Bem, basicamente terminei Red Dead Redemption 2 no PS4 PRO. Fiz 90% do jogo e já fechei o modo história, só falta algumas coisas para os 100% do qual farei aos poucos agora. E adianto; faço questão de fazer 100% devido a qualidade técnica, cada detalhe nesse jogo é único do próprio, coisa que não é fácil de ver em outros jogos.
A leitura é para todos, mas principalmente pra quem não jogou ainda e tem dúvidas.(Joguem com urgência).
Antes preciso dizer que quando vi essa série pela primeira vez com RDR 1 eu era jovem e meus olhos chega brilharam quando eu eu tive o primeiro contato vendo uma das primeiras missões com John Marston em 2010. RDR me obrigou e me deixou obcecado em comprar um console em urgência naquela época, pois RDR era algo bem diferente de tudo no seu tempo, uma revolução de patamar, um jogo de próxima geração rodando em um Xbox 360/PS3.
Hoje, mais maduro e sem a empolgação excessiva de um jovem, mais cético com qualidade,no entanto, movido por um carinho imenso a RDR, posso dizer nesse comentário que esse jogo é simplesmente um dos melhores já feito na história (Assim como RDR 1). Estamos falando do melhor jogo dessa geração ao lado de The Witcher 3, ambos os jogos são bem acima do padrão dessa geração com suas próprias características revolucionárias.
Nenhum mundo em jogos é tão imersivo como em RDR 2. Fica até difícil jogar outros jogos de mundo aberto após ele, pois o resto fica parecendo beta inacabada. A sensação de vida e de uma dinâmica própria nesse mundo não tem explicação e nem comparação com nada. A sensação de script, de robotização de um jogo é bem pequena aqui, ela existe ainda, mas é mínima... a naturalidade predomina de forma bem eficiente e evidente.
Ex: Estou jogando AC Odyssey que é um grande jogo e cheio de conteúdo também, mas o mundo aberto aliado aos detalhes quando você compara com esse jogo...
Faz AC parecer coisa de amador, semi profissional, ou melhor; parecer jogos de geração diferentes. E isso é mais mérito da Rockstar do que um mal da Ubisoft necessariamente. E isso porque AC Odyssey/Origin são bons jogos, então RDR 2 eleva esse patamar e se coloca com um parâmetro, e receio que a gente demore pra ver algo igual pelo menos( Provavelmente só a própria Rockstar para elevar esse nível). Até The Witcher 3 que possui imersão semelhante, não consegue oferecer sensação de vida igual... E olha que esse jogo também está em outro patamar. (Opinião Pessoal).
O Capricho da Rockstar em RDR 2 é extremamente evidente nos mínimos detalhes em qualquer coisa desse título, não tem absolutamente nada feito de qualquer jeito, e a história desse jogo é simplesmente maravilhosa, bem feitinha com uma conclusão coerente. Para quem jogou o RDR 1, sabe que a coisa ficou muito bem feita e se complementa muito bem.
Apesar de ser apaixonado em RDR 1, após zerar esse jogo cheguei a uma conclusão:
A Rockstar deveria ter lançado RDR 2 como RDR 1 (Se conseguissem trazer algo perto de RDR 2 já em 2010 o jogo seria reconhecido como uma obra de arte da história dos games; o jogo de 2010 já era a frente do seu tempo, o de 2018 seria anos luz) e trazer RDR 1 como RDR 2 com tudo isso que vimos e muito mais do que pode ser no futuro.... seria magnífico, não que já não seja uma série da mais alta qualidade da forma como foi, mas infelizmente existem limites técnicos das gerações de consoles que impediria isso naquela época, mas não deixo de pensar que ver RDR 1 sendo lançado daqui uns 5/8 anos após RDR 2 traria um fator nostálgico muito mais forte hoje do que apenas a introdução de um novo enredo em jogo de outro patamar como foi, a Rockstar perdeu a chance de oferecer esse fator nostálgico intensivo ao inverter a linha do tempo, o RDR nota 10 poderia facilmente ser nota 11 dessa forma, mas não posso me queixar de nada apesar dessa reflexão.
Não se enganem, apesar das juras de amor, nem tudo é flores. Eu também parei de jogar ele no capítulo 3 e depois de um tempo voltei a jogar, de fato o ritmo do jogo no enredo é lento e isso cansa um pouco, não que seja ruim o jogo, apenas cansa, depois com a progressividade da história e progressão mais consistente, você compreende que era necessário e o principal; percebe que estava olhando o jogo sobre uma ótica errada.
Minha dica: Joguem esse jogo para explorar, sem se preocupar com a história, faça o modo história lentamente para dar seguimento, e foquem na exploração.
O mundo de RDR 2 é vasto e tem muito o que fazer, o que aproveitar, o que descobrir (Ponto forte, todo mistério nesse jogo chama atenção). Terminar a história se torna apenas algo complementar quando você explora esse jogo. Você chega a pensar; "Caramba, já faz tempo que não faço nenhuma missão, preciso ir lá fazer..." Inclusive essa sensação retorna após o final do modo história ( Não darei spoilers do porquê), ao ponto que você ainda pensa: Ufa, ainda tem jogo.
Ah, o epílogo é maravilhoso, isso porquê você simplesmente ver RDR 1 nascer, é basicamente a transição de um jogo a outro, então pra quem valoriza uma boa narrativa como eu, o fator nostálgico do epílogo é simplesmente um colírio. (Só reforçou a minha ideia de que a Rockstar não deveria ter invertido a linha do tempo).
O jogo foi feito principalmente para degustar, ao invés de simplesmente fazer o modo história.
Quando começarem a explorar, vão notar que esse jogo tem coisa demais a fazer... Coisa que não acaba mais, mas a Rockstar não quis te induzir isso de forma nítida e guiada, a impressão que tenho é que ela quis te induzir a isso na sua própria curiosidade (Talvez até pra tentar driblar o fator replay). Então joguem naturalmente, deixem o instinto de vocês guiarem a forma como jogam, não o modo história. Garanto que será uma experiência melhor e a sensação de "paradão" se transformará em " Caramba, ainda tem mais isso...".
A galera que começa o jogo reclama muito da jogabilidade, mas eu digo para que joguem e façam a curva de aprendizado, depois se torna bem fácil, bem simples, você faz tudo bem rápido e sem nenhuma confusão. Outras reclamações giram em torno de algumas animações, mas o jogo simplesmente tenta te passar uma realidade. Vi gente falando que é cansativo saquear por isso, eu já vejo ao contrário: Cada lugar novo eu ficava ansioso para explorar pra ver se não tinha algo novo( Esse jogo tem muitas surpresas). Outro ponto importante é que a vida no campo e naquela época era nesses modes, e eles tentam te passar essa sensação com precisão. Esse é um jogo que as vezes te exige ter paciência e outras vezes optar pela ação, mas a forma como isso vai se destacar na jogatina depende muito de como você joga. Uma coisa importante a destacar é que a sensação de peso na jogabilidade é um pouco por causa do FPS que não fica constantemente nos 60 Fps, um limite do console. (Esse jogo com a qualidade gráfica absurda que já tem ou melhor mais um FPS estável a 60Fps seria mais surreal do que já é, gostaria de ver ele no PC).
Não vou fazer texto profundo do jogo em si, mas esse jogo tem uma nota 9.8 pra mim. Não dou 10 porque o jogo infelizmente acaba e fica o gostinho de quero mais, fora que uma experiência a 60Fps estáveis traria uma gameplay ainda melhor. Gostaria de não ter que esperar mais uns 8 anos para ver RDR outra vez, e ao mesmo tempo torço para isso, pois a sensação é sempre única em cada lançamento e lacuna de tempo.
Torço para que The Last Of Us II e Cyberpunk 2077 entrem nessa lista exclusiva dos melhores, pois são os únicos jogos que vejo com muito potencial para tal nesse momento final da geração de consoles, espero me enganar e ver outros jogos aqui também.
*Arthur Morgan, um grande personagem que se tornou um dos meus preferidos em jogos; o grande caráter e a honestidade me farão sentir falta desse cara, provavelmente não o veremos mais em outros jogos apesar de não ser impossível, vide o John.