O que eles fizeram nesses 5 anos? Confesso que fui um dos 4 milhões que compraram Watch_Dogs na pré-venda, e também, fui um dos que ficaram decepcionados com a falta de capricho por parte da equipe da Ubisoft responsável por Watch_Dogs; fiquei chateado também com a aparente falta de suporte após o lançamento no dia 27/05 - parece que entregaram uma "versão beta" ou inacabada de Watch_Dogs! Quem jogou Watch_Dogs também nos consoles de 7ª geração, sabe bem o que estou falando.
Watch_Dogs tem sérios problemas técnicos que comprometem a experiência de jogo. Uma delas, a unânime, é a falta de otimização. Se a Ubisoft tivesse entregado um jogo bem feito, muitos não se decepcionariam, não estariam "trollando", reclamando ou fazendo comparações com outros jogos... Até o momento - já vai fazer 4 semanas, nada de sair um patch oficial (ou novos drivers da AMD e Nvidia), pelo menos para otimizar o jogo.
Mesmo tendo uma máquina acima dos requisitos oficiais, você não vai conseguir obter fluidez rodando com tudo no máximo. Pode ter a VGA/CPU mais top do mercado, terá que executar um bocado de procedimentos (que estão listados na primeira página do tópico do WD), dar aquela "castrada" nas opções gráficas do jogo e/ou implementar a melhor combinação possível de mods disponíveis (TheWorse + Vaas + Maldo).
As quedas bruscas de frames ocorrem, principalmente quando se conduz veículos, os FPS caem e depois voltam, e assim sucessivamente. Quem tem VGAs com VRAM abaixo dos 3GB (aqui o jogo consome os 3GB) e memória RAM abaixo dos 8Gb (aqui o jogo consome aproximadamente 9GB), vai perceber travadinhas. A maioria dos jogadores não tem mais que 8GB de RAM e mais de 3GB de VRAM, portanto os problemas ocorrem para a maioria. Na minha opinião, WD é um jogo feito para vender CPUs da Intel Core i7 3xxx/4xxx e VGAs da Nvidia GTX 7xx/Titans de 3GB/4GB/6GB. Pagaram caro por algo mal feito... lamentável...
O problema maior nem são os gráficos - que são bons. WD tem uma "física arcade" bem meia-boca: basta atirar nas águas ou no chão para ver o que acontece... nada! Bata com o carro num chafariz e o pare no meio da aguaceira! Não há liberdade no combate corpo a corpo: é predeterminado! Temos vários videos no YT demonstrando e comparando WD até mesmo com jogos antigos. Quando conduzimos um veículo - principalmente em alta velocidade, fora as travadinhas ou quedas de FPS, vemos também os veículos e objetos do cenário se formarem no horizonte (se bem que isso não é novidade, é algo comum nos jogos de mundo aberto). Todos sabemos que WD não é um simulador, mas bem que poderiam ter caprichado mais, principalmente na condução de veículos e nos efeitos das colisões.
Apesar de todos os problemas técnicos, Watch_Dogs é um bom jogo - se considerarmos a história, a mecânica stealth utilizada e a interatividade com os NPCs e os objetos do cenário. É divertido, tem como destaque o enredo, a interação, o MP e até mesmo as dublagens. Os gráficos, os efeitos de partículas (fogo e explosões), a modelagem das águas, as expressões faciais e gesticulações são impressionantes!
Watch_Dogs é uma nova franquia (IP) e talvez devemos dar crédito a Ubisoft: é provável que a continuação (WD2) seja mais inovadora (ou promissora) do que o primeiro título da franquia. Depois da "enganação", vou pensar duas vezes antes de fazer a pré-venda.
"É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que foram enganadas." [Mark Twain]