[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Ta ai o video, enviando e recebendo SMS pela VIVO via VozWifi no DDD83, com modo avião ativado. https://uploadnow.io/f/6KFyrCT
Ah, esse daí não é SMS. Esse é o RCS. Inclusive esqueci de mencionar esse problema tbm.

Ele, por natureza, funciona só com internet mesmo kkk. É como se fosse o iMessage da Apple, mas agora do Google.

Tenta enviar um SMS pra um número tipo o 1058
 
Ah, esse daí não é SMS. Esse é o RCS. Inclusive esqueci de mencionar esse problema tbm.

Ele, por natureza, funciona só com internet mesmo kkk. É como se fosse o iMessage da Apple, mas agora do Google.

Tenta enviar um SMS pra um número tipo o 1058
Funciona normal, enviando/recebendo SMS pra 1058 com modo avião ativo hehehe.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estava ciente que o RCS tem no app de mensagens do Google mas, testei com o da Samsung achando que não tinha RCS heheh.
 
Desde ontem, ao menos duas lojas próprias em SP sem sistema para resgate de chip/eSIM. Outra loja tinha sistema, mas não tinha chip do meu DDD 84.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ah, esse daí não é SMS. Esse é o RCS. Inclusive esqueci de mencionar esse problema tbm.

Ele, por natureza, funciona só com internet mesmo kkk. É como se fosse o iMessage da Apple, mas agora do Google.

Tenta enviar um SMS pra um número tipo o 1058
Pois é. Isso dificulta um pouco a percepção para alguns usuários. Eu pelo menos sei que um SMS foi enviado por um dispositivo iOS quando a mensagem vai verde. As azuis são via internet (iMessage).
 
Geral. Algumas lojas estão funcionando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Neste caso era um resgate eSIM de duas linhas pós, que geralmente tem mais “aceitação” em lojas.
Pelo próprio app da Vivo tu pode fazer isso.
 
como faço portabilidade do Claro Controle pro Vivo Pré?
Se a linha na Claro estiver no seu nome, você pode fazer tudo pelo site da Vivo:
Ou pode fazer pela loja ou comprar um chip da Vivo em mercados ou banca de jornal, cadastrar, fazer uma primeira ligação para outro Vivo (ele vem com um bônus de 10 reais pra isso), pra sua linha ativar. Depois pode fazer a portabilidade por SMS também.
Leia sobre portabilidade via SMS na Vivo: https://vivo.com.br/para-voce/ajuda...gEH9qHdpCJ7HLEaAsaDEALw_wcB#portabilidade-sms
 
Te respondi da última vez que você tinha perguntado eu acho heheh.
faz tempos, acho q era pelo twitter, tentei migrar, toda hora caia o link q me mandavam no meio do cadastro, as fotos dos docs não eram reconhecidas, tinha q esperar o dia seguinte outro atendente responder e mandar um link novo válido, até upar os docs, não reconhecer e cair de novo. aí acabei desistindo. na época era pra migrar o número da minha mãe Oi pra Vivo.
 
Tem um tempo que a Claro tirou essa restrição de cidades. Já vi cidades que, mesmo com a rede via satélite terrível, ainda tava com o VoLTE funcionando, então suponho que esteja funcionando em quaisquer local do Brasil.

Atualmente já testei em umas 6 ou 7 cidades da Bahia, todas de pequeno porte, beirando 15 a 40mil habitantes. No grupo existem outros relatos de várias outras cidades funcionando também, o que me leva a crer que, de fato, está funcionando todas.

Todavia, ainda existe a limitação para o Pós-pago + solicitação de ativação, então deve haver um número irrisórios de clientes usando. Esses relatos só mostram que a Claro está investindo, mesmo que lentamente...
A Claro ama a Bahia, ela investe legal na Bahia
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cancelei porque não senti nenhuma diferença na usabilidade da rede. Buscava diminuir o ping em jogos online, o que não aconteceu. Também me interessava o fato de ganhar mais 50GB de franquia, mas depois que vi que nada mudou e já estava com bastante bonificações da operadora, achei melhor cancelar e ter essa economia na conta (R$ 20 a menos). Se eu tivesse notado uma melhora no lag/ping, com certeza teria permanecido. Fiz os testes no *3001#12345#* e realmente estava navegando no 5G SA. Confesso que a rede 5G NSA da TIM já é muito boa. Mas como um amante da tecnologia e por ter encontrando inúmeras barreiras de testar as redes 5G SA na concorrência (Claro e TIM), decidi testar na TIM.
O 4G aqui no Interior da Bahia o ping da Claro é bem baixo mesmo, consigo jogar como se fosse em uma Fibra Óptica
 
Boas novas: a Vivo já está permitindo a transferência para eSIM diretamente do app para clientes Pré.

Antes até era possível no Pré, mas vc tinha de falar com um atendente humano que era super lento e nada prático. Agora o Pré tem o mesmo tratamento do Pós e todo processo acontece dentro do app. Basta fazer a biometria e baixar o novo eSIM direto no cel, sem necessidade de filas, de digitar QR Code etc.

Como se a Vivo não estivesse cansada de surrar a concorrência, ela ainda tá liberando o processo inverso, e também já é possível transformar um eSIM em SIM físico no app (bastando ter um chip disponível, q vc compra em qualquer farmácia). Não é necessário filas ou conversar com atendentes nesse processo tbm (https://www.pontobyte.com/conversao-esim-sim-card)
 
Última edição:
Acho que a disputa pelos 600 MHz entre teles e TV começou:

"Das operadoras móveis que enviaram contribuições solicitaram a faixa de 600 MHz, Brisanet, Cloud2U, Unifique, Claro e Vivo defenderam a destinação dessa faixa de frequência para o serviço móvel. Algar e TIM lembram que a faixa tem excelentes características de propagação, complementando a área de cobertura do 5G, ao mesmo tempo em que há dispositivos compatíveis no mercado."
 
Os novos iPads foram lançados e uma coisa impressionou: a Apple matou o mmWave, inclusive na versão americana.

Parece que o mmWave flopou mesmo. Além da cobertura pífia dos EUA, a gama de dispositivos compatíveis está reduzindo, ao invés de aumentar com o tempo.

Claro, Vivo e TIM até compraram espectro mmWave, mas nem temos celulares compatíveis e, se continuar do jeito q está caminhando, nem iremos ter kkk. Capaz q o mmWave vire o 450MHz da vida.

Outro detalhe interessante é que a Apple matou a versão com SIM card e trouxe o eSIM only até para o iPad do Brasil! Curioso pra ver quando farão isso com o iPhone.
 
Acho que a disputa pelos 600 MHz entre teles e TV começou:

"Das operadoras móveis que enviaram contribuições solicitaram a faixa de 600 MHz, Brisanet, Cloud2U, Unifique, Claro e Vivo defenderam a destinação dessa faixa de frequência para o serviço móvel. Algar e TIM lembram que a faixa tem excelentes características de propagação, complementando a área de cobertura do 5G, ao mesmo tempo em que há dispositivos compatíveis no mercado."
Na minha opinião, a prioridade de uso dos 600Mhz deva ser da TV 3.0, querendo ou não, TV aberta ainda é uma grande fonte de informação e as vezes a única, para a maioria da população brasileira.
 
Acho que a disputa pelos 600 MHz entre teles e TV começou:

"Das operadoras móveis que enviaram contribuições solicitaram a faixa de 600 MHz, Brisanet, Cloud2U, Unifique, Claro e Vivo defenderam a destinação dessa faixa de frequência para o serviço móvel. Algar e TIM lembram que a faixa tem excelentes características de propagação, complementando a área de cobertura do 5G, ao mesmo tempo em que há dispositivos compatíveis no mercado."
as teles sao pilantras, tem um monte de frequencia que pode ser usada para o 5G mas preferem ficar brigando por mais frequências.
 
Minha saga do Vivo Total teve um final satisfatório. Ativei um Vivo Pré e dentro do app Vivo me foi oferecido um Vivo Total Básico por R$ 120,00 com fibra 200Mbps e pós com 10GB + 3GB fatura digital + 20GB dias das mães + Vivo Travel Américas. Meu Vivo Total anterior de R$ 170,00 foi cancelado. Só perdi o fixo nessa brincadeira, mas tranquilo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

as teles sao pilantras, tem um monte de frequencia que pode ser usada para o 5G mas preferem ficar brigando por mais frequências.
Faixas baixas garantem maior propagação do sinal e melhor penetração em ambientes indoor, portanto, menos investimentos em quantidade de antenas, diferente das faixas do leilão 5G (faixas altas), onde muitas vezes são necessários 3x/4x mais antenas. Em um país com dimensões continentais como o Brasil, disponibilizar o maior número possível de bandas baixas é essencial para disponibilizar sinal móvel para uma quantidade maior de brasileiros, principalmente os que estão longes dos grandes centros. O único porém é que essas frequências baixas não garantem altas velocidades, pelo limite menor de largura. Mas é uma ótima saída para VoLTE (Claro, chegou sua vez 🤣), abandonar redes legadas (2G e 3G) e priorizar 4G e 5G em rodovias e cidades pequenas, por exemplo. Além disso, existe a possibilidade de agregar frequências, garantindo mais velocidade. Vale salientar que a T-Mobile usa 5G em 600MHz em larga escala nos EUA, o que garantiu a sua liderança com essa tecnologia. Isso não quer dizer que a mesma tem a rede 5G mais rápida, mas que os seus clientes passam mais tempo navegando no 5G que as demais.
 
Última edição:
Faixas baixas garantem maior propagação do sinal e melhor penetração em ambientes indoor, portanto, menos investimentos em quantidade de antenas, diferente das faixas do leilão 5G (faixas altas), onde muitas vezes são necessários 3x/4x mais antenas. Em um país com dimensões continentais como o Brasil, disponibilizar o maior número possível de bandas baixas é essencial para disponibilizar sinal móvel para uma quantidade maior de brasileiros, principalmente os que estão longes dos grandes centros. O único porém é que essas frequências baixas não garantem altas velocidades, pelo limite menor de largura. Mas é uma ótima saída para VoLTE, abandonar redes legadas (2G e 3G) e priorizar 4G e 5G em rodovias e cidades pequenas, por exemplo. Além disso, existe a possibilidade de agregar frequências, garantindo mais velocidade. Vale salientar que a T-Mobile usa 5G em 600MHz em larga escala nos EUA, o que garantiu a sua liderança com essa tecnologia. Isso não quer dizer que a mesma tem a rede 5G mais rápida, mas que os seus clientes passam mais tempo navegando no 5G que as demais.
B1,B3,B28 são ótimos para se fazer refarm para NR ou instala se repetidores N78 para ambientes internos. Solução já tem basta usar.
 
Pelo tempo em que a faixa de 450MHz estão na mão das grandes teles e sem uso, deveria haver uma devolução para a União para que a mesma seja usada para a TV 3.0. Assim, a faixa de 600MHz já utilizada nos EUA para redes móveis (5G, inclusive) seria uma ótima oportunidade pras operadoras, por já existir uma gama de aparelhos compatíveis com tal frequência, diferente da 450MHz que nunca se mostrou promissora para redes móveis.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo próprio app da Vivo tu pode fazer isso.
Não recomendo essa ferramenta de “autoatendimento”, por ora. Fui usar e acabei “queimando” o eSIM antigo e o novo eSIM não subiu sinal. Recomendo solicitar o eSIM pelo chat (https://livechat.vivo.com.br/livechat_linkedin/) pois já fiz e deu tudo certo.
 
Última edição:
as teles sao pilantras, tem um monte de frequencia que pode ser usada para o 5G mas preferem ficar brigando por mais frequências.
O ponto é que a faixa de 600mhz seria interessante pela melhor propagação. Por outro lado, hoje essa faixa é usada pela tv aberta... so que tirar essa faixa da TV aberta não vai gerar prejuízo na população, haja vista que ainda haveria grande espectro disponível para realocar os canais religiosos que eventualmente ocupasse esta faixa dos 600mhz.

Aonde não houvesse essa possibilidade (SP capital? Talvez RJ?) era só socar esses canais religiosos no esquema de colocar 4 canais em resolução mais baixa usando frequência de um, ou em último caso, indenizar os que tem essas faixas, de forma similar ao que foi feito com o SHF/MMDS em 2012.
 
O ponto é que a faixa de 600mhz seria interessante pela melhor propagação. Por outro lado, hoje essa faixa é usada pela tv aberta... so que tirar essa faixa da TV aberta não vai gerar prejuízo na população, haja vista que ainda haveria grande espectro disponível para realocar os canais religiosos que eventualmente ocupasse esta faixa dos 600mhz.

Aonde não houvesse essa possibilidade (SP capital? Talvez RJ?) era só socar esses canais religiosos no esquema de colocar 4 canais em resolução mais baixa usando frequência de um, ou em último caso, indenizar os que tem essas faixas, de forma similar ao que foi feito com o SHF/MMDS em 2012.

Essa faixa de 600Mhz seria legal para indoor. Hoje não vejo 5G em faixa baixa como 700Mhz ou 850Mhz.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo