[AJUDA] xfx RX480 8gb deslingando o pc

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

gustavaum

Member
Registrado
Olá pessoal, pra iniciar vou listar minhas specs antes de comprar a RX480:

cpu: AMD fx 8350
gpu: 2x hd7870 (crossfirex)
mobo: GA-990FXA-UD3
ram: 4x 4gb ripjaws 1600mhz
psu: Corsair CX-750W 80 Bronze - CP-9020015-WW
AeroCool XPredator Evil Blue Mesh

cooling:
6x 12cm fans
2x 20cm fan

Tava com essa conf, e tava tudo ok. Infelizmente os jogos que eu costumo jogar não dão suporte a crossfirex, daí resolvi dar um update no hardware, trocando as 2x HD 7870 por 1x RX440.
Bom, instalei a placa nova e o pc ligou, tudo ok também. Fui testar o doom, coloquei tudas as config em MAX, comecei a jogar, tava rodando liso, + de 60fps, só felicidade... mas depois de uns 5 minutos o pc subtamente desliga.

Fui testar no overwatch(que ironicamente da suporte a crossfirex hehehe) e demorou um pouco mais que 10 minuto e aconteceu a mesma coisa.

Fiz todo os procedimentos padrões, como instalar os últimos drivers, verificar os fios, etc...

Pelo pc desligar subtamente, desconfio que seja a fonte, mas acho que a fonte q eu tenho não é tão meia boca assim.

Alguém pode me dar uma luz? Será que eu comprei uma placa com problema de fabrica?
 
Te recomendaria testar a vga em outro pc, se acontecer a mesma coisa, vc poderá ter sido sorteado com uma placa defeituosa
 
Lembro de ler por aqui um pessoal falando de um problema que essas RX estavam apresentando na alimentação da entrada PCI-E. Dê uma pesquisada. Se n tiver nada a ver ignore meu post.
 
Estranho isso aí, hein... será que na hora da montagem da placa algo não ficou fora do lugar??? Tinha um PC que apresentava esses problemas aí por causa de curto.
 
Se entendi direito (até pelos lançamentos e pelo escrito no título, é a RX 480 correto?) parece ser falta de energia, mas pela fonte deveria ser tranquilo. Uma questão é que a RX 480 padrão (cooler AMD) puxa uma energia considerável pelo slot PCI E, teve alguns relatos de problemas mas sendo o chipset 990, essas placas geralmente tem uma construção melhor.
Os últimos drivers da AMD (16.7.1 e 16.7.2) tem mais opções de energia, alguma coisa como modo de compatibilidade que deveria reduzir um pouco o consumo de energia.
Chegou a rodar algum programa tipo o DDU pra desinstalar os drivers antigos? Tive um azar desgraçado quando comprei minha primeira 280X que dava tela artefatos direto, troquei por outra 280X de outro fabricante e comecei a ter tela azul. Desinstalei tudo pelo modo de segurança, reinstalei, acabou o problema.
Outra ideia seria tirar um par de pentes de memória, deixar 2x4gb pra ver se assim vai, ou ainda voltar os clocks originais do FX 8350 pra ver se ajuda na energia ou na estabilidade do sistema.
 
Se entendi direito (até pelos lançamentos e pelo escrito no título, é a RX 480 correto?) parece ser falta de energia, mas pela fonte deveria ser tranquilo. Uma questão é que a RX 480 padrão (cooler AMD) puxa uma energia considerável pelo slot PCI E, teve alguns relatos de problemas mas sendo o chipset 990, essas placas geralmente tem uma construção melhor.
Os últimos drivers da AMD (16.7.1 e 16.7.2) tem mais opções de energia, alguma coisa como modo de compatibilidade que deveria reduzir um pouco o consumo de energia.
Chegou a rodar algum programa tipo o DDU pra desinstalar os drivers antigos? Tive um azar desgraçado quando comprei minha primeira 280X que dava tela artefatos direto, troquei por outra 280X de outro fabricante e comecei a ter tela azul. Desinstalei tudo pelo modo de segurança, reinstalei, acabou o problema.
Outra ideia seria tirar um par de pentes de memória, deixar 2x4gb pra ver se assim vai, ou ainda voltar os clocks originais do FX 8350 pra ver se ajuda na energia ou na estabilidade do sistema.

Esse procedimento de remover os drivers com o DDU eu fiz sim.
Meus clocks tbm estão no padrão, não cheguei a mexer muito nessas coisas

Vou testar na casa de um amigo, foda é a disponibilidade ele ehehhe
Ai como eu queria instalar um drive e resolver esse problema... =(
 
Olá pessoal, pra iniciar vou listar minhas specs antes de comprar a RX480:

cpu: AMD fx 8350
gpu: 2x hd7870 (crossfirex)
mobo: GA-990FXA-UD3
ram: 4x 4gb ripjaws 1600mhz
psu: Corsair CX-750W 80 Bronze - CP-9020015-WW
AeroCool XPredator Evil Blue Mesh

cooling:
6x 12cm fans
2x 20cm fan

Tava com essa conf, e tava tudo ok. Infelizmente os jogos que eu costumo jogar não dão suporte a crossfirex, daí resolvi dar um update no hardware, trocando as 2x HD 7870 por 1x RX440.
Bom, instalei a placa nova e o pc ligou, tudo ok também. Fui testar o doom, coloquei tudas as config em MAX, comecei a jogar, tava rodando liso, + de 60fps, só felicidade... mas depois de uns 5 minutos o pc subtamente desliga.

Fui testar no overwatch(que ironicamente da suporte a crossfirex hehehe) e demorou um pouco mais que 10 minuto e aconteceu a mesma coisa.

Fiz todo os procedimentos padrões, como instalar os últimos drivers, verificar os fios, etc...

Pelo pc desligar subtamente, desconfio que seja a fonte, mas acho que a fonte q eu tenho não é tão meia boca assim.

Alguém pode me dar uma luz? Será que eu comprei uma placa com problema de fabrica?
Rapaz, obrigatório não é, mas é bom fazer uma instalação limpa do windows quando se troca uma VGA.
Só pra saber, tu usou o DDU direitinho pra limpar os drives antigos e depois instalou o drive mais novo da AMD?
 
As últimas versões do driver vem com um recurso que faz com a VGA consuma menos energia do slot PCI-e. Sugiro que leia sobre o assunto caso não já tenha testado.
 
Pior que eu também fiquei feliz pra caramba por ter resolvido simplesmente desinstalando e instalando limpo... Era só o que me faltava pegar duas 280x com problema, de duas marcas diferentes (a primeira foi Asus, a segunda XFX)

Mas vai ser por aí, tentar em outro pc e ver se o problema persiste. Se possível, teste a configuração (http://www.tomshardware.com/reviews/amd-radeon-rx-480-polaris-power-fix,4668.html)
Disseram que pode reduzir em até 3% o desempenho esse modo, mas se funcionar já tá valendo alguma coisa
 
Poderia ser falta de força, mas sua fonte é de 750W, teria que estar com problema para desligar... e você usava CF antes, a placa atual consome muito menos...

Tá mais para o problema do pci-e exigir muita energia do slot... falaram que os últimos drivers corrigiram isso, mas não sei se teria que atualizar a bios da vga também se continuar.
 
Visto esse consumo maior no PCI-e pela RX480, tenta ativar o modo de compatibilidade via driver; outra coisa que pode parecer loucura mas acho que vale o teste é tirar o OC do teu processador, já que o consumo de energia na mobo subiu com a nova vga, teu over pode ter ficado instável.
 
ah, minha assinatura ta desatualizada ehheeh, não faço mais OC...
Realmente, com os termos que apareceram aqui no topico, consegui fazer umas pesquisas aí e parece ser algo que ainda pode ser corrigido no futuro.
Hj a noite vou chegar em casa e ver esse lance da energia via driver.
Estou pra testar a placa em outro pc, dai posso ter um outro diagnóstico.

E obrigado a todos pela ajuda.
 
Tenta fazer o macete do Afterburner pra aumentar o power limit pra 50%, ativa o fix do driver e veja se resolve.
 
Na verdade o driver 16.7.1 sozinho já reduz o consumo do PCI-E, o modo de compatibilidade reduz ainda mais esse consumo (conector e slot) com uma pequena penalização na performance.
 
Última edição:
se a mobo aguentou o cross não acho que seria um problema aguentar a RX480, essa XFX tem overclock não é? tente abaixar os clocks para 1266mhz (padrão das outras referencia) ou menos, até uns 1000mhz
 
Bom dia sociedade!
Ontem a AMD lançou um drive que resolveu o problema.
Parece que tava rolando algo de errado no consumo de energia(outras pessoas comentaram melhor sobre isso neste tópico).
Procurem no site da amd pelo drive 16.7.2(depois de instalado vai constar 16.7.3 o_O).
Pra terminar então: problema resolvido, placa ótima, preço baixo, performance impecável.
Obrigado a todos que contribuíram.
 
Bom dia sociedade!
Ontem a AMD lançou um drive que resolveu o problema.
Parece que tava rolando algo de errado no consumo de energia(outras pessoas comentaram melhor sobre isso neste tópico).
Procurem no site da amd pelo drive 16.7.2(depois de instalado vai constar 16.7.3 o_O).
Pra terminar então: problema resolvido, placa ótima, preço baixo, performance impecável.
Obrigado a todos que contribuíram.

ue o driver que resolve o problema já ta ai desde 7 de julho

http://adrenaline.uol.com.br/2016/0...river-com-correcoes-para-o-consumo-da-rx-480/

mas tudo bem, já que o problema já ta resolvido :joia:
 
ue o driver que resolve o problema já ta ai desde 7 de julho

http://adrenaline.uol.com.br/2016/0...river-com-correcoes-para-o-consumo-da-rx-480/

mas tudo bem, já que o problema já ta resolvido :joia:

o que resolveu meu problema foi o desse link aqui
http://support.amd.com/en-us/kb-art...are-Crimson-Edition-16.7.2-Release-Notes.aspx

mkJFMUK.png
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo