[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Galera, minha placa mãe tem apenas um sys_fan, então preciso de um splitter. Meus fans são pwm

Um desses aqui já basta (ou é melhor um de melhor qualidade?)? A placa mãe vai conseguir controlar eles automaticamente?


Voltei 10 páginas e cai justamente no seu post haha...Justamente o que precisava pq tinha me esquecido que minha Placa Mãe tem 2 controladora PWM...Minhas fans(6) chegaram hj e sabia que estava esquecendo algo e é justamente isso que precisava.

Só fiquei em dúvida se esse conector da fonte é obrigatório ligar?
 
Última edição:
Voltei 10 páginas e cai justamente no seu post haha...Justamente o que precisava pq tinha me esquecido que minha Placa Mãe tem 2 controladora PWM...Minhas fans(6) chegaram hj e sabia que estava esquecendo algo e é justamente isso que precisava.

Só fiquei em dúvida se esse conector da fonte é obrigatório ligar?
Acredito que sim, pra prover a energia necessária pra ligar todos os fans
 
  • Curtir
Reações: Dbo
Olá, sou completamente leigo tanto nesse assunto quanto em ter computadores mais modernos (logo tenho um medo do caramba de fazer qualquer besteira) então achei que seria uma boa ideia tentar me informar mais.
Meu gabinete é o Gadit X, e como eu estava brigando pra conseguir botar o preço de meu computador exatamente na renda que eu tinha quando o comprei, só consegui comprar 1 fan que foi colocada atrás dele. Beleza, minhas temperaturas parecem aceitáveis se é que estou lendo as partes certas do HWiNFO. Aí então esse fan começou a fazer barulho tipo 1 mês depois e até hoje não parou (mas continua funcionando bem, tirando o pequeno incômodo) e foi por isso que resolvi dar uma pesquisada a mais sobre isso agora. Além disso moro num canto de Minas onde dá vento e pelo visto poeira pra caramba e sinto uma agonia toda hora que olho dentro do computador.
Enfim, olhando esse tópico agora, já que não tem ar nenhum entrando e um tanto sendo empurrado pra fora, a pressão é negativa, não? É por isso que eu vejo tanta poeira se acumulando dentro dele? Nesse caso, colocar 3 fans na frente (em adição ao que está atrás) ajudaria um pouco por deixar a pressão positiva, mesmo sem filtro, ou seria melhor colocar os 6 fans que esse gabinete suporta de uma vez? E pra limpar um pouco dessa poeira, qualquer soprador que eu achar rápido no Mercadolivre como esse ou esse são o suficiente ou tenho que prestar atenção em mais algo?
Bem, deixa eu aproveitar que perguntar é grátis pra adicionar mais umas perguntas aqui...
Um filtro do tipo mais barato que achei no ML como esse aqui já é o suficiente pra colocar no intake?
Minha placa-mãe é uma B450M Steel Legend que tem 3 conexões pra fan de gabinete de acordo com o que vi no manual, já que isso não é o suficiente pra todos os fans eu posso ligar os 3 da frente num splitter e os de trás em outro, ou tenho que usar controlador?
Esses kits de 2 ou 3 fans que tem em toda loja, compensam mais do que comprar tudo separado porque tendem a vir com controlador?
Olhando o design do Gadit X, o fan mais de baixo da frente fica quase todo tampado pelos HDs, compensa colocar um lá mesmo assim?
E pelo visto deve ser melhor esperar pra ver se a Black Friday faz algum milagre.
 
Acredito que sim, pra prover a energia necessária pra ligar todos os fans

As minhas anteriores(5) eram de 3 pinos e funcionavam de boa sem precisar ligar por isso a curiosidade...Agora de 4 pinos é a primeira vez que vou ver se vai ter necessidade....Cabo atendeu bem no que vc precisava?
 
As minhas anteriores(5) eram de 3 pinos e funcionavam de boa sem precisar ligar por isso a curiosidade...Agora de 4 pinos é a primeira vez que vou ver se vai ter necessidade....Cabo atendeu bem no que vc precisava?
Atendeu sim, perfeitamente. O bom é que com ele da pra esconder bem os cabos de todos os fans haha, joguei tudo pra trás
 
  • Curtir
Reações: Dbo
Galera, tenho um gabinete da Gamemax, um HT605-TA que já veio com 3 fans, 2 nas frente e uma atrás. Agora estou querendo comprar 2 fans para colocar na parte superior do gabinete pra melhorar o fluxo de ar. Porém não sei qual pegar tanto em questão de qualidade quanto em questão de compatibilidade e onde deveria ligar elas (fonte, ou direto na placa mãe). Alguém poderia me indicar alguma? valeu
 
Galera, boa noite

Estou querendo pegar 4 fans dessa pra trocar no meu gabinete, o que vocês acham? O preço está ótimo

 
Bom dia Dbo tudo bem? cara eu não sei se pode falar isso aqui, mas eu tenho 4 fans Scythe Kaze Flex 140mm fan 1800rpm aqui paradas, são excelentes. Se você tiver interesse nelas eu tenho anunciada no ML, eu consigo chegar em 180, R$ 40 por fan desse nível esta um bom preço. Todas são PWM, completinhas.

Se tiver interesse me chama no privado, eu te mostro elas.

Ainda com elas?
 
Fui olkhar umas fans por curiosidade e no fim entrei num dilema, fico pensando como um fabricante pode ser tão cara de pau a ponto de nem fazer uma pesquisa antes para parecer razoável na hora de mentir nas informações de um produto:




20W numa fan? 2 mm/H2O @ 1080 RPM? É fazer mta piada com o consumidor mesmo.
O pessoal compra hoje mais por ter "luzinha" do que pelas especificações, na real muitos acho que nem olham as especificações
 
Fui olkhar umas fans por curiosidade e no fim entrei num dilema, fico pensando como um fabricante pode ser tão cara de pau a ponto de nem fazer uma pesquisa antes para parecer razoável na hora de mentir nas informações de um produto:




20W numa fan? 2 mm/H2O @ 1080 RPM? É fazer mta piada com o consumidor mesmo.
Se fazem isso com W imagina com CFM.
 
Última edição:
Comprei estas fans ontem, vamos ver se o correio colabora com a entrega.

Capturar.png
 
Pessoal, queria uma recomendação de ventoinha boa, barata e silenciosa, sem RGB, ou que dê para desligar, ao menos.

Eu sinceramente não faço ideia se a ventoinha que veio com meu gabinete (Archon Cougar) faz alguma diferença, mas ela está muito ruidosa e queria trocar.
 
Pessoal, queria uma recomendação de ventoinha boa, barata e silenciosa, sem RGB, ou que dê para desligar, ao menos.

Eu sinceramente não faço ideia se a ventoinha que veio com meu gabinete (Archon Cougar) faz alguma diferença, mas ela está muito ruidosa e queria trocar.
Pega a Pichau Wave, mas não sei se tem versão sem qualquer luz. A única desvantagem dessas é que a luz vai aumentando e diminuindo junto com a velocidade da fan. Para não ter ruído algum, pelos meus testes Wave deve estar a 75% do máximo, e com essa rotação as luzes ficam meio que apagadas. Mas, se isso não for problema, pode ir sem medo nessas ventoinhas que não vai se arrepender, lembrando que são bem baratas. Outra vantagem dessas fans é que vem com conectores de 3 pinos para ligar na placa mãe e conectores molex para ligar direto na fonte. Porém, basta você ligar uma delas na placa mãe pelo contector de 3 pinos (controlado por voltagem), e através do conectores molex você pode ligar as demais ventoinhas, trabalhando todas na mesma velocidade. Se a ideia é gastar o mínimo, acho que essa é a melhor opção.
 
Olá amigos, gostaria de tirar uma dúvida.. então, adquiri 6x coolers de 12cm para meu gabinete, o mesmo possui espaço para 6 deles. Minha dúvida é, existe algum adaptador confiável para inserir mais entradas para coolers? Minha placa mãe possui 3x sys_fan de 4 pinos para controle da velocidade, porém os outros 3 eu vou conectar aonde?

Gabinete: Corsair 175R
Coolers: Akasa Viper AK-FN059 120mm (4pinos PWM)

Um DESSE aqui resolveria o problema? Não há problemas em usar isso?

Obrigado!
 
Última edição:
Olá amigos, gostaria de tirar uma dúvida.. então, adquiri 6x coolers de 12cm para meu gabinete, o mesmo possui espaço para 6 deles. Minha dúvida é, existe algum adaptador confiável para inserir mais entradas para coolers? Minha placa mãe possui 3x sys_fan de 4 pinos para controle da velocidade, porém os outros 3 eu vou conectar aonde?

Gabinete: Corsair 175R
Coolers: Akasa Viper AK-FN059 120mm (4pinos PWM)

Um DESSE aqui resolveria o problema? Não há problemas em usar isso?

Obrigado!
Sobre controladora, te indico essa que eu uso, muito boa mesmo, comprei logo duas por causa do frete, saiu duas pelo preço de uma se fosse comprar aqui no BR.


Não tem problemas em usar 4 ou mais fans em um único conector, desde que não ultrapasse 1A ou 12W (geralmente) a capacidade de cada conector.

Meus Noctua têm 1.68W e 0.14A.
Pelo que me consta posso usar até 7 fans em um único conector.
Não fiz isso por precaução, teoricamente seria isso mesmo.
 
Sobre controladora, te indico essa que eu uso, muito boa mesmo, comprei logo duas por causa do frete, saiu duas pelo preço de uma se fosse comprar aqui no BR.


Não tem problemas em usar 4 ou mais fans em um único conector, desde que não ultrapasse 1A ou 12W (geralmente) a capacidade de cada conector.

Meus Noctua têm 1.68W e 0.14A.
Pelo que me consta posso usar até 7 fans em um único conector.
Não fiz isso por precaução, teoricamente seria isso mesmo.

Maravilha, segundo este Link, ele diz que o meu cooler tem a corrente de 0.17A .. No caso poderia usar pelo menos 4 desses conectores tranquilo, é isso? Não fala quantos W, somente 12v
Também queria saber se pode usar qualquer sys_fan da placa ou tem q ser o cpu_fan?
 
Última edição:
Maravilha, segundo este Link, ele diz que o meu cooler tem a corrente de 0.17A .. No caso poderia usar pelo menos 4 desses conectores tranquilo, é isso? Não fala quantos W, somente 12v
Também queria saber se pode usar qualquer sys_fan da placa ou tem q ser o cpu_fan?
CPU_FAN usa-se para o cooler do processador.

0,17x12v= 2,04w.
 
Pega a Pichau Wave, mas não sei se tem versão sem qualquer luz. A única desvantagem dessas é que a luz vai aumentando e diminuindo junto com a velocidade da fan. Para não ter ruído algum, pelos meus testes Wave deve estar a 75% do máximo, e com essa rotação as luzes ficam meio que apagadas. Mas, se isso não for problema, pode ir sem medo nessas ventoinhas que não vai se arrepender, lembrando que são bem baratas. Outra vantagem dessas fans é que vem com conectores de 3 pinos para ligar na placa mãe e conectores molex para ligar direto na fonte. Porém, basta você ligar uma delas na placa mãe pelo contector de 3 pinos (controlado por voltagem), e através do conectores molex você pode ligar as demais ventoinhas, trabalhando todas na mesma velocidade. Se a ideia é gastar o mínimo, acho que essa é a melhor opção.

Obrigado pela sugestão. O fato de ter luz realmente é um deal breaker pra mim. Pesquisando, eu vi o pessoal falar bem do MasterFan da Cooler Master, só que ele deveria custar 19,90 e está custando 45,90 reais. Vou ficar com meu fan barulhento mesmo, até os preços normalizarem.

Só uma dúvida: faz sentido eu ter só o fan traseiro? Dá alguma diferença? Ou realmente deveria investir e colocar um ou dois na frontal para criar o fluxo?
 
Obrigado pela sugestão. O fato de ter luz realmente é um deal breaker pra mim. Pesquisando, eu vi o pessoal falar bem do MasterFan da Cooler Master, só que ele deveria custar 19,90 e está custando 45,90 reais. Vou ficar com meu fan barulhento mesmo, até os preços normalizarem.

Só uma dúvida: faz sentido eu ter só o fan traseiro? Dá alguma diferença? Ou realmente deveria investir e colocar um ou dois na frontal para criar o fluxo?
A regra geral é: você insufla ar pra dentro do gabinete, preferencialmente por baixo e pela frente, e o ar em contato com as peças esquenta e sobre, resfriando os componentes. Como há ar entrando, ele precisa sair, e assim a ideia é ajudar a saída colocando fans de exaustão, preferencialmente encima e atrás. Se há mais ventoinhas empurrando ou tirando o ar, você pode trabalhar com velocidades menores, gerando em via de consequência menor ruído. Algumas outras questões podem influenciar, quebrando a regra geral. Assim, se a ideia é pouco ruído e a melhor ventilação, e houver espaço, coloque duas fans na frente, o mais embaixo possível, uma atrás e uma encima, o mais atrás possível, coloque a rotação no máximo possível sem gerar ruído que incomode, e seja feliz.
 
prum gabinete Galax Nebulosa qual a melhor configuração de FANS? tem espaço pra 5 parece, e no meu sistema o que vai trabalhar em 100% é a GPU(gtx1660), a CPU vai trabalhar com folga quase sempre acho(Ryzen5 1600AF). como configurar as fans para resfriar a GPU? é sem Overclock, quantas fans preciso? posso usar baratinhas de promoção tipo "5 fans por $80", não ligo pra RGB, só quero resfriamento, e acho que o fundo do gabinete vai ficar muito colado na parede, deveria usar ele como entrada e por a saída tudo no teto do gabinete?
 
Última edição:
Pessoal, li em um lugar que para cada fan que tem no gabinete meio que seria "obrigatório" o número estar igual.

Ex: Um puxando ar frio e outra ar quente. Não era recomendado ter por exemplo 2 fans tirando ar quente e apenas uma jogando ar frio.

É verdade?

Se for pra deixar fan a mais, qual o mais recomendado? Num total de 3 fans, 2 fans tirando ar quente ou 2 jogando ar frio?
 
Pessoal, me ajudem numa situação bem específica. Pretendo comprar um gabinete cubo Microcraft, que não permite muitas configurações de fans. Na real, ele só permite um fan de 120mm na parte traseira e um de 200mm ou dois de 120mm na parte frontal. Dito isto, qual a melhor configuração possível? Já pesquisei algumas opções, nem estou esquentando com RGB, pois eficiência no fluxo é prioridade nesse gabinete pequeno. As opções que tenho são essas:

Frontal
- Cooler Fan Dex 200mm (68,2 CFM), ou
- 2 coolers 120mm (entre 50 a 60 CFM) - não citei marca pq existem vários modelos nessa especificação

Traseira
- Akasa Viper Black (83,63 CFM)

Reforçando que não ligo pra RGB, pode ser inclusive fixo azul pq é a cor q veio no cpu cooler, só faço questão q os fans sejam PWM para ter algum controle de ruído.
 
Pessoal, me ajudem numa situação bem específica. Pretendo comprar um gabinete cubo Microcraft, que não permite muitas configurações de fans. Na real, ele só permite um fan de 120mm na parte traseira e um de 200mm ou dois de 120mm na parte frontal. Dito isto, qual a melhor configuração possível? Já pesquisei algumas opções, nem estou esquentando com RGB, pois eficiência no fluxo é prioridade nesse gabinete pequeno. As opções que tenho são essas:

Frontal
- Cooler Fan Dex 200mm (68,2 CFM), ou
- 2 coolers 120mm (entre 50 a 60 CFM) - não citei marca pq existem vários modelos nessa especificação

Traseira
- Akasa Viper Black (83,63 CFM)

Reforçando que não ligo pra RGB, pode ser inclusive fixo azul pq é a cor q veio no cpu cooler, só faço questão q os fans sejam PWM para ter algum controle de ruído.
Geralmente esses fans de 200mm são bem silenciosos, se for o caso desse que vc citou eu iria nele

Na traseira o Viper vai dicar muito bom
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo