Qual o último jogo que você terminou? Dêem sua opinião/nota [Movimento Zeranista]

togges.jpg


Terminei Togges com 87%. Faltou coisa. Tem uns puzzles que não sei o que fazer.

No começo eu adorei o jogo. As músicas, as cores, as risadas dos togges. Os togges pulando. Continuo com a mesma opinião. Só que com o tempo eu percebi que a câmera estraga o jogo. O problema é que tem lugar que a câmera não cabe e isso parece ser problema de level design. Tem lugar que a câmera fixa numa perspectiva e fica difícil de se orientar. Um raio X ajudaria nisso. O ângulo da câmera não deixa olhar para cima e isso deixa vários lugares difíceis de acessar porque você não sabe para onde está indo. Por ex: na lua medieval você sobe nas correntes e não vê o destino.

Uma boa parte dos puzzles é legal. Mas uma boa parte dos puzzles é pura adivinhação. O problema é que tem puzzle que não parece um puzzle. Os ladrilhos que somem quando você põe um togge em cima. Aquilo parecia um enfeite. Mas de tanto tentar percebi que parecia um caminho e que o objetivo parecia ser fazer todos os ladrilhos serem ativados numa jogada só, sem errar nenhum. Aquele outro puzzle do diagrama dos blocos. No começo achei que fosse para preencher o diagrama e com a cor que tava lá. Mas no chute fui spameando blocos na plataforma do lado e fazia um som de erro e piscava. Aí que me toquei "Isso parece um teste de QI? Esse diagrama é para construir do lado igual?". O puzzle que deixa a construção toda vermelha, aquilo mais parecia um bug do que um puzzle. O puzzle de pegar a trilha de chaves tem um pequeno problema. Eu tentei várias e várias vezes mas o tempo é insuficiente. Aí eu descobri o "cheat". Quem disse que precisa de um togge sozinho? Você pode deixar um pegando as chaves percorrendo a trilha e ao mesmo tempo usa outros togges para pegar no meio do caminho. A ordem das chaves não parece importar na trilha. Desde que você pegue todas antes do tempo acabar.

Eu acho que o que poderia ser feito é adicionar placas. Já tem placas no jogo. Mas adicionar umas placas com uma historinha que ajudasse no puzzle. Aquela negócio estranho com olhos gigantes. Foi por acaso que descobri que colocando pilhas de togges destruía aquele olho e impedia a escuridão de matar os togges. Alguns desafios tem contador. Mas os desafios sem contador fica difícil de saber. Um exemplo são esses olhos gigantes que você precisa destruir todos um seguido do outro sem errar. O que complica é que em alguns lugares é possível chegar na fruta sem desativar esses olhos. Fiquei em dúvida se aquilo era só um obstáculo ou um desafio para resolver.

Se não fosse os problemas eu daria 10. Mas com os problemas eu dou 8. Quem sabe 7. As risadas dos togges me lembram muito o Angry Birds.

Fiquei imaginando e com ideias simples dá pra fazer um milhão de coisas. Togges que mudam de cor, togges piscando como se fosse a estrela do super mario, togges que se camuflam, togges que flutuam. Tem um milhão de possibilidades. Eu diria que com uma campanha publicitária bem pensada era possível vender almofadas de togges hahahaha. Daria pra fazer uma campanha de chocolate M&M com temática, levels e a marca.
 
b0KFzyj.png


Ao longo dos anos eu sempre revisito esse clássico no PSP, só pra brincar um pouco no TDM, mas dessa vez zerei esse game novamente depois de pelo menos uns 15 anos sem zerar (algo que eu fazia bastante com meu irmão no PS1) e o jogo até que envelheceu bem considerando que é de 99. A dificuldade é ok, os cenários totalmente diferentes e com locais secretos, além de ambiente reativos com armas, mas o destaque vai para (1) gameplay bem robusta (com diversos comandos, barra de "mana" para usar especiais secretos, muitas armas e especiais...) e (2) a trilha sonora muita marcante de rock. O jogo é bem curto, zerei ali na casa das 1h e 30m, já que lembrava bem dos comandos, mas é algo que qualquer pessoa zera facilmente entre as 2-4 horas. Inclusive, acredito ser a primeira vez na vida que zerei sem meu irmão no coop :haha: , era praticamente uma tradição nossa zerar isso e nascar rumble no PS1 quase toda semana/mês.

Falando em PS1, sempre utilizei o emulador ePSXe, que era absoluto nos anos 2000, mas fui dar uma lida recentemente sobre o Duckstation e ele é bem competente, com filtros, aumento de resolução, acesso a mods e tudo mais (me lembrou muitas opções do yuzu/cemu), então "migrei" meus jogos para lá e agora vai se tornar meu emulador principal...estive brincando em vários jogos nesses dias e devo voltar a zerar games do PS1 com mais frequência.
 
Última edição:
b0KFzyj.png


Ao longo dos anos eu sempre revisito esse clássico no PSP, só pra brincar um pouco no TDM, mas dessa vez zerei esse game novamente depois de pelo menos uns 15 anos sem zerar (algo que eu fazia bastante com meu irmão no PS1) e o jogo até que envelheceu bem considerando que é 99. A dificuldade é ok, os cenários totalmente diferentes e com locais secretos, além de ambiente reativos com armas, mas o destaque vai para (1) gameplay bem robusta (com diversos comandos, barra de "mana" para usar especiais secretos, muitas armas e especiais...) e a trilha sonora muita marcante de rock. O jogo é bem curto, zerei ali na casa das 1h e 30m, já que lembrava bem dos comandos, mas é algo que qualquer pessoa zera facilmente entre as 2-4 horas. Inclusive, acredito ser a primeira vez na vida que zerei sem meu irmão no coop :haha: , era praticamente uma tradição nossa zerar isso e nascar rumble no PS1 quase toda semana/mês.

Falando em PS1, sempre utilizei o emulador ePSXe, que era absoluto nos anos 2000, mas fui dar uma lida recentemente sobre o Duckstation e ele é bem competente, com filtros, aumento de resolução, acesso a mods e tudo mais (me lembrou muitas opções do yuzu/cemu), então "migrei" meus jogos para lá e agora vai se tornar meu emulador principal...estive brincando em vários jogos nesses dias e devo voltar a zerar games do PS1 com mais frequência.
Recomendo rogue trip vacation 2012, se eu não me engano é da mesma dev. Joguei muito em coop na infância com um colega.
 
Nem sei onde postar esse "desabafo", então vai aqui mesmo... Nunca em todos meus 40 anos fiquei tão entediado com o cenário gamer... NÃO TEM O QUE JOGAR! Tá horrível!

As únicas coisas que tem segurado a indústria parecem ser os indies, que infelizmente eu não curto tanto...

Qual o próximo jogo bom? Ghost Of Tsushima? Sim, é um jogão, fico feliz que várias pessoas vão poder apreciar ele, só que eu já platinei ele em 2020! E depois no PS5 quase de novo...

Antes eu ficava escolhendo a dedo os jogos de cada mês (até pq como um bom brasileiro não dava pra comprar tudo), mas já fazendo planos pra o que comprar mais pra frente, mas hj em dia eu praticamente fico vendo live de Warzone o dia inteiro, numa máquina de quase 30mil reais...

Qual foi o último jogo que eu zerei? Já quase não lembro! Dead Island 2? Acho que sim... Qual vai ser o próximo? Um re-re-lançamento de um jogo de 2020....

Deprimente isso...
 
Nem sei onde postar esse "desabafo", então vai aqui mesmo... Nunca em todos meus 40 anos fiquei tão entediado com o cenário gamer... NÃO TEM O QUE JOGAR! Tá horrível!

As únicas coisas que tem segurado a indústria parecem ser os indies, que infelizmente eu não curto tanto...

Qual o próximo jogo bom? Ghost Of Tsushima? Sim, é um jogão, fico feliz que várias pessoas vão poder apreciar ele, só que eu já platinei ele em 2020! E depois no PS5 quase de novo...

Antes eu ficava escolhendo a dedo os jogos de cada mês (até pq como um bom brasileiro não dava pra comprar tudo), mas já fazendo planos pra o que comprar mais pra frente, mas hj em dia eu praticamente fico vendo live de Warzone o dia inteiro, numa máquina de quase 30mil reais...

Qual foi o último jogo que eu zerei? Já quase não lembro! Dead Island 2? Acho que sim... Qual vai ser o próximo? Um re-re-lançamento de um jogo de 2020....

Deprimente isso...
Eu entendo de certa forma o que vc fala, pois a cada dia tbm vejo menos coisas para se jogar, a indústria está bastante fraca...no fundo eu fico esperando franquias que já gosto anunciarem algo.

O que vou falar é clichê, mas você poderia tentar novas franquias...eu estava entrando nesse seu pensamento e foi procurando coisas diferentes que me deparei vom yakuza, por exemplo, que hoje é praticamente minha franquia favorita e nos últimos 2-3 anos joguei 8 jogos deles e ainda tem mais.

E sobre os indies, tente jogar os mais aclamados e que sejam de algum gênero que vc já curta, pois como vc falou, eles realmente são as coisas mais fora da curva atualmente, tem muita coisa boa mesmo e hoje é o que mais sustenta minha gameplay...sempre estou jogando um indie por aí.

Outra coisa: vc n precisa de jogos novos sempre, rejogar algo é muito prazeroso tbm, principalmente aqueles "jogos jogados", como um soulslike, simulação, rts, esportes, etc...e principalmente indies metroidvanias/roguelikes, que vc está sempre raciocinando e tal.

Eu praticamente já zerei uns 90% da minha library, então hoje basicamente fico esperando jogos novos de franquias, jogando indies, rejogando algo e acompanhando a indústria pra ver se surge algo que me agrada (uma franquia nova, um remake de algo que eu não esperava, algo que nunca dei muita atenção antes...).

A questão é o que falei anteriormente, vc não se cobrar pra jogar algo novo, as vezes só foque em outro hobby...o que pareceu num trecho do seu texto é que vc se vê na necessidade de compensar o alto valor gasto no setup, mas não precisa ser assim, é um lazer, não precisa de pressão. Jogue quando tiver com vontade, caso contrário, apenas aumentará sua insatisfação.
 
Nem sei onde postar esse "desabafo", então vai aqui mesmo... Nunca em todos meus 40 anos fiquei tão entediado com o cenário gamer... NÃO TEM O QUE JOGAR! Tá horrível!

As únicas coisas que tem segurado a indústria parecem ser os indies, que infelizmente eu não curto tanto...

Qual o próximo jogo bom? Ghost Of Tsushima? Sim, é um jogão, fico feliz que várias pessoas vão poder apreciar ele, só que eu já platinei ele em 2020! E depois no PS5 quase de novo...

Antes eu ficava escolhendo a dedo os jogos de cada mês (até pq como um bom brasileiro não dava pra comprar tudo), mas já fazendo planos pra o que comprar mais pra frente, mas hj em dia eu praticamente fico vendo live de Warzone o dia inteiro, numa máquina de quase 30mil reais...

Qual foi o último jogo que eu zerei? Já quase não lembro! Dead Island 2? Acho que sim... Qual vai ser o próximo? Um re-re-lançamento de um jogo de 2020....

Deprimente isso...
Acho um exagero sendo que ano passado teve baldur's gate 3, alan wake 2, spider man 2 e mario wonder.
Esse ano está mais fraco mesmo, mas mesmo assim sempre estão saindo jogos novos, talvez por vc se limitar somente por jogos AAA é q fica sem nada pra jogar, aí tem que esperar o segundo semestre que é qnd tem esses lançamentos.
 
Nem sei onde postar esse "desabafo", então vai aqui mesmo... Nunca em todos meus 40 anos fiquei tão entediado com o cenário gamer... NÃO TEM O QUE JOGAR! Tá horrível!

As únicas coisas que tem segurado a indústria parecem ser os indies, que infelizmente eu não curto tanto...

Qual o próximo jogo bom? Ghost Of Tsushima? Sim, é um jogão, fico feliz que várias pessoas vão poder apreciar ele, só que eu já platinei ele em 2020! E depois no PS5 quase de novo...

Antes eu ficava escolhendo a dedo os jogos de cada mês (até pq como um bom brasileiro não dava pra comprar tudo), mas já fazendo planos pra o que comprar mais pra frente, mas hj em dia eu praticamente fico vendo live de Warzone o dia inteiro, numa máquina de quase 30mil reais...

Qual foi o último jogo que eu zerei? Já quase não lembro! Dead Island 2? Acho que sim... Qual vai ser o próximo? Um re-re-lançamento de um jogo de 2020....

Deprimente isso...
Acho que o problema tá na sua vontade de jogar. Como @UmHugo comentou, nos últimos meses foram lançados inúmeros jogos bons, de todo tipo, gênero, indie, AAA. O que não falta são opções.
O negócio é não seguir regras, tipo fila de backlog, ou se forçar a jogar algo porque geral elogia. Se tiver afim de ver séries, filmes, qualquer outra coisa faz, a vontade de jogar volta depois.


Esse ano infelizmente não estou com tempo pra focar nos games que eu gostaria de experimentar. Tô estudando bastante e meu tempo livre praticando um esporte novo, ou vendo séries. Mais pra frente volto a jogar com todo o gás.
 
Acho um exagero sendo que ano passado teve baldur's gate 3, alan wake 2, spider man 2 e mario wonder.
Esse ano está mais fraco mesmo, mas mesmo assim sempre estão saindo jogos novos, talvez por vc se limitar somente por jogos AAA é q fica sem nada pra jogar, aí tem que esperar o segundo semestre que é qnd tem esses lançamentos.
Acho que o problema tá na sua vontade de jogar. Como @UmHugo comentou, nos últimos meses foram lançados inúmeros jogos bons, de todo tipo, gênero, indie, AAA. O que não falta são opções.
O negócio é não seguir regras, tipo fila de backlog, ou se forçar a jogar algo porque geral elogia. Se tiver afim de ver séries, filmes, qualquer outra coisa faz, a vontade de jogar volta depois.


Esse ano infelizmente não estou com tempo pra focar nos games que eu gostaria de experimentar. Tô estudando bastante e meu tempo livre praticando um esporte novo, ou vendo séries. Mais pra frente volto a jogar com todo o gás.
As vezes a pessoa gosta de algo específico e acaba acontecendo isso, quando não lança muita coisa parecida... Esse ano pra mim é de longe um dos melhores dos últimos anos, pois gosto muito de JRPG e tivemos Yakuza 8, Persona 3, FFVII Remake, vai ter Metaphor...além de que tem DLC do Elden Ring, EA do No Rest for The Wicked, Hades 2...Alone in the dark, Ghost of Tsushima e FFXVI pra PC e que ainda não joguei...Fora outras surpresas que podem sair (eu não gosto tanto de Dragons Dogma 2, mas foi um grande lançamento tbm, e japonês).

Mas para quem não gosta de JRPG, por exemplo, o ano está mais ou menos de grandes lançamentos.
 
Ok, exagero da minha parte... Vou aceitar a crítica, com apenas uma pergunta então:

Fora indie (que não gosto, ponto final) e Dragon's Dogma 2, podem me dar dicas de jogos bons?

Não to falando do ano passado, já zerei todos que me interessavam e ainda assim foram poucos jogos pra um ano inteiro, mesmo contando jogos de Switch e PS5 que tenho.

Aceito a critica, mas não mudaram meu argumento: Se não fossem os indies, a indústria estaria praticamente morta. Aí, quem não gosta de indie, como eu (oh meu deus.... que blasfemia, ta... aceitem) fica sem NADA pra jogar por longos períodos.

Essa é sem dúvida a pior geração que já vi.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

As vezes a pessoa gosta de algo específico e acaba acontecendo isso, quando não lança muita coisa parecida... Esse ano pra mim é de longe um dos melhores dos últimos anos, pois gosto muito de JRPG e tivemos Yakuza 8, Persona 3, FFVII Remake, vai ter Metaphor...além de que tem DLC do Elden Ring, EA do No Rest for The Wicked, Hades 2...Alone in the dark, Ghost of Tsushima que ainda não joguei...Fora outras surpresas que podem sair.

Mas para quem não gosta de JRPG, por exemplo, o ano está mais ou menos de grandes lançamentos.
Ótimo outro exemplo. Se o cara não curte JRPG/RPG, também tá lascado nos últimos tempos... Tem uma avalanche de jogos desse tipo, mas meu tempo de apreciar esses trecos esquisitos japoneses infelizmente passou....

Alone in the Dark é o único que vc mencionou que eu até acho que pode ter sido um engano não ter jogado, já que vi algumas pessoas falando bem... Talvez, nesse tempo de FALTA DE JOGOS, dê outra chance a ele.
 
Última edição:
Mas assim, tu viu o tanto de indie bom que tá saindo?
 
Mas assim, tu viu o tanto de indie bom que tá saindo?
Eu entendo perfeitamente a relevância dos Indies, principalmente no momento da indústria, acredito que é uma forma extremamente bem pensada de se fazer jogos sustentáveis hj em dia.

Dito isso, já joguei Super Nintendo na época do Super Nintendo, não montei máquinas e periféricos no valor quase de um Dolphin pra jogar SNES.

E agora eu serei odiado por todos e provavelmente receberei ameaças de morte. É a vida, já aceitei.
 
:que:
 
Eu entendo perfeitamente a relevância dos Indies, principalmente no momento da indústria, acredito que é uma forma extremamente bem pensada de se fazer jogos sustentáveis hj em dia.

Dito isso, já joguei Super Nintendo na época do Super Nintendo, não montei máquinas e periféricos no valor quase de um Dolphin pra jogar SNES.

E agora eu serei odiado por todos e provavelmente receberei ameaças de morte. É a vida, já aceitei.
Acho q vc tem uma visão errada do que é indie, não precisam ser pixelados para ser um jogo indie.
Como sugestão, já que não gosta de indies e jogos japoneses, acho que só teria helldivers 2.

As vezes a pessoa gosta de algo específico e acaba acontecendo isso, quando não lança muita coisa parecida... Esse ano pra mim é de longe um dos melhores dos últimos anos, pois gosto muito de JRPG e tivemos Yakuza 8, Persona 3, FFVII Remake, vai ter Metaphor...além de que tem DLC do Elden Ring, EA do No Rest for The Wicked, Hades 2...Alone in the dark, Ghost of Tsushima e FFXVI pra PC e que ainda não joguei...Fora outras surpresas que podem sair (eu não gosto tanto de Dragons Dogma 2, mas foi um grande lançamento tbm, e japonês).

Mas para quem não gosta de JRPG, por exemplo, o ano está mais ou menos de grandes lançamentos.
Outro jogo que acabou sendo bem recebido, fora os que vc citou é o granblue relink. Para quem gosta de Jrpg realmente está muito interessante, em breve lança shin megami 5 (se a nuuvem fizer promoção vou acabar pegando) e além do metaphor, vai lançar teoricamente no final do ano o fantasy life para o switch q estou bem curioso para jogar (o problema é q lança junto com metaphor).
 
Nem sei onde postar esse "desabafo", então vai aqui mesmo... Nunca em todos meus 40 anos fiquei tão entediado com o cenário gamer... NÃO TEM O QUE JOGAR! Tá horrível!

As únicas coisas que tem segurado a indústria parecem ser os indies, que infelizmente eu não curto tanto...

Qual o próximo jogo bom? Ghost Of Tsushima? Sim, é um jogão, fico feliz que várias pessoas vão poder apreciar ele, só que eu já platinei ele em 2020! E depois no PS5 quase de novo...

Antes eu ficava escolhendo a dedo os jogos de cada mês (até pq como um bom brasileiro não dava pra comprar tudo), mas já fazendo planos pra o que comprar mais pra frente, mas hj em dia eu praticamente fico vendo live de Warzone o dia inteiro, numa máquina de quase 30mil reais...

Qual foi o último jogo que eu zerei? Já quase não lembro! Dead Island 2? Acho que sim... Qual vai ser o próximo? Um re-re-lançamento de um jogo de 2020....

Deprimente isso...
Só não jogar e ir fazer outra coisa. Mais cedo ou tarde a vontade de jogar volta, ou não. Simplesmente acaba. Conheço gente que jogava bem adolescente e adulto joga mais nada, perdeu interesse. Gosto vai mudando ao longo dos anos.
 
Acho q vc tem uma visão errada do que é indie, não precisam ser pixelados para ser um jogo indie.
Como sugestão, já que não gosta de indies e jogos japoneses, acho que só teria helldivers 2.
To jogando, legalzinho.
Só não jogar e ir fazer outra coisa. Mais cedo ou tarde a vontade de jogar volta, ou não. Simplesmente acaba. Conheço gente que jogava bem adolescente e adulto joga mais nada, perdeu interesse. Gosto vai mudando ao longo dos anos.
Mas eu não perdi o interesse! Continuo jogando como sempre jogarei, o problema é a FALTA do que jogar!
 
Compartilho da mesma ideia do amigo aí acima. Comprei todas as dlc's do Destiny 2 e Helldivers 2 também esperando me prender, mas, feijoada nada acontece.
Por fim, voltei ao CS2 até que tenha algum AAA que me prenda como foi com Horizon Forbbiden West.
 


Fae Tactics foi a maior surpresa dos ultimos tempos.

Estava sentindo aquela coceirinha de Final Fantasy Tactics, mesmo eu não tendo jogado muito a época, abraçando mais o genero de combate tático por turnos na era XCOM 2, e esse jogo supriu com louvor essa minha vontade.

O jogo conta com todo aquele charme dos JRPGs de ponta do PS1 com sprites bem desenhados, personagens cativantes, cenários bonitos, história simples mas engajante e trilha sonora extremamente marcante. Acertaram em cheio na construção daquela jornada do herói que vai se descobrindo, desvendando o seu próprio passado e fazendo amigos pelo caminho, ao passo que vai de encontro inevitável com o mal que cresce nas sombras.

O mundo é repleto de seres mágicos que vieram ao nosso mundo após um evento causado por uma bruxa. Neste mundo, as mulheres tem mais chances de despertar sua mana, e quando isso ocorre, ela é classificada como bruxas. Homens, apesar de muito raro, também podem nascer com mana latente, e quando ela desperta se tornam Warlocks, bruxos extremamente poderosos. Existem reinos de "faes", como são chamadas todas as criaturas mágicas, reinos de pessoas comuns vivendo suas vidas, seres místicos sendo caçados, seitas, igrejas, demônios, invocações, catástrofes e etc.

Peony, a protagonista, saiu com sua motoca (que é movida a magia) da sua terra natal junto com seu cão e seu pássaro, que são os membros iniciais da party, a procura de sua mãe, outra bruxa. De início não sabemos exatamente o motivo dela ir buscá-la, mas mais pra frente tudo será desenvolvido.

bJtyErb.jpeg


A personagem não foge do estereótipo de bruxinha ingenua do bem que quer ajudar todo mundo, no entanto o jogo faz isso sem te fazer de idiota, sem exagerar na "atuação", e apresenta um certo amadurecimento com o decorrer do jogo e as interações que temos com outros personagens.

Os diálogos seguem os JRPGS do estilo, com piadinhas bobinhas aqui e ali, altas provocações, revelações e etc como de praxe, mas no geral são direto ao ponto e bem escritos pro gênero. Você acaba lendo tudo com atenção pra saber da história pois ela é simples, mas engajante, e cada personagem que se junta a sua jornada tem um objetivo próprio. Estamos sempre em busca de alguém, algum lugar, algum item, e isso te prende.

nZVI2ps.jpeg


O combate é complexo o suficiente pra te engajar e simples o suficiente pra você entender de início. Basicamente, você se move por determinados quadros e ataca de determinada distância dependendo do tipo de ataque do seu personagem, que pode ser modificado. Cada membro da sua party possui um tipo de arma/ataque e três equipamentos/armas diferentes, que você desbloqueia através de side quests, assim como alguns dos personagens, e esses equipamentos além de trazer uma mudança visual, algumas sutis como uma arma diferente, e outros mais como uma transformação, trazem também mudança no tipo de ataque (distância/fisico) e o elemento. Cada personagem também tem dois especiais chamados Ultra, um de dano e outro de assistencia, que é preenchido com cerca de 9 orbes e um ataque diferente chamado "EX" que utiliza dois orbes desses pra dar um efeito mais forte ou dano elemental diferente.

Exemplo de ultra, que atinge todos os inimigos em determinada área:

9GVwkCr.jpeg


Outro ponto importante do combate são os feitiços, ao todo 47, que podem dar dano, debuff, buff ou burlar regras do jogo como fazer você se teleportar ou trazer itens até você. Falando em buff, cada membro da party também pode ser equipados com talismans que dão determinados efeitos elemntais e gerais, como melhorar ataque, mobilidade, crítico, dano elemental e por aí vai, semelhante aos assiste dos fae.

Há também como invocar monstros, ou "faes", para se juntar a você na batalha, cada um com seu tipo de ataque, habilidades passivas e de assistencia, stats e lore próprias. Sim, semelhante Pokemon, mas em menor quantidade, apenas 30, e sem evoluções ou nada do tipo, apenas variações. Por exemplo, um é um dragão que cospe fogo de longe, outro é um urso de gelo que ataca de perto e pode combar (quando um inimigo é atingido enquanto seu personagem estiver perto, o seu personagem próximo dá um hit adicional), outro é um mimico que copia um monstro do campo, seja aliado ou inimigo, outro é uma fênix que pode ser revivida quando morre, e etc. Alguns caminham, outors voam, outros pulam, outros se deslocam por de baixo da terra e isso muda a forma como cada interage com os obstáculos do campo. Cada fae, tem seus pontos fortes e fracos e terão sua chance de brilhar em determinadas missões graças a variedade. Na maioria das vezes você terá que eliminar todos os inimigos ou os líderes deles, mas há também missões de sobrevivência e de fuga, que você terá que chegar do outro lado do campo, que passam desde cidades até pequenas vilas, cemitérios, castelos, cavernas, florestas, desertos, montanhas nevadas e vulcões, com situações climáticas próprias que afetam a mobilidade, dano e probalidade de acerto dos ataques.

zLXhAxB.jpeg

kYj1pXC.jpeg

7Cyh3kr.jpeg



A trilha sonora é viciante. Os sons são ambientes e no geral tranquilos, mas que casam muito bem com o universo do jogo, e lembram composições de FF, Wild Arms e Chono Trigger. É como se o jogo realmente tivesse sido lançado naquela época.

Essa, por exemplo, que toca em um momento da história me faz lembrar dos lixão do Setor 7 do FFVII, ou o mercado de algum Shin Megani Tensei:



Lembrou um pouco essa


E as trilhas de batalha são hipnotizantes:



Eu já terminei uma vez e iniciei logo um NG+ pois percebi que perdi personagens e upgrades de missões secretas que deixei passar. O jogo incentiva você rejogar, pois as próprias conquistas da Steam (pra quem se importa) são bastante complecionista. Não sei se terá um final de diferente, mas já vi alguma mudança ao completar certas missões em ordem diferente, até porque trazes determinados personagens para determinadas missões podem desbloquear diálogos diferentes.

Enfim, pra mim esse é um jogaço que eu nunca ouvi ninguém falar, literalmente procurei clones de FF Tactics e encontrei por acaso. Fiquei até triste que o jogo teve pouco engajamento, até o trailer de lançamento tem poucas vizualiações, mas caso tivesse sido lançado lá atrás seria um clássico atemporal e mencionado por décadas. Até por isso to escrevendo essa mini resenha, pra ver se alguém mais dá uma chance ao jogo.

Acredito que os únicos defeitos que posso apontam são a UI feia e o fato de não poder acelerar mais as batalhas ou cortar cenas de história, pois algumas cansam na segunda play.

Não vou dar nota porque acho um conceito meio bosta, apenas comprem essa merda por cerca de ~10 reais na Nuuvem e joguem caso você leu até aqui.

Ps: não tem mais promo na Nuuvem, mas o jogo é baratinho.

Depois desse ótimo review, fiquei com bastante vontade de jogar esse jogo, então estou respondendo aqui só pra quem também se interessou que o jogo entrou no greenmangaming.com por 9 reais.
 
Nem sei onde postar esse "desabafo", então vai aqui mesmo... Nunca em todos meus 40 anos fiquei tão entediado com o cenário gamer... NÃO TEM O QUE JOGAR! Tá horrível!

As únicas coisas que tem segurado a indústria parecem ser os indies, que infelizmente eu não curto tanto...

Qual o próximo jogo bom? Ghost Of Tsushima? Sim, é um jogão, fico feliz que várias pessoas vão poder apreciar ele, só que eu já platinei ele em 2020! E depois no PS5 quase de novo...

Antes eu ficava escolhendo a dedo os jogos de cada mês (até pq como um bom brasileiro não dava pra comprar tudo), mas já fazendo planos pra o que comprar mais pra frente, mas hj em dia eu praticamente fico vendo live de Warzone o dia inteiro, numa máquina de quase 30mil reais...

Qual foi o último jogo que eu zerei? Já quase não lembro! Dead Island 2? Acho que sim... Qual vai ser o próximo? Um re-re-lançamento de um jogo de 2020....

Deprimente isso...

Se você tem games AAA na sua biblioteca que ainda não jogou então a culpa não é da falta de inovação de novos games, é sua falta de vontade. Isso acontece comigo, ainda tenho uns 100 jogos que comprei, sempre quis jogar, mas na época não tinha máquina potente para rodar, depois que tive a máquina não tinha mais vontade. Trilogias como Mass Effect e Dead Space por exemplo, estão lá e não tenho vontade. Cyberpunk 2077 e Starfield cheguei perto do fim mas parei e não zerei. Espero que a vontade volte algum dia porque sei que são "jogões" e ainda tenho muitos AAA no backlog. Graças a dolarização da Steam Argentina eu não compro mais games, pelo menos não estou mais empilhando jogos sem vontade de jogar.
 
Se você tem games AAA na sua biblioteca que ainda não jogou então a culpa não é da falta de inovação de novos games, é sua falta de vontade. Isso acontece comigo, ainda tenho uns 100 jogos que comprei, sempre quis jogar, mas na época não tinha máquina potente para rodar, depois que tive a máquina não tinha mais vontade. Trilogias como Mass Effect e Dead Space por exemplo, estão lá e não tenho vontade. Cyberpunk 2077 e Starfield cheguei perto do fim mas parei e não zerei. Espero que a vontade volte algum dia porque sei que são "jogões" e ainda tenho muitos AAA no backlog. Graças a dolarização da Steam Argentina eu não compro mais games, pelo menos não estou mais empilhando jogos sem vontade de jogar.
Seu argumento faz sentido, se a pessoa compra e não joga, realmente tá desperdiçando dinheiro.

Não é meu caso. Se eu não joguei é pq simplesmente não curti tanto o jogo. Um exemplo é o Marvel's Midnight Suns, que vi uns vídeos achei interessante e quando fui jogar era horrível.
Outro exemplo é o Arkham Knights, deus que me livre daquilo... Fora esses casos, já zerei todos.

Sou de uma época que "detonar" um jogo era algo muito importante, fazia isso até com jogos completamente em japonês, sem entender nada (FF7, Parasite Eve...) e continuo no mesmo ritmo, comprei, gostei, termino. Felizmente hoje em dia não tenho muito problema em relação a valores, se o jogo me agrada, nem vejo o preço, pois o importante é o quanto vou me divertir e aproveitar o tempo jogando, e é justamente aí que o problema começa!

Fora tudo que já comentei, ainda temos jogos RUINS, mas tão RUINS que não dá pra entender como deixaram ser lançado... Jogos que aumentam o tamanho do mapa só pra aumentar o número de horas de jogo, que colocam grind ou side quests absurdas pro mesmo objetivo, performance ridícula mesmo numa máquina poderosa e por aí vai...

Hoje temos que lutar contra TANTAS coisas pra jogar que é complicado simplesmente gostar e aproveitar a maioria dos poucos jogos que temos!
 
Depois desse ótimo review, fiquei com bastante vontade de jogar esse jogo, então estou respondendo aqui só pra quem também se interessou que o jogo entrou no greenmangaming.com por 9 reais.

Muito barato!

Espero que curta o game também, eu me apaixonei.
 
header.jpg

Devidamente zerado. Zerei no normal em aproximadamente 6h.
História simples, jogo mais voltado para gameplay e não história. Delícia x-ray... mas nesse jogo só na dlc consegui acertar os testículos de alguém.
 
r5uiZ70.jpeg





Meu amigo da família steam tinha horizon zero dawn e, admito, nunca liguei pra jogos recentes da Sony, mas baixei e fiz uma tentativa. Rapidamente o game me prendeu. Curti demais. Já estou esperando promoção para adquirir o forbideen west. Nota 8,5/10
 
LHHf8XP.png

Review de Early Access

Não tem jeito, os indies realmente são o ponto mais alto da indústria atualmente e que trazem o verdadeiro prazer de jogar videogame! É muito carinho envolvido na criação dos games, é muito fácil de notar ao jogar.

Hades 2 é mais um jogaço de um gênero (roguelike/lite) que eu nem dava tanta bola mas que no último ano me viciou e resgatou essa vontade de jogar pra valer, ficar com a mão no controle e realmente raciocinando e treinando para passar por obstáculos, coisa que hoje está um pouco em falta nos AAA do mercado. O game conta com a base do primeiro jogo, mas com grandes upgrades, fazendo dele uma sequência digna e que pode superar seu antecessor. Alguns pontos interessantes:

(1) Foi adicionado um novo esquema de "mana", onde seus especiais gastam essa mana, então as builds envolvem melhorias nos especiais e no controle/regen de mana e isso já muda bastante o game. (2) Existem 3 tipos de ataques, o primeiro envolve a arma comum, que vc utiliza na mão (existem 4 armas diferentes pra esse caso), o ataque de longa distância infinito (que no primeiro era limitado a 1 hit ou mais, dependendo da build), e a conjuração, que deixa inimigos parados e deixa tudo mais cadenciado. Esses 3 tipos de ataques possuem especiais que gastam mana e que envolvem segurar o botão por uns 2 segundos e tiram dano elevado. (3) Os poderes obtidos dos deuses impactam totalmente nesses 3 tipos de ataques e a quantidade de builds parece ser absurdamente grande (sem contar com as armas de mão, que já muda tudo). (4) Existe também um sistema de cartas, que são basicamente as habilidades fixas e que se mantém na personagem, que estão bem melhores que no primeiro.

As boss fights do jogo estão muito bem feitas (existem uma à la raphael do baldurs gate 3, a mais memorável de todas), com uma trilha sonora já bem estabelecida e empolgante e muito, muito carinho nos pequenos detalhes. Consegui zerar na 15ª tentativa pois treinei bastante com a mesma arma (machado), mas o boss final é bastante desafiador, bem mais que o Hades do primeiro jogo.

Lembrando que o jogo está em EA mas ele já possui mais conteúdo que o Hades 1 completo, além de ter um final para o jogo. Obviamente que o true ending só será lançado na versão 1.0, mas dá pra se considerar um jogo "completo" agora mesmo. Então quem curtiu o primeiro, pode ir sem medo, conteúdo (de qualidade) não falta nesse jogo.
 
LHHf8XP.png

Review de Early Access

Não tem jeito, os indies realmente são o ponto mais alto da indústria atualmente e que trazem o verdadeiro prazer de jogar videogame! É muito carinho envolvido na criação dos games, é muito fácil de notar ao jogar.

Hades 2 é mais um jogaço de um gênero (roguelike/lite) que eu nem dava tanta bola mas que no último ano me viciou e resgatou essa vontade de jogar pra valer, ficar com a mão no controle e realmente raciocinando e treinando para passar por obstáculos, coisa que hoje está um pouco em falta nos AAA do mercado. O game conta com a base do primeiro jogo, mas com grandes upgrades, fazendo dele uma sequência digna e que pode superar seu antecessor. Alguns pontos interessantes:

(1) Foi adicionado um novo esquema de "mana", onde seus especiais gastam essa mana, então as builds envolvem melhorias nos especiais e no controle/regen de mana e isso já muda bastante o game. (2) Existem 3 tipos de ataques, o primeiro envolve a arma comum, que vc utiliza na mão (existem 4 armas diferentes pra esse caso), o ataque de longa distância infinito (que no primeiro era limitado a 1 hit ou mais, dependendo da build), e a conjuração, que deixa inimigos parados e deixa tudo mais cadenciado. Esses 3 tipos de ataques possuem especiais que gastam mana e que envolvem segurar o botão por uns 2 segundos e tiram dano elevado. (3) Os poderes obtidos dos deuses impactam totalmente nesses 3 tipos de ataques e a quantidade de builds parece ser absurdamente grande (sem contar com as armas de mão, que já muda tudo). (4) Existe também um sistema de cartas, que são basicamente as habilidades fixas e que se mantém na personagem, que estão bem melhores que no primeiro.

As boss fights do jogo estão muito bem feitas (existem uma à la raphael do baldurs gate 3, a mais memorável de todas), com uma trilha sonora já bem estabelecida e empolgante e muito, muito carinho nos pequenos detalhes. Consegui zerar na 15ª tentativa pois treinei bastante com a mesma arma (machado), mas o boss final é bastante desafiador, bem mais que o Hades do primeiro jogo.

Lembrando que o jogo está em EA mas ele já possui mais conteúdo que o Hades 1 completo, além de ter um final para o jogo. Obviamente que o true ending só será lançado na versão 1.0, mas dá pra se considerar um jogo "completo" agora mesmo. Então quem curtiu o primeiro, pode ir sem medo, conteúdo (de qualidade) não falta nesse jogo.
Eu tbm comprei na EA e estou amando, pq curti mto o Hades I, mas vc acha que as conquistas só irão aparecer na versão 1.0 mesmo?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo