AMD Phenom e FX - Guia do Overclock | Tweaks and Pics

Como faço overclock na minha placa mãe? Eu utilizei o Easy Tune, programa q vem no cd mas não estou conseguindo overclockar, não muda nada no programa usando o Easy Boost... tenho q configurar algo na BIOS? No programa fica fazendo testes mas não aumenta em nd o clock. A config do meu pc está na assinatura. O kit de memórias é: Kit Dual Channel DDR3 Corsair Value Series 4GB ( 2X2GB ) 1333 MHz PC3-10666
 
dlhye8.jpg


Bom galera..ja venho algum tempoo..na verdade...quase nao tenho tempo pra fazer testes...quando to em casa to usando o pc para alguma outra coisa..mas vamos la...em 3.8 consegui dorminar a maquina...e ja refinei meu over nessa frequência...com 1,38v passou em todos os testes.....prime95, tudo...bom.....resolvi tentar agora..os 4.0ghz....ja havia conseguido..mas nao consegui estabilizar...joguei um pouco mas alto as voltagens...e bom...na verdade...o que percebi com pouco tempo testando... que esse CPU VDDA Voltage: 2.80 que ta fazendo dar estabilidade na maquina..pq tentei um over com 1,47 de vcore..que acho muito, e que tipo para mim ja nao e tao vantajoso usar isso tudo.e deu pau com o cpu vdda voltage em 2.60, mas e claro isso sem mecher direito nas outras outras opçoes...hj fiz alguns testes breves...nao travou..rodei o prime95 por 10 minutos apenas..sei que isso nao e nem perto do que preciso, mas ja era quase horario de ir para o trampo..mas sinto que esse processador pede pouco vcore.....agora a temperatura e um problema.....utilizando testes simples com o case fechado...a temperatura as vezes atinge 50 graus..mas isso depois de rodar muitos bencks..pq o que acontece..e o seguinte..meu case so tem um cooler pra jogar ar pra fora.e tres empurrando pra dentro..isso pq adaptei uma baia fan na frente...mas quando começa a a ter acumulo de ar quente la dentro pq tenho varios sensores dentro do case um inclusive para medir a temperatura interna do ar....e quando começa a esquentar a temp sobe...esse case tenho que trocar urgente ja passou da hora pq e tanta coisa la dentro que nao cabe nada e ele e bem apertado.....mas...acredito que com essa frequencia e vcore.....o cooler segura em full com temperatura maxima de 45...falta refinar agora esse over...diminuir voltagens e ir fazendo testes..mas acho que vou conseguir...

- CPU Ratio: 20x
- FSB Frequency: 200
- PCI Frequency: 100
- DRAM Frequency: 1600Mhz
- CPU/NB Frequency: 2600Mhz
- HT Link Speed: 2000Mhz
- Latencias: 7-7-7-24-1T
- CPU Voltage: 1.437V
- CPU/NB Voltage: 1.28
- CPU VDDA Voltage: 2.80
- DRAM Voltage: 1.60V
- HT Voltage: auto
- NB Voltage: auto
- NB 1.8V Voltage: auto
- SB Voltage: auto
 
Última edição:
Fala galera baum seguinte , alguem aqui tem a m4a79t deluxe e consegue colocar memos acima de 1800mhz?

estou com esse problema e gostaria de saber se tem como ou não se não vou apertar as latencias aqui onde consegui no maximo 1760mhz cas7

abraços galera

Eskece AMD dificilmente passa de 1800Mhz com timmings razoaveis, e de qualquer forma para tirar proveito da memoria em mais de 1800mhz precisariamos de um NB acima de 3200mhz, ou seja a melhor opcao eh buscar timmings apertados entre 1400-1750Mhz, de preferencia com um TRCD abaixo de 8 e um CAs abaixo de 7.
 
Fala m.marques1981, seu PC ta estavel com o Phenom a 4.0Ghz e essas configuraçoes na BIOS?

Em caso afirmativo, vou testar as mesmas aqui tbm, pois a 3.8Ghz já ta estavel. Se puder postar as temperaturas do Phenom em idle, load e full eu ficaria grato, pra saber se as minhas estao boas.





vlwzxx..
 
Fala m.marques1981, seu PC ta estavel com o Phenom a 4.0Ghz e essas configuraçoes na BIOS?

Em caso afirmativo, vou testar as mesmas aqui tbm, pois a 3.8Ghz já ta estavel. Se puder postar as temperaturas do Phenom em idle, load e full eu ficaria grato, pra saber se as minhas estao boas.





vlwzxx..


Em caso afirmativo, vou testar as mesmas aqui tbm, pois a 3.8Ghz já ta estavel. Se puder postar as temperaturas do Phenom em idle, load e full eu ficaria grato, pra saber se as minhas estao boas.


rodei o prime95 por 30 minutos hj..a temperatura chegou em 58 idle ta ficando em 40...o problema e simplesmente pq o meu case por dentro ta parecendo um ninho...muita coisa...e pouco espaço...o ar começa aficar quente la dentro..ai nao te cooler que de conta...pq nao tem por onde sair...enquanto eu nao tiver um case descente nao tem como manter temperatura mas baixa....se a interna dentro do case sobe...como o e air cooler a coisa pega..mas tenta ai......eu queria saber se tem como monitorar a temperatura ali dos circuitos que o CPU VDDA Voltage: 2.80 supre...pq...me disseram antes aqui que quando se aumenta ela..sobrecarrega e aumenta a temp dos componentes de entrada.acho que foi mas ou menos assim que me falaram...na sexta vou deixar o prime rodar por horas pra ver no que da..
 
Em caso afirmativo, vou testar as mesmas aqui tbm, pois a 3.8Ghz já ta estavel. Se puder postar as temperaturas do Phenom em idle, load e full eu ficaria grato, pra saber se as minhas estao boas.


rodei o prime95 por 30 minutos hj..a temperatura chegou em 58 idle ta ficando em 40...o problema e simplesmente pq o meu case por dentro ta parecendo um ninho...muita coisa...e pouco espaço...o ar começa aficar quente la dentro..ai nao te cooler que de conta...pq nao tem por onde sair...enquanto eu nao tiver um case descente nao tem como manter temperatura mas baixa....se a interna dentro do case sobe...como o e air cooler a coisa pega..mas tenta ai......eu queria saber se tem como monitorar a temperatura ali dos circuitos que o CPU VDDA Voltage: 2.80 supre...pq...me disseram antes aqui que quando se aumenta ela..sobrecarrega e aumenta a temp dos componentes de entrada.acho que foi mas ou menos assim que me falaram...na sexta vou deixar o prime rodar por horas pra ver no que da..

Otimo entao, hoje a noite já vou testar o PC a 4.0Ghz com essas configuracoes. Meu CM 690 ta bem arrumado por dentro, com tres fans exaustores, portanto nao tenho tanto problema quanto ao acumulo de ar quente.




vlwzxx..
 
o meu ta stock por enquanto nao to jogando mas assim q tiver tempo vo coloca essa config pra ver se rola aki.
 
Fala gente, nao consegui estabilizar o Phenom a 4.0Ghz com as configuraçoes do m.marques1981!

Ainda joguei o Vcore pra 1.50V e o CPU/NB pra 1.40V mas nao teve jeito. Com 1 minuto de OCCT o PC já reiniciou.




vlwzxx..
 
Fala gente, nao consegui estabilizar o Phenom a 4.0Ghz com as configuraçoes do m.marques1981!

Ainda joguei o Vcore pra 1.50V e o CPU/NB pra 1.40V mas nao teve jeito. Com 1 minuto de OCCT o PC já reiniciou.




vlwzxx..


Testei o prime95 por mas tempo ontem.e deu problema.......mas fiz uns testes.....com essa vga da minha assinatura to vendo mas negocio fazer um over nela para um ganho maior...no meu ver....a 3.8ghz...consiguiu extrair todo o potencial dela ja.
acho que na verdade nem precisa de 3.8 para isso.....olha...voltei pra stoque..coloquei o nb em 2600, mas com o cpu em frequencia de 3.4ghz...o ganho e muito bom...consigo fazer 16970 no 3dmark....com o processador a 4.0 na faixa de 17690~1715, olhando assim parece ser um ganho minimo....em 3.8ghz consigo em torno de 17450~17510 senao me engano......agora deixando tudo em stock novamente e com um over na vga 875/1050...o ganho e + expressivo..vou ver se consigo fazer um pouco de teste adiantando o review que eu e um amigo meu vamos fazer...para postar no forum...vou adiantar algumas partes ja que estou com o mesmo hd que vai ser usado nos testes....pq depois faremos uma comparaçao 4890vs5850, resultados que vao ser postados juntamente com os testes do i750xPII965, so para se ter uma noçao da coisa...mas no meu caso...to vendo mas ganho no over da vga....e claro que naquele teste que testa o cpu teste 3 e 4, ganho praticamente um fps em 3.8ghz...e um achoq eu tipo quase a metade de outro fps a 4.0ghz.


OBS.: no meu caso....o que to achando....que o processador em stock e mas do que suficiente pra levar o desempenho maximo da minha 4890 em full hd...acho que isso.mas vou fazer testes mas detalhados Palmito..e te digo...vou tentar estabilizar esse 4.0ghz..ver ate onde da.pq se for preciso por muito vcore..ja nao compensa no meu caso...

vlw
 
Última edição:
ae pessoal sou iniciante nessa história de overclock. Tentei fazer um no meu phenom x3 720 BE. Ficou assim:

imagem0167c.jpg


O que vocês acham? Tão certas essas configurações? Obrigado.
 
ae pessoal sou iniciante nessa história de overclock. Tentei fazer um no meu phenom x3 720 BE. Ficou assim:

imagem0167c.jpg


O que vocês acham? Tão certas essas configurações? Obrigado.


o seu PCIE overcloking ta em em auto...coloca ele em 100mhz...deixa ele sempre travado...pq quando ele sobe...costuma dar um over na vga, nos hds...em tudo que ta ligado no pc...e nao e recomendavel deixar ele livre nao.portanto coloca ele em 100mhz...quando for fazer isso...verifique se e a frequencia mas baixa disponivel na sua mobo..pq ja vi uma que tava em 95 mhz..nao sei se era bug ou o que era ok...o hyper transporte a galera tambem trava ele em 2000......e importante tambem vc setar em manual o memory clock mode de acordo com suas memorias, setar os timmings dela tambem e memory over voltagem, vc tem que verficar as especificaçoes das mesmas...costuma estarem escritas nelas mesmo e uma etiqueta ok...
 
o seu PCIE overcloking ta em em auto...coloca ele em 100mhz...deixa ele sempre travado...pq quando ele sobe...costuma dar um over na vga, nos hds...em tudo que ta ligado no pc...e nao e recomendavel deixar ele livre nao.portanto coloca ele em 100mhz...quando for fazer isso...verifique se e a frequencia mas baixa disponivel na sua mobo..pq ja vi uma que tava em 95 mhz..nao sei se era bug ou o que era ok...o hyper transporte a galera tambem trava ele em 2000......e importante tambem vc setar em manual o memory clock mode de acordo com suas memorias, setar os timmings dela tambem e memory over voltagem, vc tem que verficar as especificaçoes das mesmas...costuma estarem escritas nelas mesmo e uma etiqueta ok...


Obrigado pela ajuda cara.. olha só tentei fazer como vc pediu. Está tudo certo mesmo?

imagem0168.jpg


Só uma dúvida. No Memory Clock Mode aparece as opcoes: 266, 333, 400 e 533 Mhz. Eu possuo 4GB de memórias DDr2 800. Qual das opções devo colocar? Outra coisa, o DRAM Timing Mode e o Memory Over voltage ficarem em ALTO, tem algum problema?
 
Obrigado pela ajuda cara.. olha só tentei fazer como vc pediu. Está tudo certo mesmo?

imagem0168.jpg


Só uma dúvida. No Memory Clock Mode aparece as opcoes: 266, 333, 400 e 533 Mhz. Eu possuo 4GB de memórias DDr2 800. Qual das opções devo colocar? Outra coisa, o DRAM Timing Mode e o Memory Over voltage ficarem em ALTO, tem algum problema?

tem que ficar em 400...quanto aos timmings funciona assim..tipo minhas memorias sao ddr3 1600mhz....com timmings de 7 7 7 24....quando eu deixo em auto...elas ficam em 1333mhz com timings em 9 9 9 28, acho que mas ou menos isso.....ai eu tenho que setar no manual deixando em 7 7 7 24 e colocando a frequencia em 1600mhz...mas quando eu faço isso e deixo a voltagem em alto..o pc nao liga..entendeu..ai eu tenho que colocar a voltagem em manual tambem....pq com timmings certos..no caso do meu mas baixos, o desempenho melhora....vc pode da sorte que sua mobo configure no auto tudo certinho entendeu...
 
tem que ficar em 400...quanto aos timmings funciona assim..tipo minhas memorias sao ddr3 1600mhz....com timmings de 7 7 7 24....quando eu deixo em auto...elas ficam em 1333mhz com timings em 9 9 9 28, acho que mas ou menos isso.....ai eu tenho que setar no manual deixando em 7 7 7 24 e colocando a frequencia em 1600mhz...mas quando eu faço isso e deixo a voltagem em alto..o pc nao liga..entendeu..ai eu tenho que colocar a voltagem em manual tambem....pq com timmings certos..no caso do meu mas baixos, o desempenho melhora....vc pode da sorte que sua mobo configure no auto tudo certinho entendeu...

Entendi. Mas assim.. eu tenho uma memoria de 2 gb q eh CL5 240 e duas memorias de 1GB cada q são CL6 240. Qual o timming que devo colocar lá então?
 
Entendi. Mas assim.. eu tenho uma memoria de 2 gb q eh CL5 240 e duas memorias de 1GB cada q são CL6 240. Qual o timming que devo colocar lá então?

Vc vai ter que colocar os timmings mais altos. No caso o da cl6
 
Pronto configurei tudo. Ficou assim. Tá tudo certo ???

imagem0169z.jpg


imagem0170.jpg
 
alguem ai pra ajudar?
 
Não conheço essa sua bios mto estranha ela pra mim hehehe. Mas sou meio noob. A principio ta certo cara. Vc pode colocar TRCD, TRP e tRTP que deve ter nas memos o valor tb. ex: o priemiro nro seria o CAS 6-6-6-18. Ao que parece vc ta com a voltagem da memo acima do padrao dela, tem necessidade? Ou ja testou seu over com test stress?
 
Eskece AMD dificilmente passa de 1800Mhz com timmings razoaveis, e de qualquer forma para tirar proveito da memoria em mais de 1800mhz precisariamos de um NB acima de 3200mhz, ou seja a melhor opcao eh buscar timmings apertados entre 1400-1750Mhz, de preferencia com um TRCD abaixo de 8 e um CAs abaixo de 7.

Barr3lrid3r estou pra comprar memos novas, qual vc me indicaria pra usar em 1600 com timings apertados, vou usar no phenom x6 com NB na casa dos 2700.
 
Barr3lrid3r estou pra comprar memos novas, qual vc me indicaria pra usar em 1600 com timings apertados, vou usar no phenom x6 com NB na casa dos 2700.
entao memoria boa pra amd eh complicado pq nao adianta essas de alta velocidade, o trcd eh tao importante quanto o cas e somente memorias com chips elpida conseguem isso, as bbse que fazem 1600 7-7-7-20 ou as hypers q fazem 6-6-6-18 mas sao carissimas e cada vez mais dificeis de encontrar como as supertalents 2200 cas8 ou as corsair dominator gt 2000 cas7. tenho 2 kits de supertalent a caminho mas caso nao queira gastar mto recomendo as ripjaws black, ou dominator gt 1600 cas7 (ambas elpida bbse) q rodam 1600 7-7-7. se quiser gastar menos pegue as ripjaws blue q pelo menos rodam de boa em 1700 7-8-7 ou as kingston 2000 mhz q usam chips psc e conseguem 1700 6-9-7. Tenho todas elas pra vender caso se interesse.
 
Como ainda estou com o cooler box...Estou brincando um pouco com Undervolt. :evil: haha

Segue screen...Até o momento consegui 1.26 a 1.28 em Full Load.

75363149.jpg
 
1.28v eh quase vcore stock, acelera mais isso, deve pegar 3.4 facil. eh c3 neh? ta peqna a foto...

Concerteza...Stock mesmo ele fica em 1.35 a 1.36v, achei alto esse vcore.... ai comecei a baixar a voltagem e já consegui isso..quando pegar um cooler melhor vou subir e quero uns 4Ghz.. A revisão aqui é C3.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo