[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

O ano passado fui a loja da vivo aqui em um dos shoppings da cidade e só queriam substituir meu chip pelo chip 5G se eu fechasse acordo num plano pós.
A Vivo é uma das mais pilantras. Estou enfrentando problemas para aderir aos planos Vivo Total que constam no regulamento da oferta. Os valores no site onde está o regulamento são mais baratos e nos outros canais (loja, *8486 e ouvidoria) são mais caros. Dessa forma o valor da oferta mais barato fica só na teoria. Quando queremos adquirir o plano com o valor “tabelado” eles falam que não está disponível. A Vivo vende planos com e sem apps digitais (geralmente 10 reais mais barato). Acontece que eles dificultam ao máximo a adesão desses planos sem apps digitais. Abri um Procon e vamos ver como que vai ficar essa situação.
 
A TIM deu alguma zebra no meu celular, e tenho 2 chips no mesmo aparelho... o meu #1 fiz recarga de R$ 20 pelo Mercado Pago (detalhe que via bancos não dá pra fazer menos, mas parece que um certo site deles dá pra escolher 12-15, acho que por PIX). A recarga além de não cair, o celular TIM pré-pago sequer liga pra nenhum número (nem fixo, nem celular), nem se for a cobrar (9090). Quando fui fazer a recarga pelo app do Mercado Pago, já dizia que a operadora estava com lentidão, e se não caísse em até 2h, seria teoricamente cancelada.

Já nem perdi tempo com aquele SAC nefasto que não direciona pra ninguém e reclamei na Anatel e consumidor-GOV. Por telefone o SAC do MP disse que iria resolver também.

O curioso é que eu não tinha feito recarga e precisei do telefone justamente porque tinha um compromisso (inadiável) numa audiência de fórum. Tive que pedir com wi-fi de casa o Uber, e na saída dei sorte de conseguir usar com uma pessoa que cedeu o hotspot (wi-fi) dela. Estou relatando isso porque na hora que eu mais precisei dos filhas das putas, me deixaram na mão.

Eu ia dizer que a rede toda caiu aqui em Recife, mas não acho, porque o outro chip está OK. E quando eu ligo do meu celular VIVO (com crédito) pra esse TIM bichado, sequer chama, fica contando os segundos, mas como se o outro lado da linha já tivesse atendido. Silêncio total.

E a internet desse número TIM defeituoso também não pega.

Agora imaginem se fosse uma emergência de saúde ou algo do tipo, não dá pra contar com operadora LIXO, nunca. :tnr::chan::mesa:
 
A TIM deu alguma zebra no meu celular, e tenho 2 chips no mesmo aparelho... o meu #1 fiz recarga de R$ 20 pelo Mercado Pago (detalhe que via bancos não dá pra fazer menos, mas parece que um certo site deles dá pra escolher 12-15, acho que por PIX). A recarga além de não cair, o celular TIM pré-pago sequer liga pra nenhum número (nem fixo, nem celular), nem se for a cobrar (9090). Quando fui fazer a recarga pelo app do Mercado Pago, já dizia que a operadora estava com lentidão, e se não caísse em até 2h, seria teoricamente cancelada.

Já nem perdi tempo com aquele SAC nefasto que não direciona pra ninguém e reclamei na Anatel e consumidor-GOV. Por telefone o SAC do MP disse que iria resolver também.

O curioso é que eu não tinha feito recarga e precisei do telefone justamente porque tinha um compromisso (inadiável) numa audiência de fórum. Tive que pedir com wi-fi de casa o Uber, e na saída dei sorte de conseguir usar com uma pessoa que cedeu o hotspot (wi-fi) dela. Estou relatando isso porque na hora que eu mais precisei dos filhas das putas, me deixaram na mão.

Eu ia dizer que a rede toda caiu aqui em Recife, mas não acho, porque o outro chip está OK. E quando eu ligo do meu celular VIVO (com crédito) pra esse TIM bichado, sequer chama, fica contando os segundos, mas como se o outro lado da linha já tivesse atendido. Silêncio total.

E a internet desse número TIM defeituoso também não pega.

Agora imaginem se fosse uma emergência de saúde ou algo do tipo, não dá pra contar com operadora LIXO, nunca. :tnr::chan::mesa:
É, diante de situações assim, não tem uma que preste rsrs.
 
Ontem cometi a loucura de contratar novamente os serviços da Claro. Constatei que mesmo anos distante da operadora mexicana, pouca pouca mudou em relação ao atendimento. Continua péssimo. Eles insistem em manter um atendimento “exclusivo” para Combo (assinei um pós e a tv box), que continua desastroso e ineficiente. Assim como na Vivo, para usar o VoLTE e o WoWiFi, é preciso ligar pro 0800 723-6626, visto que o 1052 é incapaz de atender clientes com mais de um serviço atrelado ao CPF. Infelizmente já estou me organizando para cancelar o pós, antes dos 07 dias do direito ao arrependimento. Apesar disso, gostei muito do Box Claro tv+, aparelho que saí da loja própria com ele habilitado e a instalação em casa foi bem prática. Penso em mantê-lo. O VoWiFi da Claro continua instável, “só sobe” quando quer. A vantagem dele frente à Vivo, é que ele envia e recebe SMS (mesmo no modo avião). Uma pena que para usar o serviço, é preciso ficar ligando e desativando o WiFi ou o próprio serviço para visualizar o “Claro WiFi” no visor. Além disso, o VoLTE não parece ter a mesma qualidade do VoLTE das concorrentes. Confesso que a navegação no 3G me surpreendeu pela velocidade (é bem constante o sinal da operadora cair pro 3G), visto que essa tecnologia nas outras duas parece inexistir navegabilidade. Deve ser pela big frequência que a mesma detêm, pós aquisição da Nextel. Seria ótimo se a mesma disponibilizasse essa grande faixa de frequência para tecnologias mais modernas. Das 3, ela é a que se vê menos com o 5G na tela. A mexicana ainda precisa evoluir muito pra me ter como cliente móvel.
 
Última edição:
O VoWiFi da Claro continua instável, “só sobe” quando quer.
VoWIFI da Claro só sobe em modo avião ou se o sinal estiver absurdamente degradado

A vantagem dele frente à Vivo, é que ele envia e recebe SMS (mesmo no modo avião).
Mas o da Vivo também faz isso, só que você precisa de um chip 5G (chip 4g não irá funcionar) ou e-sim.

o VoLTE não parece ter a mesma qualidade do VoLTE das concorrentes.
O VoLTE não dita qualidade de chamadas, apenas permite que a conexão não caia pro 3G durante chamadas. O que dita a qualidade das chamadas é o codec utilizado. Costumamos dizer que as chamadas da Claro têm qualidade de rádio AM.
 
VoWIFI da Claro só sobe em modo avião ou se o sinal estiver absurdamente degradado


Mas o da Vivo também faz isso, só que você precisa de um chip 5G (chip 4g não irá funcionar) ou e-sim.


O VoLTE não dita qualidade de chamadas, apenas permite que a conexão não caia pro 3G durante chamadas. O que dita a qualidade das chamadas é o codec utilizado. Costumamos dizer que as chamadas da Claro têm qualidade de rádio AM.
Bom, não sei o que você fez para usar o SMS no VoWiFi da Vivo, já que possuo eSIM com o SA ativo (e funcionando), mas nada de SMS, só voz. Eu diria que o VoWiFi da Claro só funciona com reza braba kkkk. A Vivo chama o VoLTE de “voz em HD”, já a Claro, poderia se chamar claramente de VoAM 🤣
 
Última edição:
Mas o da Vivo também faz isso, só que você precisa de um chip 5G (chip 4g não irá funcionar) ou e-sim.
Vivo funciona sim VoWIFI em chip 4G. Comprei um pré pago e subiu automático o VoWIFI, menos o SA. Tive q trocar para outro chip 5G para subir o SA, o mais icônico disso é q o chip só ativou depois que eu conectei na rede de casa e o VoWIFI fez toda a conexão/troca do chip.
 
Vivo funciona sim VoWIFI em chip 4G. Comprei um pré pago e subiu automático o VoWIFI, menos o SA. Tive q trocar para outro chip 5G para subir o SA, o mais icônico disso é q o chip só ativou depois que eu conectei na rede de casa e o VoWIFI fez toda a conexão/troca do chip.
Não falei do VoWIFi e sim do SMS em modo avião.
 
Aquele plano da tim Móvel ilimitado ainda está funcionando? se fosse pra colocar de backup em um dongle 4G/5G e espetar no roteador, será que a Tim consegue identificar isso?
 
Bom, não sei o que você fez para usar o SMS no VoWiFi da Vivo, já que possuo eSIM com o SA ativo (e funcionando), mas nada de SMS, só voz. Eu diria que o VoWiFi da Claro só funciona com reza braba kkkk. A Vivo chama o VoLTE de “voz em HD”, já a Claro, poderia se chamar claramente de VoAM 🤣
iOS ou Android? Em Android funciona perfeitamente, mas no iOS é que tem essa frescura.
 
Bom, não sei o que você fez para usar o SMS no VoWiFi da Vivo, já que possuo eSIM com o SA ativo (e funcionando), mas nada de SMS, só voz. Eu diria que o VoWiFi da Claro só funciona com reza braba kkkk. A Vivo chama o VoLTE de “voz em HD”, já a Claro, poderia se chamar claramente de VoAM 🤣
Aqui funciona normal o Sms pelo VoWifi, também possuo SA e Esim, no Vivo controle.
 
Poderia me falar qual sistema operacional você usa? É pro meu TCC sobre VoWiFi 🤦🏼
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Uso iOS, versão 17.4.1.
Android 14
 
Parece brincadeira, mas eu fui em uma loja Vivo pra verificar o que poderia ser feito para a resolução do problema do SMS no VoWiFi e a atendente, muito preparada, deletou meus dois eSIM da TIM que estavam desativados (estavam ativos no momento do atendimento Vivo e Claro). Chegando em casa, cadê minhas linhas TIM? Retornei na loja e ela negou que tivesse feito isso. Recomendo que tenham muito cuidado ao dar o telefone de vocês na mão de um atendente. Abri um Procon contra a loja. No mínimo, ela teria que ter perguntado se eu utilizava as linha “desativadas” antes de sair apagando meus números. Agora vou ter que ir em uma loja TIM no DDD 11, contando com a sorte deles possuírem eSIM DDD 84 🤦🏼
 
Última edição:
Aquele plano da tim Móvel ilimitado ainda está funcionando?
Sim

se fosse pra colocar de backup em um dongle 4G/5G e espetar no roteador, será que a Tim consegue identificar isso?
Tecnicamente sim. Isso não é difícil deles identificarem.

Agora, o que vai ocorrer? Dificil dizer... tem gente que relata que fica dando muito packetloss, outros não tiveram problemas significativos.

Mas isso é o que ocorreu até agora. Não se sabe o dia de amanhã. Tem vedacao de roteamento no contrato. Pode ser que use 10 anos e nada ocorra, ou pode ser que eles mudem o pensamento amanhã. Entao o risco está aí, se arrisca quem quiser.
 
Qual o processo pra contratar esse ilimitado?
 
Você citou apenas duas cidades. O brasil tem 5570 municípios. A Claro não está presente com VoLTE nem em 10% disso. Das 3 grandes ela é a única que não investiu em VoLTE no móvel e Fibra no fixo. Passa vergonha quando se trata dessas tecnologias. Espero que um dia saia dessa 🫠
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Volte da Claro já está em toda a rede desde de cidades pequenas. Agora o que ocorre é muita instabilidade. Você liga pra qualquer número e da mensagem que não existe. As pessoas qte ligam e cai na caixa direto. Aí só tem uma solução, desativar o volte.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui funciona normal o Sms pelo VoWifi, também possuo SA e Esim, no Vivo controle.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só acredito na minha frente, liguei para um amigo que trabalha na Vivo na área de engenharia de rede, e a resposta é que não tem SMS via Wi-Fi. Teste em vários ddd de amigos e nenhum funcionou inclusive 11 e 81.
 
Última edição:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Volte da Claro já está em toda a rede desde de cidades pequenas. Agora o que ocorre é muita instabilidade. Você liga pra qualquer número e da mensagem que não existe. As pessoas qte ligam e cai na caixa direto. Aí só tem uma solução, desativar o volte.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só acredito na minha frente, liguei para um amigo que trabalha na Vivo na área de engenharia de rede, e a resposta é que não tem SMS via Wi-Fi. Teste em vários ddd de amigos e nenhum funcionou inclusive 11 e 81.
Não tem por quer eu mentir hehehe, realmente funciona aqui no DDD83.
 
Não tem por quer eu mentir hehehe, realmente funciona aqui no DDD83.
Aqui no DDD 77 tbm não funciona, seja plano pós ou controle, Android ou iOS. Também possuo chip 5G e inclusive já solicitei a ativação do SA.

Lembrando que só tem como testar se o SMS sobre o Wi-Fi funciona usando o modo avião ou completamente sem sinal, já que se estiver com com rede, por mais q o VoWifi esteja ativo e conectado, o SMS ainda poderá ser enviado via rede móvel.

E mesmo assim, pode ocorrer do SMS ser enviado quando a rede móvel voltar, então é difícil confirmar.
 
Última edição:
Aqui no DDD 77 tbm não funciona, seja plano pós ou controle, Android ou iOS. Também possuo chip 5G e inclusive já solicitei a ativação do SA.

Lembrando que só tem como testar se o SMS sobre o Wi-Fi funciona usando o modo avião ou completamente sem sinal, já que se estiver com com rede, por mais q o VoWifi esteja ativo e conectado, o SMS ainda poderá ser enviado via rede móvel.
A noite faço um vídeo e posto aqui :vish:
 
Aqui no DDD 77 tbm não funciona, seja plano pós ou controle, Android ou iOS. Também possuo chip 5G e inclusive já solicitei a ativação do SA.

Lembrando que só tem como testar se o SMS sobre o Wi-Fi funciona usando o modo avião ou completamente sem sinal, já que se estiver com com rede, por mais q o VoWifi esteja ativo e conectado, o SMS ainda poderá ser enviado via rede móvel.

E mesmo assim, pode ocorrer do SMS ser enviado quando a rede móvel voltar, então é difícil confirmar.
Ta ai o video, enviando e recebendo SMS pela VIVO via VozWifi no DDD83, com modo avião ativado. https://uploadnow.io/f/6KFyrCT
 
Última edição:
Puts, já estava imaginando que teria algum problema, aff!

Em relação ao chip físico o unico problema que tenho com o SA mas não sei se é exclusivo dele, é ter que colocar em modo avião e depois desativar para os dados móveis voltar a funcionar, parece que fica travado a conexão.
Eu sair sa vivo por causa desse problema aqui no RJ zona norte, e aqui nem tem cobertura 5G. O meu Samsung S23+ para de navegar do nada, tipo a conexão para, somente colocando em modo avião e depois desativar é que volta a conectar. Vivo está uma porcaria.
 
Eu sair sa vivo por causa desse problema aqui no RJ zona norte, e aqui nem tem cobertura 5G. O meu Samsung S23+ para de navegar do nada, tipo a conexão para, somente colocando em modo avião e depois desativar é que volta a conectar. Vivo está uma porcaria.
Pode ser o SA, talvez desativando ele resolvesse o problema.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo