GALERA... Antes do jogo lançar eu li os devs falando que cada dungeon seria único, "feito a mão" e tal, que a exploração seria assim sempre uma novidade e muito recompensante, etc. e etc.
Não acreditei muito, que eles haviam dito quase a mesma coisa antes de lançar o Oblivion e, tirando as expansões, os dungeons tinham todos a mesma cara.
Graças aos céus eu estava errado. E acabei de passar pelo maior, mais bonito, imersivo, fantástico, atmosférico (e etc. e etc.) dungeon que já vi
na vida! Se aquilo fosse um filme não teria pra Senhor dos Anéis nem ninguém. Cada novo ambiente mais "uau" do que o outro, eu cheguei a sair do jogo umas 4 vezes porque tinha que dormir pra não bagunçar o horário (e também por estar com bastante sono), mas não conseguia: a curiosidade me fazia reabrir o jogo logo em seguida, e era só continuar que eu até "esquecia que estava cansado", era como se a mente esquecesse do sono, se destacasse do corpo e entrasse totalmente no ambiente do dungeon. Não parava de tirar screens; ambientes
majestosos, extremamente detalhados, cada um mais
embasbacante do que o outro. Em todos eles eu parava pra olhar cada detalhe, cada coisinha -- e olha que o dungeon era gigantesco -- mas poderia ser três vezes maior que não cansaria. Aliás, eis um grande diferencial do Skyrim: em
quase todos os jogos, se alguma parte ou missão é muito grande, chega aquele momento em que você não vê a hora daquilo terminar pra seguir adiante, pra variar; isso NÃO acontece com este jogo. É tão open-ended que você joga no seu ritmo, e tão atmosférico e imersivo que eu não arrisco dizer, não -- eu
afirmo categoricamente que este é o jogo que mais me "tragou" pro mundo dele. Quando estou ali, estou ali
mesmo: nem penso em mais nada a não ser no que se passa lá.
Detalhe importante: eu nem me liguei em quest
nenhuma ainda; como meu personagem (o meu e o de todo mundo) escapou da morte quase só com a roupa do corpo, sem grana e sem nada, só o que eu quis foi explorar pra achar loot, coisas pra vender e fazer dinheiro e poder me equipar melhor. Ou seja, não estou preso a nada ainda, nem seguindo roteiro nenhum,
e no entanto nunca me senti tão disposto a seguir jogando como agora.
No Oblivion a sensação era tipo "pô, maneiro isso"; no Skyrim a sensação é de (desculpem meu francês) "PLUTAQUEOSPARIU, QUE JOGO É ESSE??"... É como se eu tivesse abandonado os PC games por alguns anos e de repente voltasse à ativa e tomasse um tremendo susto com a evolução. Só que
não há essa evolução dos jogos: ESTE É UM CASO ISOLADO, uma joia rara, este jogo (espero) irá --
terá que! -- mudar os padrões, a referência de qualidade daqui pra diante.
Eu me lembro do moto da Interplay: "by gamers, for gamers"; pois Activision, EA, tudo me lembra um disco do The Mothers of Invention chamado "We're only in it for the money"; que eles aprendam pelo feedback e entusiamo
maciço que este jogo está tendo
em apenas dois dias, mesmo com todos os bugs e tal, que nada substitui a
genuinidade: cada canto de Skyrim
prova, por A mais B, que os desenvolvedores
fizeram o jogo que eles mesmos gostariam de jogar. E não poderiam ter sido mais felizes.
Em Shivering Isles, na minha opinião, eles já demonstraram um maior esmero e perfeccionismo -- uma disposição que se estivesse presente no início do desenvolvimento de Oblivion poderia ter resultado num jogo muito mais envolvente. Creio que esse capricho todo foi motivado pelo retorno mais do que positivo de toda uma comunidade que se firmou fiel e dedicada ao TES IV, e que continuou viva e atuante até o lançamento de Skyrim (e que agora deu apenas uma pausa); e quando se percebe tamanha recompensa por fazer faz aquilo que
verdadeiramente se gosta, o rumo natural é a excelência, o primor, a impecabilidade.
Eu entrei aqui só pra dizer que tinha jogado o melhor dungeon da minha vida, e olha o que acabou saindo. Pena não estar mais no desktop pra postar umas screens que atestariam por si o que estou dizendo.
Meu medo agora é que meu nível de exigência não ature mais esses jogos genéricos
que a gente se esforça tanto pra gostar mas não consegue jamais chegar até o fim -- porque o tédio sempre fala mais alto.
Não quero nem pensar o que nos espera no TES VI... E
todo mundo votando, quando chegar a hora, no Skyrim pra GoTY: porque seria uma
heresia que um caça-níquel qualquer como MW3 tirasse o que é dele
por direito.
Vou dormir, mas amanhã posto as screens.