[TÓPICO OFICIAL] Polaris - a próxima geração de GPUs da AMD

@_EagleMan_ a minha a 1 semana começou a apresentar um comportamento estranho, tipo umas piscadas de tela, mas era bem mas bem raro mesmo... Porem nesse meio tempo meu limite de overclock veio baixando, cheguei a rodar a 1390/2200 com validação do firestrike e 1360/2200 com 99.9% no teste de stress (firestrike ultra). Ultimamente tinha estabilizado em 1350/2125, mas ontem em mais um dia de brincadeira e após uma reinstalação do windows (para resolver um problema do GTA V), começou a intensificar as piscadas e aparecendo artefatos, voltei a placa pra stock e mesmo assim em alguns momentos aparece artefatos.

No momento esta difícil de estabilizar mesmo em stock, monitorando no HWinfo tem aparecido erros de memoria mesmo em default.

Eu troquei o cooler da minha XFX referência por um Arctic Accelero Twin Turbo II e as temperaturas baixaram drasticamente, porem mesmo enquanto usei o modelo referência, meu overclock vinha se mantendo nos 1360/2200, um tempo depois da troca do cooler que começou a degradar.

Analisando friamente a situação a montagem e configuração, tenho certeza absoluta que foi feita de maneira correta e segura, meu palpite no momento é que a placa passou a envergar (no momento parece estar mais evidente isso) e acredito que com essa ação provocou algum dado estrutural, alguma solda que se soltou ou algo do tipo.

A noite quando voltar pra casa quero fazer mais testes.

PS: minha build esta na assinatura

xxiii mais uma com artefatos :oops:
*a minha ta normal desde as 14hrs de ontem que foi quando reiniciei o PC pois travou ao executar o dirt rally, estranho que após essa situação o VSR desativou sozinho, fui ver quando fui jogar gta5 e queria colocar 4k, só que a resolução só ia até fullHD.

===================================================================================================

agora pouco joguei quase 3hrs de Rise Tomb raider tudo no maximo, oclusão e desfoque desativado foi tranquilo em fullHD, 2k perdeu desempenho, porem se baixar o tesselation e filtro fica travado tmbm em 60fps, coloquei a ventoinha travada em 60% e em fullHD ficou entre 37~40ºC ja em 2k ficou 68~71ºC.

Just cause 3 hj sei la porque tava variando fps entre 35~45 mesmo com vsync ativo, desativei e subiu pra 62fps estaveis, ele ja tinha rodado melhor antes.
 
xxiii mais uma com artefatos :oops:
*a minha ta normal desde as 14hrs de ontem que foi quando reiniciei o PC pois travou ao executar o dirt rally, estranho que após essa situação o VSR desativou sozinho, fui ver quando fui jogar gta5 e queria colocar 4k, só que a resolução só ia até fullHD.

===================================================================================================

agora pouco joguei quase 3hrs de Rise Tomb raider tudo no maximo, oclusão e desfoque desativado foi tranquilo em fullHD, 2k perdeu desempenho, porem se baixar o tesselation e filtro fica travado tmbm em 60fps, coloquei a ventoinha travada em 60% e em fullHD ficou entre 37~40ºC ja em 2k ficou 68~71ºC.

Just cause 3 hj sei la porque tava variando fps entre 35~45 mesmo com vsync ativo, desativei e subiu pra 62fps estaveis, ele ja tinha rodado melhor antes.

Foi como eu disse no caso da minha ex MSI 270X: os artefatos eram bem intermitentes, mas uma hora ou outra eles apareciam; não afeitavam a performance, mas eram bastante incômodos. Eu consegui mandar a minha pra RMA antes da garantia acabar e consegui reaver meu dinheiro de volta (ponto bastante positivo pra Mamute nesse caso), mas um amigo meu, que também havia comprado uma 270X (da Asus) meses depois na loja do <menino gordinho cujo nome nunca me lembro>, apresentou o mesmo problema que a minha e os artefatos eram bem intensos nos jogos que usavam a Frostbite (na época, ele jogava muito o Dragon Age Origins e o BF4); ele acabou deixando o tempo passar, a garantia findou-se e a placa, infelizmente, veio a falecer 1 ou 2 meses depois de finada a garantia. Ele até mandou a placa pra Asus dos EUA, mas se até hoje ele não me deu notícias sobre a situação, pelo visto não deve ter dado certo...

Enfim, o importante, nesse caso, é ir testando a placa e ficar de olho pra ver se a situação se agrava. Uma pena que tenha se passado os 7 dias pra fazer a troca direto com a loja, mas como ainda tem 11 meses de garantia pela frente, dá pra ir testando por mais tempo.

De qualquer forma, uma coisa que eu recomendo você fazer é tirar prints e fazer vídeo dos seus gameplays (seja usando o Gaming Evolved ou o celular), para registrar os artefatos. Assim você terá provas concretas quando solicitar a RMA, ao invés de depender apenas da resposta da Kabum, que pode ou não pode ser positiva para você.

Falouws :cool:
 
@rexBauru
@_EagleMan_

Ilustrando a situação da placa
2b4QDpU.jpg
 
@_EagleMan_

Como eu já abri a placa, troquei bios, fiz overclock e fucei bastante, nem vou perder tempo com a loja... Estou vendo como funciona o RMA da XFX e nesse meio tempo tentando falar com o JPAD, não faço ideia do custo do reparo mas se bobear sai menos que o frete pros US.
 
Essa NÃO é a GTR, cuidado! Eles estão anunciando um modelo e na descrição está outro. Até comentei na própria página de venda. Não comprei pra evitar a dor de cabeça depois.
Não é a GTR que o Faster testou? Eu até assisti ao vídeo.
 
Foi como eu disse no caso da minha ex MSI 270X: os artefatos eram bem intermitentes, mas uma hora ou outra eles apareciam; não afeitavam a performance, mas eram bastante incômodos. Eu consegui mandar a minha pra RMA antes da garantia acabar e consegui reaver meu dinheiro de volta (ponto bastante positivo pra Mamute nesse caso), mas um amigo meu, que também havia comprado uma 270X (da Asus) meses depois na loja do <menino gordinho cujo nome nunca me lembro>, apresentou o mesmo problema que a minha e os artefatos eram bem intensos nos jogos que usavam a Frostbite (na época, ele jogava muito o Dragon Age Origins e o BF4); ele acabou deixando o tempo passar, a garantia findou-se e a placa, infelizmente, veio a falecer 1 ou 2 meses depois de finada a garantia. Ele até mandou a placa pra Asus dos EUA, mas se até hoje ele não me deu notícias sobre a situação, pelo visto não deve ter dado certo...

Enfim, o importante, nesse caso, é ir testando a placa e ficar de olho pra ver se a situação se agrava. Uma pena que tenha se passado os 7 dias pra fazer a troca direto com a loja, mas como ainda tem 11 meses de garantia pela frente, dá pra ir testando por mais tempo.

De qualquer forma, uma coisa que eu recomendo você fazer é tirar prints e fazer vídeo dos seus gameplays (seja usando o Gaming Evolved ou o celular), para registrar os artefatos. Assim você terá provas concretas quando solicitar a RMA, ao invés de depender apenas da resposta da Kabum, que pode ou não pode ser positiva para você.

Falouws :cool:

vou usar a placa ao extremo, 2k, 4k, filtros, OC de fabrica etc , tudo pra ver se vai piorar ou não, como tem garantia se precisar vou usar,só NÃO VOU ENVIAR ESSE MES, quero curtir minhas ferias, só se ficar insuportável ai envio.
*que bomba de loja é essa que vc sempre fala de menino gordinho ?? kkkkkk




@rexBauru
@_EagleMan_

Ilustrando a situação da placa

 
@_EagleMan_

Como eu já abri a placa, troquei bios, fiz overclock e fucei bastante, nem vou perder tempo com a loja... Estou vendo como funciona o RMA da XFX e nesse meio tempo tentando falar com o JPAD, não faço ideia do custo do reparo mas se bobear sai menos que o frete pros US.
eu lembro quando vc postou aqui te tinha colocado esse cooler na VGA, sua 480 deve ter uns 2 ou 3 meses neh?!
complicado isso de artefatos, já SOMOS 3 a relatar isso aqui no tópico, as fabricantes não estão usando material de qualidade não poww:mad::confused:
 
@rexBauru fecha 3 meses dia 27/10, vou ver se de noite eu gasto mais um tempo fazendo testes.
 
mas a prioridade é para a GTR.
GTR é oq ha de melhor nessa serie, sem duvidas. Só não peguei ela pq essa Nitro me saiu muito barata com relação ao preço praticado por aqui e a loja ainda me deu frete gratis e desconto no monitor 21:9 que peguei, ja com Freesync, torcendo pro Vega vir canhão e ai poder usar o FS nesse monitor :)
 
@rexBauru
@_EagleMan_

Ilustrando a situação da placa

 
@_EagleMan_

Como eu já abri a placa, troquei bios, fiz overclock e fucei bastante, nem vou perder tempo com a loja... Estou vendo como funciona o RMA da XFX e nesse meio tempo tentando falar com o JPAD, não faço ideia do custo do reparo mas se bobear sai menos que o frete pros US.

É, realmente dá pra ver que envergou, mas não sei se ao ponto de prejudicar algum componente ou trilha do PCB. Já tentou usar o PC deitado pra ver como a placa se comporta nessa posição (em pé e sem envergar)? :hmm:

Quanto ao custo, realmente não saberia confirmar os valores, mas acho que deve sair acima dos R$ 200, fora o custo dos fretes.

vou usar a placa ao extremo, 2k, 4k, filtros, OC de fabrica etc , tudo pra ver se vai piorar ou não, como tem garantia se precisar vou usar,só NÃO VOU ENVIAR ESSE MES, quero curtir minhas ferias, só se ficar insuportável ai envio.
*que bomba de loja é essa que vc sempre fala de menino gordinho ?? kkkkkk

eu lembro quando vc postou aqui te tinha colocado esse cooler na VGA, sua 480 deve ter uns 2 ou 3 meses neh?!
complicado isso de artefatos, já SOMOS 3 a relatar isso aqui no tópico, as fabricantes não estão usando material de qualidade não poww:mad::confused:

Não é a loja do gordinho da Pichau, isso eu posso garantir :melior2: É uma loja concorrente, do gordinho que tem um buxo de "alta capacidade" :haha:

Ah sim, claro, não disse pra você enviar agora, disse apenas pra você ir testando. Se for pra enviar, que seja lá pro final da garantia (se ela continuar funcionando até lá), pois aí caso eles não tenham o mesmo modelo disponível, você pode acabar pegando o dinheiro de volta pra comprar o lançamento daquele ano :mr: Essa, entretanto, não era a minha intenção: só mandei pra garantia perto de acabar o prazo porque senão eu ficaria sem jogar :bua:

Esse trem dos artefatos é meio que uma loteria, principalmente depois que aboliram soldas por chumbo. Pior, às vezes nem é problema na solda ou em outro componente pormenor (capacitor, resistor), mas na própria GPU, o que é pior ainda pro caso da RX, pois é uma GPU nova, com altíssima demanda, e que é bastante difícil de arranjar um chip substituto para a mesma. Se por ventura você precisar da RMA da Kabum, torço pra que ela seja o menos burocrático possível.

Falouws :cool:
 
Isso só mostra que o volume interno do case e a refrigeração interna que ele proporciona (além da temperatura ambiente, claro) influenciam bastante na temperatura final da placa.

Eu também gostei da Nitro+, mas eu moro no Nordeste, meu quarto é quente (pega o sol da tarde todinho), meu case é grande, mas a ventilação não é muito abundante. Ainda está na minha lista sem dúvida, mas a prioridade é para a GTR.



Se a placa estiver envergando, isso pode ter causado algum dano estrutural no PCB, seja de solda ou mesmo de trilhas internas. É bom ficar de olho, ir testando mais à fundo para ver se o problema se torna mais recorrente mesmo com os clocks em stock. Se for o caso, aí só tem 2 caminhos: RMA com a loja (que talvez não aceitem pelo fato de você ter desmontado o cooler e ter feito mod de refrigeração, independente se a montagem foi bem sucedida ou não, ou então mandar para algum técnico especializado em conserto de VGAs, como o Jpad do Youtube ou outro que também seja de confiança.



O preço está bom, mas é o modelo de referência, querendo ou não. Vai funcionar e todo mais, porém é uma placa que só tem 2 vertentes: ou você deixa o cooler fazer o barulho de secador de cabelo para que ela mantenha as temperaturas baixas, ou você sacrifica a temperatura para manter a placa menos ruidosa possível.

Além disso, tem a questão da garantia: Gigabyte, assim como MSI e Asus, dão apenas 1 ano de garantia, ou seja, é aquele tempo que a loja dá e zé fini. Eu, no seu lugar, ainda pagaria um pouco mais para levar uma Nitro+ ou mesmo o modelo da Powercolor, que também não é dos melhores em termos de VRM, mas que atenderia suas necessidades desde que você não queira fazer overclock extremo e nem usar o Furmark com a BIOS modificada :haha:

Falouws :cool:
eagle, acha que a nitro é mais jogo (sendo mais barata) que a msi, em termos de capacitores\heatsink\etc ? Ou equivalente ?

sei que pode não ser a melhor, mas o fator grana conta muito, e como a devil é grande e quente, pensei em pagar um pouco mais e gostei da nitro
achei ela bonita e gostei dos fans destacaveis, mas pessoal me recomendou a msi gaming x, que fica uns ~50$ mais caro
 
:allgoods: aprovaram a compra, saiu 1195 parcelado em com frete em sedex uma rx 470 red dragon 4gb, preço melhor parcelado , creio que só la pra backbraude, abraços.
ps: ainda bem que fui paciente...
 
eagle, acha que a nitro é mais jogo (sendo mais barata) que a msi, em termos de capacitores\heatsink\etc ? Ou equivalente ?

sei que pode não ser a melhor, mas o fator grana conta muito, e como a devil é grande e quente, pensei em pagar um pouco mais e gostei da nitro
achei ela bonita e gostei dos fans destacaveis, mas pessoal me recomendou a msi gaming x, que fica uns ~50$ mais caro

Eu acredito que a MSI possua uma melhor refrigeração e, aparentemente, um melhor VRM (tem 6 fases contra 5 da Nitro+, mas isso não quer dizer, obrigatoriamente, que os MOSFETS/indutores/capacitores envolvidos sejam melhores que os da Nitro+), mas o fato dela não ter dual BIOS (algo que prezo muito, pois pretendo fazer biosmod, e é algo que traz mais segurança para o processo), fans destacáveis (pra facilitar a limpeza do dissipador; quem inventou isso deveria receber um prêmio! :money: ) e nem ter garantia superior à 1 ano (é só com a loja e acabou-se) são três pontos negativos que pesam contra sua aquisição frente à placa da Sapphire.

A placa em si não é ruim, inclusive ainda está na minha lista de aquisição, mas ela só ganharia da XFX e da Sapphire SE custasse MUITO menos do que as citadas. De qualquer modo, eu fiquei preocupado com a qualidade do PCB dela depois que divulguei aqui o vídeo do Jpad falando do PCB da 390X, que não tinha um sistema de proteção contra sobrecarga; o sistema de alimentação era excelente, segundo ele, mas ela não tinha um fusível sequer para poder barrar uma eventual descarga da qual a fonte ou o monitor não fossem capazes de filtrar. Se uma placa, que custa mais caro que a 480, não tem esse tipo de proteção, o que dirá da 480, que é uma placa intermediária, portanto, mais barata? É algo pra ficar com os 2 pés atrás, pelo menos até o cara que faz review do PCB postar um vídeo dessa MSI dizendo que o mesmo é excelente e um dos melhores :haha:
:allgoods: aprovaram a compra, saiu 1195 parcelado em com frete em sedex uma rx 470 red dragon 4gb, preço melhor parcelado , creio que só la pra backbraude, abraços.
ps: ainda bem que fui paciente...

Mesmo sendo o modelo de 4GB, por menos de R$ 1200 parcelado foi um excelente valor, realmente :joia:

PS: que sabe esperar, colhe melhores frutos :true:

Falouws :cool:
 
Não é a GTR que o Faster testou? Eu até assisti ao vídeo.

Eu também assisti, mas repara no nº do modelo que eles colocaram na descrição do anúncio. Até onde pesquisei, não é o da GTR (a não ser que eu tivesse me enganado - consultei o próprio site da XFX)
 
@_EagleMan_ a minha a 1 semana começou a apresentar um comportamento estranho, tipo umas piscadas de tela, mas era bem mas bem raro mesmo... Porem nesse meio tempo meu limite de overclock veio baixando, cheguei a rodar a 1390/2200 com validação do firestrike e 1360/2200 com 99.9% no teste de stress (firestrike ultra). Ultimamente tinha estabilizado em 1350/2125, mas ontem em mais um dia de brincadeira e após uma reinstalação do windows (para resolver um problema do GTA V), começou a intensificar as piscadas e aparecendo artefatos, voltei a placa pra stock e mesmo assim em alguns momentos aparece artefatos.

No momento esta difícil de estabilizar mesmo em stock, monitorando no HWinfo tem aparecido erros de memoria mesmo em default.

Eu troquei o cooler da minha XFX referência por um Arctic Accelero Twin Turbo II e as temperaturas baixaram drasticamente, porem mesmo enquanto usei o modelo referência, meu overclock vinha se mantendo nos 1360/2200, um tempo depois da troca do cooler que começou a degradar.

Analisando friamente a situação a montagem e configuração, tenho certeza absoluta que foi feita de maneira correta e segura, meu palpite no momento é que a placa passou a envergar (no momento parece estar mais evidente isso) e acredito que com essa ação provocou algum dado estrutural, alguma solda que se soltou ou algo do tipo.

A noite quando voltar pra casa quero fazer mais testes.

PS: minha build esta na assinatura


Cara, desculpa se já foi respondido. Nem li o todas as respostas. Mas tipo, vc já testou em outra fonte? Eu tinha essa fonte ligada a meu antigo SLI de 660Ti, tinha problemas recorrentes de travamentos, artefatos e etc.. Um belo dia estourou a fonte, sério cara, estourou vários componentes da fonte, saiu até fumaça.. Essa fonte alega os 1000W mas ela não segura muito bem os componentes. Pode ser que esteja errado mas como já tive problemas senti a obrigação de te avisar...

Mas se vc está achando que a VGA está envergada pode ser isso tb, claro que a envergadura tem q ser bem acentuada. Se estiver visível pode ser um problema !!!
 
É, realmente dá pra ver que envergou, mas não sei se ao ponto de prejudicar algum componente ou trilha do PCB. Já tentou usar o PC deitado pra ver como a placa se comporta nessa posição (em pé e sem envergar)? :hmm:

Quanto ao custo, realmente não saberia confirmar os valores, mas acho que deve sair acima dos R$ 200, fora o custo dos fretes.



Não é a loja do gordinho da Pichau, isso eu posso garantir :melior2: É uma loja concorrente, do gordinho que tem um buxo de "alta capacidade" :haha:

Ah sim, claro, não disse pra você enviar agora, disse apenas pra você ir testando. Se for pra enviar, que seja lá pro final da garantia (se ela continuar funcionando até lá), pois aí caso eles não tenham o mesmo modelo disponível, você pode acabar pegando o dinheiro de volta pra comprar o lançamento daquele ano :mr: Essa, entretanto, não era a minha intenção: só mandei pra garantia perto de acabar o prazo porque senão eu ficaria sem jogar :bua:

Esse trem dos artefatos é meio que uma loteria, principalmente depois que aboliram soldas por chumbo. Pior, às vezes nem é problema na solda ou em outro componente pormenor (capacitor, resistor), mas na própria GPU, o que é pior ainda pro caso da RX, pois é uma GPU nova, com altíssima demanda, e que é bastante difícil de arranjar um chip substituto para a mesma. Se por ventura você precisar da RMA da Kabum, torço pra que ela seja o menos burocrático possível.

Falouws :cool:

não tinha pensando nessa possibilidade de na hora que eu acionar a garantia não ter outro modelo e eles TALVEZ devolverem o dinheiro, interessante isso ai rsrsrs
continuo sem saber que loja é essa do gordinho. k k k

por hr tudo normal aqui, quando tiver mais problemas vou relatar no tópico. :)
 
Não sei se já postaram mas na 3,14chau a RX 480 Nitro 8GB esta a R$ 1.325
 
A formigari colocou o preço da GTR

PLACA DE VÍDEO RADEON RX 480 GTR BLACK 8GB GDDR5 256BITS - RX-480P8DBA6 - XFX
R$ 1.699,90
10x de R$ 169,99 no cartão
R$ 1.495,91
à vista no boleto com 12% desc.
 
Carinha essa GTR, um pouco mais e pega uma GTX 1070...
 
Cansei de esperar pelos modelos da XFX da 470. Vou pegar amanhã a 470 8GB Nitro por R$1.144 na Pichau (R$1.300 parcelado). Eles acabaram de colocar o modelo 4GB/Nitro da 470 por R$1.028 mas eu perdi o interesse pelos modelos de 4GB depois que vi o consumo de VRAM dos jogos passando dos 4GB mesmo no médio (é o caso do Forza Horizon 3). Acaba que passa R$100 do meu orçamento (só acrescenta R$10 na parcela em 10x) mas eu acho que compensa pois esse modelo de 8GB/Nitro da 470 só perde 5 frames pra 480 8GB, que está bem mais cara.
 
A formigari colocou o preço da GTR

PLACA DE VÍDEO RADEON RX 480 GTR BLACK 8GB GDDR5 256BITS - RX-480P8DBA6 - XFX
R$ 1.699,90
10x de R$ 169,99 no cartão
R$ 1.495,91
à vista no boleto com 12% desc.

O que a GTR Black tem de diferente das outras?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo