A diferença de performance do 3600 para o 3600X é de 3% em média, mas essa diferença nem sempre se traduz na mesma proporção no quesito preço. Quanto à questão de overclockar melhor, isso vai depender mais da qualidade do silício do que qualquer outra coisa, como pode ser visto no vídeo abaixo:
No mais, overclock na plataforma Ryzen, no momento, não tem muito proveito já que as CPUs saem de fábrica entregando basicamente a totalidade da performance que de fato teriam, graças ao algoritmo (Precision Boost) que overclocka a CPU de forma automática. Na verdade, dependendo do clock que você consiga atingir em todos os núcleos, algumas atividades podem acabar perdendo performance pelo fato dos núcleos não atingirem o valor máximo do boost quando apenas 1 ou 2 deles estão executando esta atividade. Você com certeza tirará mais performance fazendo OC na memória RAM (ou usar memórias mais rápidas logo de cara) que OC na CPU
Quanto à questão de economizar na placa-mãe, é possível pegar uma boa B450 que rodará tranquilamente o 3600; porém, se lá na frente você decidir por fazer um upgrade para, digamos, um 3900X, o VRM dessa placa pode não aguentar o o rojão dele mesmo trabalhando em stock. Tendo isso em mente, e sabendo que todas as X570 possuem VRM potente o suficiente para levar tanto o 3900X quanto o 3950X em stock, eu não vejo o investimento nelas como desperdício (não só pela questão do VRM, como pela questão das features extras também oferecidas graças às linhas extras PCI-E do novo chipset e da maior banda que elas comportam), pensando obviamente à longo prazo. De todo jeito, se decidir por realizar essa economia, e caso deseje realizar o dito upgrade no futuro, a placa-mãe com especificações mínimas que recomendo seria a
Asrock B450M Pro4, que infelizmente só pode ser encontrada no Mercado Livre; outra opção, que também tem bom VRM mas custa mais caro, é a
MSI B450 Gaming Plus. Existem outras opções também, mas ou elas sumiram do mercado ou estão cobrando um preço absurdamente elevado, o que acaba não compensando (como é o caso da B450 Tomahawk da MSI). Ambas as placas citadas seguram de boa o 3900X sem necessitar de ventilação extra, mas por utilizarem um chipset intermediário, podem apresentar limitações no que diz respeito à ajustes na BIOS, seja ausência de ajustes finos para overclocking, ou limitação no valor máximo que pode ser configurado em uma determinada opção (como no caso da Pro4, que limite a tensão máxima que se pode colocar à memória para 1.4V).
No tocante à fonte, sabendo que você pretende usar uma 5700 XT nessa configuração, eu sinceramente não recomendo economia na fonte por 2 motivos: primeiro, você dificilmente vai achar algo similar, em termos de projeto/eficiência, custando mais barato (mesmo sendo semi-modular); segundo, apesar de existirem fontes mais baratas que o modelo de 650W que citei, a economia ao meu ver é pequena para justificar o downgrade. Enfim, a decisão é sua, eu no seu lugar não faria a economia em um dos itens mais importantes do PC, mas caso você opte por isso, tem uma fonte da
Sharkoon (650W 80 Plus Gold, semi-modular) que foi testada recentemente pelo
TecLab em, na avaliação deles, passou "na bucha": a fonte cumpriu a eficiência, porém no limite do padrão 80 Plus. Tensões estáveis e próximas dos valores nominais. Apesar de estar dentro do padrão da Intel, o ripple o da linha 12V ficou um pouco acima do valor que o TecLab considera aceitável (60 mV) e o das demais linhas foi considerado normal. No teste de sobrecarga, a fonte aguentou um percentual bacana e depois desligou, sem elevar tanto o ripple (que subiu de 65 mV para algo próximo de 80 mV).
Outra opção na mesma faixa de preço seria a
Gigabyte G750H, que também é Gold e semi-modular, mas acredito que o TecLab não a testou. Mesmo assim, segundo esse
site, o projeto dela é da CWT (a mesma fabricante da minha HX750i); uma pena que não tenha reviews para atestar a sua qualidade, mas tomara que ela se comporte melhor que a Gigabyte B700H, fonte que o TecLab teve a oportunidade de testar nesse
vídeo e que, apesar do ripple na linha 12V ter ficado abaixo de 60 mV, ele não era lá essas coisas todas; além disso, as tensões da linha 12V, apesar de estarem acima do mínimo aceitável (11.40V), não estavam próximas de 12V, mesmo mantendo uma certa estabilidade. No teste de sobrecarga, apesar de ter superado os 10%, as tensões nas linhas caíram demais e o ripple na linha 12V bateu
951 mV de pico (
), o que poderia fatalmente ter levado uma CPU, GPU, placa-mãe embora... Acredito que o projeto do modelo Gold seja melhor, mas, de novo, como não há qualquer review desse modelo, não há como dar certeza.
Enfim, para a RX 5700 XT, eu não recomendo fontes inferiores à 650W, e se você futuramente decidir fazer a permuta do 3600 por uma CPU mais gulosa, economizar na fonte nesse momento também não é uma boa opção. Quanto à questão de ser ou não modular, por mais que possa parecer ser apenas uma questão estética, a modularidade permite a utilização apenas dos cabos que sua máquina irá de fato utilizar, além de facilitar e muito a instalação da fonte dentro do case e o cable management dos cabos (não vai precisar ficar escondendo cabos e conectores que você não pretende utilizar). Como a maioria dos cases hoje é pequeno, e com janela em vidro, quanto menos cabos você tiver para esconder, mais fácil será o trabalho de deixar a build esteticamente agradável aos olhos.
No quesito gabinetes, prefiro não opinar porque não pesquiso muito sobre esses itens. O máximo que posso fazer é tentar comparar 2-3 modelos e escolher o que, em teoria, seria a melhor opção. Quanto ao WC, não há necessidade de ser usar um para refrigerar o 3600 ou mesmo o 3900X; comprando um bom air cooler do tipo torre, com pelo menos 4 heatpipes e fans de 120 mm, já é suficiente pra refrigerá-los em stock. Eu mesmo decidi ir por esse caminho e não me arrependo nenhum pouco.
A forma de pagamento será à vista ou parcelado? Está incluso o valor do frete nesse orçamento? Está incluso também o valor do monitor?
Se tiver incluso o valor do monitor e do frete, as opções ficam mais limitadas, infelizmente, mas trabalhando com a hipótese que esses valores podem ser pagos à parte (ou que você já tenha algum monitor para ligar esse PC), você teria as seguintes opções:
Pagamento parcelado (existem outras na mesma faixa de preço, mas essa foi a mais equilibrada entre CPU e GPU que encontrei):
Computador Pichau Gamer, Processador Ryzen 7 2700, Radeon RX 570 4GB Sapphire Pulse, Memória Ram 8GB DDR4, Armazenamento HD 1Tb, Fonte 500W, Gabinete Magpie III- Pichau info
www.pichau.com.br
Pagamento à vista:
Computador Pichau Gamer, Processador Ryzen 5 3600, Placa de vídeo RX 570 8GB, Memória ram 8GB DDR4, Armazenamento 1TB, Fonte 500W, Gabinete Gadit X RGB - Pichau info
www.pichau.com.br
Computador Pichau Gamer, Processador Ryzen 5 3600, Placa de vídeo Radeon RX 580 8GB MSI, Memória ram 8GB DDR4, Armazenamento HD 1Tb, Fonte 500w, Gabinete Kronen RGB - Pichau info
www.pichau.com.br
Eu particularmente pegaria a segunda opção, mas como a 570 do primeiro link é o modelo com 8GB, dá pra relevar a sua compra.
Mas enfim, vamos aos problemas: esses PCs prontos geralmente economizam dinheiro na placa-mãe, fonte, armazenamento (alguns vem apenas com SSD pequeno ou então apenas com 1 HD mecânico), memória (seja em velocidade ou em quantidade), e isso meio que te força a fazer algumas alterações a fim de melhorar não só a performance (ao acrescentar mais 8GB de RAM para dobrar a capacidade e fazer a CPU trabalhar em dual channel, e também ao acrescentar um SSD ao setup, o que o deixaria bem mais responsivo), como a longevidade (uma fonte de melhor qualidade, com mais potência, permitiria upgrades futuros de VGA e CPU sem a necessidade de trocar a fonte junto, idem para a placa-mãe; infelizmente, ao mesmo na questão da placa-mãe, a Pichau só oferece 3 opções e todas são péssimas para upgrades futuros).
Você já criou o pendrive bootável com a imagem do Windows 10 baixada pela ferramenta deles? Se sim, o procedimento é bem simples:
Após instalar o SSD no PC, deixe somente ele conectado, ligue o PC com o pendrive conectado à porta USB e selecione-o como dispositivo de boot (cada placa-mãe tem uma tecla que, ao ser pressionada, carrega o menu de boot contendo todos os dispositivos bootáveis; na minha placa-mãe, senão me falhe à memória, é F8, mas já vi algumas utilizando a tecla F12 para realizar a mesma função). Nessa seleção, se tua BIOS estiver com o modo CSM ativado, ela vai te dar duas opções para o mesmo dispositivo e você terá que selecionar a opção
UEFI (se a tela do instalador abrir usando a resolução nativa do seu monitor, significa dizer que você escolheu a opção correta).
Feito isso, a tela do instalador do Windows será carregada e, dentro desse instalador, é possível escolher o SSD e fazer todo o procedimento de criação de uma nova partição e formatação da mesma, para depois dar prosseguimento com a instalação do Windows em si.
Falouws