[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Eu acho que so compensa se for fibra optica. os problemas que voce pode enfrentar
por ter 50mb.. tecnico querendo fazer downgrade ou simplesmente o cabeamento não for adequado para
esse ambiente. visando que a vivo largou a mão do adsl e vdsl

GVT colocou um DSLAM em cada esquina, então ainda é tranquilo pegar 25 ou 50 mb no par metálico.

E outra, em novas instalações a Vivo não usa cabo FE comum, usa cabo FEB.
 
Desde Março que sou assinante da Oi Fibra (400MB) e enquanto isso, aqui no meu bairro (Santa Mônica - Belo Horizonte) a VIVO segue como o patinho feio. A NET/Claro continua entregando até 240MB por meio da rede HFC.

F8SSGMT.png


(Não há operadoras regionais por aqui, só as 3 grandes - Oi, Vivo e Claro).
 
Desde Março que sou assinante da Oi Fibra (400MB) e enquanto isso, aqui no meu bairro (Santa Mônica - Belo Horizonte) a VIVO segue como o patinho feio. A NET/Claro continua entregando até 240MB por meio da rede HFC.

F8SSGMT.png


(Não há operadoras regionais por aqui, só as 3 grandes - Oi, Vivo e Claro).
normal ué, é mais rentável fibrar um lugar com oferta reprimida do que c/ ampla oferta, igual você falou que tem aí.
 
normal ué, é mais rentável fibrar um lugar com oferta reprimida do que c/ ampla oferta, igual você falou que tem aí.

Eu não acho normal, rs.

Tem lugares aqui em BH e no resto do país que tem Oi Fibra, Vivo Fibra, Live TIM e até operadoras regionais.

E outra coisa, a Vivo podia ter engolido esse mercado, porque até Fevereiro deste ano, a Oi só oferecia até 10~15MB no ADSL.

O cabeamento aqui é da antiga GVT, que chegou em 2010, teve tempo para expandir e colocar a Fibra aqui, mas, eu não entendo os engenheiros da GVT/Vivo, aqui em BH tem vários "buracos", tipo, o bairro vizinho tem Vivo Fibra, o meu não tem.

Eu acho muito estranho, enquanto a Oi passou fibra em TODOS OS BAIRROS da região, sem exceção, com previsão de atender 100% uma cidade do tamanho de BH, igual a NET/Claro com a rede HFC.
 
enquanto a Oi passou fibra em TODOS OS BAIRROS da região, sem exceção, com previsão de atender 100% uma cidade do tamanho de BH, igual a NET/Claro com a rede HFC.
o negócio da oi é virar empresa de infra e locar a rede pra quem quiser alugar, até pra ela mesma, por isso separaram a infra dos clientes, então a ideia é essa mesma, entopir de porta pra todo lado. o negócio dela não é ir onde tá viável como provedor final, mas botar fibra pra todo lado pra depois alugar.

mas com isso, boa parte ficou jogada no adsl em rede velha e a base encolhe todo mês, só ver os números da anatel. regionais como a vero, locais e vivo fibra engoliram ela. a vivo no interior de minas tá expandindo usando a infra da american tower, num modelo similar ao que a oi quer ser, AT chega com backbone, monta a infra na rua, o provedor aluga a rede, só puxa o drop e ativa na casa do cliente.

já a net, sempre espalharam rede pra todo lado e o hfc permite usarem a mesma rede pra altas velocidades, então não vão trocar. se tivessem apostado em DSL lá atrás, estariam sem saída hoje também.
 
Desde Março que sou assinante da Oi Fibra (400MB) e enquanto isso, aqui no meu bairro (Santa Mônica - Belo Horizonte) a VIVO segue como o patinho feio. A NET/Claro continua entregando até 240MB por meio da rede HFC.

F8SSGMT.png


(Não há operadoras regionais por aqui, só as 3 grandes - Oi, Vivo e Claro).
Eu não acho normal, rs.

Tem lugares aqui em BH e no resto do país que tem Oi Fibra, Vivo Fibra, Live TIM e até operadoras regionais.

E outra coisa, a Vivo podia ter engolido esse mercado, porque até Fevereiro deste ano, a Oi só oferecia até 10~15MB no ADSL.

O cabeamento aqui é da antiga GVT, que chegou em 2010, teve tempo para expandir e colocar a Fibra aqui, mas, eu não entendo os engenheiros da GVT/Vivo, aqui em BH tem vários "buracos", tipo, o bairro vizinho tem Vivo Fibra, o meu não tem.

Eu acho muito estranho, enquanto a Oi passou fibra em TODOS OS BAIRROS da região, sem exceção, com previsão de atender 100% uma cidade do tamanho de BH, igual a NET/Claro com a rede HFC.
o negócio da oi é virar empresa de infra e locar a rede pra quem quiser alugar, até pra ela mesma, por isso separaram a infra dos clientes, então a ideia é essa mesma, entopir de porta pra todo lado. o negócio dela não é ir onde tá viável como provedor final, mas botar fibra pra todo lado pra depois alugar.

mas com isso, boa parte ficou jogada no adsl em rede velha e a base encolhe todo mês, só ver os números da anatel. regionais como a vero, locais e vivo fibra engoliram ela. a vivo no interior de minas tá expandindo usando a infra da american tower, num modelo similar ao que a oi quer ser, AT chega com backbone, monta a infra na rua, o provedor aluga a rede, só puxa o drop e ativa na casa do cliente.

já a net, sempre espalharam rede pra todo lado e o hfc permite usarem a mesma rede pra altas velocidades, então não vão trocar. se tivessem apostado em DSL lá atrás, estariam sem saída hoje também.
Ah @Akinori já desisti da Vivo aqui na região, ainda mais com os preços bem mais altos que a Oi Fibra. Aparentemente a estratégia da Vivo para implementação da fibra por aqui envolveu: bairros com uma zona comercial forte (Venda Nova, Planalto) e bairros que não contavam com cobertura GVT (Vila Clóris, Copacabana, Jd. Leblon, Garças). Veja que não colocaram fibra aí no Santa Mônica, nem em outros bairros vizinhos (São João Batista*, Santa Branca, Céu Azul**, Santa Amélia, Itapoã***).

* Há fibra em alguns quarteirões na divisa com Venda Nova.
** Há fibra em alguns quarteirões na divisa com Leblon.
*** Há fibra em alguns quarteirões na divisa com Planalto.

Aqui tem disponibilidade para até 50 Mbps e a Vivo ainda faz propaganda enganosa no site! O upload de 25 Mbps é somente na fibra, no par metálico sabe-se que é de 5 Mbps. Agora, se alguém assinar 50 Mbps no par metálico e resolver exigir o upload anunciado, o que a Vivo alegaria?

Capturar.jpg


Sobre as outras...

Live TIM começou por Contagem e Betim, então aqui em BH estão começando pelas regiões limítrofes com Contagem: Barreiro, Oeste, Noroeste.

Tem certeza que nenhuma regional chegou por aí? Estou vendo uma expansão bem forte da Valenet e da LED aqui na região, já chegaram na minha rua. Outra que tem se expandido por aqui é a Blink. Mas por aqui não estão vendendo muito, nota-se pelos postes que a maioria está distribuída entre Claro e Oi Fibra.
 
Mesma situação aqui da minha cidade, Várzea Paulista - SP
A Vivo abandonou a rede de par metálico herdada da finada GVT e continua oferecendo planos ADSL e VDSL:
2020-10-07_19_13_14-Window.jpg

Porém já tem 5 provedores FTTH fora a Algar com FTTH empresarial que oferecem planos a partir de 100Mb por cerca de R$100,00 e um deles começou a ofertar 200Mb por R$100,00. Já tem provedor ofertando plano de 1Gb por R$200,00 (provedor Pixel). E enquanto isso a Vivo continha sem a rede FTTH. Porém ao se analisar os dados de acessos no site da ANATEL da minha cidade, pode se ver que a Vivo "ainda" detem a maioria dos acesso de banda larga. Mas mês a mês o número de clientes vem encolhendo com o crescimento dos provedores regionais:
Junho - 2020
2020-10-07-19-27-17-Window.jpg


Julho - 2020
2020-10-07_19_19_43-Window.jpg


Agosto - 2020
2020-10-07-19-25-11.jpg
 
Última edição:
Mesma situação aqui da minha cidade, Várzea Paulista - SP
A Vivo abandonou a rede de par metálico herdada da finada GVT e continua oferecendo planos ADSL e VDSL:
2020-10-07_19_13_14-Window.jpg

Porém já tem 5 provedores FTTH fora a Algar com FTTH empresarial que oferecem planos a partir de 100Mb por cerca de R$100,00 e um deles começou a ofertar 200Mb por R$100,00. Eles já estão ofertando planos de até 1Gb por R$200,00 (provedor Pixel). E enquanto isso a Vivo continha sem a rede FTTH. Porém ao se analisar os dados de acessos no site da ANATEL da minha cidade, pode se ver que a Vivo "ainda" detem a maioria dos acesso de banda larga. Mas mês a mês o número de clientes vem encolhendo com o crescimento dos provedores regionais:
2020-10-07_19_19_43-Window.jpg
Pega ago2020 e ago2019 e compara. Não querendo sair do assunto do tópico, mas ex: aqui a oi (só tem DSL) perdeu incríveis 35% da base em 1 ano. De fato, os regionais já estão todos igualando ou passando as grandes na oferta. tem um regional aqui vendendo 300/150 por 110,00 também.
 
Mesma situação aqui da minha cidade, Várzea Paulista - SP
A Vivo abandonou a rede de par metálico herdada da finada GVT e continua oferecendo planos ADSL e VDSL:
2020-10-07_19_13_14-Window.jpg

Porém já tem 5 provedores FTTH fora a Algar com FTTH empresarial que oferecem planos a partir de 100Mb por cerca de R$100,00 e um deles começou a ofertar 200Mb por R$100,00. Já tem provedor ofertando plano de 1Gb por R$200,00 (provedor Pixel). E enquanto isso a Vivo continha sem a rede FTTH. Porém ao se analisar os dados de acessos no site da ANATEL da minha cidade, pode se ver que a Vivo "ainda" detem a maioria dos acesso de banda larga. Mas mês a mês o número de clientes vem encolhendo com o crescimento dos provedores regionais:
Junho - 2020
2020-10-07-19-27-17-Window.jpg


Julho - 2020
2020-10-07_19_19_43-Window.jpg


Agosto - 2020
2020-10-07-19-25-11.jpg
O foda dos provedores regionais é o uso do cgnat, em alguns casos a vel internacional não chega a 25%, sem contar q alguns são bem porcos. Não conheço esse provedor, então não posso afirmar q é ruim, se não fosse esses pontos negativos eu mudaria na hora da vivo p um regional. Imagina ter 1gb com 24/7 de uptime, sonho não tão distante huehue.
 
O foda dos provedores regionais é o uso do cgnat, em alguns casos a vel internacional não chega a 25%, sem contar q alguns são bem porcos. Não conheço esse provedor, então não posso afirmar q é ruim, se não fosse esses pontos negativos eu mudaria na hora da vivo p um regional. Imagina ter 1gb com 24/7 de uptime, sonho não tão distante huehue.
Esse que está ofertando 1Gb segundo que me informaram um tempo atrás podem fornecer IPV4 válido. Ele ainda não atende meu bairro.
Será que a Vivo não vai avançar além dos 300Mb para clientes residenciais?
 
Esse que está ofertando 1Gb segundo que me informaram um tempo atrás podem fornecer IPV4 válido. Ele ainda não atende meu bairro.
Será que a Vivo não vai avançar além dos 300Mb para clientes residenciais?
to ligado q a net vai começar a oferecer 500mb por um preço mais "amigável" acredito q em novembro ou no máximo fevereiro, com isso a vivo provavelmente vai abrir os olhos e oferecer mais velocidade para pf
 
Chegou vivo fibra aqui na minha região futuramente pretendo contratar, porém o que vocês me dizem com relação ao roteador da própria operadora ele é bom ? É gigabit ? Chega a velocidade contratada tanto por cabo quanto por wi-fi ? No caso eu pretendo contratar o plano de 300Megas de download e 150 Upload.
 
Chegou vivo fibra aqui na minha região futuramente pretendo contratar, porém o que vocês me dizem com relação ao roteador da própria operadora ele é bom ? É gigabit ? Chega a velocidade contratada tanto por cabo quanto por wi-fi ? No caso eu pretendo contratar o plano de 300Megas de download e 150 Upload.
A velocidade tende (mas não é regra em todos os casos) a chegar mais do que o contratado. Há diversos relatos aqui nesse tópico, de clientes que recebem bem mais que o contratado.
No meu caso, sempre pego velocidades próximas disso:

m4M3biL.png

Plano de 300/150

Enquanto ao roteador, o HGU é o ponto fraco da Vivo Fibra. É um equipamento "tudo em um" e pode ter problemas, tanto quanto pode não te afetar. Muitos clientes que possuem somente o serviço de internet, adquirem uma ONT da TP-Link (só valendo para as regiões Vivo2, vulgo, Ex-GVT) ou uma ONT oficial da Vivo (para Vivo1 - ex-Telefônica).
A substituição por uma ONT "própria" é simples e tem vários tutoriais disponíveis por aí.

Sim, o HGU tem portas gigabit. A velocidade via Ethernet sempre será medida corretamente, obviamente se a placa de rede for 10/100/1000.
Pelo Wi-Fi dele, dependerá do modelo/fabricante que irá ser instalado em sua residência. Mas não espere muito do 2GHz e do 5GHz (ainda mais com as limitações).
Nunca conseguiremos um equipamento - ainda mais próprios de operadora - que entregará a velocidade contratada pelo Wi-Fi. Sempre chegaremos "próximo", quando usando a conexão 5GHz e com equipamentos compatíveis.

Para saber mais sobre os modelos e funcionamento dos modelos de HGU instalados, recomendo que passe um tempo lendo posts das páginas anteriores. Os usuários aqui relatam muito bem as suas experiências e serve como base (mas não regra, como falei) para saber como os modelos de HGU se comportam em diversas instalações.

E isso vale para a qualidade "interna" da internet, também. Verifique posts que falam sobre rotas internacionais, latência em jogos, etc.

E também lembre que estará livre para testar por 7 dias. Caso não gostar, poderá cancelar sem pagar multa. ;)
 
Chegou vivo fibra aqui na minha região futuramente pretendo contratar, porém o que vocês me dizem com relação ao roteador da própria operadora ele é bom ? É gigabit ? Chega a velocidade contratada tanto por cabo quanto por wi-fi ? No caso eu pretendo contratar o plano de 300Megas de download e 150 Upload.
Vai depender da área que você precisa cobrir e do local onde o equipamento será fisicamente instalado (e também de onde estarão os equipamentos que se conectarão a ele).

De modo geral funciona super bem em uma área térrea, de tamanho "médio" e sem muitas redes vizinhas causando interferência, se precisar cobrir área grande/com muitos dispositivos simultâneos talvez não dê conta e aí sim você analisa a necessidade de partir para algo próprio.

Na rede cabeada não há problema, deve atingir velocidade contratada e as portas são gigabit sim.
 
Chegou vivo fibra aqui na minha região futuramente pretendo contratar, porém o que vocês me dizem com relação ao roteador da própria operadora ele é bom ? É gigabit ? Chega a velocidade contratada tanto por cabo quanto por wi-fi ? No caso eu pretendo contratar o plano de 300Megas de download e 150 Upload.
Segue teste da Vivo Fibra, região do RS.
 
Tem certeza que nenhuma regional chegou por aí? Estou vendo uma expansão bem forte da Valenet e da LED aqui na região, já chegaram na minha rua. Outra que tem se expandido por aqui é a Blink. Mas por aqui não estão vendendo muito, nota-se pelos postes que a maioria está distribuída entre Claro e Oi Fibra.

Consultei ontem com o pessoal da Blink e LED

Nenhuma das duas chegaram aqui ainda.
 
Mesma situação aqui da minha cidade, Várzea Paulista - SP
A Vivo abandonou a rede de par metálico herdada da finada GVT e continua oferecendo planos ADSL e VDSL:
2020-10-07_19_13_14-Window.jpg

Porém já tem 5 provedores FTTH fora a Algar com FTTH empresarial que oferecem planos a partir de 100Mb por cerca de R$100,00 e um deles começou a ofertar 200Mb por R$100,00. Já tem provedor ofertando plano de 1Gb por R$200,00 (provedor Pixel). E enquanto isso a Vivo continha sem a rede FTTH. Porém ao se analisar os dados de acessos no site da ANATEL da minha cidade, pode se ver que a Vivo "ainda" detem a maioria dos acesso de banda larga. Mas mês a mês o número de clientes vem encolhendo com o crescimento dos provedores regionais:
Junho - 2020
2020-10-07-19-27-17-Window.jpg


Julho - 2020
2020-10-07_19_19_43-Window.jpg


Agosto - 2020
2020-10-07-19-25-11.jpg
ta ai sua resposta se o adsl ainda tem bastante gente a vivo nao vai fibrar
quando começar a perder ai eles correm atras
 
A velocidade tende (mas não é regra em todos os casos) a chegar mais do que o contratado. Há diversos relatos aqui nesse tópico, de clientes que recebem bem mais que o contratado.
No meu caso, sempre pego velocidades próximas disso:

m4M3biL.png

Mas parece ser só nos testes que ela faz isso, quando você faz download/upload vc recebe somente o contratado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo