Blz, vou tentar te dar uma "luz" então, não sei se vai ser útil, mas vamos lá, vou tentar detalhar o máximo possível:
Minha "clériga"... a moça ficou bruta é quase uma bomba de luz ambulante... rs
Acho que o post vai ficar gigante, mas enfim...
- Constituição da build
Os atributos abaixo são o ponto chave dessa build, vou listar e explicar o pq de cada um deles e aí vc pode aplicar no seu char da maneira que mais te agradar:
Attunement 30 - Vai dar 5 espaços de magias sem precisar utilizar nenhum anel além de pontos de mana mais do que suficiente. Tem alguns miracles que precisam de 2 espaços para serem alocados e desses eu acredito que pelo 1 seja sempre necessário no char.
Strenght 24 - Aqui fica mais ao seu gosto, deixei força em 24 aqui pq a minha arma meta na build precisava de 24 de força, porém com no máximo de 18 de força já tem como usar armas bem fortes.
Dex 18 - Novamente um atributo que meio que fica a gosto, mas com 18 de dex vc segura as principais armas que mais escalam com faith, mas creio que com 14 ou 15 de dex já seja possível montar uma build com armas bem fortes tbm.
Faith 40 - Aqui não tem muito oque mudar, 40 é o atributo mínimo pro miracle mais op do jogo, o problema é que esse miracle é a ultima coisa que vc consegue no jogo base. Se por exemplo, vc terminar o jogo base pra começar a jogar as DLCs, vc vai querer levar esse miracle, se vc for pro new game +, vc vai querer esse miracle. eu fechei o atributo faith em 50.
- Armas
Eu não vi nenhuma vantagem em utilizar armas com infusão com a blessed gem. Alguns escudos no jogo já tem esse power up e se vc quiser tbm pode colocar a blessed gem em quase qualquer escudo normal do jogo. E caso vc prefira jogar sem escudos, os sinos tem a weapon art que regenera HP.
O lance forte das armas pro clérigo são as infusões com lightning gem e raw gem. Acho fundamental vc ter pelo menos uma arma com cada uma dessas gems, pq em certas situações vc vai querer uma arma "buffavel" e como os stats de atributos físicos vão estar baixos, a melhor coisa é uma arma com raw.
As armas abaixo são as melhores pra essa build.
Lothric Sword - Se vc gosta de espada reta essa é melhor delas sem dúvida, vc consegue ela muito cedo no jogo, só farmar nos Lothric Knights antes do Vordt. Essa espada precisa de 18 de dex pra segurar e com a lightning gem + 10 ela escala com S em faith. Eu fechei meu char no level 130, com 25 de strenght e dex e 50 de faith, essa arma da um dano final de 535. É muito dano pra uma arma pequena, muito rápida e que consome pouca stamina. Se vc gosta de espadas retas essa é a arma mais forte entre elas.
Lucerne - Essa muito provavelmente é a melhor arma pra utilizar com clérigo (e talvez com qualquer classe no jogo), vc consegue ela no mesmo lugar da anterior, mas sem precisar farmar, esta lá num corpinho pronta pra ser utilizada. Tranquilamente é uma arma que vc pode usar desde que pega ela até o fim do jogo, assim que vc pegar, só se preocupe em ter os requisitos pra segurar, se não me engano são 15 de strenght e 13 de dex, coloque a raw gem nela e pode usar assim até encontrar a primeira lightning gem do jogo. Com a lightning gem + 10 no meu char 25/25/50 o Lucerne ficou com dano final de 578 com D D A nas escalas (strenght, dex, faith). A melhor coisa dessa arma é o moveset, é pau pra toda obra, tem um ótimo range, gasta pouca stamina pro tamanho da arma e tem uma das melhores weapon arts do jogo. A weapon art dessa arma é devastadora se vc consegue completar o combo de weapon art mais ataque forte, não tem um mob que até pelo menos mais da metade do jogo não morra com isso. Sem contar que o range dessa weapon art é um absurdo, vira quase um ataque em area, muitas vezes vc utiliza o movimento pra matar um mob e mata 3 de uma vez. A Astora Straight Sword era muito op quando o jogo foi lançado, mas com os patchs foram nerffando ela. Creio que o Lucerne seja a arma mais forte hoje em DS3 pra começar com qualquer classe e colocar uma raw gem.
Saint's Bident - A melhor lança do jogo pra colocar uma lightning gem, vc consegue ela lá na Cathedral of The Deep numa area externa depois de abrir a porta atrás do gigante. Como ela já vem com escala em faith se vc colocar uma lighting gem nela ela fica com D E A upada em +10. Com meu char 25/25/50 foi a lança que ficou com o maior dano de todas, 523, é muito dano pra uma lança, ficou com uns 80 pontos de dano a mais que a lança do Ornstein, é mais leve e vc consegue muito mais cedo. Se usar um Leo Ring com ela que aumenta o ataque perfurante isso vira uma monstruosidade. Se gosta de jogar com lanças , essa é "a lança".
Murakumo - Eu gosto muito dessa arma, desde o primeiro Dark Souls, acho foda o moveset das espadas curvas grandes. A Murakumo dropa do Alva quando ele te invade antes da bonfire de Irithyll Dungeon. Com a lighting gem +10 ela fica com D C S nas escalas, dando absurdos 623 de dano final, nem precisa falar mais nada a respeito do estrago que isso faz em qualquer coisa que se mexa no jogo.
Dragonslayer Axe - Essa é a arma que pode ser considerada a principal chave pro clérigo. Ela dropa do Creighton em Irithyll quando ele te invade depois da bonfire da igreja de Yorshka. Essa é uma arma que se vc colocar uma raw gem quebra o jogo. Ela vem com dano base de lightning muito alto já, mas as escalas dela pra constituição de personagem do clérigo são baixas, mesmo com a lightning gem a escala em faith não passa de B. Já com a raw gem + 10 ela vai ficar com dano fisico de 272 + 200 de dano de lightning e se vc usar o Lightning Clutch Ring o dano final total da arma vai ficar com 514 e ainda assim ela vai ser uma arma "buffavel". Aqui que entra o lance de quebrar o jogo, se vc buffar esse machado com o miracle lightning blade por exemplo ou com uma gold pine resin, a arma vai ficar com mais de 700 de dano final e ainda tem mais um esquema, o buff do buff, kkk... Tem um miracle que buffa seu ataque e uma outra arma que tem o mesmo efeito desse miracle, vou falar deles já, o legal é que esses dois buffs, valem pra qualquer arma do jogo, inclusive uma arma que já esteja buffada anteriormente, como o machado com a lightning blade ou gold pine resin, se vc usar os 2 buff nesse machado, ele fica com um dano final de 868. É uma arma leve, pesa 6 ou 7, uma arma de uma mão preferencialmente, rápida, com um moveset muito agressivo e consome pouca stamina e acima de tudo, abre um leque grande de opções de ataque, pq por estar raw e ja ter dano de lightning original nela, ainda permite que vc buffe com fogo, bleed, poson, dark, com oq vc quiser ou necessitar dependendo do ponto fraco do inimigo que vc enfrente. Se for fazer uma run de clérigo e quiser dano e facilidade, essa arma é a arma, precisa de 18 de strenght e 14 de dex pra segurar. Farme um outra raw gem pra garantir que vc terá pelo menos uma no seu inventário pra quando encontrar esse machado. Com um Lightning Lucerne +10 e um Raw Dragonslayer Axe +10 por exemplo, vc não precisa de mais nenhuma arma física com clérigo, pode se dedicar somente a upar talismans, sinos, escudos, arcos, bestas, enfim, essas duas pulverizam qualquer coisa em DS3.
Sunlight Straight Sword - A espada reta do saudoso e eterno Solaire, ela vai dropar de um mimic em Lothric Castle é uma das duas opções de buff do clérigo e pode ser uma ótima substituta do Dragonslayer Axe caso vc prefira o moveset de uma espada reta ao do machado. Ela não pode ser infundida com nenhuma pedra, então se vc optar por ela ao invés do Dragonslayer Axe, por exemplo, não vai precisar de nenhuma gem extra, no patch que saiu com a DLC Ringed City a From deu um belo buff nessa arma e agora ela escala com C C B, dando um dano final de 400 e pouco, não tenho certeza, creio q no meu char ficou com dano final de 458 com ela em +10. De qualquer forma, apesar da escala B em faith ela não tem nenhum dano adicional sem ser fisico, não tem dano de lightning por exemplo, então ela pode ser buffada com as resinas que vc preferir ou com os miracles de buff como a lightning blade. Assim como no machado, se vc buffar ela uma vez, pode aplicar um segundo buff que no caso é a própria weapon art da arma, que tem o mesmo efeito do miracle Sacred Oath, os dois aumentam seu ataque e aumenta o ataque de qualquer coisa, arma, magia, dardo, flecha, firebomb, qualquer coisa, vc fica com o ataque aumentado pra qualquer coisa que inflija dano. Aí a espada de 450 e pouco de dano se for buffada 2x, fica com mais de 750 de dano final. Uma simples espada reta com um dano absurdo, nenhuma outra espada reta do jogo chega perto disso, na verdade muitas armas grandes e pesadas tbm não se igualam a isso sequer. É bom citar uma coisa o milagre Sacred Oath que faz a mesma coisa que a weapon art dessa espada precisa de 2 espaços de magia pra ser utilizado, os dois tem exatamente a mesma força, duração e uso, eu particularmente, prefiro usar a espada, além de economizar 2 espaços de magia ainda ganho uma opção de arma rápida, muito forte e que por ser leve sempre tem como deixar como uma segunda arma, vc puxa ela, usa o buff e pode mudar pra outra arma que quiser pq vai continuar com o ataque aumentado.
Lothric Greatsword - A minha arma meta pro clérigo. Ela é o motivo de eu ter upado tanta força no char, precisa de 24 de strenght e 16 de dex, se não me engano. É uma arma completamente opcional, pq honestamente é meio desajeitada, pesa 16.5 e consome uma caralhada de stamina, mas pra quem anda coberto com panos qualquer 12 de vitality já basta pra segurar ela, a outra espada reta, um talisman e se quiser um escudo médio. E stamina pra que? Desde que vc tenha stamina suficiente pra desferir um único golpe dessa espada, isso é tudo que vc vai precisar. Com a lighting gem + 10 essa bestialidade em forma de arma fica com o dano final de 750 no meu char, com as escalas D D A. Se vc usar o buff da espada do Solaire (ou Sacred Oath) + Lightning Clutch Ring + Leo Ring + golpe forte carregado de 2 mãos, essa porra da um dano de mais de 1300 !!! Nada fica vivo nesse jogo se levar um hit de 1300. Raramente um player upa HP maior do que 1300, em pvps isso meio que perde a graça, vc mata qualquer um com um simples hit. Vc não precisa saber jogar direito, ser o pica das esquivas, manjar das estratégias, nada !!! Apertando 2 botões vc mata qualquer coisa com isso, vc da um backstep e solta um ataque carregado, pronto mata todo mundo, nego pode vir com set do Havel, anelzinho que aumenta defesa de lightning, defesa fisica, não importa, acertou, matou !!! Não tem como dar parry nesse ataque, nenhum escudo tem 100% de defesa contra lightning no jogo, mesmo se o cara defender, vc arranca quase metade do hp da pobre vitima e provavelmente vc abre a guarda dela, pq suga toda stamina de quem ta defendendo esse ataque.
- Talismans e sinos
São as duas formas de utilizar, conjurar, castar, soltar os miracles no jogo. A principal diferença entre os 2 é a weapon art de cada um deles, os Talismans tem uma weapon art que aumenta seu equilibrio enquanto vc casta o miracle impedindo que vc seja interrompido enquanto faz isso. Já os sinos tem uma weapon art que regenera seu hp enquanto vc estiver com ele na sua mão. Eu particularmente, prefiro os Talismans, é absurdamente muito mais útil poder castar o miracle sem ser interrompido do que ter o hp regenerado lentamente, até porque existem outras formas de se fazer isso no jogo. Um detalhe, a weapon art dos talismans não te deixa invulnerável contra todos os ataques ela, só aumenta muito seu equilibrio, se alguem te acertar com uma magia, uma flecha, um dardo, uma bomba, vc vai tomar o dano, mas vai conseguir castar o miracle, mas se tomar uma martelada na cara enquanto esta fazendo o mesmo processo, vai ser interrompido, rs
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Saint's Talisman - É o melhor Talisman do jogo pra quem tem no mínimo 50 em faith, tem o segundo maior spellbuff e escala com S, vc consegue ele bem no começo da jornada numa salinha com os ratos em Undead Settlement antes de libertar a Irina. Quando o jogo foi lançado essa weapon art dos talismans era muito op, a From foi nerffando isso com os patchs.
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Yorshka's Chime - Esse sino é melhor sino do jogo e tem o maior spellbuff entre os sinos e talismans tbm, escala com S em faith. O pequeno porém desse item, é que pra conseguir-lo vc precisa assassinar a Yorshka la na torre em Anor Londo. Além de matar uma pobre npc tão simpática e bonitinha caso vc faça isso, vai perder o covenant da Dark Moon Blade, portanto seria mais inteligente fazer isso somente depois de ter entrado no covenant e ter conseguido pegar o rank 3 nele. O problema disso tudo é que a diferença de dano entre esse sino e o talisman que eu citei acima é baixa, 10, 20 pontos de dano dependendo do miracle e do inimigo. Eu particularmente acho que não compensa muito, sem contar que é muito irritante o sininho tilintando a cada miracle que vc usa.
- Miracles
A pegada mesmo de usar miracles em DS3 nem é o lance do dano de ataque direto com os mesmos e sim a possibilidade de poder se curar muito mais e poder usar buffs bem fortes. Existem dois ou 3 miracles de ataque que são indispensáveis na build, mas o ponto alto são miracles de buff e cura mesmo. Além dos miracles de cura imediata como o Great Heal e os miracles de regeneração progressiva de hp como o Bontiful Light e o Soothing Sunlight vou tentar destacar os outros que considero mais fortes e indispensáveis pro clérigo:
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Caressing Tears - É um miracle que cura de status negativo, bleed, poison, toxic e frostbite. É bastante útil em algumas partes do jogo no pve, mas é muito útil no pvp, principalmente agora que a From mudou e buffou gigantescamente o lance de status negativo no jogo, ta cheio de player mau intencionado querendo envenenar, congelar ou nos fazer sangrar, esse miracle pode garantir a vitória sobre as builds baseadas em dar status negativo.
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Tears Of Denial - O miracle preferido entre 10 de 10 clérigos do jogo, kkk... É o miracle que te da uma chance de sobreviver ao ter seu hp zerado. Vc usa o miracle e fica com uma "luz interior" brilhando no seu char, quando vc tem seu hp zerado, ao invés de ir a óbito esse miracle pode deixar vc vivo com zero de hp. Ficando vivo, vc pode se curar e voltar pra batalha ou pode simplesmente atacar seu algoz virando uma situação que teoricamente estava perdida. O problema é que o miracle não tem 100% de eficácia, ele pode funcionar e te deixar vivo com zero de hp ou pode não funcionar, é uma chance, uma aposta. Vai de cada um utilizar ou não...
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Magic Barrier e Great Magic Barrier - Dois miracles que aumentam sua proteção contra dano mágico, ajuda bastante em algumas partes do jogo onde vc é bombardeado por sorceries, por exemplo, em Grand Archives.
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Lightning Spear, Great Lightning Spear e Sunlight Spear - Finalmente um miracle de ataque e simplesmente o miracle mais tradicional e emblemático da classe, o famoso "raiozinho" já tão temido desde Dark Souls 1. O lance em DS3 é que a From Software nerffou fortemente esses miracles, tornando dificil a vida do clérigo que quer jogar na ofensiva só baseado nesse ataque, porém ela nerffou até a página 2. O primeiro deles que é a versão mais simples vc consegue lá na ponte onde enfrenta o Stray Demon em Old Wolf of Farron, basta ir pro outro lado da ponte pegando o caminho pelo parapeito que o miracle vai estar lá disponível junto com mais alguns itens. Essa primeira versão é realmente bem fraca, acaba servindo mais pra amaciar inimigos ou pra llurar eles mesmo, nesse ponto do jogo talvez bata um certo arrependimento de ter escolhido clérigo como classe pq o principal miracle não faz quase nada nos inimigos, mas calma... Calma pq quando vc conseguir a segunda versão deste miracle a coisa começa a mudar bastante, a Great Lightning Spear é um pouco trabalhosa para se obter, vc precisa chegar no rank 3 do covenant Warriors of The Sunlight lá em Lothric Castle e para isso vai ter que oferecer 30 Sunlight Medals no altar. Para obter essas 30 Sunlight Medals, basta ajudar alguem no coop por 30 vezes sendo um sunbro (matar um boss ou completar uma área) ou se estiver jogando offline pode farmar elas nos Lothric Knights. Nessa versão, Great Lightning Spear vc ja começa a dar um bom dano nos inimigos, o legal desse miracle é que ele é bem rápido pra castar e quanto mais de perto vc acertar mais dano causa. Já na sua ultima versão a Sunlight Spear a coisa descamba pra apelação, vc consegue esse miracle trocando a alma do Souls Of The Lords (o ultimo boss) mais 10000 souls e precisa de no minimo 40 de faith pra castar essa bomba. Pois é aqui vem a apelação suprema, esse miracle é muito forte, da o dobro de dano do anterior e ainda tem um segundo hit que da quase metade do primeiro dano sem contar que é muito rapida. Esse é o miracle meta de ataque pros clérigos, quase uma bomba nuclear de luz solar.
Além desses que ja citei, vale a pena destacar mais outros 3. Wrath of The Gods é como se fosse a evolução do Force, mas com dano e um dano até bem alto, os problemas desse miracle são 2, é lento pra castar, mesmo com a weapon art do Talisman ele tem um time chato que é facil de alguem te atacar e interromper o casting e precisa de 2 espaços de magia pra ser utilizado, porém quando pega, alem de jogar o inimigo bem longe de vc da um bom dano. Divine Pillars of Light, é o miracle que aqueles cavaleiros obesos alados utilizam, funciona bem como crowd control, tem um tempo de casting menor que o Wrath Of The Gods mas deixa suas costas muito expostas, no pvp por exemplo pega muita gente de surpresa, da um dano muito bom quando pega em cheio, mas se o player manja de como ele funciona vai deixar suas costas livre pra um backstab. E por fim, Dorhys Gnawing, é o único miracle do "mau" que eu usei e que vou listar aqui, é uma magia que dá sangramento e dá um puta dano, principalmente se o inimigo tiver fraqueza contra bleeding. Ajuda muito no pve contra bosses que tem bleeding como ponto fraco, Sullyvan, Aldrich e Nameless King por exemplo, o ponto negativo dela é que é lenta, pra castar e principalmente pra atingir o alvo, mas se vc pegar o time correto do casting dela transforma essas boss fights em quase um easy mode. No pvp acho ela quase inutil, se pegar sempre da dano, com certeza surpreende os outros players tbm, mas é muito fácil desviar dela.
- Anéis
Essa é uma parte bem importante pros clérigos, muito do segredo de danos altíssimos e do sucesso da sua sobrevivência estão aqui. Diferente de uma classe melee onde dificilmente variamos o set de anéis, jogando como clérigo é muito importante saber usar o anel correto para cada momento do jogo. A combinação do set de anéis corretos para cada momento, para cada arma, para cada miracle faz toda diferença.
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Morne's Ring - É o primeiro anel que encontramos no jogo que é útil pro clérigo, aumenta em 12% o dano dos miracles. Encontrado em Road of Sacrifices
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Ring Of The Sun's First Born - Assim como o anterior, tbm aumenta o dano dos miracles, porém em 20% dessa vez e sim, vc pode utilizar os 2 anéis e somar 32% a mais de dano dos seus miracles. Encontrado em Irithyll.
- Lightning Clutch Ring - Aumenta o dano de lightning em 15%, tanto para miracles como para armas com infusão em lightning, mas diminui em 10% sua defesa física. Encontrado em Archdragon Peak.
Acredito que esses 3 anéis junto com o Ring Of Favor ( de preferencia na versão +3) e o Ring Of Steel Protection ( de preferencia na versão +3) são os melhores anéis para essa classe. Claro, anéis como o Chloranthy, Flynn e Havel sempre são úteis em qualquer tipo de build ou situação, mas confesso que jogando de clérigo foi a primeira vez que praticamente não utilizei nenhum desses anéis.
- Saint's Ring, Deep Ring e Darkmoon Ring - São anéis que aumentam os slots de magia, os dois primeiros aumentam em 1 e o terceiro aumenta em 2 os espaços de magia. Podem ser bastante úteis ate vc conseguir ter attunement slots o suficiente pra alocar seus miracles preferidos, mas depois são meio que dispensáveis, a não ser em algum tipo de situação muito específica.
E por fim dois anéis pontuais que podem ajudar em muito em situações específicas. Leo Ring, ele aumenta o contra-ataque de armas perfurantes em 15%. Se vc usa uma lança como arma, uma espada reta ou mesmo a bestialidade da Lothric Greatsword esse anel é muito recomendado, todas essas armas tem ataque perfurante (Thrust Attacks), nas lanças todos os ataques são thrust e as duas espadas que eu citei são thrust com o ataque forte. Esse anel da um belo aumento de um dano que ja vai ser bastante alto por si só naturalmente. Outro anel que é muito bom em uma parte especifica do jogo, é o Thunder Stone Plate Ring, que aumenta sua defesa contra lightning e junto com o miracle Dorhys Gnawing e o Lothric Knight Shield transformam a luta contra o Nameless King em um passeio no parque.
E pra finalizar mesmo as dicas, creio que com relação aos sets de armaduras (no caso roupas/pedaços de pano) as mais estilosas pra essa classe de clérigo, principalmente se for uma char feminina são o Maiden Set ( na imagem que eu upei to com esse set mas com o peitoral do Archdeacon Holy Garb), o Ordained Set (da Friede, abre pra vender quando vc derrota ela) e o Shira's Set que vem na DLC Ringed City, todas essas não decepcionam no quesito fashion souls, hahaha e por mais pano que tenham e fraca que sejam, até que tem boas defesas dentro dessa proposta de indumentária.
Bom eu podia ter respondido tudo isso com duas ou três linha só, de forma bem resumida. Mas andei olhando muitos posts recentes e sempre tem gente nova comentando que começou a jogar, sempre com muitas duvidas de qual arma é melhor, se os atributos são bons pra determinada build, enfim... Sei que o post ficou gigante e muita gente nem vai ter saco de ler isso tudo, mas detalhei tudo isso pra tentar ajudar de alguma forma, se eu consegui, já fico satisfeito. Se só ocupei um gigantesco espaço no tópico peço desculpas e é só ignorar o post. Mas, se o conteúdo acima for útil pra alguém já ta ótimo
De qualquer maneira jogar de clérigo é bem legal, abre muitas possibilidades, desde deixar o jogo extremamente fácil para quem é iniciante se focando somente em se curar quase que infinitamente e até mesmo dando uma dificuldade extra, caso não use os estus pra recuperar hp. De ambas as maneiras no fim do jogo vc tem um char absurdamente forte pra qualquer situação, pve ou pvp, diria eu que um char bem op.
Se alguém estiver em dúvida sobre qual classe escolher, pode fazer um clérigo e seguir algumas das dicas acima que com certeza vai se dar bem e se divertir bastante.