[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga PREDIALNET - FIBRA ÓPTICA/VIA RÁDIO

Viu? Progressos! :D

O problema é em algum lugar entre você e os servidores Speedtest da Predial. Sabemos que os servidores em si estão bons - eu testei e a coisa andou. Sabemos que a sua rede está boa - o resto da internet funciona nela e os seus outros testes do Speedtest mostram isso.

Agora é encher o saco do suporte. Mostrar esta thread, e explicar a eles que a sua rota até os servidores Speedtest da Predialnet está ruim - apesar da sua rede estar boa. O bom é que você não precisa se preocupar com a navegação - ela está funcionando. O chato é que sem resolver isso não dá para usar os provedores de Speedtest da Predial.

Mas é interesse deles resolver o problema - quando mais não seja, por causa da quantidade de chamados desnecessários que isso gera: suporte custa caro.
Show de bola, vou entrar em contato com o suporte e informar a respeito dessa situação. Por mais que não seja um "problema", as vezes na hora de fazer um Speedtest incomoda por ter que ficar procurando o melhor servidor.
Te agradeço a dica e a ajuda.
Qualquer novidade informo aqui!!
 
@Paternot só consegui ligar para a Predial agora. Porém, nada feito... Expliquei toda a situação, tanto dos testes de velocidade quanto das conversas no fórum, mas o que disseram é que é um problema do site do Speedtest e que eles não podem fazer nada para resolver. Mesmo eu dizendo que outro cliente havia testado que estava funcionando normalmente para ele. Enfim... vida que segue. Caso eu tenha paciência qualquer outro dia, ligo novamente e vejo se consigo algum atendente que consiga ajudar de alguma forma.
 
Quando a predial vai soltar 1gb na fibra? Alguém sabe de alguma coisa?
Não sei de nada. Eu tinha ouvido umas histórias sobre eles quererem oferecer 10Gbps (acho que nessa thread você encontra isso). Mas nunca mais ouvi falarem nada a respeito.

De qualquer forma, meu roteador mal e porcamente faz 1 Gbps... preciso comprar um novo - mas a grana está curta, e o dólar não ajuda...
 
Digo isso porque é a tendência natural das coisas. Acredito que em breve teremos novidades. As outras operadoras já atuam com 1gb de velocidade aqui na minha área. Leste telecom, Oi e Vivo, além da Claro/Net com seu pseudo gigabit no HFC
 
Digo isso porque é a tendência natural das coisas. Acredito que em breve teremos novidades. As outras operadoras já atuam com 1gb de velocidade aqui na minha área. Leste telecom, Oi e Vivo, além da Claro/Net com seu pseudo gigabit no HFC
Eu também fico de olho nisso. Talvez com os Ryzen 7000 e os Core 13k... porque, em geral, as placas mãe só vem com gigabit mesmo...
E qual a graça de conseguir (digamos) internet a 2,5gbps se meu download não melhora?

Sim, dá para dividir com a família. Honestamente? Família nenhuma precisa de mais de 300 Mbps para dividir entre todos. O que pega são os picos - tipo baixar jogo. E esses eventos são isolados. Não faz diferença nenhuma ter 10Gbps de internet, se o seu computador não baixa mais de 2,5. Os 7,5 que sobram não ajudam sua família - o uso não costuma ser assim.

Já se o seu computador tiver uma placa de 2,5....

É mais legal uma internet de 2,5 - com desktop tendo rede de 2,5 - do que internet de 10 com desktop tendo rede de 1. Família nenhuma vai usar a banda extra.
 
Acredito também que estamos chegando no limite das coisas, ainda não fará diferença de velocidade, e alguns planos se tornarão sem limite de velocidade. O que segurar a velocidade, serão os equipamentos da última milha.
 
Será que irão migrar os planos automaticamente?
Eu por exemplo estava pagando R$ 99 pelo de 400 MB (havia reduzido por ficar pouco tempo em casa e não compensava pagar R$ 139,90 por algo que não estava usando).
 
Não lembro se migram automaticamente (acho que sim, mas não tenho certeza).

Mas se ligar lá, sem dúvida alteram.
 
Quando a predial vai soltar 1gb na fibra? Alguém sabe de alguma coisa?
Ao meu ver, no andar da carruagem...

Ou eles migram direto de uma vez para XGSPON ...
(que é o que meio mundo está fazendo, ao menos aos que se prezem pela qualidade)

... ou terão de ficar na guerra de forçar o RJ45 nos novos Switches de 2.5Gbps, 5Gbps e/ou 10Gbps.
(que, sinceramente, acho que já está saturado!)

Saturado no sentido de haver furtos (estamos no RJ), oscilações elétricas ( bendita ENEL, antiga AMPLA, queimando equipamentos), briga com Condomínio/Síndico/Morador/Cliente impossibilitando de haver elétrica nos Shafts dos corredores, dependência completa da rede de cascata (1 Switch deu pau, fudeu todos que estão por trás, se for um de interligação, fode meio condomínio ... não isenta o cabo de se romper, mas é mais no sentido de haver Mais 1 Ativo Na Rede), e por aí vai ...

Jogando geral pra Fibra, acho que mata 50% dessas aporrinhações aí!

Fica aqui meus 50 cents ...
 
Ao meu ver, no andar da carruagem...

Ou eles migram direto de uma vez para XGSPON ...
(que é o que meio mundo está fazendo, ao menos aos que se prezem pela qualidade)

... ou terão de ficar na guerra de forçar o RJ45 nos novos Switches de 2.5Gbps, 5Gbps e/ou 10Gbps.
(que, sinceramente, acho que já está saturado!)

Saturado no sentido de haver furtos (estamos no RJ), oscilações elétricas ( bendita ENEL, antiga AMPLA, queimando equipamentos), briga com Condomínio/Síndico/Morador/Cliente impossibilitando de haver elétrica nos Shafts dos corredores, dependência completa da rede de cascata (1 Switch deu pau, fudeu todos que estão por trás, se for um de interligação, fode meio condomínio ... não isenta o cabo de se romper, mas é mais no sentido de haver Mais 1 Ativo Na Rede), e por aí vai ...

Jogando geral pra Fibra, acho que mata 50% dessas aporrinhações aí!

Fica aqui meus 50 cents ...
Tem um provedor na minha cidade que está migrando os condomínios que eles possuem cobertura de UTP pra fibra justamente por estes motivos que você citou.
O curioso é que em instalação residencial eles instalam tudo na fibra desde sempre.
 
Pelo o que me lembro, a Predial já está atualizando a rede de fibra para 10Gbps. O meu prédio foi um dos primeiros, pelo o que me lembro.
Não acho que passar para 100% fibra altere a questão de roubo. Isso é cracudo furtando coisa para vender - e eles arrancam o fio sem olhar, só descobrem que é fibra depois.

Se for 100% passivo (mas é 100% passivo, de ponta a ponta? Nem um amplificador de sinal, no divisor?), realmente vai solucionar o problema das malditas piscadinhas de luz - que tiram a pessoa do sério. Claro que um nobreak safado, com uma bateriazinha de 12V/7 ampéres, já resolvia isso também. Lembro de ver uns troços estranhos, que meio que ficavam montados em cima de uma bateria dessas (parecia mais uma verruga). Mas eles só serviam para alimentar 12 volts, corrente contínua. Eram mais um carregador, com a bateria fornecendo energia para o equipamento.

Até 2,5Gbps simétricos dá para entregar nos apartamentos via CAT6, sem problemas. Se é mais barato isso, ou fibra, já não sei dizer (CAT6 custa uma fortuna o metro, e a aparelhagem para montar fibra custa outra - acho que vai depender mais da distância e dificuldade).

O switch falhar não me preocupa: falha ele, falha o divisor... Sim, se cascatear switches teremos diversos pontos de falha ao invés de um. Mas... switch é um troço que dá TÃO pouco problema... Pico de luz mata eles, e raio também. Conta pico de luz temos filtro de linha/nobreak e/ou protetores (de qualidade, não os vagabundos) contra picos e centelhamento. Contra raios... nem adianta. Já soube de raio destruir 300 metros de FIBRA, na UFRJ - usou o cabo como caminho.

PoE é uma coisa que facilitaria a questão da energia: alimenta só o ponto de entrada, e o cabo leva a energia para o resto. Mas isso só funciona com cobre, e fibra consegue ir MUITO mais longe, em termos de distância... Da mesma forma, se forem cascatear switches: basta usar fibra 10Gbps entre eles.

Só que isso tudo é muito teórico. Os custos não são sempre os mesmos, as dificuldades não são sempre as mesmas. O que é uma solução boa para o meu prédio pode ser uma má solução para o seu - e vice-versa.

Mas que seria legal ver um plano de 1Gbps... isso seria. :p
 
Como eu sei se eu to com sinal ótico ou sem? Muito ruim o fato de que a ONU e Router não são acessíveis :l
Sério, quase ISP nenhum faz isso, mesmo os piores deixam pelo menos tu ver uma página com os stats do sinal.

Tenho um Zyxel e aparentemente tá normal com o WAN verde mas do nada eu fiquei sem acesso e com o WAN laranja. Reiniciei tudo, tá verde mas sem acesso ainda.
A ONU da Elsys é um mistério que o manual n bate. SYS LED tá piscando com intervalos fixos. LINK/ACC tá piscando de leve. REG tá ligado fixo.

Roteador caixa preta é fodz.
 
Como eu sei se eu to com sinal ótico ou sem? Muito ruim o fato de que a ONU e Router não são acessíveis :l
Sério, quase ISP nenhum faz isso, mesmo os piores deixam pelo menos tu ver uma página com os stats do sinal.

Tenho um Zyxel e aparentemente tá normal com o WAN verde mas do nada eu fiquei sem acesso e com o WAN laranja. Reiniciei tudo, tá verde mas sem acesso ainda.
A ONU da Elsys é um mistério que o manual n bate. SYS LED tá piscando com intervalos fixos. LINK/ACC tá piscando de leve. REG tá ligado fixo.

Roteador caixa preta é fodz.
Método gambiarra
Aponte a câmera do seu celular na ponta do conector da fibra, se emitir uma luz é porque tem sinal ótico.
YYC5JAa.png

Lembrando que não é pra você olhar diretamente, você não vai enxergar essa luz, porém vai destruir sua visão.
 
Oi pessoal, voltei para a predial recentemente e estou com o mesmo problema que havia antes de cancelar.
A internet cai por cerca de 1 minuto, diversas vezes por dia.
Porém acho que o suporte não consegue enxergar direito esse erro (as luzes do modem não chegam a desligar), e isso dificulta minha vida.

Alguém sabe se tem algum teste que posso fazer durante a queda para entender melhor o problema?

Cheguei a deixar um comando ping rodando e um tracert na hora da queda.
 
Você está conectado via rede cabeada?
O roteador é seu ou da Predialnet? Qual o modelo?
O roteador tem alguma espécie de log? Algo para, ao menos, ver se deu problema na conexão PPPoE?
Você usa um IP privado, não é? Ou seja: passa pelo CGNAT da Predial, não passa?
 
Você está conectado via rede cabeada?
O roteador é seu ou da Predialnet? Qual o modelo?
O roteador tem alguma espécie de log? Algo para, ao menos, ver se deu problema na conexão PPPoE?
Você usa um IP privado, não é? Ou seja: passa pelo CGNAT da Predial, não passa?

Sim, rede cabeada.
O Roteador é um ZYXEL (EMG5523-T5OB) ao qual eu não posso mexer em configuração nenhuma ou ver os logs pois é travado.
Não sei se uso IP privado ou não, como testar?
Vale lembrar que eu tinha um problema bem parecido em 2017 (que acabou me levando a cancelar), como está nesse post .
Penso que pode ser algum problema na rede predial, provavelmente logo após o aparelho que manda meu sinal do prédio para o poste, já que é praticamente o mesmo problema e eles provavelmente não substituiram pois não tiveram nenhum cliente tão chato quanto eu nesse meio tempo.

Edit: Tem algum tracert melhor que eu possa fazer? O 8.8.8.8 só dar 3 saltos é estranho pra mim.
Também gostaria de saber se tem alguma forma de pular aquele suporte padrão da pessoa falando para eu reiniciar o modem e aguardar 2 minutos, e ir direto para um suporte técnico que vai entender meu problema.
 
Última edição:
A maneira mais simples é ver no seu roteador qual o endereço que estão te dando.

O servidor 8.8.8.8 não é um só - é uma montanha deles, espalhados pelo mundo. O que está mais próximo de você está a 3 saltos de distância.

Você precisa descobrir se:
1) A conexão ethernet cai, entre seu roteador e o equipamento da Predialnet no prédio. Se cair, é sinal de problema físico, ou no cabo ou em um dos equipamentos (seu roteador ou o que quer que esteja na outra ponta).
2) A conexão PPPoE cai. Se cair, mas a conexão ethernet não cair, já sabemos que a rede física entre seu roteador e o equipamento deles no prédio está boa. Por outro lado, se não cair a conexão PPPoE - mas a navegação ficar ruim - estamos falando de alguma outra coisa. Aí é mais para frente na rede, e fica mais complicado.

Eu tinha um problema de desconexões aleatórias que me enchiam o saco. Aí resolvi encher o saco do suporte. Passei uns bons 6 meses ligando. Foram lá em casa uma montanha de vezes. Repassaram o cabo. Mudaram switch no prédio. E o problema continuava.

Até que consegui fazer eles aceitarem os logs que eu tinha (o roteador que uso é meu, não deles). Baseados nos logs descobriram um problema no conversor de fibra daqui do prédio. Mudaram, e nunca mais me aborreci. Encha o saco. Ligue, quando ocorrer. Faça os testes - eles não podem escalar o problema sem você ter feito o teste antes.

Eu nunca precisei fazer mágica para falar com atendente. Ligo para o número do suporte, escuto as opções e aperto o número certo (não lembro qual é). Rapidinho um atendente pega o telefone.

Mas já aviso: se o seu problema for tipo esse, você vai cortar um dobrado até eles se convencerem de que é algo diferente. Ligue, encha o saco. Não tenha vergonha de ligar 3x no mesmo dia, se o problema acontecer 3x. Depois de umas tantas ligações, vão mandar um técnico. E se for um problema cabeludo desses, ele não vai achar nada.

Insista. Quando acontecer de novo, no outro dia, ligue mais uma vez. Encheção de saco é o segredo. :coolface:
 
Voltei com mais alguns testes.
Aparentemente o meu modem e o próximo salto não caem durante as quedas.
O problema é a partir do próximo salto.
Dessa fez fiz testes usando o servidor do uol.
Meu modem nunca cai.
O primeiro equipamento da predialnet fora do meu prédio também não cai. (100.69.0.1)
O terceiro salto não aceita ping. (não aparece o IP)
O quarto salto perde a conexão. (199.100.4.57)


Você precisa descobrir se:
1) A conexão ethernet cai, entre seu roteador e o equipamento da Predialnet no prédio. Se cair, é sinal de problema físico, ou no cabo ou em um dos equipamentos (seu roteador ou o que quer que esteja na outra ponta).
2) A conexão PPPoE cai. Se cair, mas a conexão ethernet não cair, já sabemos que a rede física entre seu roteador e o equipamento deles no prédio está boa. Por outro lado, se não cair a conexão PPPoE - mas a navegação ficar ruim - estamos falando de alguma outra coisa. Aí é mais para frente na rede, e fica mais complicado.
Acho que não tem como ver no roteador, é bloqueado.
Baseado nesses testes, imagino que seja algo ou no segundo salto depois da minha casa ou entre o primeiro e o segundo salto fora da minha casa. Ou seja, ou é no aparelho imediatamente depois do (100.69.0.1) ou é na conexão dele com o próximo salto.
 
Agora abre chamado lá no suporte, e passa isso para eles. A importância disso é orientar eles a olharem onde está o problema. No meu caso a conexão PPPoE caía, então era outra coisa.

No seu caso, sem cair a conexão PPPoE, o suporte pode achar que é algo em sua casa (daí eu dizer para testar o ping até o seu modem).
Eu não SEI o que está acontecendo, mas me pergunto se não é o roteador CGNat usado por você, que sobrecarrega em algumas horas do dia.
Tem uma maneira simples de testar isso: liga no suporte e pede um IP real. Eles provavelmente vão perguntar o motivo. Fala que você vai hostear partida de jogo para jogar com seus amigos, e precisa do IP real para isso.

Devem te dar o IP real. Anos atrás deram para mim, sem cobrar a mais ou perguntar muito. Não sei como está hoje, que cada dia temos menos IPv4 sobrando, então...
 
Ué a Predial usa CGNAT?
 
Usa. Se o cliente quiser um IP externo, basta ligar e pedir (eu fiz isso). Eles não cobram nada pelo IP dinâmico, mas o IP fixo é pago.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ué a Predial usa CGNAT?
Usa. Se o cliente quiser um IP externo, basta ligar e pedir (eu fiz isso). Eles não cobram nada pelo IP dinâmico, mas o IP fixo é pago.
 
Mais uma piscada de luz, graças à fantástica incompetência da Enel.
Estouro do transformador. Cai a luz. Conta até 15. Volta a luz.
Mas muda meu IP. Perco tudo o que estava fazendo, via SSH no servidor.

Se fosse uma vez por ano, eu não falava nada.
Mas foi sexta. Domingo. Hoje.

Está na hora da Predialnet entender que Enel é uma vergonha, e começar a providenciar nobreak nos condomínios, para essas piscadas não acabarem com tudo.

Fico eu tendo que recomeçar o trabalho no servidor - por sorte não ficou num estado inconsistente.
Fica quem joga online perdendo personagem, perdendo progresso, ou até mesmo tomando ban - porque o sistema acha que foi rage quit.

Em Niterói a conexão não cair, por piscada de luz de 30 segundos, já virou argumento de venda...
 
Usa. Se o cliente quiser um IP externo, basta ligar e pedir (eu fiz isso). Eles não cobram nada pelo IP dinâmico, mas o IP fixo é pago.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Usa. Se o cliente quiser um IP externo, basta ligar e pedir (eu fiz isso). Eles não cobram nada pelo IP dinâmico, mas o IP fixo é pago.

A Enel irrita mesmo, quando resolve fazer a rua de árvore de natal... pois, as vezes falta luz e 5 seg depois volta, mas em 10 seg falta outra vez por 5 seg.... aí nisso não deu tempo de desligar a régua onde o computador está ligado e o Windows começou a carregar e é corrompido... já aconteceu nos dois computadores aqui de casa em períodos diferentes e tive que formatar eles.
Para não ter mais isso, tô colocando tomada inteligente nos computadores e na geladeira aqui de casa.

E sobre colocarem nobreak é sem chance pelo custo, inviável.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo