[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Mandei foi logo 6 Akasa Viper mesmo pelo atual valor que estão bem mais cara...Ao meu ver ainda continua sendo as melhores pelo preço(antes era MUITO melhor pq eram bem baratas) pq cheguei a ver fan de 100 R$ unidade que nao faz o que elas fazem...Há 3 anos atrás fui inventar de economizar e me fodi bonito pois se tivesse feito isso hj estariam de boa aqui ainda.

Velocidade: 1900 RPM
Fluxo de ar: 83.63 CFM
Pressão: 2.98 mm H2O
Estava olhando aqui as especificações dessa Fan, que vi que comentam bastante sobre elas, e fiquei na duvida, será que estas especificações estão certas? Não duvidando que elas sejam boas fans ou não, minha duvida fica mais no tocante do preço delas serem bem abaixo que outras fans com especificações parecidas, como as ML Pro 120, Artic, Scythe, Gentle Typhoon e as Noctua, em alguns quesitos elas são bem melhores que algumas dessas, ai fica aquela de quando a esmola é demais o santo desconfia.
E sei que normalmente as empresas dão uma inflada nas informações mas como não achei analises/reviews sobre, fiquei na curiosidade.
 
Estava olhando aqui as especificações dessa Fan, que vi que comentam bastante sobre elas, e fiquei na duvida, será que estas especificações estão certas? Não duvidando que elas sejam boas fans ou não, minha duvida fica mais no tocante do preço delas serem bem abaixo que outras fans com especificações parecidas, como as ML Pro 120, Artic, Scythe, Gentle Typhoon e as Noctua, em alguns quesitos elas são bem melhores que algumas dessas, ai fica aquela de quando a esmola é demais o santo desconfia.
E sei que normalmente as empresas dão uma inflada nas informações mas como não achei analises/reviews sobre, fiquei na curiosidade.
Comprei 3 delas ano passado, mas posso te confirmar com toda a certeza: ela passa longe dessas especificações, ela é bem inferior.

Na minha opinião, são péssimas, não vale o que cobram nessa bosta de fan, só pra vc ter uma ideia, pra ter um fluxo de ar mais ou menos, vc terá que usar ela entre 80~90% da rotação dela, gerando um barulho infernal.

Se seu gabinete possui filtros de poeira, como o redragon wheeljack que tenho, esqueça, vai passar raiva. Como me arrependo em não ter comprado de outra marca na época, e se me lembro bem, essa outra marca era mais barata e tinha fluxo de ar muito melhor que essas viper
 
Comprei 3 delas ano passado, mas posso te confirmar com toda a certeza: ela passa longe dessas especificações, ela é bem inferior.

Na minha opinião, são péssimas, não vale o que cobram nessa bosta de fan, só pra vc ter uma ideia, pra ter um fluxo de ar mais ou menos, vc terá que usar ela entre 80~90% da rotação dela, gerando um barulho infernal.

Se seu gabinete possui filtros de poeira, como o redragon wheeljack que tenho, esqueça, vai passar raiva. Como me arrependo em não ter comprado de outra marca na época, e se me lembro bem, essa outra marca era mais barata e tinha fluxo de ar muito melhor que essas viper
A galera olha as especificações e ficam felizes por comprar uma fan “boa e com C/B”.

Mas esquece que isso não é coisa de sete cabeças, uma marca renomada que vende uma fan com especificações baixas com valor alto e vem outra com valor baixo e melhores especificações, tem algo de errado aí.
 
Eu tirei meus fans antigos quando fiz o upgrade do PC há +- 2 meses atrás por que não tinha slot para ligar eles na placa mãe e eu tava com fogo no rabo para usar logo, só esses dias que eu pensei em dar uma olhada nas temperaturas e notei que estava alta, só ai que eu decidi comprar o cabo para ligar elas direto na fonte.

Essas fans eu tenho elas desde 2012 são 3 da NZXT que veio no meu gabinete o Phantom 410 sendo 1x140mm e 2x120mm e 2 Akasa Apache de 120mm, único problema é que elas rodam full time na velocidade máxima mas antes isso que do que as temperaturas altas igual estava.

Qual controladora tu comprou?
Comprei uma do Aliexpress, entra energia por um cabo sata, e o controle é feito pela bios, onde uma fan é a "matriz", é como se tivesse só aquela, mas na real ele espelha a velocidade para as outras, não lembro o nome, mas é bem simples, conexão PWM e suporte a até 10 fans, paguei 20 reais em cada e mais 20 de frete(comprei duas, não sei o que vou fazer com a outra, mas como não comprei fan ainda vou deixar guardada até conseguir testar)
 
Eu tirei meus fans antigos quando fiz o upgrade do PC há +- 2 meses atrás por que não tinha slot para ligar eles na placa mãe e eu tava com fogo no rabo para usar logo, só esses dias que eu pensei em dar uma olhada nas temperaturas e notei que estava alta, só ai que eu decidi comprar o cabo para ligar elas direto na fonte.

Essas fans eu tenho elas desde 2012 são 3 da NZXT que veio no meu gabinete o Phantom 410 sendo 1x140mm e 2x120mm e 2 Akasa Apache de 120mm, único problema é que elas rodam full time na velocidade máxima mas antes isso que do que as temperaturas altas igual estava.

Qual controladora tu comprou?
Essa é muito boa.
 
Pessoal, pra quem usa o cooler box AMD qual a escolha ideal de fluxo de ar?

Estou usando ele, pois achei que daria pra mantê-lo por um tempo, sem ter que gastar com cooler novo, mas vi que terei que trocar ele logo.

Ele está variando entre 35~55/60° em stock, em idle, acho isso bem alto. Os vrm ficam abaixo de 50°, chipset tá sofrendo, nunca fica abaixo de 50°.

A vga fica abaixo de 45° em uso leve, tipo assistir vídeos no yt e etc, os fans sequer disparam, só ativam em temperatura alta. Uso 6 fans no gabinete, três frontais, intake e três exastoures, duas na superior e outra na traseira.

Esse tipo de combinação é boa ou ruim pra cooler box da AMD, r5 1600af?
 
Não, só não tem controle de rotação via PWM, dependendo da placa mãe dá pra configurar pela voltagem.
vc acha que vale a pena mesmo assim ou é melhor cancelar a compra?
no caso eu tenho uma MSI X370 SLI Plus, acho que consigo configurar pela voltagem, mas vale a pena?
 
vc acha que vale a pena mesmo assim ou é melhor cancelar a compra?
no caso eu tenho uma MSI X370 SLI Plus, acho que consigo configurar pela voltagem, mas vale a pena?
Eu não indico fan sem PWM, a não ser que deseje em full.
 
Uma duvida com relação ao fluxo de ar:

peguei um watercooler 3 fans 360mm, todo gabinete que vejo a posição seria na frente do gabinete jogando o ar para dentro refrigerando o radiador. Dai vem a dúvida: ao passar pelo radiador o ar não irá esquentar e por tabela chegar quente aos demais componentes do PC? Principalmente ar quente indo para cima da placa de vídeo? Pergunto isso pois moro em cidade quente, no verão aqui chega a 40 graus diversos dias no ano.

No caso vale a pena investir em um gabinete maior para colocar o watercooler 360mm no topo?
 
Comprei 3 delas ano passado, mas posso te confirmar com toda a certeza: ela passa longe dessas especificações, ela é bem inferior.

Na minha opinião, são péssimas, não vale o que cobram nessa bosta de fan, só pra vc ter uma ideia, pra ter um fluxo de ar mais ou menos, vc terá que usar ela entre 80~90% da rotação dela, gerando um barulho infernal.

Se seu gabinete possui filtros de poeira, como o redragon wheeljack que tenho, esqueça, vai passar raiva. Como me arrependo em não ter comprado de outra marca na época, e se me lembro bem, essa outra marca era mais barata e tinha fluxo de ar muito melhor que essas viper

Tu tem certeza que está falando das fans da Akasa? Pq de longe essa são as fans mais antigas e recomendadas de fóruns BR's e gringo...É a PRIMEIRA VEZ que vejo alguém falando tão mal de uma fan dessa marca que chego a pensar que ou vc comprou um produto defeituoso ou sei la...Nesse próprio post aqui mesmo se vc voltar desde o inicio vai ver tanta gente que já usou e recomendam muito principalmente pelo preço que custava antes...
 
Tu tem certeza que está falando das fans da Akasa? Pq de longe essa são as fans mais antigas e recomendadas de fóruns BR's e gringo...É a PRIMEIRA VEZ que vejo alguém falando tão mal de uma fan dessa marca que chego a pensar que ou vc comprou um produto defeituoso ou sei la...Nesse próprio post aqui mesmo se vc voltar desde o inicio vai ver tanta gente que já usou e recomendam muito principalmente pelo preço que custava antes...
Sim, elas mesmas. Pelo menos as minhas não vi nada disso que tanto falavam, que eram fans que tinham ventilação boa e afins, que tinham uma boa vazão de ar, principalmente para gabinetes com muitos obstáculos, tipo filtros de poeira, mas foi bem diferente disso. O ar gerado por elas é fraco, no meu caso, que tenho um gabinete wheeljack, a experiência foi pior ainda.

O ar que passava pelo filtro é quase inexistente, pra ter um ar mais ou menos, sou obrigado a aumentar a rotação delas, o que se torna um problema ainda maior, uma barulheira infernal.

Me arrependo em ter gasto cada centavo meu nessas fans, pois não me ofereceram nada do que as "belas especificações" dela diziam, passa longe disso. Deveria era ter comprado a piranha, ela sim é uma boa fan, vendo um teste dela de um gringo, a vazão de ar dela com obstáculos realmente funciona, é melhor. As minhas foram compradas novas, embalagens lacradas, nada de produto adulterado.
 
Última edição:
Uma duvida com relação ao fluxo de ar:

peguei um watercooler 3 fans 360mm, todo gabinete que vejo a posição seria na frente do gabinete jogando o ar para dentro refrigerando o radiador. Dai vem a dúvida: ao passar pelo radiador o ar não irá esquentar e por tabela chegar quente aos demais componentes do PC? Principalmente ar quente indo para cima da placa de vídeo? Pergunto isso pois moro em cidade quente, no verão aqui chega a 40 graus diversos dias no ano.

No caso vale a pena investir em um gabinete maior para colocar o watercooler 360mm no topo?
eu tenho um DT3 Hyperspace.. e uso um Gamemaxx 360R .. testei varias configuracoes.. Sendo na parte debaixo , no topo , na frontal ( tanto IN , qnto OUT )..
a melhor config para mim foi jogando de dentro pra fora..
qnto testei ao contrario.. a vga/vrm subiram 5-10º e o CPU ficou apenas 2º mais frio do que ao contrario , como uso atualmente..
o que fiz dai foi , colocar todos os demais FANS jogando ar para dentro do gabinete.. e apenas o WC jogando pra fora.
 
Sim, elas mesmas. Pelo menos as minhas não vi nada disso que tanto falavam, que eram fans que tinham ventilação boa e afins, que tinham uma boa vazão de ar, principalmente para gabinetes com muitos obstáculos, tipo filtros de poeira, mas foi bem diferente disso. O ar gerado por elas é fraco, no meu caso, que tenho um gabinete wheeljack, a experiência foi pior ainda.

O ar que passava pelo filtro é quase inexistente, pra ter um ar mais ou menos, sou obrigado a aumentar a rotação delas, o que se torna um problema ainda maior, uma barulheira infernal.

Me arrependo em ter gasto cada centavo meu nessas fans, pois não me ofereceram nada do que as "belas especificações" dela diziam, passa longe disso. Deveria era ter comprado a piranha, ela sim é uma boa fan, vendo um teste dela de um gringo, a vazão de ar dela com obstáculos realmente funciona, é melhor. As minhas foram compradas novas, embalagens lacradas, nada de produto adulterado.

Volto a repetir que vc deu um azar enorme nas suas ou acabou fazendo uma instalação errada...É impossível uma coisa ser boa e recomendada(não pelas especificações) por 99% de quem usa e acabar sendo ruim para 1%.
 
Volto a repetir que vc deu um azar enorme nas suas ou acabou fazendo uma instalação errada...É impossível uma coisa ser boa e recomendada(não pelas especificações) por 99% de quem usa e acabar sendo ruim para 1%.
As minhas que deve ter sido de um lote ruim pois a ventilação delas é bem fraca, precisa de uma rotação alta pra ter um vento razoável, mas sem condições o barulho gerado, é altamente insuportável. Elas estão posicionadas corretamente, puxando o ar frio de fora pra dentro do gabinete. O motor delas estão funcionando 100%, só pode ser algo nas pás, hélices, não sei como chama elas. Pior que sem chances de eu usar o gabinete sem o filtro frontal pois é basicamente a frente dele, deveria era ter comprado com frente mesh, talvez o resultado seria melhor.
 
  • Curtir
Reações: Dbo
As minhas que deve ter sido de um lote ruim pois a ventilação delas é bem fraca, precisa de uma rotação alta pra ter um vento razoável, mas sem condições o barulho gerado, é altamente insuportável. Elas estão posicionadas corretamente, puxando o ar frio de fora pra dentro do gabinete. O motor delas estão funcionando 100%, só pode ser algo nas pás, hélices, não sei como chama elas. Pior que sem chances de eu usar o gabinete sem o filtro frontal pois é basicamente a frente dele, deveria era ter comprado com frente mesh, talvez o resultado seria melhor.
Tenho o mesmo gabinete que vc, uso 5 Akasa Apache de 140mm que são mais fracas que as Vipers no gabinete e mesmo com filtro o ar passa de boa.

É claro que em rotações baixas o fluxo de ar é baixo, as especificações são em rotação máxima, se quer bom fluxo de ar e uma pressão boa com rotação baixa tem que pesquisar bastante viu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Volto a repetir que vc deu um azar enorme nas suas ou acabou fazendo uma instalação errada...É impossível uma coisa ser boa e recomendada(não pelas especificações) por 99% de quem usa e acabar sendo ruim para 1%.
Pois é, bem estranho o relato do amigo.

Uso há muitos anos os fans da Akasa, Apache e Vipers e não tenho do que reclamar, muito pelo contrário é só elogios
 
  • Curtir
Reações: Dbo
Boa tarde galera, eu to com o gabinete Seraph RGB que já vem com 3 fans frontais e gostaria de colocar mais 3 fans, 1 na parte de trás e duas em cima. Quais fans RGB CxB vcs recomendaria pra por nesse gabinete?
 
4cf2c8f3-2acc-4923-8079-a0c4a26de477.__CR0,0,970,600_PT0_SX970_V1___.jpg

Fale galera, estou com a mão coçando para comprar 2 fans desses para colocar no radiador no meu WC AIO 240mm.
Atualmente uso MF120R ARGB, nas spec técnicas a diferença em CFM (59 vs 62) e pressão de ar (2,14 vs 2,40) é pequena, porém no ruido é que a coisa ficou interessante, de (32dba vs 22dba) pelo menos no "papel", na teoria vou conseguir utilizar uma curva mais agressiva sem me preocupar tanto com ruido, consequentimente terei melhores temperaturas e mais silência em idle...
Estou viajando ou faz sentido? alguém aqui possui? encontrei pouquissimos review, os que encontrei ele andava bem próximo dos Noctua com rolamento, meu setup já é full CoolerMaster e o design me agrada mais que um Noctua...
Não vai nem interferir na estéticado meu setup, pois só colocaria apenas 2 no radiador onde rgb não aparece, sendo que os outros 3 fans do setup que teóricamente seriam mais barulhentos posso deixar em uma curva mais suave...
no caso seria os fans do teto que faria a substituição já que os de 200mm da frente não faz barulho e o traseiro de 120mm não precisa de uma rotação mto alta...
20200822_000228.jpg
 
Tenho o mesmo gabinete que vc, uso 5 Akasa Apache de 140mm que são mais fracas que as Vipers no gabinete e mesmo com filtro o ar passa de boa.

É claro que em rotações baixas o fluxo de ar é baixo, as especificações são em rotação máxima, se quer bom fluxo de ar e uma pressão boa com rotação baixa tem que pesquisar bastante viu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pois é, bem estranho o relato do amigo.

Uso há muitos anos os fans da Akasa, Apache e Vipers e não tenho do que reclamar, muito pelo contrário é só elogios

Então eu logo questionei pq já passei pelo mesmo tbm que pode ter ocorrido com ele...Comprei um Gabinete que vinha com 2 fans já(instaladas nele) ambos da mesma marca tudo original no ML...Nesse mesmo vendedor por uma quantia de R$ a mais ele add + 3 fans que seria supostamente originais da mesma marca...Resultado foi que em menos de 1 ano as 3 fans adicionais rodando na mesma frequência que as demais estouravam o miolo e paravam de funcionar gerando curto que poderia danificar algo mais do PC...

Cheguei a conclusão que não passava de alguma coisa falsificada com a logo das originais colado por cima pois as fans que vieram no Gabinete então até hj aqui de boa...

Complementando seu comentário sobre as fans da Akasa(principalmente quando custava a metade do que custa hj) onde vi relatos seja em fórum BR ou gringo foram sempre com elogios para elas...
 
Olá! :advice:

Vocês podem me indicar boas ventoinhas de 12 cm para as minhas configurações?
  • Gigabyte AB350M
  • Ryzen 5 3400G
  • 2x8GB HyperX Fury 2666 MHz
  • SSD XPG SX8100 512GB
O meu gabinete é o DeepCool Macube 310 e penso em colocar duas fans na frente, uma na parte superior e uma atrás.

Eu prefiro sem RGB/LED e posso pagar até 50 reais por cada. Entre todas as fans que vi até essa faixa de preço, a DeepCool Wind Blade me pareceu o melhor CxB.
 
Estou tentando colocar o Water em cima, mas não ta dando, por causa das memorias, qual o precedimento correto de colocar ele na frontal, meu gabinete é acrílico na frente e tenho 3 fans rgb

IMG-20200827-095339285.jpg
 
Mandei foi logo 6 Akasa Viper mesmo pelo atual valor que estão bem mais cara...Ao meu ver ainda continua sendo as melhores pelo preço(antes era MUITO melhor pq eram bem baratas) pq cheguei a ver fan de 100 R$ unidade que nao faz o que elas fazem...Há 3 anos atrás fui inventar de economizar e me fodi bonito pois se tivesse feito isso hj estariam de boa aqui ainda.

Velocidade: 1900 RPM
Fluxo de ar: 83.63 CFM
Pressão: 2.98 mm H2O


Essas?

Tenho duas dessas pra fazer push pull no WC
Fico na duvida se elas tem esse desempenho mesmo hehe
Queria achar as de 140 mas não tem mais
 
galera, toda vez que ligo meu pc, as fans começam a rodar em rotação máxima fazendo um barulho absurdo, e só após alguns minutos com ele ligado voltam ao normal. alguém sabe resolver isso?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo