muito satisfatório em comparação ao driver da logitech, para poder utilizar é necessário alterar o driver do headset para um padrão do windows, com o driver logitech os efeitos via windows não funcionarão.

Utilizando via saída de áudio realtek eu acho os dois ruins, uso somente o Sound Blaster Connect 720, que vem no pacote de driver modded.
 
dolby atmos pago onde ??????

uma coisa que a galera nao entende.....

dolby atmos so mostra seu sua real capacidade acima de 5.1.2 ou 5.1.4
se for pra usar 5.1 vai ser igual a qualquer 5.1 da vida...

essa coisa de "simular" 5.1 ou 7.1 em fones e ruim de mais...
eu mesmo tenho um fone que 5.1 real 4 autofalantes de cada lado ja nao fica bom.

meu receiver decodifica dolby atmos e dtsx, mais nunca peguei nada com dts-xx...
 
Última edição:
Windows Sonic for Headphones, Dolby Atmos for Headphones, DTS X for Headphones - todos utilizam tecnologia de spatial audio da Microsoft - chamada de WSAAPI (não confundir com WASAPI) ou tb apelidada de "SASAPI" para alguns (Epic, Unreal Engine devs).
Tudo depende do conteúdo: se o game tiver suporte a SASAPI, pode ser, que ele ofereça alguns benefícios de áudio posicional 3D (se isso for utilizado de forma posicional 3d, realmente - não apenas surround.


A MS foi melhorando o SASAPI na forma como sistema de spatial sound é reconhecido por games/aplicativos, conforme foi atualizando o Windows 10. Pode pegar uma versão antiga de Win10 e tentar jogar PUBG ou GTA5/RDR2. Esses games nem reconhecem a possibilidade de surround.

Como eu uso atualmente?
Uso o Hesuvi (+Viper4Windows) e obtenho melhores resultados em HRTF/efeito surround (plano, não 3d).

Tenho as versões pagas de Dolby Atmos for Headphones e DTS X for Headphones e nenhum deles valem a pena (no meu caso, para meus ouvidos) - O HRTF oferecidos por eles para surround (plano) é mediocre no meu caso - principalmente na distinção entre frente e trás. Com Hesuvi, consigo essa distinção de forma muito clara.

A tecnologia SASAPI ainda é mal utilizada, mal documentada, mal ofertada, mal adotada, limitada e fechada - possivelmente por interesses entre MS, Dolby e DTS.
Creio que e há mais potencial na adoção de engines de aúdio que suportem a audio 3d nativo - sendo um dos melhores o Steam Audio (CSGO, Scape From Tarkov...) que fica muito próximo do que foi o Aureal 3D antes da Creative foder com a indústria.




No windows 11, da para usar 96000Hz, diferente do 48000Hz. Além de não precisar ficar ativando toda vez que algum jogo ou programa é fechado(quando eu fechava o cs o windows mudava para windows sonic)
Captura-de-tela-2021-07-04-132321.png
Sem querer ser desrespeitoso, mas não há benefício utilizar samplerate em 96000hz.
Além do padrão de indústria ser 44.1-48khz, seus ouvidos nunca distinguirão a diferença desses samplerates maiores - é só entender o limite humano.
Mas enfim.....esse suporte existe para sustentar a exigência atual de placebo em aúdio e satisfazer "audiófilos" que têm essa crendice de poder ouvir com mais qualidade.
 
Eu acredito que o atmos seja melhor, pois ele tem um catalogo maior de filmes e jogos que sao compativeis e voce so sentira o efeito se o mesmo jogo e filme for compatível com o som espacial escolhido.
Se desconsiderasse essa condicao eu diria que a nova versao do DTS para headphones o DTS:X V2.0 e a melhor do momento,ela nao esta disponivel para compra na microsoft store,essa nova versao so esta disponivel na compra de alguns headphones.
 
Windows Sonic for Headphones, Dolby Atmos for Headphones, DTS X for Headphones - todos utilizam tecnologia de spatial audio da Microsoft - chamada de WSAAPI (não confundir com WASAPI) ou tb apelidada de "SASAPI" para alguns (Epic, Unreal Engine devs).
Tudo depende do conteúdo: se o game tiver suporte a SASAPI, pode ser, que ele ofereça alguns benefícios de áudio posicional 3D (se isso for utilizado de forma posicional 3d, realmente - não apenas surround.


A MS foi melhorando o SASAPI na forma como sistema de spatial sound é reconhecido por games/aplicativos, conforme foi atualizando o Windows 10. Pode pegar uma versão antiga de Win10 e tentar jogar PUBG ou GTA5/RDR2. Esses games nem reconhecem a possibilidade de surround.

Como eu uso atualmente?
Uso o Hesuvi (+Viper4Windows) e obtenho melhores resultados em HRTF/efeito surround (plano, não 3d).

Tenho as versões pagas de Dolby Atmos for Headphones e DTS X for Headphones e nenhum deles valem a pena (no meu caso, para meus ouvidos) - O HRTF oferecidos por eles para surround (plano) é mediocre no meu caso - principalmente na distinção entre frente e trás. Com Hesuvi, consigo essa distinção de forma muito clara.

A tecnologia SASAPI ainda é mal utilizada, mal documentada, mal ofertada, mal adotada, limitada e fechada - possivelmente por interesses entre MS, Dolby e DTS.
Creio que e há mais potencial na adoção de engines de aúdio que suportem a audio 3d nativo - sendo um dos melhores o Steam Audio (CSGO, Scape From Tarkov...) que fica muito próximo do que foi o Aureal 3D antes da Creative foder com a indústria.





Sem querer ser desrespeitoso, mas não há benefício utilizar samplerate em 96000hz.
Além do padrão de indústria ser 44.1-48khz, seus ouvidos nunca distinguirão a diferença desses samplerates maiores - é só entender o limite humano.
Mas enfim.....esse suporte existe para sustentar a exigência atual de placebo em aúdio e satisfazer "audiófilos" que têm essa crendice de poder ouvir com mais qualidade.
Vou procurar esse hesuvi, gostei
Confesso que tenho um pouco de dificuldade de identificar a direção do som na diagonal pra frente e para trás, independente do fone de ouvido
 
Vou procurar esse hesuvi, gostei
Confesso que tenho um pouco de dificuldade de identificar a direção do som na diagonal pra frente e para trás, independente do fone de ouvido

Acho isso pura balela, identificar isso depende da imagem, comigo é a mesma coisa. E olha que já possui fones excelentes, como as duas versões mais recentes do K240.
 
Acho isso pura balela, identificar isso depende da imagem, comigo é a mesma coisa. E olha que já possui fones excelentes, como as duas versões mais recentes do K240.
O que exatamente vc acha "balela"?
Identificar diagonais "frente" e "atrás" não dependem apenas da imagem.
Cada pessoa terá uma preferência diferente de HRTF, conforme seu próprio ouvido.
Obviamente, um headphone com imagem e detalhamento ajudarão muito na representação do HRTF.
No meu exemplo: com um Superlux, identifico muito bem usando DHT ou GSX, no entanto, usando Dolby Atmos for Headphones e DTS X for Headphones, são horríveis.
O HRTF adequado é extremamente importante junto a um headphone com uma ótima imagem e detalhamento também (ex: Superlux, TaskStar Pro 80, KOSS KSC75, Beyerdynamic DT770 e outros).

Vou procurar esse hesuvi, gostei
Confesso que tenho um pouco de dificuldade de identificar a direção do som na diagonal pra frente e para trás, independente do fone de ouvido
O Hesuvi oferece diversos HRIRs, alguns de sistemas como THX, Dolby, DTS, Sennheiser GSX, Creative SBX, OpenAL Soft e também de outros projetos acadêmicos de estudos de acústica, contendo medições de HRTFs e databases como CIPIC, CF, IRCAM.
Algum desses se encaixará.
Caso nenhum sirva, há uma database mais completa aqui que um conhecido construiu - (vc pode usar stereo normal para testar antes de decidir).


Claro que o suporte da aplicação/games é importante também. É desejável que o conteúdo tenha algum suporte surround (5.1/7.1).
 
Última edição:
O que exatamente vc acha "balela"?
Identificar diagonais "frente" e "atrás" não dependem apenas da imagem.
Cada pessoa terá uma preferência diferente de HRTF, conforme seu próprio ouvido.
Obviamente, um headphone com imagem e detalhamento ajudarão muito na representação do HRTF.
No meu exemplo: com um Superlux, identifico muito bem usando DHT ou GSX, no entanto, usando Dolby Atmos for Headphones e DTS X for Headphones, são horríveis.
O HRTF adequado é extremamente importante junto a um headphone com uma ótima imagem e detalhamento também (ex: Superlux, TaskStar Pro 80, KOSS KSC75, Beyerdynamic DT770 e outros).


O Hesuvi oferece diversos HRIRs, alguns de sistemas como THX, Dolby, DTS, Sennheiser GSX, Creative SBX, OpenAL Soft e também de outros projetos acadêmicos de estudos de acústica, contendo medições de HRTFs e databases como CIPIC, CF, IRCAM.
Algum desses se encaixará.
Caso nenhum sirva, há uma database mais completa aqui que um conhecido construiu - (vc pode usar stereo normal para testar antes de decidir).


Claro que o suporte da aplicação/games é importante também. É desejável que o conteúdo tenha algum suporte surround (5.1/7.1).

Justamente essa premissa, as vezes é fácil identificar se o som vem de trás ou frente, mas no geral não é tão claro assim e depende em grande parte do que é mostrado na tela, baixo/cima então? Eu considero que o pequeno vão entre as orelhas e o fone torna isso bem complicado de perceber, e concordo com o que você disse, essa percepção não é padrão para todos.

Já usei CMSS-3D [SB0770 e SB0880 Fatal1ty (pior placa que já usei na vida)], SBX Pro Studio [SBZ], Sound Blaster Connect 720° [Realtek ALC 1220] e agora Dolby Headphones com a Xonar DX, de longe a melhor implementação que já usei desse recurso e a DX é de longe superior a todas as anteriores que possui. Atualmente tenho um simples OneOdio A71, que me custou 100 reais e já esteve por menos de 70, e faz um trabalho muito melhor que o G933 quando conecto os dois via cabo, não da nem para comparar o modo sem fio com o A71 + DX, estou esperando um SHP9500 para testar também.
 
Última edição:
Justamente essa premissa, as vezes é fácil identificar se o som vem de trás ou frente, mas no geral não é tão claro assim e depende em grande parte do que é mostrado na tela, baixo/cima então? Eu considero que o pequeno vão entre as orelhas e o fone torna isso bem complicado de perceber, e concordo com o que você disse, essa percepção não é padrão para todos.

Já usei CMSS-3D [SB0770 e SB0880 Fatal1ty (pior placa que já usei na vida)], SBX Pro Studio [SBZ], Sound Blaster Connect 720° [Realtek ALC 1220] e agora Dolby Headphones com a Xonar DX, de longe a melhor implementação que já usei desse recurso e a DX é de longe superior a todas as anteriores que possui. Atualmente tenho um simples OneOdio A71, que me custou 100 reais e já esteve por menos de 70, e faz um trabalho muito melhor que o G933 quando conecto os dois via cabo, não da nem para comparar o modo sem fio com o A71 + DX, estou esperando um SHP9500 para testar também.

placa de som faz bastante diferença na qualidade do áudio? tipo, eu tenho um G533, é via USB, ae não teria como usar uma placa off-board, certo? máximo que eu posso fazer para melhorar a qualidade de áudio dele seriam softwares?
 
placa de som faz bastante diferença na qualidade do áudio? tipo, eu tenho um G533, é via USB, ae não teria como usar uma placa off-board, certo? máximo que eu posso fazer para melhorar a qualidade de áudio dele seriam softwares?

Uma boa placa de som da uma galáxia de diferença, pelo menos na minha experiência. Se não tiver plug P2 nele, somente software para melhorar sua experiência, no meu G933 o Dolby Atmos do windows da um boost legal, somente por conta do equalizador dedicado. Tem um software chamado BOOM 3D, melhorou bastante o áudio wireless do G933: https://www.techpowerup.com/forums/...dio-driver-for-windows-10.250915/post-4555949

Agora, paguei quase 600 reais no G933, um A71 chinês de 100 reais consegue soar melhor que ele, claro que são propostas diferentes, mas o objetivo final é o mesmo.
 
Uma boa placa de som da uma galáxia de diferença, pelo menos na minha experiência. Se não tiver plug P2 nele, somente software para melhorar sua experiência, no meu G933 o Dolby Atmos do windows da um boost legal, somente por conta do equalizador dedicado. Tem um software chamado BOOM 3D, melhorou bastante o áudio wireless do G933: https://www.techpowerup.com/forums/...dio-driver-for-windows-10.250915/post-4555949

Agora, paguei quase 600 reais no G933, um A71 chinês de 100 reais consegue soar melhor que ele, claro que são propostas diferentes, mas o objetivo final é o mesmo.
Pretendo adquririr um DAC/AMP externo, mas ainda não decidi qual. Tava pensando em pegar o fiio k5 pro por ~900 no aliexpress.
 
placa de som faz bastante diferença na qualidade do áudio? tipo, eu tenho um G533, é via USB, ae não teria como usar uma placa off-board, certo? máximo que eu posso fazer para melhorar a qualidade de áudio dele seriam softwares?

Talvez desse certo se vc conseguisse um adaptador USB para USB C, e depois utilizasse esse componente: https://pt.aliexpress.com/item/32953446238.html

Não tenho certeza se funcionaria de acordo, mas lembrei que vi ele ontem no ali, por ser baratinho, talvez valha a pena.

Procurar desse modelo deve sair mais barato, depois para usar o MIC, é só conseguir um cabo P3/P2.
3451242535_1GG.jpg
 
Kra usava do Dolby Atmos, porém agora estou utilizando o aplicativo Boom 3d, curti demais ele, tem a venda na steam.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo