[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Buscava diminuir o ping em jogos online, o que não aconteceu
Tomara q isso diminua com a virtualização e o Edge computing. Se não me engano, a Vivo é que mais tem investido em virtualizar seus cores (talvez por isso ela seja a única que não tem restrição de planos para SA), mas ainda não sei se já está capilar o suficiente pra reduzir a latência.
 
Tomara q isso diminua com a virtualização e o Edge computing. Se não me engano, a Vivo é que mais tem investido em virtualizar seus cores (talvez por isso ela seja a única que não tem restrição de planos para SA), mas ainda não sei se já está capilar o suficiente pra reduzir a latência.
E mesmo assim so tem ganho se o servidor destino tiver na rede da operadora, pois saiu da rede da operadora não se tem controle sobre latência.
 
Pessoal é normal um Vowifi ficar derrubando o VoLTE? Ou vice versa? Tenho observado isso no meu celular, em casa com Wi-Fi ligado ele está ou no Vowifi ou VoLTE. Se tiver no VoLTE se ligar ele derruba a ligação e entra pelo Wi-Fi. Assim como se tiver no Wi-Fi as vezes ele derruba e entra pelo VoLTE. Se ficasse apenas em um seria melhor porque derruba as ligações. Não tenho do que reclamar tendo ambas funções ativas, mais isso as vezes atrapalha. E tendo que repetir as ligações mais de uma vez.
 
Pessoal é normal um Vowifi ficar derrubando o VoLTE? Ou vice versa? Tenho observado isso no meu celular, em casa com Wi-Fi ligado ele está ou no Vowifi ou VoLTE. Se tiver no VoLTE se ligar ele derruba a ligação e entra pelo Wi-Fi. Assim como se tiver no Wi-Fi as vezes ele derruba e entra pelo VoLTE. Se ficasse apenas em um seria melhor porque derruba as ligações. Não tenho do que reclamar tendo ambas funções ativas, mais isso as vezes atrapalha. E tendo que repetir as ligações mais de uma vez.
Acontecia comigo também.. independente do sinal / intensidade do wi-fi..
Eu desativei o vowifi pq tem momentos que eu recebo tanta ligação de cobrança, que eu deixo no modo avião (wi-fi ligado) pra poder usar o celular em paz em casa, e tbm a função do Galaxy de converter a chamada por texto não funciona no vowifi...
 
Bom dia, pessoal

Um chip 5G da Vivo consegue acessar a rede 5G SA? Estava querendo testar antes de, talvez, migrar meu número principal.

Esse chip aqui serviria?

Compra esse chip e depois solicita a ativação do SA pelo https://livechat.vivo.com.br/livechat_linkedin/
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom dia, pessoal

Um chip 5G da Vivo consegue acessar a rede 5G SA? Estava querendo testar antes de, talvez, migrar meu número principal.

Esse chip aqui serviria?

Compra esse chip e depois solicita a ativação do SA pelo https://livechat.vivo.com.br/livechat_linkedin/
 
Última edição:
Bom dia, pessoal

Um chip 5G da Vivo consegue acessar a rede 5G SA? Estava querendo testar antes de, talvez, migrar meu número principal.

Esse chip aqui serviria?

Bom dia,

Eu queria entender, pq que os chips da Vivo não é padronizado...

Vc vai na loja é um chip Rosa com 5G enorme...Quando compra fora é esse roxo esquisito.
 
Pessoal, n entendo muito de redes móveis… em uma rápida lida no fórum fiquei com algumas dúvidas:

1 - No iPhone mesmo aparecendo 5G não significa que é o SA ? Fiz testes nessa rede e com a opção SA ativado e cheguei a quase 700mb em ambos os testes.

2 - Na TIM não tem VoWifi? Sempre que ativo que desmarca depois de alguns segundos.
 
1 - No iPhone mesmo aparecendo 5G não significa que é o SA ? Fiz testes nessa rede e com a opção SA ativado e cheguei a quase 700mb em ambos os testes.

Em qualquer aparelho (exceto os Samsung) o ícone 5G pode significar 3 coisas:

- Que você está no 4G, mas a torre informa que tem 5G disponível no local
- Que você está no 5G NSA
- Que você está no 5G SA

Então o ícone não quer dizer muita coisa, pra saber se está em NSA ou SA, entra no Field Test (*3001#12345#*), tela Nr Connection Stats e procure por Radio Access, se esse campo for NR, então está em SA, se estiver LTE, é NSA.

Samsung é diferente porque eles tem dois estados do ícone 5g, se o fundo estiver transparente, é o primeiro caso que citei acima, se estiver preenchido, está conectado ao 5G NSA ou SA.
 
Em qualquer aparelho (exceto os Samsung) o ícone 5G pode significar 3 coisas:

- Que você está no 4G, mas a torre informa que tem 5G disponível no local
- Que você está no 5G NSA
- Que você está no 5G SA

Então o ícone não quer dizer muita coisa, pra saber se está em NSA ou SA, entra no Field Test (*3001#12345#*), tela Nr Connection Stats e procure por Radio Access, se esse campo for NR, então está em SA, se estiver LTE, é NSA.

Samsung é diferente porque eles tem dois estados do ícone 5g, se o fundo estiver transparente, é o primeiro caso que citei acima, se estiver preenchido, está conectado ao 5G NSA ou SA.
No meu iPhone nunca consegui acessar esses dados, acredita?
Sempre aparece esse "serving cell info", daí eu clico nele e aparece a mensagem "please insert or enable a sim".
 
Bom dia,

Eu queria entender, pq que os chips da Vivo não é padronizado...

Vc vai na loja é um chip Rosa com 5G enorme...Quando compra fora é esse roxo esquisito.
A coisas na vida que não é possível entender :haha:
 
Compra esse chip e depois solicita a ativação do SA pelo https://livechat.vivo.com.br/livechat_linkedin/
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Compra esse chip e depois solicita a ativação do SA pelo https://livechat.vivo.com.br/livechat_linkedin/
Muito obrigado, Nello, vou fazer isso
Bom dia,

Eu queria entender, pq que os chips da Vivo não é padronizado...

Vc vai na loja é um chip Rosa com 5G enorme...Quando compra fora é esse roxo esquisito.
Coisas que jamais entenderemos... Eu evito ir na loja comprar esse chip de teste porque vão tentar me empurrar plano pós, fazer portabilidade, capaz de negarem a venda do chip 5G se não fizer um plano pós... Enfim, só dor de cabeça. Uma loja que em tese deveria trazer facilidades aos clientes acaba gerando mais inconveniências e problemas do que resolvendo as coisas. Prefiro pagar mais caro comprando num site do que passar por isso.
 
Acredito que se der certo o uso dos 700mhz secundário seja feito isso, porém querem mais prazos para implantar já que muda um pouco o maquinário necessário. Mais creio que com isso pode diminuir também a velocidade mesmo aumentando a área de cobertura. E também tem a questão que por enquanto estão ativando na banda 40 mais logo terão que usar também a 78 que arremataram no leilão.
Alguma notícia das ondas milimétricas? Não era uma obrigação? Prazo?
 
Na verdade o meu celular é um Android (S22 Ultra). Lembro que só efetuei a troca para um chip 5G na época e consegui utilizar este recurso. Agora que fui usá-lo, não está funcionando mais.
Sigo na mesma. Pelo que percebi, quem tem o Voz e SMS na função VoWiFi aparentemente tem versões antigas de sistema operacional. Estou tentando ativar com a Vivo e qualquer novidade, sinalizo aqui.
 
Sigo na mesma. Pelo que percebi, quem tem o Voz e SMS na função VoWiFi aparentemente tem versões antigas de sistema operacional. Estou tentando ativar com a Vivo e qualquer novidade, sinalizo aqui.
Eu tenho no Android 14
 
Pessoal, bom dia, tudo bem?

Gostaria de averiguar se alguém mais com uma experiência "um pouco ruim" com o 5G SA da Vivo?

Eu estive usando o NSA da operadora pelos últimos 6 meses, fiz vários testes em vários cenários e, quanto a latência e velocidade, (para o mesmo servidor de testes, claro) conseguia um ping menor ou igual e velocidades 1,5x a 2x maiores do que estou conseguindo no SA (650mbps (SA) para 1200mbps (NSA), no melhor cenário).

Mas tudo bem, se isso ainda fosse o pior dos problemas, dava pra lidar. No entanto, não é, e sim, a demora para a conexão no 5G SA. Além de demorar para conectar e subir o 5G, quando sobe, o celular manda várias requisições para a rede e ela permanece em IDLE por várias vezes.

Até que, quando finalmente responde, fica super instável e tende a repetir o comportamento. Testei em vários locais da cidade, com vários níveis de sinal diferentes e o problema persiste.

Com base nesse comportamento, fiquei com receio de trocar o chip da minha operadora principal (Claro) para acessar a rede 5G SA, pois se vai ficar dessa forma também fica meio complicado aí... alguém já presenciou esse comportamento na rede da Claro também? E na Vivo, como está a experiência de vocês?

No aguardo, muito obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, bom dia novamente.

Alguém, por acaso, sabe algum código (diagnostic tool code) para ser usado no Samsung Galaxy S22 Ultra 5G para selecionar as bandas de rede (2G/3G/4G/5G) aceitas?

Muito obrigado.
 
Muito obrigado, Nello, vou fazer isso

Coisas que jamais entenderemos... Eu evito ir na loja comprar esse chip de teste porque vão tentar me empurrar plano pós, fazer portabilidade, capaz de negarem a venda do chip 5G se não fizer um plano pós... Enfim, só dor de cabeça. Uma loja que em tese deveria trazer facilidades aos clientes acaba gerando mais inconveniências e problemas do que resolvendo as coisas. Prefiro pagar mais caro comprando num site do que passar por isso.
O ano passado fui a loja da vivo aqui em um dos shoppings da cidade e só queriam substituir meu chip pelo chip 5G se eu fechasse acordo num plano pós.
 
O ano passado fui a loja da vivo aqui em um dos shoppings da cidade e só queriam substituir meu chip pelo chip 5G se eu fechasse acordo num plano pós.
Lembro de um usuário aqui do fórum que falava que as lojas querem vender plano, fazer o cliente gastar dinheiro ao entrar na loja, que quando ele se dispunha a ajudar era advertido porque não era o intuito da loja.
É por essas e outras que só em última instância pra ir em loja, pois a ideia deles é: vender plano e fazer o cliente gastar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo