Fae Tactics foi a maior surpresa dos ultimos tempos.
Estava sentindo aquela coceirinha de Final Fantasy Tactics, mesmo eu não tendo jogado muito a época, abraçando mais o genero de combate tático por turnos na era XCOM 2, e esse jogo supriu com louvor essa minha vontade.
O jogo conta com todo aquele charme dos JRPGs de ponta do PS1 com sprites bem desenhados, personagens cativantes, cenários bonitos, história simples mas engajante e trilha sonora extremamente marcante. Acertaram em cheio na construção daquela jornada do herói que vai se descobrindo, desvendando o seu próprio passado e fazendo amigos pelo caminho, ao passo que vai de encontro inevitável com o mal que cresce nas sombras.
O mundo é repleto de seres mágicos que vieram ao nosso mundo após um evento causado por uma bruxa. Neste mundo, as mulheres tem mais chances de despertar sua mana, e quando isso ocorre, ela é classificada como bruxas. Homens, apesar de muito raro, também podem nascer com mana latente, e quando ela desperta se tornam Warlocks, bruxos extremamente poderosos. Existem reinos de "faes", como são chamadas todas as criaturas mágicas, reinos de pessoas comuns vivendo suas vidas, seres místicos sendo caçados, seitas, igrejas, demônios, invocações, catástrofes e etc.
Peony, a protagonista, saiu com sua motoca (que é movida a magia) da sua terra natal junto com seu cão e seu pássaro, que são os membros iniciais da party, a procura de sua mãe, outra bruxa. De início não sabemos exatamente o motivo dela ir buscá-la, mas mais pra frente tudo será desenvolvido.
A personagem não foge do estereótipo de bruxinha ingenua do bem que quer ajudar todo mundo, no entanto o jogo faz isso sem te fazer de idiota, sem exagerar na "atuação", e apresenta um certo amadurecimento com o decorrer do jogo e as interações que temos com outros personagens.
Os diálogos seguem os JRPGS do estilo, com piadinhas bobinhas aqui e ali, altas provocações, revelações e etc como de praxe, mas no geral são direto ao ponto e bem escritos pro gênero. Você acaba lendo tudo com atenção pra saber da história pois ela é simples, mas engajante, e cada personagem que se junta a sua jornada tem um objetivo próprio. Estamos sempre em busca de alguém, algum lugar, algum item, e isso te prende.
O combate é complexo o suficiente pra te engajar e simples o suficiente pra você entender de início. Basicamente, você se move por determinados quadros e ataca de determinada distância dependendo do tipo de ataque do seu personagem, que pode ser modificado. Cada membro da sua party possui um tipo de arma/ataque e três equipamentos/armas diferentes, que você desbloqueia através de side quests, assim como alguns dos personagens, e esses equipamentos além de trazer uma mudança visual, algumas sutis como uma arma diferente, e outros mais como uma transformação, trazem também mudança no tipo de ataque (distância/fisico) e o elemento. Cada personagem também tem dois especiais chamados Ultra, um de dano e outro de assistencia, que é preenchido com cerca de 9 orbes e um ataque diferente chamado "EX" que utiliza dois orbes desses pra dar um efeito mais forte ou dano elemental diferente.
Exemplo de ultra, que atinge todos os inimigos em determinada área:
Outro ponto importante do combate são os feitiços, ao todo 47, que podem dar dano, debuff, buff ou burlar regras do jogo como fazer você se teleportar ou trazer itens até você. Falando em buff, cada membro da party também pode ser equipados com talismans que dão determinados efeitos elemntais e gerais, como melhorar ataque, mobilidade, crítico, dano elemental e por aí vai, semelhante aos assiste dos fae.
Há também como invocar monstros, ou "faes", para se juntar a você na batalha, cada um com seu tipo de ataque, habilidades passivas e de assistencia, stats e lore próprias. Sim, semelhante Pokemon, mas em menor quantidade, apenas 30, e sem evoluções ou nada do tipo, apenas variações. Por exemplo, um é um dragão que cospe fogo de longe, outro é um urso de gelo que ataca de perto e pode combar (quando um inimigo é atingido enquanto seu personagem estiver perto, o seu personagem próximo dá um hit adicional), outro é um mimico que copia um monstro do campo, seja aliado ou inimigo, outro é uma fênix que pode ser revivida quando morre, e etc. Alguns caminham, outors voam, outros pulam, outros se deslocam por de baixo da terra e isso muda a forma como cada interage com os obstáculos do campo. Cada fae, tem seus pontos fortes e fracos e terão sua chance de brilhar em determinadas missões graças a variedade. Na maioria das vezes você terá que eliminar todos os inimigos ou os líderes deles, mas há também missões de sobrevivência e de fuga, que você terá que chegar do outro lado do campo, que passam desde cidades até pequenas vilas, cemitérios, castelos, cavernas, florestas, desertos, montanhas nevadas e vulcões, com situações climáticas próprias que afetam a mobilidade, dano e probalidade de acerto dos ataques.
A trilha sonora é viciante. Os sons são ambientes e no geral tranquilos, mas que casam muito bem com o universo do jogo, e lembram composições de FF, Wild Arms e Chono Trigger. É como se o jogo realmente tivesse sido lançado naquela época.
Essa, por exemplo, que toca em um momento da história me faz lembrar dos lixão do Setor 7 do FFVII, ou o mercado de algum Shin Megani Tensei:
E as trilhas de batalha são hipnotizantes:
Eu já terminei uma vez e iniciei logo um NG+ pois percebi que perdi personagens e upgrades de missões secretas que deixei passar. O jogo incentiva você rejogar, pois as próprias conquistas da Steam (pra quem se importa) são bastante complecionista. Não sei se terá um final de diferente, mas já vi alguma mudança ao completar certas missões em ordem diferente, até porque trazes determinados personagens para determinadas missões podem desbloquear diálogos diferentes.
Enfim, pra mim esse é um jogaço que eu nunca ouvi ninguém falar, literalmente procurei clones de FF Tactics e encontrei por acaso. Fiquei até triste que o jogo teve pouco engajamento, até o trailer de lançamento tem poucas vizualiações, mas caso tivesse sido lançado lá atrás seria um clássico atemporal e mencionado por décadas. Até por isso to escrevendo essa mini resenha, pra ver se alguém mais dá uma chance ao jogo.
Acredito que os únicos defeitos que posso apontam são a UI feia e o fato de não poder acelerar mais as batalhas ou cortar cenas de história, pois algumas cansam na segunda play.
Não vou dar nota porque acho um conceito meio bosta, apenas comprem essa merda por cerca de ~10 reais na Nuuvem e joguem caso você leu até aqui.
Ps: não tem mais promo na Nuuvem, mas o jogo é baratinho.