NVIDIA GTX 400 Series - [ TÓPICO DEDICADO ]

Achei fraco o resultado da GTX480 do cara no SF4, principalmente pq ele conseguiu 11% com um 980X, muito superior ao i5.



A Fermi continua com os mesmos problemas, GTX480 tem consumo de dual GPU, baixa disponibilidade devido a baixos yelds, esquenta muito mais que sua concorrente e ainda está bem caro. As mais baratas estão saindo por 1600, eu nao pagaria isso quando podendo pegar uma HD5870 por pouco mais de 1000. Mas isso é questao de gosto, tem gente que simplesmente prefere nvidia e pronto, por mais problemas que a GPU tenha. Eu, por exemplo, acho o cumulo do absurdo pagar 1900 reais numa GTX480, pois com essa grana dá para pegar uma HD5970 ou fazer CF de HD5850, e obviamente essas 2 soluções tem desempenho muito superior a GTX480, mas o amigo aqui do forum pagou e o que importa é que ele esteja satisfeito, eu de forma alguma estou o criticando por isso.

E tambem nao sei de onde vc tirou que o povo com HD5XXX vai sair trocando pelas GT400. Por causa de alguns casos vc vem generalizar? Olha o numero de usuarios que tem uma HD5850 e HD5870 e conta quantos vao trocar. Vc deve saber muito de estatistica.

putz, ainda tem gente falando disso .

pergunta pra quem ja tem AKI NO BRASIL, o que esta achando do consumo e temperatura, pergunta.
disponibilidade e tao ruim aki no rio de janeiro ja tem a rodo e so comprar,sem falar que ja esta pelo brasil todo, onde esta o problema ????
c/b e fazer sli de 470 que sai mais barato que 5970 e ainda sobra grana.

trocar de 5870 ou 5850 por gtx 4xxx, alguns vao sim, outros nao, agora quero ver e quem rocar se dois vai ainda ficar falando que 3d e physx e besteria.....
 
Todos os problemas que citei existem, mas é OBVIO que quem compra nao reclama, pois pelo menos a maioria dos que compram uma GTX480 sabem dos contras dela e aceitam o alto consumo e a alta temperatura. Só nao ve esses problemas fanboys como vc.

rio de janeiro ja tem a rodo e so comprar,sem falar que ja esta pelo brasil todo

Muito esperto vc, a disponibilidade está tao boa que as lojas e os importadores que tem estão cobrando o olho da cara pelas GPU, e sabemos que elas nao valem isso tudo.

c/b e fazer sli de 470 que sai mais barato que 5970 e ainda sobra grana.

Me mostra onde vc consegue esses preços milagrosos que eu compro 4 GTX470. Ahhhh me faça um favor, fanboyagem tem limite. No Mercado Livre tem HD5970 sendo vendida por 1850, e dá para conseguir mais barato que isso pegando diretamente com importadores. Agora me fala como vc consegue 2 GTX470 por esse preço, se elas nao estão saindo por menos de 1000 aqui no Brasil.

ficar falando que 3d e physx e besteria

Nossa o mesmo argumento batido e ridiculo de sempre. Muda esse disco rapaz. Quando é que as pessoas vao entender que nem todo mundo gosta e quer ter 3D vision e Physx? Pelo amor, é tao dificil entender? Se for para ficar nesses argumentos ridiculos eu vou falar que a HD5XXX é melhor pq tem Eyefinity. Da mesma forma que muita gente nao liga para o Eyefinity, tambem tem muita gente que nao liga para Physx e 3D vision. Mas fanboy nao entende isso e que convencer todo mundo a gostar das tecnologias proprietarias da nvidia.
 
95% de quem fala q 3d e physX é besteira nunca nem viu nenhum ds dois de perto..........

quanto ao resto, é cara, gasta e eskenta.... q hardware top não faz isso?
 
O preço de duas GTX480 é o mesmo de 3 GTX470. Em questão de eficiência/consumo qual seria melhor?
 
putz, ainda tem gente falando disso .

pergunta pra quem ja tem AKI NO BRASIL, o que esta achando do consumo e temperatura, pergunta.
.....

vendo o povo falar eu fiquei um pouco com medo das temperaturas, mas não teve problema nenhum, muito pelo contrário....

eu não tive a série 5000 da ATI, logo não sei qual a temperatura, de fato, de uma top dessa linha, mas deve ser bem fria pq, pode parecer absurdo, mas a GTX 480 é a placa mais fria que eu tenho desde os tempos de 8800 GT e vejo na net o pessoal reclamando da temperatura; devem tá "mal acostumadoS" com a série nova da ATI.... já tive a 8800 GT, 9800 GTX+, depois fui para uma HD 4870 X2.... todas encostavam em 90°c em full (a 8800 GT passava).... e mesmo paradas, a mais friazinha era a 9800GTX+ com uns 50-55.... a Fermi parada ja ficou em 46 (tá meio "fresco" aqui em SP)....:D
Já sobre o consumo, não sei se está consumindo muito ou pouco.... ficarei preocupado com isso se for fazer SLI, mas agora não.
 
Última edição:
vendo o povo falar eu fiquei um pouco com medo das temperaturas, mas não teve problema nenhum, muito pelo contrário....

eu não tive a série 5000 da ATI, logo não sei qual a temperatura, de fato, de uma top dessa linha, mas deve ser bem fria pq, pode parecer absurdo, mas a GTX 480 é a placa mais fria que eu tenho desde os tempos de 8800 GT e vejo na net o pessoal reclamando da temperatura; devem tá "mal acostumadoS" com a série nova da ATI.... já tive a 8800 GT, 9800 GTX+, depois fui para uma HD 4870 X2.... todas encostavam em 90°c em full (a 8800 GT passava).... e mesmo paradas, a mais friazinha era a 9800GTX+ com uns 50-55.... a Fermi parada ja ficou em 46 (tá meio "fresco" aqui em SP)....:D
Já sobre o consumo, não sei se está consumindo muito ou pouco.... ficarei preocupado com isso se for fazer SLI, mas agora não.

cara na boa isso de temperatura virou paranoia por parte da galera da ati" como se ati nuca tivesse uma placa quente".
que tem ou ja teve 9800 gx2 ou gxt 295 como eu ja sabe o que e ter uma vga quente aki no brasil, e quente, sim e dai funciona, NAO DERRETE OS SLOTS DA MOBO, nao pega fogo, nada desse bla....bla...bla.... que geral falou.
consumo, consome muito, sim consome mais que vive de pc top liga pra isso ?????
como falei o cara reclama do condumo do pc, mais usa em uma tv de plasma + reciver digital + segundo monitor , e assim vai....
sacou, quem vai comprar sabe disso tudo, mais ainda sim vem gente com o mesmo mimimimimimimimimimimi
consumo+temperatura= nvidia fail


Todos os problemas que citei existem, mas é OBVIO que quem compra nao reclama, pois pelo menos a maioria dos que compram uma GTX480 sabem dos contras dela e aceitam o alto consumo e a alta temperatura. Só nao ve esses problemas fanboys como vc.



Muito esperto vc, a disponibilidade está tao boa que as lojas e os importadores que tem estão cobrando o olho da cara pelas GPU, e sabemos que elas nao valem isso tudo.



Me mostra onde vc consegue esses preços milagrosos que eu compro 4 GTX470. Ahhhh me faça um favor, fanboyagem tem limite. No Mercado Livre tem HD5970 sendo vendida por 1850, e dá para conseguir mais barato que isso pegando diretamente com importadores. Agora me fala como vc consegue 2 GTX470 por esse preço, se elas nao estão saindo por menos de 1000 aqui no Brasil.



Nossa o mesmo argumento batido e ridiculo de sempre. Muda esse disco rapaz. Quando é que as pessoas vao entender que nem todo mundo gosta e quer ter 3D vision e Physx? Pelo amor, é tao dificil entender? Se for para ficar nesses argumentos ridiculos eu vou falar que a HD5XXX é melhor pq tem Eyefinity. Da mesma forma que muita gente nao liga para o Eyefinity, tambem tem muita gente que nao liga para Physx e 3D vision. Mas fanboy nao entende isso e que convencer todo mundo a gostar das tecnologias proprietarias da nvidia.

cara na boa sou tao fanboy que tenho
gtx 295
5750
4850

nossa sou fanboy da ati que coisa heim, ta vendo, o problema aki e tudo ser levado pro lado" voce e fanboy"
ja me viu em algum topico da ati ????????

nao e nuca vera.

disponibildade, tem a rodo sim e so procurar indepedente do preço.

voces queria o que, que a nvidia desse tudo em bandeja de oura pra ati ??????? acorda ne cara.

prq a coca cola nao da a formula pra todo mundo logo, como a coca cola e mal.

prq a intel nao da pra amd sua tecnologia pra amd pra ver se ela sai do limbo de vez, seria mais justo voce nao acha....
 
Última edição:
Brincando um pouco com os clocks da 470 aqui, agora sim não to mais arrependido de ter trocado a 5850 :p


Link: http://service.futuremark.com/compare?3dmv=2148020

vantageneorsc1.jpg
 
Última edição:
tem um user no GdH, com um SLI de 480.....

segundo ele:

Temperatura no meu quarto 25-27 graus sem o ar ligado.

IDLE em torno de 42 graus e durante o crysis warhead em torno de 85-86 graus na 2a VGA e nessa faixa a rotação o cooler fica em torno de 60%.
 
tem um user no GdH, com um SLI de 480.....

segundo ele:
Mesma temperatura da minha 260 em full :D, em idle ela eh ate mais fria que a minha :como:
 
95% de quem fala q 3d e physX é besteira nunca nem viu nenhum ds dois de perto..........

quanto ao resto, é cara, gasta e eskenta.... q hardware top não faz isso?


:lol: até agora não tenho jogado 1 jogo com PhysX...que grande tecnologia em, em TODOS os jogos assim fica dificil não jogar...
 
:lol: até agora não tenho jogado 1 jogo com PhysX...que grande tecnologia em, em TODOS os jogos assim fica dificil não jogar...

Quando tive placa da Nvidia com suporte a PhysX não vi nada demais nessa tecnologia, em 3 anos que fiquei com a Nvidia tive a oportunidade de joga apenas Mirror edge/ Batman, na minha opinião a unica coisa que compesa na Nvidia por enquanto e o 3dvision.

PS: tive uma 8800GTS e uma 9600GT.
 
Na boa, objetivamente falando. Inicialmente, um pouco frustrado com os possíveis problemas das FERMI, estava pesquisando pra pegar uma 5870 ou uma 5970, inclusive abri um tópico aqui para pedir ajuda à galera, que me atendeu muito bem, diga-se de passagem. Pois bem, após analisar diversos reviews, achei por bem conferir, por trás do manto da hipocrisia, os tópicos de problemas e reclamações das placas da ATI, inclusive no site oficial, foi quando constatei que, apesar de já estar no mercado há muitos meses, ainda tem usuários esperando por drivers que solucionem os muitos problemas por que passam estas placas, a maioria deles no quesito da estabilidade.

E os relatos não são poucos. Muitas pessoas estão insatisfeitas com os travamentos, telas verdes, artefatos, blank screens produzidos em demasia pela geração atual da ATI. Muitos relatam que não conseguem sequer jogar por mais de 20 minutos alguns jogos sem que tenham algum problema de vídeo, inclusive um dos mais afetados é o BFBC2, que gosto bastante e roda muito bem na minha atual vga. Entrei também nas análises dos compradores no site da newegg e pude perceber que a maioria relata que a placa é muito rápida, roda com temperaturas excelentes, mas... padecem de instabilidade. Alguns até colocam literalmente que é uma placa ótima "quando funciona"...

Vi também que há toda uma metodologia para instalar os drivers da ATI, e que são necessários diversos outros softwares para tweaks necessários para que, em alguns pcs, o sistema reconheça a placa, e outros tantos para que rode os jogos.

Fiquei até triste quando entrei em um tópico aqui no próprio adrena, em que um amigo aí tinha pego uma 5970 BE, e após semanas de testes, o seu sistema ainda não estava reconhecendo corretamente as frequências da placa, rodando-a com velocidade bem abaixo da indicada. Lembro que ele teve que formatar o pc várias vezes, e instalar e testar diversas configurações, até então sem sucesso. E, entre as pessoas que tentavam ajudar-lhe a solucionar o seu problema, apareciam relatos de outros proprietários da mesmo 5970 BE, tristes e insatisfeitos com a sua compra. Um até menciona que comprou a placa achando que teria um sistema altamente veloz e qualificado, mas que no fim das contas a única certeza que tinha era a de que era proprietário de um sistema instável, o que, pra quem curte jogar, é o pior dos males.

Agora, vem o outro lado. Já que embora todos estivessem falando bem das HD5000, e o que eu havia constatado era que, na verdade, muitos outros estavam insatisfeitos, resolvi, então, adotar a mesma metodologia com relação a GTX 480, execrada aqui na comunidade, para checar a opinião daqueles que já estavam com a placa. Foi quando, para a minha grata surpresa, todos, e não estou dizendo alguns, todos os compradores da GTX 480 estavam muitos satisfeitos com a sua aquisição. Todos relatando a maravilhosa experiência gráfica, em velocidade e qualidade de imagem, a facilidade de instalação no sistema, enfim, a impressão que tive foi de pessoas felizes com a sua compra. O próprio PCCriminal aqui do fórum (acho que é assim que se escreve), acho que o primeiro a obtê-las, fez vários testes e se mostrou bastante impressionado com a qualidade do produto.

No site da newegg, muitos não mencionam qualquer "contra" e só prós. Outros relatam que as temperaturas não são nem tão altas quanto previam. Enfim, vejam por si próprios.

Ou seja, contrapondo a pesquisa que fiz com as previsões dos gurus aqui do fórum (que taxam a placa sem nunca a terem usado), pude perceber que as HD5000 são boas mas são ruins. Enquanto as Fermi, são ruins mas são boas.

Acho que o fanatismo tem tomado a cabeça de muitos por aqui, os levando a tomarem posturas radicais desnecessariamente, até porque até onde eu sei ninguém aqui é pago por nenhuma das empresas para defender um produto do qual não gosta, ou malhar um produto do qual não tem qualquer conhecimento empírico, se valendo, tão somente, de inflamados discursos preconceituosos. O mesmo preconceito que já causou e continua causando tanta vergonha na humanidade, agora permeia também os caminhos daqueles que gostam de informática.

É isso, desculpem-me por ter sido tão prolixo, mas constatei que todo esse blá blá blá que tomou conta de páginas e páginas deste tópico, não tem o menor cabimento prático e só pode ser fruto da frustração daqueles que quando clicam nos ícones de seus jogos, torcem para que possam ao menos ter alguns minutos de prazer sem interrupção por problemas técnicos. Aí o jogo dá erro, ficam putos e começam a malhar o produto da concorrente. Estranho... Muito estranho...

Faço questão de dizer que fico muito feliz por todos aqueles que conseguem utilizar suas placas sem problemas, seja ATI ou NVidia, pois afinal de contas, o que nos move diariamente a sites como estes é a nossa uníssona paixão por tecnologia e games. Mas não estão com nada aqueles que se revoltam com um produto sem nem ao menos conhece-lo. Viva a democracia!
 
Última edição:
Na boa, objetivamente falando. Inicialmente, um pouco frustrado com os possíveis problemas das FERMI, estava pesquisando pra pegar uma 5870 ou uma 5970, inclusive abri um tópico aqui para pedir ajuda à galera, que me atendeu muito bem, diga-se de passagem. Pois bem, após analisar diversos reviews, achei por bem conferir, por trás do manto da hipocrisia, os tópicos de problemas e reclamações das placas da ATI, inclusive no site oficial, foi quando constatei que, apesar de já estar no mercado há muitos meses, ainda tem usuários esperando por drivers que solucionem os muitos problemas por que passam estas placas, a maioria deles no quesito da estabilidade.

E os relatos não são poucos. Muitas pessoas estão insatisfeitas com os travamentos, telas verdes, artefatos, blank screens produzidos em demasia pela geração atual da ATI. Muitos relatam que não conseguem sequer jogar por mais de 20 minutos alguns jogos sem que tenham algum problema de vídeo, inclusive um dos mais afetados é o BFBC2, que gosto bastante e roda muito bem na minha atual vga. Entrei também nas análises dos compradores no site da newegg e pude perceber que a maioria relata que a placa é muito rápida, roda com temperaturas excelentes, mas... padecem de instabilidade. Alguns até colocam literalmente que é uma placa ótima "quando funciona"...

Vi também que há toda uma metodologia para instalar os drivers da ATI, e que são necessários diversos outros softwares para tweaks necessários para que, em alguns pcs, o sistema reconheça a placa, e outros tantos para que rode os jogos.

Fiquei até triste quando entrei em um tópico aqui no próprio adrena, em que um amigo aí tinha pego uma 5970 BE, e após semanas de testes, o seu sistema ainda não estava reconhecendo corretamente as frequências da placa, rodando-a com velocidade bem abaixo da indicada. Lembro que ele teve que formatar o pc várias vezes, e instalar e testar diversas configurações, até então sem sucesso. E, entre as pessoas que tentavam ajudar-lhe a solucionar o seu problema, apareciam relatos de outros proprietários da mesmo 5970 BE, tristes e insatisfeitos com a sua compra. Um até menciona que comprou a placa achando que teria um sistema altamente veloz e qualificado, mas que no fim das contas a única certeza que tinha era a de que era proprietário de um sistema instável, o que, pra quem curte jogar, é o pior dos males.

Agora, vem o outro lado. Já que embora todos estivessem falando bem das HD5000, e o que eu havia constatado era que, na verdade, muitos outros estavam insatisfeitos, resolvi, então, adotar a mesma metodologia com relação a GTX 480, execrada aqui na comunidade, para checar a opinião daqueles que já estavam com a placa. Foi quando, para a minha grata surpresa, todos, e não estou dizendo alguns, todos os compradores da GTX 480 estavam muitos satisfeitos com a sua aquisição. Todos relatando a maravilhosa experiência gráfica, em velocidade e qualidade de imagem, a facilidade de instalação no sistema, enfim, a impressão que tive foi de pessoas felizes com a sua compra. O próprio PCCriminal aqui do fórum (acho que é assim que se escreve), acho que o primeiro a obtê-las, fez vários testes e se mostrou bastante impressionado com a qualidade do produto.

No site da newegg, muitos não mencionam qualquer "contra" e só prós. Outros relatam que as temperaturas não são nem tão altas quanto previam. Enfim, vejam por si próprios.

Ou seja, contrapondo a pesquisa que fiz com as previsões dos gurus aqui do fórum (que taxam a placa sem nunca a terem usado), pude perceber que as HD5000 são boas mas são ruins. Enquanto as Fermi, são ruins mas são boas.

Acho que o fanatismo tem tomado a cabeça de muitos por aqui, os levando a tomarem posturas radicais desnecessariamente, até porque até onde eu sei ninguém aqui é pago por nenhuma das empresas para defender um produto do qual não gosta, ou malhar um produto do qual não tem qualquer conhecimento empírico, se valento, tão somente, de inflamados discursos preconceituosos. O mesmo preconceito que já causou e continua causando tanta vergonha na humanidade, agora permeia também os caminhos daqueles que gostam de informática.

É isso, desculpem-me por ter sido tão prolixo, mas constatei que todo esse blá blá blá que tomou conta de páginas e páginas deste tópico, não tem o menor cabimento prático e só pode ser fruto da frustração daqueles que quando clicam nos ícones de seus jogos, torcem para que possam ao menos ter alguns minutos de prazer sem interrupção por problemas técnicos. Aí o jogo dá erro, ficam putos e começam a malhar o produto da concorrente. Estranho... Muito estranho...

Faço questão de dizer que fico muito feliz por todos aqueles que conseguem utilizar suas placas sem problemas, seja ATI ou NVidia, pois afinal de contas, o que nos move diariamente a sites como estes é a nossa uníssona paixão por tecnologia e games. Mas não estão com nada aqueles que se revoltam com um produto sem nem ao menos conhece-lo. Viva a democracia!


concordo com vc. muitos aqui só sabem falar que as ATIs sao mais frias e consomem menos, mas esquecem do mais importante, estabilidade.
a respeito dos comentarios sobre as gtx480, eu mesmo postei aqui (provavelmente ta na pagina anterior) dizendo que baseado nos comentarios de quem comprou a placa e fez a avaliaçao do site da newegg, essa placa me parecia ser muito boa, longe do que os pessimistas estavam especulando

nao vi nenhum comentario na newegg demostrando insatisfaçao, muito pelo contratio, a média de pessoas que deram nota maxima (5 ovos) é altissima. alem disso, as unicas pessoas (raros os casos) que nao deram nota maxima, foram as pessoas que receberam um placa com defeito e tiveram que fazer RMA logo em seguida, as demais, que estao com a placa em perfeito funcionamento estao falando bem
 
concordo com vc. muitos aqui só sabem falar que as ATIs sao mais frias e consomem menos, mas esquecem do mais importante, estabilidade.
a respeito dos comentarios sobre as gtx480, eu mesmo postei aqui (provavelmente ta na pagina anterior) dizendo que baseado nos comentarios de quem comprou a placa e fez a avaliaçao do site da newegg, essa placa me parecia ser muito boa, longe do que os pessimistas estavam especulando

nao vi nenhum comentario na newegg demostrando insatisfaçao, muito pelo contratio, a média de pessoas que deram nota maxima (5 ovos) é altissima. alem disso, as unicas pessoas (raros os casos) que nao deram nota maxima, foram as pessoas que receberam um placa com defeito e tiveram que fazer RMA logo em seguida, as demais, que estao com a placa em perfeito funcionamento estao falando bem

É justamente isso. E pode colocar em outros sites de vendas, nacionais e internacionais, que você vai ver muitos proprietários de Fermi satisfeitos. Vejam bem, não quero dizer que todos os propietários de HD5000 estejam passando por problemas, mas existe um número muito alto sim, o que gera um quadro alarmante com relação à qualidade final do produto, e da competência da ATI em fazer um driver ao menos decente. Não é opinião, é FATO. Dizem os tristes donos que quando a ATI conserta uma coisa cmom um driver novo, estraga outra que antes funcionava. Eu ficaria furioso com isso. Já uso NVidia há muitos anos e nem me lembro da última vez que tive problemas em rodar um jogo. Não sou fanboy, tanto que estava totalmente inclinado a comprar uma Radeon 5870, mas os próprios usuários da ATI, através das suas complicadas experiências, me fizeram desistir da compra. No fim, potência sem controle é nada...
 
Última edição:
Na boa, objetivamente falando. Inicialmente, um pouco frustrado com os possíveis problemas das FERMI, estava pesquisando pra pegar uma 5870 ou uma 5970, inclusive abri um tópico aqui para pedir ajuda à galera, que me atendeu muito bem, diga-se de passagem. Pois bem, após analisar diversos reviews, achei por bem conferir, por trás do manto da hipocrisia, os tópicos de problemas e reclamações das placas da ATI, inclusive no site oficial, foi quando constatei que, apesar de já estar no mercado há muitos meses, ainda tem usuários esperando por drivers que solucionem os muitos problemas por que passam estas placas, a maioria deles no quesito da estabilidade.

E os relatos não são poucos. Muitas pessoas estão insatisfeitas com os travamentos, telas verdes, artefatos, blank screens produzidos em demasia pela geração atual da ATI. Muitos relatam que não conseguem sequer jogar por mais de 20 minutos alguns jogos sem que tenham algum problema de vídeo, inclusive um dos mais afetados é o BFBC2, que gosto bastante e roda muito bem na minha atual vga. Entrei também nas análises dos compradores no site da newegg e pude perceber que a maioria relata que a placa é muito rápida, roda com temperaturas excelentes, mas... padecem de instabilidade. Alguns até colocam literalmente que é uma placa ótima "quando funciona"...

Vi também que há toda uma metodologia para instalar os drivers da ATI, e que são necessários diversos outros softwares para tweaks necessários para que, em alguns pcs, o sistema reconheça a placa, e outros tantos para que rode os jogos.

Fiquei até triste quando entrei em um tópico aqui no próprio adrena, em que um amigo aí tinha pego uma 5970 BE, e após semanas de testes, o seu sistema ainda não estava reconhecendo corretamente as frequências da placa, rodando-a com velocidade bem abaixo da indicada. Lembro que ele teve que formatar o pc várias vezes, e instalar e testar diversas configurações, até então sem sucesso. E, entre as pessoas que tentavam ajudar-lhe a solucionar o seu problema, apareciam relatos de outros proprietários da mesmo 5970 BE, tristes e insatisfeitos com a sua compra. Um até menciona que comprou a placa achando que teria um sistema altamente veloz e qualificado, mas que no fim das contas a única certeza que tinha era a de que era proprietário de um sistema instável, o que, pra quem curte jogar, é o pior dos males.

Agora, vem o outro lado. Já que embora todos estivessem falando bem das HD5000, e o que eu havia constatado era que, na verdade, muitos outros estavam insatisfeitos, resolvi, então, adotar a mesma metodologia com relação a GTX 480, execrada aqui na comunidade, para checar a opinião daqueles que já estavam com a placa. Foi quando, para a minha grata surpresa, todos, e não estou dizendo alguns, todos os compradores da GTX 480 estavam muitos satisfeitos com a sua aquisição. Todos relatando a maravilhosa experiência gráfica, em velocidade e qualidade de imagem, a facilidade de instalação no sistema, enfim, a impressão que tive foi de pessoas felizes com a sua compra. O próprio PCCriminal aqui do fórum (acho que é assim que se escreve), acho que o primeiro a obtê-las, fez vários testes e se mostrou bastante impressionado com a qualidade do produto.

No site da newegg, muitos não mencionam qualquer "contra" e só prós. Outros relatam que as temperaturas não são nem tão altas quanto previam. Enfim, vejam por si próprios.

Ou seja, contrapondo a pesquisa que fiz com as previsões dos gurus aqui do fórum (que taxam a placa sem nunca a terem usado), pude perceber que as HD5000 são boas mas são ruins. Enquanto as Fermi, são ruins mas são boas.

Acho que o fanatismo tem tomado a cabeça de muitos por aqui, os levando a tomarem posturas radicais desnecessariamente, até porque até onde eu sei ninguém aqui é pago por nenhuma das empresas para defender um produto do qual não gosta, ou malhar um produto do qual não tem qualquer conhecimento empírico, se valendo, tão somente, de inflamados discursos preconceituosos. O mesmo preconceito que já causou e continua causando tanta vergonha na humanidade, agora permeia também os caminhos daqueles que gostam de informática.

É isso, desculpem-me por ter sido tão prolixo, mas constatei que todo esse blá blá blá que tomou conta de páginas e páginas deste tópico, não tem o menor cabimento prático e só pode ser fruto da frustração daqueles que quando clicam nos ícones de seus jogos, torcem para que possam ao menos ter alguns minutos de prazer sem interrupção por problemas técnicos. Aí o jogo dá erro, ficam putos e começam a malhar o produto da concorrente. Estranho... Muito estranho...

Faço questão de dizer que fico muito feliz por todos aqueles que conseguem utilizar suas placas sem problemas, seja ATI ou NVidia, pois afinal de contas, o que nos move diariamente a sites como estes é a nossa uníssona paixão por tecnologia e games. Mas não estão com nada aqueles que se revoltam com um produto sem nem ao menos conhece-lo. Viva a democracia!

Tai um ponto de vista que eu compartilho, recentemente sai de um SLI de G80 ( 8800 ultra), rodava tudo que eu jogava numa boa em full hd, troquei por uma 5870, bom fiquei um pouco frustado com o upgrade, pois achei que teria bem mais desempenho, muitos vao dizer , mas ela consome menos, é mais fria etc etc etc ... , mas em fim a placa em si é boa, tem performance boa, mas nos foruns principalmente aqui a galera gosta de aumentar muitos as qualidades da ATI.
A temperatura das Fermis nao me preocupam muito ate pq meu antigo SLI ultra mega comedor de Watts, ficam em full jogando as vezes batiam os 92º facil facil, o que me preocupa um pouco é a durabilidade, mas no resto , mesmo sendo uma versão lançada na correria, ja notou-se se a arquitetura do Fermi tem muito gas para dar.
No mais ainda vou esperar uma nova leva, querendo ou nao vou ter que ficar com a 5870 ate sair algo que caiba em meu bolso.
 
Se fosse depender de complicadas experiências de pessoas que não conheço não teria a placa que tenho hoje.

Cabe a nós saber filtrar o útil e o inútil, simples assim, não tem essa de marca boa ou marca ruim pois ambas tem seus defeitos. É fato que alguns sobrepujam alguns defeitos mais que outros, dependendo de seu ponto de vista pessoal ou preferência pela marca.

Trocaria minha placa por um SLI de GTX 480, assim como trocaria o SLI de GTX 480 pela próxima geração da ATI se ela tivesse algo novo a apresentar. Ficar nessa de não compro porque fulano me disse que a placa não é boa, pra mim é mimimi de fanboy.
 
É justamente isso. E pode colocar em outros sites de vendas, nacionais e internacionais, que você vai ver muitos proprietários de Fermi satisfeitos. Vejam bem, não quero dizer que todos os propietários de HD5000 estejam passando por problemas, mas existe um número muito alto sim, o que gera um quadro alarmante com relação à qualidade final do produto, e da competência da ATI em fazer um driver ao menos decente. Não é opinião, é FATO. Dizem os tristes donos que quando a ATI conserta uma coisa cmom um driver novo, estraga outra que antes funcionava. Eu ficaria furioso com isso. Já uso NVidia há muitos anos e nem me lembro da última vez que tive problemas em rodar um jogo. Não sou fanboy, tanto que estava totalmente inclinado a comprar uma Radeon 5870, mas os próprios usuários da ATI, através das suas complicadas experiências, me fizeram desistir da compra. No fim, potência sem controle é nada...

Ja tive varias nvidias(acho q umas 6)... Depois tive várias ATI(exatamente 3)... hoje em dia tenho as 2 simultaneamente e nunca tive nenhum problema, seja de hardware, seja de software com nenhuma delas... Sorte? Talvez. Porém uma coisa que aprendi muito eh que tem pessoas que tem problemas... claro, pq nao? Como o próprio raphahxb citou, a placa eh recem chegada(existe ainda uam quantidade infima de usuarios com o fermi em relação ao cypress, falando em numeros) e ja teve usuarios com problemas pra precisar de RMA. Se o Fermi teve, pq a ATI nao pode? normal quando uma placa tem muito masi com os usuarios a quase 8 meses, terem problemas.. Porem existe outro tipo de usuario... Compra uma placa querendo que ela faça uma coisa quando o nivel dela eh pra fazer outra... a placa ta no limite normal, mas nao ta como o usuario queria, ou pensou que seria. Ai metem o pau (tanto de uma marca, como de outra) e começam inventar problemas que nao existe, talvez pra justificar uma mudança e um novo gasto de dinheiro, talvez.. eh importante saber filtrar isso!

Outro problema que vc tb nao levou em conta. Tem alguns usuarios aqui que vivem trocando de placa, de nvidia pra ati, de ati pra nvidia, as vezes ate 2 ou masi trocas por ano. Entao ja estao acosutmados com o forceware e catalist. Porem teve muita gente que ja tava a anos numa nvidia e devido a demora do fermi, migraram novamente depois de anos, e alguns pela primeira vez numa ATI. Entao normal ficar bem perdido no catalist e em certas configurações, visto que o catalist visualmente falando eh completamente diferente do painel da nvidia. Outro ponto, o painel da nvidia da pra vc criar perfil para jogos, no catalist somente geral, nao tem como para certos jogos. Para isso precisa de um programa externo. Eh chato? sim. a ATI podia implementar isso e nao custava nada? SIM. Mas nada que denigra a placa ou o desempenho dela e muita gente mete o pau por isso. Importante saber filtrar.

Placa pode da problema sim, se nao fosse assim, qual o sentido de existir garantia? garantia existe justamente pq tem a possibilidade da problemas. E nao compare Cypress com Fermi... As 5xxx ja tao indo pra 8 meses e o FERMI ta no primeiro mes de disponibilidade (ou seja, em números, usuarios com FERMI ainda eh bem pequeno em relaçao a ATI) e repetindo, como o prorpio amigo raphahxb citou, teve alguns que ja mandaram pra RMA. Acho perfeitamente normal isso acontecer, pra isso existe garantia!

Se o desempenho, pelo preço das 5850 e 5870, ate mesmo 5970 nao te satisfazem, graças a Deus que temos outra opção de marca.. Basta vc ir nela.. Agora como eu comentei, filtre usuario q compra uma placa querendo q ela seja outra, e de usuarios q realmente tem problemas com a placa. Tem usuarios q colocam placa nova, depois de trocar de marca, com uma misturada de drivers, sem passar um cleaner antes. Tem usuarios que ja tao com o Windows bem detonado, precisando de um format e nao formatam e colocam a placa. Enfim, antes de vc avaliar na sua frases OS MUITOS PROBLEMAS, avalie as condições feitas de forma geral.

Quanto a driver, nao sei como era os drivers da ati na epoca que eu usava somente nvidia (ate final de 2008 eu usava somente nvidia), mas desde que tive ati (começou com uma 4870) nunca tive problemsa de drivers. Pra mim um driver novo ter certas perdas de desempenho nao eh problema. Basta retornar ao antigo (ja que o povo adora comparar com carro, num carro bom, se o motorista novo (driver) nao presta, tira ele e coloca outro motorista (outro driver, o driver q vc usava e estava filé), bem simples... Problema de driver eh que o teve nao muito tempo com o forceware que queimava as placas de video (nosso amigo PanzerOps daqui teve uma gtx285 queimada) e nem por isso nao vejo ninguem falando dos drivers dela. Então eh bem relativo sua argumentação.

Acho que em time que esta ganhando nao se deve mexer, entao sempre usou nvidia e nao teve problema, continue usando. Mas se suas novas experiencias se basea exclusivamente em comentarios de pessoas que vc nao conhece, e como eu disse, de pessoas que vc sequer sabe o estado geral do conjunto e como foi usado, vc vai ta sempre limitado em suas experiencias. :thumbs_up
 
Última edição:
e enquanto os review de sites falavam uma coisa, cada user review q sai aki e em outro foruns nacionais mostra ela mais fria e gastando menos, mesmo em nosso país-forno..... e com desemepnho muito bom......


quanto a ATI:
na compra da minha 5850 tive medo de ter listras, gsods, e problemas com clock 2d ficar ao entrar em 3d.... que era o q eu mais lia por ai..... deu nada
Não sei se eu tive sorte ou os outros tiveram azar.....
 
- Eh chato? sim. a ATI podia implementar isso e nao custava nada?
- SIM. Placa pode da problema sim, se nao fosse assim, qual o sentido de existir garantia? garantia existe justamente pq tem a possibilidade da problemas.
- E nao compare Cypress com Fermi... As 5xxx ja tao indo pra 8 meses e o FERMI ta no primeiro mes de disponibilidade.
- Mas se suas novas experiencias se basea exclusivamente em comentarios de pessoas que vc nao conhece, e como eu disse, de pessoas que vc sequer sabe o estado geral do conjunto e como foi usado, vc vai ta sempre limitado em suas experiencias.
:thumbs_up

Bom dia, Rafael, a Paz de Jesus. Inicialmente, gostaria de externar as minhas sinceras felicitações por você estar satisfeito com a sua VGA e insento de qualquer problema. Eu mesmo por muito pouco deixei de ser um proprietário de uma 5870. Pois bem, destaquei acima alguns trechos do que você disse em seu post, do qual podemos perceber que parece que você não se enquadra no rol de pessoas que cotidianamente vem cuspindo e tacando fogo nas Fermi. Caso assim não fosse, e isso serve para os críticos, os seus próprios argumentos, à exceção do último, corroboram integralmente com o que eu disse no meu post, ou seja, que as críticas de quem não teve ou não testou as Fermi não servem de NADA. São palavras ao vento, desprovidas de qualquer conteúdo probatório, fático, prático ou empírico. São levadas somente pela paixão, nada mais. E a paixão, como sabemos, é totalmente divorciada da razão.

O que me deixou embasbacado (e me fez desistir da compra) é que pelas ATI estarem, como você mesmo disse, há quase 8 meses no mercado, ainda existe uma parcela muito grande de usuários que ainda não conseguiu utilizar satisfatoriamente o produto, por exclusivo problema do produto e do suporte dado ao mesmo (drivers). Claro que tem usuários que não sabem sequer instalar o windows, mas pretender achar que TODO esse número de pessoas é idiota ou leigo, acho um pouco forçado, até porque existem fóruns como este com pessoas aptas a ajudar, e mesmo assim os problemas persistem. Acho que há os sortudos, como você, e os desafortunados, como tantos outros. E em muitos casos, o problema não é de garantia, pois o produto funciona, mas não adequadamente. Então, nessas circunstâncias, um RMA é extremamente difícil, o que torna essa opção quase que inviável para nós brasileiros.

Para não me alongar muito, o único porém nos seus argumentos, se restringe ao fato de você parecer criticar ou questionar o método de pesquisar a opinião daqueles QUE JÁ POSSUEM O PRODUTO ("Mas se suas novas experiencias se basea exclusivamente em comentarios de pessoas que vc nao conhece"), para então decidir comprá-lo ou não. Nesse caso, com todo o respeito, acho que você está completamente enganado. Eu acho que "vc vai ta sempre limitado em suas experiencias" se você comprar ou deixar de comprar um produto baseando-se nas opiniões daqueles que NUNCA USARAM OU TESTARAM O PRODUTO. Desculpe-me a caixa alta, mas é o cerne da questão.

e enquanto os review de sites falavam uma coisa, cada user review q sai aki e em outro foruns nacionais mostra ela mais fria e gastando menos, mesmo em nosso país-forno..... e com desemepnho muito bom......

quanto a ATI:
na compra da minha 5850 tive medo de ter listras, gsods, e problemas com clock 2d ficar ao entrar em 3d.... que era o q eu mais lia por ai..... deu nada
Não sei se eu tive sorte ou os outros tiveram azar.....

Exatamente. E isso demonstra que os muitos usuários que taxaram e continuam taxando as FERMI com ruim, o fazem irracionalmente, ou, pelo menos, desprovidos de qualquer fundamento prático, como dito acima.
 
Última edição:
Po tenho uma 5870, e nao tenho e nunca tive problemas com artefatos, telas verdes, instabilidade em games ou coisa do tipo.
Outra sim a ATI peca muito em driver, mas pelo q pude ver somente a nivel de performance, pois do atual driver das ATI 10.4 deve ser algo em torno de +/-30% melhor q o do lançamento da serie 5xxx.
Fora isso acho q a ATI na serie 5xxx, comprio o prometido, mesmo q os driver com maior performance demorarao uns 4/6 meses pra sair!
Hj depois de ver q as 480 nao sao tao quentes como relatado e q o consumo(pra user de sinle vga) e detalhe pra qualquer user q faço OC ou de maquina grande! Nao compraria agora a mesma simplesmente pq sei q a vga nao e a final. tendo um bloco de cudas desabilidato. Creio q ainda veremos a versao 512 cudas, ou espero as GF5xx.
 

olá..
Bom, apenas pra corrigir um entendimento errado seu.. Eu em momento algum disse que toda a parcela que reclama sao leigos, nem que eh errado se basear no que pessoas dizem.. com eu disse, realmente tem aqueles que tem problemas, porem outros nao sao bem problemas, apenas pegou um produto esperando uma coisa e era outra (nao eh problema na placa, apenas nao era o q ele queria) e sabemos que tem usuario q nao distingue isso e vem colocar defeito. E como nao conhecemos o usuario, nao sabemos o q ele fez (seja na placa, seja no windows), etc eh complicado vcsair detonando.

Um exemplo bem prático (perdao por usar o seu nome) foi o panda49 aqui do forum que sempre adorou a nvidia (apesar de usar a ati na epoca) e assim que comprou teve serios problemas com a placa (e tem ate um topico dele aqui no adrenaline). nao chegou a xingar a placa (muitos fariam) mas comentou algo como reclamei da ati e to com problema na nvidia (nao lembro bem a frase mas acho que era algo nesse sentido)... no final com ajuda de outro amigo no msn dele, depois de lutas conseguiram descobrir o problema, ajeitaram e ponto, a placa rodando como deveria ta e dando alegrias... pode nao ter sido culpa exclusiva da placa e sim do windows dele, de algum driver ruim q ele colocou previamente, seja la o que foi mas no caso dele q apregoa aos quatro quantos, NO CASO dele nao foi simplesmente plug and play como ele fala q usuario nvidia eh. Entao eh bom entender q isso muito acontece na ati, principalmente marinheiro de primeira viagem.

Segundo ponto, nao foi uma nem 2x que ja apareceu post aqui com usuarios com problema de drivers (tanto ati como nvidia, mas ultimamente mais ati justamente pela mudança em massa que tem ocorrido para as 5xxx nesses 8 meses) quando eles fizeram lambança de drivers e sequer formatam ou passam um cleanner.
O que eu disse apenas eh que eh bom vc saber filtrar.. nao eh apenas pegar o usuario, reclamou e pronto... Feito vc fez na FERMI, vc viu que certas reclamações sao sem fundamentos, de usuarios q sequer testaram e tao colocando defeito onde nao existe. Devemos levar conta esse tipo de usuario? NAO. Mesma coisa do outro lado. Ele ta reclamando? ta, pq? qual motivo? ja fez tudo que se deve fazer para a placa, em tese, rodar como deveria? ai depois de varias perguntas respondidas ai vc coloca o usuario na lista de usuarios que realmente tem problemas com a placa.

Outro filtro que vc tem que fazer... O fermi desde o inicio dos testes tem mostrado eficiencia no desempenho. Nao adianta falar o contrario. Seja pouco, seja muito ela ta com desempenho melhor que sua concorrente direto. Vale o preço e o beneficio? ai eh de cada um. Os defeitos delas continuam (apesar que devemos ser justo, parabens a nvidia, deu uma melhorada nas temperaturas em relação a placa lançada inicialmente nos testes de lab. Ainda ta alta? na minha opiniao sim, mas ja reduziu a patamares mais seguros que eh o q importa. Porem ainda assim eh um direito da pessoa reclamar ou nao.

uma coisa que as pessoas tem que entender, eh que se reclamando as vezes ja eh dificil fazer mudar, imagina se ninguem achar nada ruim.

O povo as vezes parece que ta com o orgulho ferido (ah ta vendo chamou a placa de ruim e agora ta vendo q ela ta boa)... Sério, eh cada defesa sem cabimento. A avaliação que foi feita do FERMI foi em relação ao produto lançado e testado pouco mais de 1 mes atras. onde tava (e continua) com consumo exagerado e tava (e melhorou) com as temperaturas elevadissimas mesmo em bancadas e temp ambiente baixa... Isso tanto foi um defeito e um problema que a propria nvidia saiu correndo atras pra tentar ao menos amenizar esses problemas lançando bios nova pra corrigir melhor o fan automatico.. Mas se alguem reclama, o povo se ofende, fere o orgulho de cada um... Ate parece que ta falando da empresa da pessoa ou do pai da pessoa.

E como disse posts anterioes, o gtx470 eh sim uma forte candidata aqui, nao pelo que foi mostrado no dia do lançamento, e sim pelas pequenas melhorias que foram feitas em relação a temp durante esse meio tempo pra ser lançada ao publico. Porem ainda quero ver masi gente testando em mais situações adversas, ve se as temps mais baixas em relação ao teste inicial dos sites nao eh um caso isolado da pessoa e sim realmente um melhoramento geral que teve e pra isso prefiro esperar masi pessoas terem. Isso eu falando por mim, claro.

No mais volto e repito, em time que esta ganhando nao se deve mexer... se sempre teve nvidia, a atual geração da nvidia ta com seus positivos otimos, e os negativos dela, PARA VOCE, nao eh relevante, também nao vejo pq trocar de marca, com configurações novas, driver novo, tudo novo. Mudança sempre eh bom mas muitas vezes requer tempo e paciencia nesse algo novo que muita gente nao tem. :thumbs_up

Po tenho uma 5870, e nao tenho e nunca tive problemas com artefatos, telas verdes, instabilidade em games ou coisa do tipo.
Outra sim a ATI peca muito em driver, mas pelo q pude ver somente a nivel de performance, pois do atual driver das ATI 10.4 deve ser algo em torno de +/-30% melhor q o do lançamento da serie 5xxx.
Fora isso acho q a ATI na serie 5xxx, comprio o prometido, mesmo q os driver com maior performance demorarao uns 4/6 meses pra sair!
Hj depois de ver q as 480 nao sao tao quentes como relatado e q o consumo(pra user de sinle vga) e detalhe pra qualquer user q faço OC ou de maquina grande! Nao compraria agora a mesma simplesmente pq sei q a vga nao e a final. tendo um bloco de cudas desabilidato. Creio q ainda veremos a versao 512 cudas, ou espero as GF5xx.

eh como eu disse, o povo reclama quando martelamos do defeito da nvidia, mas se nao fosse isso, ela propria nao teria corrido atras pra amenizar o problema e provavelmente ela propria nao faria nada melhor em relação a isso numa nova revisao.. Mas o povo martela direto "problemas" de drivers que arrumam na ati (pra mim problema eh deixar a placa de funcionar ou queimar, nao gostou do desempenho, volta pra outro, simples) que a propria ATI ta lutando para cada dia ter melhorias no desempenho e como vc disse acho que o driver atual em relação ao lançamento ja deve ta com bons ganhos.. Se ninguem reclamasse sera q a ATI taria "perdendo" tempo pra melhorar algo que ninguem reclama??
 
Última edição:
Na boa, objetivamente falando....

Concordo com vc. Sobre estabilidade, tive duas ATIs (a HD 4850 e HD 4870 X2). A HD 4850 não durou nem uma semana (crash de drivers toda hora), mudei para a Geforce 9800 GTX+. Já a HD 4870 X2 (que eu peguei porque, na época, não achava aqui em SP a GTX 295), fiquei mais tempo, no entanto apresentou aqueles mesmos problemas chatos da ATI. Drivers ruins (cada atualização é uma nova surpresa), precisar ficar caçando patchs de jogos por aí (até o Crysis, que não é um exemplo de jogo desconhecido, tive que atualizar para rodar corretamente na ATI). Quando eu li recentemente que a ATI lançou um driver oficial pior que um driver de teste porque não deu tempo de mandar para Microsoft, imaginei que os problemas com drivers continuariam. Outro problema meu (tbm relacionado a driver) era a dificuldade da HD 4870 X2 “mandar” o som para a TV. Às vezes ia direto, bastava ajustar as configurações de "display", às vezes tinha que reiniciar o PC com as configurações de “display” já ajustadas, enfim, algo bem chato.

Para os que reclamam que a placa da Nvidia está cara (me baseando no preço oficial da Nvidia aqui, não nos adicionais que os vendedores colocam), não é verdade. A placa é melhor que a HD 5870 (uma média de 10-15% segundo reviews por aí). Ela tem Physx e 3D Vision. Embora Physx ainda seja pouco usado, para quem gosta dos jogos que está usando e se importa com gráficos (e é justamente por isso que paga caro por uma placa de vídeo top), faz diferença ter mais detalhes sim. Senão fizesse bastava uma HD 4850, por exemplo. E o 3D Vision sem comentários.... Eu ainda não tenho, pretendo comprar os acessórios. Joguei na casa de um colega e é sensacional. Por esses diferenciais de potência e recursos extras, senão me engano a diferença entre MSRP era de $100. Perfeitamente aceitável.

Isso sem considerar que a rival da Nvidia foi comprada pela AMD, AMD que sempre (desde que me lembro da existência dessa empresa) compete via preços (aliás, não é atoa que vive mal das pernas financeiramente), ou seja, existe uma tendência da própria AMD em ter preços “agressivos”. Talvez para conquistar mercados emergentes, por exemplo, que são bem mais sensíveis a preço.
 

Cara, entendo seu ponto, mas o fato é que os caras (e o meu post foi voltado exclusivamente para eles) vem no tópico das Fermi, desde 1 minuto após o lançamento das placas, a toda hora para esculachar um produto que eles sequer testaram, ignorando muitas opiniões contrárias à própria ATI, como se as placas da ATI fossem perfeitas. Veja os relatos dos amigos aí que usaram ATI. Pode ser que quem usa NVidia fique mal acostumado a simplesmente espetar a placa, instalar o driver e ver tudo funcionando, mas o fato é que tem dado muito menos dor de cabeça do que as ATI.

Concordo com vc. Sobre estabilidade, tive duas ATIs (a HD 4850 e HD 4870 X2). A HD 4850 não durou nem uma semana (crash de drivers toda hora), mudei para a Geforce 9800 GTX+. Já a HD 4870 X2 (que eu peguei porque, na época, não achava aqui em SP a GTX 295), fiquei mais tempo, no entanto apresentou aqueles mesmos problemas chatos da ATI. Drivers ruins (cada atualização é uma nova surpresa), precisar ficar caçando patchs de jogos por aí (até o Crysis, que não é um exemplo de jogo desconhecido, tive que atualizar para rodar corretamente na ATI). Quando eu li recentemente que a ATI lançou um driver oficial pior que um driver de teste porque não deu tempo de mandar para Microsoft, imaginei que os problemas com drivers continuariam. Outro problema meu (tbm relacionado a driver) era a dificuldade da HD 4870 X2 “mandar” o som para a TV. Às vezes ia direto, bastava ajustar as configurações de "display", às vezes tinha que reiniciar o PC com as configurações de “display” já ajustadas, enfim, algo bem chato.

Para os que reclamam que a placa da Nvidia está cara (me baseando no preço oficial da Nvidia aqui, não nos adicionais que os vendedores colocam), não é verdade. A placa é melhor que a HD 5870 (uma média de 10-15% segundo reviews por aí). Ela tem Physx e 3D Vision. Embora Physx ainda seja pouco usado, para quem gosta dos jogos que está usando e se importa com gráficos (e é justamente por isso que paga caro por uma placa de vídeo top), faz diferença ter mais detalhes sim. Senão fizesse bastava uma HD 4850, por exemplo. E o 3D Vision sem comentários.... Eu ainda não tenho, pretendo comprar os acessórios. Joguei na casa de um colega e é sensacional. Por esses diferenciais de potência e recursos extras, senão me engano a diferença entre MSRP era de $100. Perfeitamente aceitável.

Isso sem considerar que a rival da Nvidia foi comprada pela AMD, AMD que sempre (desde que me lembro da existência dessa empresa) compete via preços (aliás, não é atoa que vive mal das pernas financeiramente), ou seja, existe uma tendência da própria AMD em ter preços “agressivos”. Talvez para conquistar mercados emergentes, por exemplo, que são bem mais sensíveis a preço.

Enfim, acho que a GTX 470 e 480 são umas baitas placas, e quando o fator preço não pesar mais, acredito que sopesando os prós e contras das ATI e NVidia, muitos que xingaram as Fermi vão acabar pegando uma delas. E por outro lado, em informática, se você ficar esperando o melhor, nunca vai comprar nada, porque é assim que a indústria funciona. Quando lançam um produto, já tem outro no forno com melhores especificações e mais atraentes. Com relação aos cudas desabilitados nessa versão, no cenário real, tenho certeza que não farão falta nos games existentes e sequer em um curto ou médio prazo, parecendo mais uma jogada de marketing da nvidia (que aliás sabe fazer isso muito bem) para já despertar nos usuários atuais o desejo de mudar de placa assim que ela lançar uma nova versão "completa", o chamado hipe.

Vejo esse tipo de coisa há muito tempo. Quando peguei a GTX 280 há alguns anos, muitos a criticaram com os mesmos argumentos de hoje, e estavam esperando a GTX 285. E esperaram por quase 1 ano, para terem um produto mais caro e com 5% a mais de performance. Até posteriormente peguei a GTX 285 e não vi diferença nenhuma, fora o pouco maior potencial para over.
 
Última edição:
Eu trabalho com hardware a 15 anos e desmonto/monto/configuro PCs desde que me conheço por gente, mas hoje estou na área de programação. Mas enfim, a algumas semanas atrás fiz um tópico perguntando para o pessoal se no sistema da minha assinatura uma HD5770 seria interessante. Levando em conta que sei que meu processador puxará o freio de mão, a resposta de todos foi "com certeza".

Comprei a 5770 faz 1 semana e 3 dias, de uma loja na cidade vizinha, onde o dono é um conhecido meu. Aproveitei, formatei o PC e fiz "serviço completo" por causa da placa. Resultado: tive que devolver e voltar pra minha 8800GT. Fiquei esse tempo todo com a placa e nunca funcionou. Devolvi e peguei outra. Mesmo problema. Telas cinzas, listras verticais, travamentos, bla bla bla. Me recuso a ficar testando dezenas de combinações de BIOS de VGA e Drivers pra ver se o hardware funciona. Chegaram até a me dizer que meu hardware era "antigo" demais para trabalhar em conjunto com a placa. Só me restou dar umas boas risadas.

Para tirar a dúvida, voltei na loja levando o meu PC para não perder tempo. Estava todo em stock (único over que faço é na CPU. Estável a bons 2 anos e meio). Removi a 5770 e devolvi. Ele só tinha, da série 5000, a HD5770 e a HD5750 em estoque. Peguei as irmãs menores para testar. Mesmo erro.

Peguei uma 4850 e duas 4870. Funcionou perfeitamente bem. Passei o driverSweeper, removi o driver da ATi e peguei a filha única em estoque, uma GTX470, para testar. Queria comparar as placas das duas marcas de mesma geração. Saiu funcionando como se nada tivesse acontecido. O ganho de desempenho foi ridículo em cima da minha 8800GT guerreira, embora eu saiba que ela foi totalmente limitada pelo processador.

Claro que não fiquei com nenhuma das placas testadas, era só pra tirar a dúvida mesmo. Mas a experiência só me fez ficar com os dois pés atrás com relação a ATi. Qual o problema com a placa? Ela não gostou das memórias que eu usava? Cismou com a minha placa-mãe? Se recusou a funcionar num sistema com chipset P35 porque era "velho demais pra ela"? Porque as placas da geração passada funcionaram que foi um doce e a geração atual só dava preoblema?

Apenas fiz este post para mostrar fatos referentes ao que o Marins postou, e que isso acontece mesmo. Se eu fosse um completo idiota com computadores, provavelmente eu saberia que a causa do problema era alguma burrada minha, mas neste caso, não tinha muito o que suspeitar.

Abraço
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo