[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Edit. Seu gabinete só cabe dois fans na frente e me parece que as Alseye são melhores.
No lugar do splinter você deveria aproveitar o frete e comprar essa controladora aqui e ficar despreocupado com quantos fans irá instalar.
cara, to dando uma pesquisada aqui, parece que o SYS FAN da minha mobo nao é PWM. (nao consigo achar essa informação, é uma Biostar A320mh)
no caso como funcionaria isso? ficaria a 100% da velocidade?
 
cara, to dando uma pesquisada aqui, parece que o SYS FAN da minha mobo nao é PWM. (nao consigo achar essa informação, é uma Biostar A320mh)
no caso como funcionaria isso? ficaria a 100% da velocidade?
Se tem 4 pinos, seria sim PWM.
 
cara, to dando uma pesquisada aqui, parece que o SYS FAN da minha mobo nao é PWM. (nao consigo achar essa informação, é uma Biostar A320mh)
no caso como funcionaria isso? ficaria a 100% da velocidade?

Se for essa suporta sim, em Specification>Internal I/O tem lá CPU_Fan e Sys_Fan, isso por si só não diz se é 4 pinos ou 3, mas olhando as fotos da placa deu pra ver a conexão SYS_Fan bem abaixo da última conexão PCIe com os 4 pinos, é só ligar lá.
 
Viram as novas Sickeflow da CM?

Aqui possuo 2 das antigas fazem mais de 2 anos, funcionando 100% e possuem uma bela eficiencia!

A melhor parte é que as novas tem opção sem led!!

Vamos aguardar
 
Viram as novas Sickeflow da CM?

Aqui possuo 2 das antigas fazem mais de 2 anos, funcionando 100% e possuem uma bela eficiencia!

A melhor parte é que as novas tem opção sem led!!

Vamos aguardar
Vi propaganda no site do adrenaline mesmo, mas não da pra clicar por ali :haha:, fui procurar e achei os modelos antigos (ou não vendem ainda por falta de estoque), mas depois vou procurar melhor, despertou minha curiosidade aquela fan sem led
 
Alguém sabe se os coolers da Pichau são bons? Estou de olho no Pichau Gaming Feather X que diz ter 72CFM, preciso trocar meus fans lixo da Bluecase que com menos de 1 ano começaram a fazer barulho no rolamento

Estava querendo mesmo o Akasa Viper, mas está na faixa dos 70~80 reais, e como preciso de 6, aí ficaria bem salgada a brincadeira

Atualmente uso um em cima, um atrás e dois na frente, mais 2 coolers no processador
 
Última edição:
Alguém sabe se os coolers da Pichau são bons? Estou de olho no Pichau Gaming Feather X que diz ter 72CFM, preciso trocar meus fans lixo da Bluecase que com menos de 1 ano começaram a fazer barulho no rolamento

Estava querendo mesmo o Akasa Viper, mas está na faixa dos 70~80 reais, e como preciso de 6, aí ficaria bem salgada a brincadeira

Atualmente uso um em cima, um atrás e dois na frente, mais 2 coolers no processador

Se em vento o bluecase atual te atende, é melhor abrir todos, limpar o rolamento e aplicar graxa de rolamentos neles (aquela azul), do que gastar dinheiro com mais porcarias. Fans que duram infelizmente são caros e não tem o que fazer sobre isso. Depois de lubrificado, se não tiver bambo, dura mais de ano silencioso. Essa graxa por aqui custa uns 6 reais, Já lubrifiquei umas 15 fans e quatro ventiladores e ainda não gastei 30% do tuno.
 
Instalei esses fans aqui depois de uma promoção que eles tiveram faz umas semanas na frente do meu Gadit X, coloquei os filtros de poeira mais baratos (e bem, os únicos) que achei no Mercado Livre na frente deles, e... não estou percebendo nenhuma diferença de temperatura, se é que não até piorou a situação um pouco. Esses filtros impedem tanto o funcionamento dos fans assim, ou é porque esse modelo não é forte o suficiente pra ter ventilação decente com um filtro? Nesse caso, mais ou menos quanto de RPM ou CFM eu deveria procurar pra fans que vão ter um filtro no caminho?
Mas enfim, já que um dos motivos que eu coloquei eles foi pra reduzir a quantidade de poeira e as temperaturas estão ou iguais a antes ou um pouquinho maiores (não sei se é por causa desse calor infernal desses dias), não acho que tenha problema deixar as coisas assim.
 
Instalei esses fans aqui depois de uma promoção que eles tiveram faz umas semanas na frente do meu Gadit X, coloquei os filtros de poeira mais baratos (e bem, os únicos) que achei no Mercado Livre na frente deles, e... não estou percebendo nenhuma diferença de temperatura, se é que não até piorou a situação um pouco. Esses filtros impedem tanto o funcionamento dos fans assim, ou é porque esse modelo não é forte o suficiente pra ter ventilação decente com um filtro? Nesse caso, mais ou menos quanto de RPM ou CFM eu deveria procurar pra fans que vão ter um filtro no caminho?
Mas enfim, já que um dos motivos que eu coloquei eles foi pra reduzir a quantidade de poeira e as temperaturas estão ou iguais a antes ou um pouquinho maiores (não sei se é por causa desse calor infernal desses dias), não acho que tenha problema deixar as coisas assim.

O filtro de ar impõe restrição, diminuindo uma parcela do fluxo de ar.
Se quiser ver, tem um review que mostra o fluxo de ar sem obstrução, filtro de poeira e radiador aqui.

Em locais mais restritivos como gabinetes com a frente mais fechada e radiadores são mais recomendadas o uso de fans com boa pressão estática.
Essas fans foram projetadas para manter bom fluxo de ar mesmo em locais mais restritivos.

Mas no seu caso a maioria das fans atenderia bem já que a frente do Gadit não possui maiores obstruções além do filtro de poeira.
E conforme você viu sem impacto perceptível nas temperaturas.
Tem um dono desse mesmo gabinete e que também colocou filtros de poeira aqui.

Edit: no teste foi usado um radiador bem restritivo de 30 fpi.
Mas os water coolers tradicionais não são tão restritivos assim.
 
Última edição:
Tem um dono desse mesmo gabinete e que também colocou filtros de poeira aqui.
Olhando isso, talvez o melhor seria tirar o filtro de cima, mas mesmo com a coisa toda de pressão positiva (no momento tenho apenas esses 3 na frente e 1 Pichau Wave atrás), não há risco de poeira cair pelos buracos enormes que tem em cima? Julgando pelas fotos, deve ser melhor deixar pra olhar isso direito quando eu arrumar mais dois fans pra colocar ali em cima, já que faz sentido que aquele filtro impeça os fans de tirar o ar quente do computador (piorando o efeito estufa citado no post linkado). O problema é que creio que 3 fans exaustores sem barreiras vão tirar mais ar do que 3 fans de intake com filtro, causando pressão negativa de novo... pelo visto vou ter que ver direito como evitar isso.
Obrigado pela resposta.
 
Apenas para complementar, no teste foi usado um radiador bem restritivo de 30 fpi.
Mas os water coolers tradicionais não são tão restritivos assim, esse por exemplo tem 18 fpi aqui.

Olhando isso, talvez o melhor seria tirar o filtro de cima, mas mesmo com a coisa toda de pressão positiva (no momento tenho apenas esses 3 na frente e 1 Pichau Wave atrás), não há risco de poeira cair pelos buracos enormes que tem em cima? Julgando pelas fotos, deve ser melhor deixar pra olhar isso direito quando eu arrumar mais dois fans pra colocar ali em cima, já que faz sentido que aquele filtro impeça os fans de tirar o ar quente do computador (piorando o efeito estufa citado no post linkado). O problema é que creio que 3 fans exaustores sem barreiras vão tirar mais ar do que 3 fans de intake com filtro, causando pressão negativa de novo... pelo visto vou ter que ver direito como evitar isso.
Obrigado pela resposta.

Sim tem razão que na saída de ar os filtros não são necessários, mas no topo podem ser úteis para não deixar cair alguma sujeira.
E outra tem gente que prefere ter filtros no topo até por questões estéticas para esconder a grade.

A configuração pressão positiva x negativa quanto a entrada poeira é na prática controversa.
Apenas para ter ideia, veja uma estatística que foi levantada em um antigo fórum:
fuQoY4Z.jpg

A pressão positiva costuma ser a mais recomendada, pelo pressuposto de se ter menor entrada de poeira.
Mas tem gente que já testou e não viu a pressão negativa trazer de fato mais poeira.

Nem todo mundo viu necessidade de ter fans no topo.
Embora elas possam contribuir com a exaustão, tem o inconveniente de roubar parte do ar que poderia ser usado pelo cooler do processador, criando competição.
Veja opiniões de outros colegas aqui, aqui e aqui.
Mas de qualquer forma, a diferença de desempenho com ou sem fans no topo não chegou a ser muito perceptível.

Assim acho que a configuração e quantidade das fans pode variar a critério de cada um, seja pelo bom senso ou estética.
 
Apenas para complementar, no teste foi usado um radiador bem restritivo de 30 fpi.
Mas os water coolers tradicionais não são tão restritivos assim, esse por exemplo tem 18 fpi aqui.



Sim tem razão que na saída de ar os filtros não são necessários, mas no topo podem ser úteis para não deixar cair alguma sujeira.
E outra tem gente que prefere ter filtros no topo até por questões estéticas para esconder a grade.

A configuração pressão positiva x negativa quanto a entrada poeira é na prática controversa.
Apenas para ter ideia, veja uma estatística que foi levantada em um antigo fórum:
fuQoY4Z.jpg

A pressão positiva costuma ser a mais recomendada, pelo pressuposto de se ter menor entrada de poeira.
Mas tem gente que já testou e não viu a pressão negativa trazer de fato mais poeira.

Nem todo mundo viu necessidade de ter fans no topo.
Embora elas possam contribuir com a exaustão, tem o inconveniente de roubar parte do ar que poderia ser usado pelo cooler do processador, criando competição.
Veja opiniões de outros colegas aqui, aqui e aqui.
Mas de qualquer forma, a diferença de desempenho com ou sem fans no topo não chegou a ser muito perceptível.

Assim acho que a configuração e quantidade das fans pode variar a critério de cada um, seja pelo bom senso ou estética.

Meu gabinete tem possibilidade de colocar 3 ventoinhas no topo, e eu uso apenas 2.. o da esquerda como exaustão e no "meio" como intake.. acha que seria melhor colocar as 2 de cima como intake? ou deixar somente 1 como intake e tirar a outra? ou do jeito que está, tá bom? kkkk
 
Última edição:
Meu gabinete tem possibilidade de colocar 3 ventoinhas no topo, e eu uso apenas 2.. o da esquerda como exaustão e no "meio" como intake.. acha que seria melhor colocar as 2 de cima como intake? ou deixar somente 1 como intake e tirar a outra? ou do jeito que está, tá bom? kkkk

O problema de fans com fluxo invertido é fazer com que parte do ar fique circulando novamente para dentro do gabinete.

A fan a direita do cooler do processador como intake até poderia ser útil suprindo ar fresco para o cooler do processador.
Mas viraria mais um ponto de entrada de poeira.
Segundo um usuário o ganho foi de apenas 1 C com o topo intake a direita do cooler com relação a não ter fans no topo, veja aqui.

A fan a do topo a esquerda particularmente acho melhor como exaustão.
O problema de inverter é que ela acaba criando um fluxo de ar contrário ao ar aquecido que vem de outros componentes como a gpu, dificultando assim a exaustão pela fan traseira.
 
Se em vento o bluecase atual te atende, é melhor abrir todos, limpar o rolamento e aplicar graxa de rolamentos neles (aquela azul), do que gastar dinheiro com mais porcarias. Fans que duram infelizmente são caros e não tem o que fazer sobre isso. Depois de lubrificado, se não tiver bambo, dura mais de ano silencioso. Essa graxa por aqui custa uns 6 reais, Já lubrifiquei umas 15 fans e quatro ventiladores e ainda não gastei 30% do tuno.

Fiz o esquema, limpei os coolers e passei uma graxa própria para rolamentos, 3 dos 4 pararam de fazer barulho, mas um deles mudou o barulho, agora parece um barulho de quando um carro passa bem rápido, só que o tempo todo ... Sério muito estranho, tive que desativar

Com esse calor tenho que utilizar o gabinete sem a lateral de vidro, problema é que entra muita poeira e o barulho fica bem perceptível por conta da VGA que faz os coolers trabalharem a milhão
 
Fiquei em dúvida sobre onde postar esta dúvida, se colocaria aqui ou no tóco do Sharkoon TG5, mas resolvi colocar aqui porque pode servir para outros gabinetes semelhantes.

A dúvida é o seguinte: No gabinete Sharkoon TG5 é possível instalar 3 fans de 120mm ou 2 fans de 140mm na frente. Uma das minhas fans frontais está fazendo barulho, aparentemente é defeito no rolamento, as outras fans estão normais. Eu então pretendo adquirir duas fans de 140mm para colocar na frente, o problema é que ficará um vão bem grande entre uma fan e outra e acredito que as fans da frente poderão "reutilizar" uma boa parte do ar interno já aquecido ao invés de somente puxar ar externo. O que vocês acham, isso realmente pode acontecer e atrapalhar a refrigeração ou é só coisa da minha cabeça? Quanto aos outros dois fans bons que estão na frente, passarão a serem exaustores no topo.
 
Última edição:
O problema de fans com fluxo invertido é fazer com que parte do ar fique circulando novamente para dentro do gabinete.

A fan a direita do cooler do processador como intake até poderia ser útil suprindo ar fresco para o cooler do processador.
Mas viraria mais um ponto de entrada de poeira.
Segundo um usuário o ganho foi de apenas 1 C com o topo intake a direita do cooler com relação a não ter fans no topo, veja aqui.

A fan a do topo a esquerda particularmente acho melhor como exaustão.
O problema de inverter é que ela acaba criando um fluxo de ar contrário ao ar aquecido que vem de outros componentes como a gpu, dificultando assim a exaustão pela fan traseira.
Já cheguei a fazer isso no meu gabinete, as 3 frontais como intake, as 2 de cima, com a direita fazendo intake e a esquerda, próxima da fan traseira como exaustão, não ficou legal, achei que aumentou a temperatura da cpu/mosfets. Estava usando esses dias pressão negativa, 3 frontais intake e as 2 de cima e traseira como exaustores, vga, placa-mãe e chipset agradeceram, ficaram bem mais frios, mas os mosfets nem tanto, cpu variava muito também, uma hora tava baixa a temperatura outra alta.

Mudei agora a pouco as superiores para intake, aparentemente deu uma melhorada, em idle tudo abaixo de 40º, mais farei testes pesados pra ver se mantém assim. O bom de manter a superior direita como intake é que além de resfriar a cpu resfria junto as memórias, isso foi bom também, pois elas esquentam um bocado quando o xmp está ativo.

Mas no gabinete que uso, um redragon wheeljack, a configuração que tive uma refrigeração mais estável foi usar as 3 frontais intake, uma fan na parte superior, no lado direito, antes do cooler, como intake e a traseira como exaustor. Notava que sem adicionar uma segunda fan na superior a temperatura da cpu/mosfets ficava estável, mas isso era no meu pc com intel, um 4770k, no r5 1600af ainda preciso testar, mesmo nele também farei esse teste, desativando a fan superior esquerda, deixando só a da direita como intake e ver como a temperatura fica.
 
Última edição:
Olá eu gostei muito do scythe kaze flex 120, porem a versão dele com controle PWM e rpm de 1200 está dificil de encontrar. Existem alternativas equivalentes?
 
Mandei foi logo 6 Akasa Viper mesmo pelo atual valor que estão bem mais cara...Ao meu ver ainda continua sendo as melhores pelo preço(antes era MUITO melhor pq eram bem baratas) pq cheguei a ver fan de 100 R$ unidade que nao faz o que elas fazem...Há 3 anos atrás fui inventar de economizar e me fodi bonito pois se tivesse feito isso hj estariam de boa aqui ainda.

Velocidade: 1900 RPM
Fluxo de ar: 83.63 CFM
Pressão: 2.98 mm H2O

Já estão instaladas e que diferença deu no fluxo de ar no PC...Coloquei as 2 frontal + 2 da frente superior puxando ar para dentro...A traseira e última superior jogando ar para fora...Gostei desse esquema!
 
Boa noite pessoal, tudo bem?
Tenho um Redragon Tailgate, gabinete que já veio com cinco fans, duas na frente, duas em cima e uma atrás. Além disso, como refrigeração, tenho um Cooler Master M410P. Todas as temperaturas andam bem satisfatórias, em idle ou jogando consigo manter bons valores.

Gosto muito de RGB, então queria colocar uma ou duas fitas para ainda maior iluminação. Ocorre que o preço de duas fitas é quase o mesmo que um kit de fans da própria Redragon - sei que não fazem milagre, mas, como dito, a refrigeração já está ok, os colocaria mais pela iluminação mesmo.

O gabinete tem três slots parafusáveis para mais fans acima do PSU cover, local onde instalaria as três fans. A minha dúvida diz respeito às ventoinhas da minha placa de vídeo, haveria conflito, isto é, a circulação ficaria comprometida com três fans soprando o ar para cima e logo na sequência as duas fans da VGA soprando para baixo? Posso instalar as três sem problemas?

Muito obrigado.
 
Boa noite pessoal, tudo bem?
Tenho um Redragon Tailgate, gabinete que já veio com cinco fans, duas na frente, duas em cima e uma atrás. Além disso, como refrigeração, tenho um Cooler Master M410P. Todas as temperaturas andam bem satisfatórias, em idle ou jogando consigo manter bons valores.

Gosto muito de RGB, então queria colocar uma ou duas fitas para ainda maior iluminação. Ocorre que o preço de duas fitas é quase o mesmo que um kit de fans da própria Redragon - sei que não fazem milagre, mas, como dito, a refrigeração já está ok, os colocaria mais pela iluminação mesmo.

O gabinete tem três slots parafusáveis para mais fans acima do PSU cover, local onde instalaria as três fans. A minha dúvida diz respeito às ventoinhas da minha placa de vídeo, haveria conflito, isto é, a circulação ficaria comprometida com três fans soprando o ar para cima e logo na sequência as duas fans da VGA soprando para baixo? Posso instalar as três sem problemas?

Muito obrigado.
Mas as placas de vídeo jogam o ar pro PCB da própria placa (a não ser que seja blower), na minha opinião vale a pena e pode ajudar ainda mais (na primeira página tem umas informações sobre isso que são bem úteis).
 
Boa tarde amigos, ontem comprei um gabinete da CoolerMaster o NR600, tenho um deepcool captain de 240 que irei colocar na parte de cima do gabinete mas também estou pensando seriamente em partir para um Air Cooler para o 3600x ( alguma recomendação?) Na parte de trás deixarei o fan que vem no próprio gabinete para exaustão, quais fans me recomendam para por na parte frontal? 3x120 ou 2x140 e que faça um vendaval para esfriar a 2080ti da gigabyte que e meio esquentadinho. Minha placa mãe e uma rog strix b450
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A e minha prioridade e gelar o gabinete, não do muita bola pra barulho até porque jogo com fone ou com a tv no volume alto, então isso seria o menor dos problemas.
 
Galera a principio eu iria comprar um KIT desses: https://www.terabyteshop.com.br/pro...f120-halo-rgb-120mm-1800rpm-mfx-b2dn-183pa-r1

Tenho um gabinete igual a esse: https://gamemax-br.com/produto/h605targb

O problema que tenho deixado o vidro frontal aberto, que diminui cerca de 10 a 15 graus de temperatura. Porém a quantidade de poeira que entra é absurda, preciso limpar praticamente 1x a cada 3 semanas. Iria comprar esse kit de fans, instalar 2 na parte superior se possível e o terceiro iria trocar o cooler do meu air cooler que é um Thermaltake Riing Silent 12.

Porém pensei na possibilidade de comprar 2 fans e comprar um water cooler desse: https://www.terabyteshop.com.br/pro...gb-120mm-intel-amd-mly-d12x-a20pc-r1-open-box

Meu gabinete só tem suporte para water cooler de 120mm. Então compraria ele e mais 2 fans avulsos. Será que vale mais a pena? Com um spliter eu conseguiria fazer o RGB dos fans funcionarem, visto que não vai vir com controladora? Minha placa mãe tem 2 sys_fan e meu gabinete veio com um controladorzinho para controlar os fans originais, que são 3 no total.

Valeu!

Edit: ou esse é melhor: https://www.terabyteshop.com.br/pro...Jo8-c2R7BU_FdXVsX6aX45TasoZf-lsBoCWN8QAvD_BwE

caso valha a pena colocar um water cooler ao invés de comprar o kit.
 
Última edição:
Alguém sabe se os coolers da Pichau são bons? Estou de olho no Pichau Gaming Feather X que diz ter 72CFM, preciso trocar meus fans lixo da Bluecase que com menos de 1 ano começaram a fazer barulho no rolamento

Estava querendo mesmo o Akasa Viper, mas está na faixa dos 70~80 reais, e como preciso de 6, aí ficaria bem salgada a brincadeira

Atualmente uso um em cima, um atrás e dois na frente, mais 2 coolers no processador


Tenho e recomendo elas =

Screenshot-20201015-202934-Gallery.jpg


20200919-221456.jpg


Eu vou postar as fotos, mas eu comprei as FANS da Pichau e posso dizer = Elas são excelentes, fazem um barulho do caramba na rotação máxima, mas elas REALMENTE resfriam o gabinete, essas fans são usadas nos radiadores de water coolers da Pichau, então elas tem MUITA PRESSÃO de ar, o vento que as 3 fazem é absurdo, só não gostei dos LEDs, mas recomendo e muito, e vou comprar mais 3 pra colocar pra exaustão. Ela é PWM, então dá pra controlar a rotação na BIOS, ou deixar automático em relação a temperatura do processador.
 
Tenho e recomendo elas =

Screenshot-20201015-202934-Gallery.jpg


20200919-221456.jpg


Eu vou postar as fotos, mas eu comprei as FANS da Pichau e posso dizer = Elas são excelentes, fazem um barulho do caramba na rotação máxima, mas elas REALMENTE resfriam o gabinete, essas fans são usadas nos radiadores de water coolers da Pichau, então elas tem MUITA PRESSÃO de ar, o vento que as 3 fazem é absurdo, só não gostei dos LEDs, mas recomendo e muito, e vou comprar mais 3 pra colocar pra exaustão. Ela é PWM, então dá pra controlar a rotação na BIOS, ou deixar automático em relação a temperatura do processador.

Qual modelo da sua? Quero comprar um kit de fans novos e não sei qual comprar. Como fazer a ligação do RGB delas? Minha placa mãe é 4 pinos pro fan e pro RGB.

Valeu
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo