Algumas coisas que alguns não tão levando em conta:
1 - O imposto de 60% + ICMS só se aplica para importações simples de usuários finais, o chamado importa-fácil. Empresas que compram grande quantidade de produtos (na verdade qualquer quantidade, contato que o destino seja revenda) pagam um imposto diferenciado além de uma série de outras taxas. São 4 impostos no caso, o II, o IPI, o PIS e o COFINS, além do ICMS que varia de estado a estado. Cada um desses 4 impostos varia de acordo com o produto importado, sendo que para brinquedos e jogos de azar, esses 4 impostos encontram seus tetos. E videogames são enquadrados como jogos de azar hoje em dia. No caso de videogames (consoles e jogos) os impostos são 20% de II, 50% de IPI, 1,65% de PIS e 7,6% de COFINS (+18% de ICMS no caso de São Paulo). Então numa importação de U$1.000,00 (1.780,00 reais) o camarada tem que pagar 1.677,12 reais de impostos, fora o ICMS. Se eu quiser importar alguma carne, por exemplo, eu sou isento de IPI, pago 6% de II e etc... E o cara que revende ainda tem que ter um lucro em cima disso tudo ai... Então um jogo de 60U$, que acaba sendo vendido em grande quantidade para revenda por uns 50U$, chega aqui a 100U$, com mais custo de aduana, frete, e mais umas taxinhas básicas portuárias vai fácil para 110U$. Bota ai um lucro de 35 reais por produto vendido e pronto, temos o valor do jogo hoje (269 reais).
2 - O imposto diminuindo com certeza o preço do jogo final diminui. Isso porque o lucro do cara estipulado de 35 reais vai se manter, o que vai diminuir são todas as outras taxas que envolvem o produto. E mesmo se o cara quiser subir o lucro dele em uns 10 reais (o que já é considerável), isso não vai afetar tanto no preço final. Outra prova que é possível trazer o jogo importado a um preço razoável é o preço dos jogos de PC, que são importados como Software, e não brinquedos. Você encontra lançamentos por 99 reais. Jogos de videogames novos são 10 dólares mais caros do que jogos de PC lançamento, logo pode se estipular facilmente uns 30 reais a mais no caso de videogames, até mesmo menos caso a mídia seja fabricada no Brasil (caso dos jogos de PC). E o que o cara vai preferir? Subir o lucro dele astronomicamente e perder vendas ou manter o lucro atual e triplicar as vendas (como previsto pela lei)? Do the math.
Isso ai.... FUI!