Nessa área é que as nossas opiniões diferem e já entram no subjetivo, bróder.
Muralha de texto abaixo.
Eu até concordo em parte mas eu pessoalmente não achei Watch_Dogs um bom jogo. Isso sem contar os problemas de otimização que na minha opinião me forçariam a classificá-lo como um produto quebrado.
Mas como você disse o jogo tem idéias boas mas eu não achei que executou bem essas idéias. Um exemplo de mecânica de jogo com potencial é o próprio hacking que é limitado por linha de visão e nada mais é além uma versão contextual de "atire no barril vermelho" com smartphone e de longe uma inovação.
As perseguições policiais podem ser evadidas só pulando na água e fugindo de barco que ninguém te segue, é como se o departamento de qualidade nem tivesse testado o game. Correr com o carro pelas ruas com o helicótero na sua cola é sentença de morte porque é impossível desabilitar o helicóptero porque a câmera não rotaciona para cima. Eu tive que descer do carro em todas as vezes e literalmente pará-lo na avenida, apontar para o céu com (30 cruisers na minha cola) para então voltar para dentro do carro e tentar dar um baile nos policiais.
Outra coisa é a história que morde mais que consegue mascar numa trama que tenta explorar as ramificações de ter um sistema de vigilância que remove a privacidade do indivíduo em prol de uma segurança ilusória "inspirado" em Person of Interest, mas explorar esse tema com nuance é algo que só surte efeito no espectador se o teu protagonista não for uma não-entidade genérica. Aiden Pearce é desprovido de personalidade e expressividade, todos os personagens parecem que foram escritos segundo o manual de instruções "pose cool pra câmera". Sobrinha morta em um acidente de carro para ganhar a simpatia do jogador pelo protagonista só funciona se o mesmo não for um psicopata que causa dez acidentes trânsito fatais por onde passa. Os personagens de GTA podem até serem repulsivos e degenerados mas ao menos o tom do jogo sabe que esses caras não prestam, Watch_Dogs literalmente tenta te dizer "esse cara não é um psicopata hipócrita, ele é um anti-herói" Tu tem um livro publicado segundo a sua assinatura, imagino que você consegue ver os problemas de caracterizção nesse enredo.
Tu disse que ruim mesmo é o jogo do Rambo, que pelo visto parece ser uma bosta mas eu não saberia porque não joguei. Porém eu não sou fã desse tipo de comparação porque Rambo deve ser ruim à sua maneira, Watch_Dogs para mim é ruim do seu próprio jeito como nos exemplos que citei acima, o que para mim é mais agravante porque ao menos esse teve um orçamento estratosférico e ninguém parou pra pensar "espera, isso daqui não tá funcionando". :mdr:
Apenas torço que quem se atrever a ler essa muralha de texto exerça o bom senso e consiga entender que não sou "hater", apenas estou criticando o que não gostei e expondo os motivos num fórum de discussão. É claro que o meu ponto de vista não é universal e aquele te tiver a paciência de me responder é mais que bem vindo a me refutar contanto que a conversa se mantenha civilizada.
Entendo seu ponto de visto, não vou criticar o que pensa, não concordo em alguns pontos, em questão da trama, eu não zerei o jogo ainda, então não posso falar sobre furos, até o momento que joguei, me parece uma ficção quase científica, mas nada que seja incoerente, ao que vi. Quanto ao gameplay, me divirto muito jogando, sei das falhas, algumas meio bobas, sei que os veículos sofrem pela física irreal, mas para mim isso não torna o jogo menos divertido, talvez essa física irreal até o torne mais divertido em certos momentos. Não acho o jogo perfeito, defendo as qualidades, que acredito que o jogo tem, acima dos defeitos. Já joguei games que os defeitos se sobressaiam as qualidade e esse eu abandonei. WD não é um deles.
Tyler, concordo com sua linha de raciocínio e entendo plenamente suas críticas, que por sinal, muitas delas são iguais as minhas. Acho que podemos analisar o jogo em algumas partes:
1 - Técnica
A Ubisoft realmente deixou a desejar na otimização do produto final e, apesar de ser o primeiro jogo de mundo aberto, sandbox que a mesma produz, isso não pode ser desculpa para o mau acabamento do mesmo. Os gráficos estão bonitos, sim, porém, poderiam estar melhores, como provaram os modders. Se as modificações feitas por terceiros estivesse implementadas dentro do jogo originalmente, seria mais um ponto positivo para a produtora.
A física dos veículos deixa muito à desejar, tanto em termos de dirigibilidade quanto em colisões/danos. Não estou dizendo que devesse ser como um simulador de carros (que não é o propósito do jogo), mas se fosse mais bem trabalhada, como em GTA IV, por exemplo, que apesar de não ser perfeita, me agradou bastante, causaria uma maior imersão ao jogador.
2 - Jogabilidade
Acho que a maior falha da jogabilidade, é o fato da câmera dentro do carro, não rotacionar 360º, prejudicando por exemplo, as perseguições policiais, como você disse, principalmente ao tentar hackear o helicóptero. O combate físico, merecia um tratamento melhor, talvez algo mais próximo do Assassin's Creed, que mesmo não sendo o melhor de todos os combates visto em jogos, seria mais interessante do que o mostrado no Watch_Dogs. Por outro lado, o sistema de armas e cover se mostrou bem legal, apesar de que a seleção das armas, poderia ser um pouco melhor, sim.
A movimentação do Aiden está bem legal, tanto ao andar tranquilamente, como ao correr e pular obstáculos, mas mais uma vez, acho que o jogo poderia ter bebido da fonte do AC e ter dado um pouco mais de mobilidade para o personagem escalar e pular.
3 - História
Claramente o jogo possui um tema que merece um aprofundamento maior em sua narrativa e fica explícito, que bebeu e muito, na fonte de Person of Interest. A história tem capacidade, com folga, para ser muito melhor trabalhada, deixando de ser apenas um simples plano de fundo quase que genérico e os personagens mereciam ser mais carismáticos. A motivação do Aiden, é muito pífia, quer dizer, se torna pífia pela forma como é tratada. O sequestro da sua irmã, pelo menos até o ponto em que me encontro (no meio do Ato II), não causa uma sensação de urgência, do tipo "Caramba, vou ignorar todas as missões secundárias e o modo online e me focar em conseguir salvar a irmã!" Ao contrário, simplesmente não convence.
Acredito que a Ubisoft possa sim, melhorar a qualidade de um próximo WD, que esta pode ser uma franquia tão grande ou maior que AC, pois possui uma temática excelente e se passa nos dias atuais, tratando de problemas cada vez mais "comuns" para o mundo de hoje, como a questão da hiper-conectividade e da perda substancial de privacidade, provocada por governos e grandes empresas.
Acho que se o WD 2 vier com os erros atuais corrigidos, melhor otimização e até mesmo um tratamento gráfico melhor (afinal, estamos falando de um jogo futuro, não sabendo quantos anos à frente), já poderá se consagrar como um GOTY.
O link não é meu minha internet é MTO ruim, eu n posso tá upando 1Gb a cada fix, as texturas do MaLDo se ainda quiser usar tem q setar "high" ingame
Vass, duas perguntas:
1 - Pra poder usar as texturas do MaLDo, só setando em high, in-game ou se colocar no ultra também vai?
2 - Cara, quando anoitece no jogo, fica realmente muito escuro, em alguns lugares, impossível de ver ao redor, inclusive, impossível de ver o Aiden. Como faço pra arrumar isso? Tenho que aumentar o brilho?