[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

e-SIM comprado em março de 2023 e com Claro Flex
Whats-App-Image-2024-04-21-at-13-08-07.jpg

Whats-App-Image-2024-04-21-at-13-11-05.jpg
 
Testei aqui agora DDD 83, A55, Esim da Vivo com 5G SA Ativo, mesma coisa, ativei modo offline, enviei e recebi SMS normalmente via VozWifi.
Pelo que percebi só Android e alguns iPhones antigos estão com essa função habilitada. Estou pensando seriamente em desistir do Vivo Easy por não ter essa função habilitada no meu iOS 😭
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho linha da vivo e o SMS funciona no Voz Wifi também...
Abri uma Anatel para resolverem. Sem o serviços SMS por WiFi não tenho interesse no plano/linha Vivo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

As operadoras é que definem o ícone que irão usar, independente da ROM do aparelho ser de operadora ou não.



No caso da Vivo a maioria dos chips que vendem ainda são 4.5G. O melhor caminho a seguir na vivo é pegar o esim. Caso o SA não suba, basta solicitar que ativem na sua linha. Com relação a Claro, não posso opinar pois pra ter acesso ao SA da claro é quase necessário fazer um macumba pra conseguir.
Até onde sei só existe um plano pós pago compatível com o SA e outro de segmento empresarial. Inclusive esse plano não era compatível com dependentes e nenhum tipo de Passaporte. Não sei se atualizaram isso. A Claro é uma complicação só.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não. SA na TIM apenas em planos pós mediante a ativação do "Plugin 5G Plus" que custa R$ 20 por mês e oferece mais 50 GB e Twitch ilimitada. E tem gente reclamando que, apesar de ter 5G na cidade, mesmo assim a TIM não vende o tal plugin SA porque ela não quer.

"A adesão do plugin é válida para clientes dos planos TIM Black A, B e C Hero 3.0, TIM Black C Ultra, TIM Black Light e TIM Black Multi 3.0 que estiverem em cidades com cobertura 5G e elegíveis ao plugin."
Desde que desativei esse Plugin 5G Plus minha linha passou a ficar constantemente sem serviço em locais onde nunca tinha queda de sinal. Já abri uma reclamação para resolução. Vale salientar que antes da ativação do Plugin nunca tinha tido esse tipo de problema 🤦🏼
 
Última edição:
Esse negócio da Tim fazer o cliente aderir a esse plugin pra ter o SA não pode ser interpretado como uma venda casada não?
Não.

Quando se fala em venda casada, significa que um produto só possa ser adquirido caso outro seja adquirido junto.

No caso do Plug-in, é diferente: o valor que vc esta pagando a mais é pelo direito de usar a rede 5g StandAlone, vide parte da descricao:

"O Plugin 5G Full dá ao cliente possibilidade de navegação na Rede 5G Standalone proporcionando a experiência completa do 5G com maior velocidade e menor latência."

Tecnicamente a operadora não está praticando venda casada ao cobrar a mais para utilizar a tecnologia. Legalmente, ela pode cobrar a mais para o cliente utilizar uma tecnologia mais moderna.

O que poderia eventualmente ser considerado venda casada, em uma interpretação mais abrangente (e por conseguinte mais questionavel), é o fato de só ser possível adquirir o plugin em linhas pós pago e em planos específicos, pois a venda do servico (Plug-in 5g) estaria condicionada a aquisição de outro servico (determinados planos pós).
 
SA na CLARO é igual cabeça de bacalhau, sabemos que existe mais ninguém consegue ver.
Por isso ela é a mais rápida nos testes! Ninguém usa 🤣
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Será que esse plano tem VoLTE?
Todo pós da Claro pode habilitar VoLTE e VoWiFi. Mas até onde sei, a Claro só possui VoLTE em SP e RJ. Pra quem quer usufruir do VoLTE em larga escala, precisa usar a TIM e em segundo lugar a Vivo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Recebi uma resposta da Nomo by Algar via email que eles não possuem VoLTE. Isso me leva a crer que também não possuem VoWiFi.
 
Última edição:
Claro só possui VoLTE em SP e RJ
Isso é informação do site. A Claro já possui VoLTE no Brasil todo se brincar. VoWiFi é em todo o Brasil de fato.
 
Isso é informação do site. A Claro já possui VoLTE no Brasil todo se brincar. VoWiFi é em todo o Brasil de fato.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, dá um Google. VoLTE na Claro fora do eixo Rio/SP é igual a Claro 5G SA = só existe no regulamento
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, dá um Google. VoLTE na Claro fora do eixo Rio/SP é igual a Claro 5G SA = só existe no regulamento
sei de relatos em Brasília, Campinas entre outras localidades e quando se tem o SA ativo o VoLTE/Wifi é ativo independente do DDD.
 
Não.

Quando se fala em venda casada, significa que um produto só possa ser adquirido caso outro seja adquirido junto.

No caso do Plug-in, é diferente: o valor que vc esta pagando a mais é pelo direito de usar a rede 5g StandAlone, vide parte da descricao:

"O Plugin 5G Full dá ao cliente possibilidade de navegação na Rede 5G Standalone proporcionando a experiência completa do 5G com maior velocidade e menor latência."

Tecnicamente a operadora não está praticando venda casada ao cobrar a mais para utilizar a tecnologia. Legalmente, ela pode cobrar a mais para o cliente utilizar uma tecnologia mais moderna.

O que poderia eventualmente ser considerado venda casada, em uma interpretação mais abrangente (e por conseguinte mais questionavel), é o fato de só ser possível adquirir o plugin em linhas pós pago e em planos específicos, pois a venda do servico (Plug-in 5g) estaria condicionada a aquisição de outro servico (determinados planos pós).
Ah sei lá, essa questão de usar o 5g SA já tá virando humilhação rsrs essas operadoras são tudo sem vergonhas mesmo.
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Todo pós da Claro pode habilitar VoLTE e VoWiFi. Mas até onde sei, a Claro só possui VoLTE em SP e RJ. Pra quem quer usufruir do VoLTE em larga escala, precisa usar a TIM e em segundo lugar a Vivo.
[
A maneira mais fácil de ativar o VoLTE no Claro Pós é ligar no atendimento Roaming Internacional *468 e solicitar a ativação do roaming internacional avulso (cuidado que os atendentes vão empurrar algum Passaporte) e depois informar que vai viajar para os Estados Unidos, onde é necessário o VoLTE, e precisa ativar o serviço.

Ativei normalmente em linhas Claro Empresas, que teoricamente não possuem o VoLTE, e em um DDD diferente do 11 e 21.
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, dá um Google. VoLTE na Claro fora do eixo Rio/SP é igual a Claro 5G SA = só existe no regulamento
Não precisos dar um google. Eu já fui cliente pós da claro desde 2018 e em 2022 antes mesmo da Claro ativar o 5G aqui em João Pessoa, a claro já havia liberado o VoLTE. Como falei, se brincar a Claro já está com VoLTE operacional no país todo.

Além do mais, ela é obrigada a ter VoLTE funcionando onde já tem 5G, visto que ela não opera com o VoNR por padrão.
 
sei de relatos em Brasília, Campinas entre outras localidades e quando se tem o SA ativo o VoLTE/Wifi é ativo independente do DDD.
Você citou apenas duas cidades. O brasil tem 5570 municípios. A Claro não está presente com VoLTE nem em 10% disso. Das 3 grandes ela é a única que não investiu em VoLTE no móvel e Fibra no fixo. Passa vergonha quando se trata dessas tecnologias. Espero que um dia saia dessa 🫠
 
Fun fact: na época das consultas públicas sobre a implementação do 5G no Brasil, a TIM propôs que o 5G SA deveria estar previsto no edital desde o princípio, já a Claro e a Vivo queriam se comprometer apenas com o 5G Non-Standalone. Essa informação foi revelada por um executivo da TIM em entrevista recente. A TIM bateu o pé e conseguiu pressionar as outras.
 
Não precisos dar um google. Eu já fui cliente pós da claro desde 2018 e em 2022 antes mesmo da Claro ativar o 5G aqui em João Pessoa, a claro já havia liberado o VoLTE. Como falei, se brincar a Claro já está com VoLTE operacional no país todo.

Além do mais, ela é obrigada a ter VoLTE funcionando onde já tem 5G, visto que ela não opera com o VoNR por padrão.
Tá falando besteira. A Claro é a única das 3 a não investir em VoLTE https://www.mobiletime.com.br/notic...ara-importancia-para-transbordo-de-voz-no-5g/

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tá falando besteira. A Claro é a única das 3 a não investir em VoLTE https://www.mobiletime.com.br/notic...ara-importancia-para-transbordo-de-voz-no-5g/

Outra coisa, quando você fala em “obrigação” já cai no erro pois as tecnologias VoLTE e VoWiFi nunca foram reguladas pela ANATEL, ou seja, a decisão de apostar nesses serviços são completamente estratégicas de cada operadora. Nenhuma delas tem obrigação legal de disponibiliza-las para seus clientes.
 
Última edição:
Não precisos dar um google. Eu já fui cliente pós da claro desde 2018 e em 2022 antes mesmo da Claro ativar o 5G aqui em João Pessoa, a claro já havia liberado o VoLTE. Como falei, se brincar a Claro já está com VoLTE operacional no país todo.
Sou de Fortaleza, e tive Claro Pós também.
O VoLTE e VoWi-Fi funcionavam na minha linha normalmente.
E começou a funcionar do nada, sem eu pedir, em 2019.
Fiquei com as funcionalidades ativas até portar minha linha pra Vivo esse ano.
 
Você citou apenas duas cidades. O brasil tem 5570 municípios. A Claro não está presente com VoLTE nem em 10% disso. Das 3 grandes ela é a única que não investiu em VoLTE no móvel e Fibra no fixo. Passa vergonha quando se trata dessas tecnologias. Espero que um dia saia dessa 🫠
Tem um tempo que a Claro tirou essa restrição de cidades. Já vi cidades que, mesmo com a rede via satélite terrível, ainda tava com o VoLTE funcionando, então suponho que esteja funcionando em quaisquer local do Brasil.

Atualmente já testei em umas 6 ou 7 cidades da Bahia, todas de pequeno porte, beirando 15 a 40mil habitantes. No grupo existem outros relatos de várias outras cidades funcionando também, o que me leva a crer que, de fato, está funcionando todas.

Todavia, ainda existe a limitação para o Pós-pago + solicitação de ativação, então deve haver um número irrisórios de clientes usando. Esses relatos só mostram que a Claro está investindo, mesmo que lentamente...
 
Você citou apenas duas cidades. O brasil tem 5570 municípios. A Claro não está presente com VoLTE nem em 10% disso. Das 3 grandes ela é a única que não investiu em VoLTE no móvel e Fibra no fixo. Passa vergonha quando se trata dessas tecnologias. Espero que um dia saia dessa 🫠

Você LEU o que eu escrevi ou fingiu que não viu? Procure no google o significado da palavra RELATOS.
E em tempo: Não sou cliente da claro e sim da concorrente dessa empresa e os serviços mencionados funcionam perfeito.
 
Tá falando besteira. A Claro é a única das 3 a não investir em VoLTE https://www.mobiletime.com.br/notic...ara-importancia-para-transbordo-de-voz-no-5g/
Exagero.

Há relatos de pessoas em muitos DDDs diferentes do 11/21 que tem VoLTE na claro (obviamente sendo pós pago + volte ativo).

De cabeça, lembro de relatos de pessoas com VoLTE na claro ativo no RS (estância velha); Bahia (Teofilandia; Tanque Novo; Salvador); Paraná (Cornélio Procopio, Londrina, Curitiba); Pernambuco (Recife); Alagoas (Maceio); Brasília; SP (Santos/13; Sorocaba/15; Salto Grande/14; Campinas/19); ES (Vila velha).

Agora, vou ser honesto: não entendo pq essa tua "raiva" sobre a atitude da claro acerca do VoLTE. Não é um serviço essencial. Se VoLTE é tão necessário pra vc, tanto a Vivo quanto a Tim o fornecem sem custo adicional, e a própria claro fornece para pós pago, basta migrar para vivo/Tim ou um claro pós.
 
Exagero.

Há relatos de pessoas em muitos DDDs diferentes do 11/21 que tem VoLTE na claro (obviamente sendo pós pago + volte ativo).

De cabeça, lembro de relatos de pessoas com VoLTE na claro ativo no RS (estância velha); Bahia (Teofilandia; Tanque Novo; Salvador); Paraná (Cornélio Procopio, Londrina, Curitiba); Pernambuco (Recife); Alagoas (Maceio); Brasília; SP (Santos/13; Sorocaba/15; Salto Grande/14; Campinas/19); ES (Vila velha).

Agora, vou ser honesto: não entendo pq essa tua "raiva" sobre a atitude da claro acerca do VoLTE. Não é um serviço essencial. Se VoLTE é tão necessário pra vc, tanto a Vivo quanto a Tim o fornecem sem custo adicional, e a própria claro fornece para pós pago, basta migrar para vivo/Tim ou um claro pós.
Cara, não é raiva. É questão de qualidade mesmo. A experiência de estar usando seu 5G e 4G e ser derrubado pra uma rede obsoleta (3G e até mesmo pro 2G) é horrível. Fui da Claro pós e por causa de estresses com cobranças indevidas todos os meses, decidi migrar todas as linhas de um plano família pro pré. A Claro até tentou me manter na base me colocando com um plano para clientes migrados da Oi com muitos gigas por 31 dias, só que o fato do 5G na época ser lenda, na maioria dos locais indoor em SP a Claro tava caindo pro 3G, além de ter perdido os serviços VoLTE e VoWiFi, que me fizeram muita falta. Por isso optei por migrar Vivo e depois pra TIM. Queria muito que a TIM implantasse VoWiFi, algo que tenho na Vivo. Lembro que o VoWiFi da Claro também não era muito bom, muitas vezes demorava pra ativar e às vezes simplesmente não funcionava adequadamente (precisava desativar e ativar nas configurações para funcionar). As demais linhas da Claro são utilizadas no RN e sofriam com cobertura em viagens para fora da capital. No Nordeste a TIM é muito forte nos interiores (a única presente em todos os municípios com 4G), enquanto a Claro investe mais nos grandes centros (das 3 é a com menor cobertura no RN). Hoje eles estão satisfeitos com a TIM (VoLTE + 5G). Eu realmente espero que a Claro deixe de ser lanterninha no VoLTE e passe a bater de frente com as demais. Lembrando que das 3, só ela limita o VoLTE para clientes pós/empresariais. Hoje uso a TIM na capital e gosto da Vivo em viagens.
 
Última edição:
Muito obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

c/c: @daviddiniz
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu realmente não sei em que mundo a Vivo tá... ela faz parecer que não tem nenhuma outra operadora a não ser ela (aqui na minha de fibra temos: Claro (HFC), Desktop, America Net, Innova e a dita cuja).
Aqui também sigo recebendo aviso de aumento, mas no serviço da Fibra, já que com móvel eu tô com a Tim que tá mandando ver no 5g aqui no centro-oeste paulista.
Mas outro dia mesmo pleitiei um desconto no cancelamento da Vivo, a moça confirmou 69,99 por 12 meses (fibra 300mb + fixo ilimitado [não uso]), mas uma semana depois a Vivo mandou e-mail falando que foi cobrado um valor errado e corrigiram o valor pra 89,99.

Como eu já ando meio Alborghetti nos últimos dias vou evitar de ligar lá, pq o atendente não tem nada a ver com esse sistema burro da Vivo, mas é pra ter paciência de BUDA com eles, viu.
Exatamente, eu por natureza ja sou Alborghetti, quando chega um SMS da VIVO me avisando sobre as novas condições ou da minha Fibra ou da minha telefonia, eu ja soco a mesa. O

C9H13NO3 me livrou desse infarto.

 
Última edição:
Cara, não é raiva. É questão de qualidade mesmo. A experiência de estar usando seu 5G e 4G e ser derrubado pra uma rede obsoleta (3G e até mesmo pro 2G) é horrível. Fui da Claro pós e por causa de estresses com cobranças indevidas todos os meses, decidi migrar todas as linhas de um plano família pro pré. A Claro até tentou me manter na base me colocando com um plano para clientes migrados da Oi com muitos gigas por 31 dias, só que o fato do 5G na época ser lenda, na maioria dos locais indoor em SP a Claro tava caindo pro 3G, além de ter perdido os serviços VoLTE e VoWiFi, que me fizeram muita falta. Por isso optei por migrar Vivo e depois pra TIM. Queria muito que a TIM implantasse VoWiFi, algo que tenho na Vivo. Lembro que o VoWiFi da Claro também não era muito bom, muitas vezes demorava pra ativar e às vezes simplesmente não funcionava adequadamente (precisava desativar e ativar nas configurações para funcionar). As demais linhas da Claro são utilizadas no RN e sofriam com cobertura em viagens para fora da capital. No Nordeste a TIM é muito forte nos interiores (a única presente em todos os municípios com 4G), enquanto a Claro investe mais nos grandes centros (das 3 é a com menor cobertura no RN). Hoje eles estão satisfeitos com a TIM (VoLTE + 5G). Eu realmente espero que a Claro deixe de ser lanterninha no VoLTE e passe a bater de frente com as demais. Lembrando que das 3, só ela limita o VoLTE para clientes pós/empresariais. Hoje uso a TIM na capital e gosto da Vivo em viagens.
No que depender da Claro VoLTE/Wifi, Standalone e demais serviços "não essenciais" vão ficar restritos a planos ou categorias bem específicas e cabe o consumidor a aceitar ou não isso e se o consumidor não aceitar que procure outra prestadora que atenda as necessidades seja totalmente ou parcialmente.
 
Por qual razão você cancelou o Plugin 5G?
Cancelei porque não senti nenhuma diferença na usabilidade da rede. Buscava diminuir o ping em jogos online, o que não aconteceu. Também me interessava o fato de ganhar mais 50GB de franquia, mas depois que vi que nada mudou e já estava com bastante bonificações da operadora, achei melhor cancelar e ter essa economia na conta (R$ 20 a menos). Se eu tivesse notado uma melhora no lag/ping, com certeza teria permanecido. Fiz os testes no *3001#12345#* e realmente estava navegando no 5G SA. Confesso que a rede 5G NSA da TIM já é muito boa. Mas como um amante da tecnologia e por ter encontrando inúmeras barreiras de testar as redes 5G SA na concorrência (Claro e TIM), decidi testar na TIM.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo