• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

.:sKyLiNe:.

The Few. The Proud.
Registrado
Bom galera, eu resolvi criar este tópico para que possamos trocar ideias de como melhorar o fluxo de ar em nossos gabinetes. Eu vou postar alguns modos de como configurar o AirFlow, e tentar explicar ao máximo cada um deles. Conto com a ajuda de todos para que o tópico cresça em informação e não em discussões sem sentido. Irei usar o meu gabinete como modelo para ilustrar os diferentes tipos de configurações de fluxo de ar, e ilustrarei ao máximo com fotos e videos para que consigam ter um bom entendimento.

Primeiramente, o que é fluxo de ar e porque eu deveria me importar com isso? Bom fluxo é uma grandeza física usada para “medir fenômenos de transporte (como transferência de calor e difusão), de uma dada grandeza através de uma superfície”. Então fluxo de ar a capacidade de se medir quanto ar e passado através de uma superfície, ou objeto no nosso caso gabinetes. Digo “ar passado” porque as fan’s não criam ar elas simplesmente empurram ou puxam o ar inerte existente em uma direção específica.


Basicamente existem 3 tipos de configurações de fluxo de ar que realmente vai nos interessar, que são configurações que gerem uma pressão dentro do nosso gabinete. Para quem perdeu as aulas de física pressão é: “O termo utilizado em diversas áreas da ciência como uma grandeza escalar que mensura a ação de uma ou mais forças sobre um determinado espaço, podendo este ser líquido, gasoso ou mesmo sólido”, resumindo a força que o ar exercerá dentro do nosso gabinete. Essa pressão poderá ser Positiva, Negativa ou Neutra.

Pressão positiva: A pressão positiva e a configuração em que teremos mais ar entrando no gabinete do que saindo, gerando assim uma pressão interna maior do que a pressão externa, inflando o gabinete como um balão, fazendo o ar circular por todo o case e também forçando-o a sair por todas as extremidades e furos de ventilação. SE BEM CONFIGURADA a pressão positiva traz benefícios de melhorar a circulação do ar dentro do gabinete e também AJUDANDO (não evitando) a entrada de poeira.
Como assim ajudando a evitar a poeira entrar?? Como é criada uma pressão interna maior do que a externa o ar de dentro e forçado a sair por todo gabinete sendo assim dificultando a entrada de pó. É vital que TODAS AS SUAS fans que estejam jogando ar para dentro do gabinete tenham FILTROS, somente assim a pressão positiva ajudará a afastar o pó. Caso você opte por não ter nenhum filtro nas fan’s e nem nas entradas de ar do seu gabinete não se iluda, a pressão positiva não faz milagre!!


Exemplo de Pressão Positiva:
positiva.jpg


vídeos em inglês sobre como a Pressão positiva funciona.

[video=youtube;DLOg9yI3rjs]

[video=youtube;Qe-2ZqmSGug]

[video=youtube;Ajn-9EVEYuI]



Pressão Negativa: A pressão negativa é a mais comum e provavelmente 90% dos gabinetes são projetados e estão configurados desse jeito. A pressão negativa consiste em ter o ar saindo mais do que entra criando assim uma baixa pressão interna, ao contrário da pressão positiva onde “inflamos” o gabinete para que o ar saia, na pressão negativa o ar é puxado por todas as extremidades e furos de ventilação do gabinete fazendo com que a poeira entre muito mais fácil. Quando você limpa o seu hardware você costuma perceber a poeira concentrada em volta do drive de cd? nos cantos do case?? Ou acumulada nas grades?? Caso sim, a sua configuração é a Pressão Negativa. É a configuração clássica, uma ou mais fan’s na frente puxam o ar fresco de fora enquanto as traseiras e superiores expelem o ar quente.


Exemplo de Pressão Negativa:




Pressão neutra: A pressão neutra e na prática quase impossível de se obter pois ela consiste em ter a mesma pressão dentro e fora do gabinete. Um exemplo seria o seu PC desligado com as tampas abertas, pois se você tiver algum fluxo de ar, ele deixará de ser neutro. Não vou perder muito tempo falando mais da pressão neutra até porque não tem sentido aplica-la. A não ser que você seja um voyeur que curta ficar olhando seu hardware desligado...:haha::haha:


Exemplo de Pressão Neutra:




Bom galera em resumo vimos como os diferentes tipos de pressão agem dentro do gabinete trazendo vantagens e desvantagens. Eu particularmente prefiro a Pressão Positiva, por que além de melhorar o fluxo de ar de maneira geral ainda me ajuda a manter meu hardware limpo por mais tempo. Como o meu case já veio com filtros em todas as entradas ficou muito mais fácil botar em pratica esse tipo de configuração.

Eu não estou aqui para dizer que a minha config está certa e que a sua está errada, meu objetivo é colocar um pouco mais de conhecimento disponível para a galera e ajudar a quem quiser mudar o seu fluxo de ar. Alguns podem achar besteira mais umas simples mudanças podem trazer impactos positivos no hardware que como todos sabem quanto mais cool melhor :yes:

Vou deixar mais uns vídeos sobre as diferenças de pressões (em ingles):

[video=youtube;g8EN3K-eaVA]

[video=youtube;4NYHC3DXynM]

[video=youtube;hd6PP6MV6lQ]https://www.youtube.com/watch?v=hd6PP6MV6lQ&index=4&list=FLKWQPaZDtutipCzn-L6y1-g[/video]


Bom galera espero que gostem pois este tópico levou alguns dias pra ser feito e teve muita pesquisa. Se o pessoal aprovar o tópico continuarei com os diferentes tipos de Fans e os melhores modelos, assim como os disponíveis no Bra$il.
 
Última edição:
-reservado-
 
Show cara, gostei muito do modo simples que explicou, muito fácil de entender. Ótimo para enriquecer o nosso conhecimento.
Só esperando o H110 chegar aqui, para fazer testes no meu gabinete. E postar os resultados.

Cara, vc tem um Phantom 530, andei lendo muito sobre gabinetes e percebi que a maioria dos proprietários dessa serie mostra uma satisfação enorme com o sistema de refrigeração desse case. Excelente fluxo de ar. Teve um user gringo que abriu um tópico sobre a duvida entre o Phantom 820 vs Obsidian 800D. Ele já tinha o 800D e como achou uma proposta boa para vender, abriu esse tópico pois o Phantom 820 foi o escolhido para o lugar do 800D. No final ele acabou vendendo o 800D e comprado o Phantom 820. Simplesmente ele ficou assombrado com a refrigeração do case, segundo ele abaixou 8ºC em relação o 800D.
 
Show cara, gostei muito do modo simples que explicou, muito fácil de entender. Ótimo para enriquecer o nosso conhecimento.
Só esperando o H110 chegar aqui, para fazer testes no meu gabinete. E postar os resultados.

Cara, vc tem um Phantom 530, andei lendo muito sobre gabinetes e percebi que a maioria dos proprietários dessa serie mostra uma satisfação enorme com o sistema de refrigeração desse case. Excelente fluxo de ar. Teve um user gringo que abriu um tópico sobre a duvida entre o Phantom 820 vs Obsidian 800D. Ele já tinha o 800D e como achou uma proposta boa para vender, abriu esse tópico pois o Phantom 820 foi o escolhido para o lugar do 800D. No final ele acabou vendendo o 800D e comprado o Phantom 820. Simplesmente ele ficou assombrado com a refrigeração do case, segundo ele abaixou 8ºC em relação o 800D.

Vlw LP, na verdade o meu case é o P630, cara é um baita gabinete totalmente excelente :haha:, eu nao trocaria ele por nenhum outro, a não ser um 820 claro. O tamanho dele e bom, o design é excelente a cor que peguei Gunmettal e foda, e realmente TOP.

Vlw pelo apoio :yes: e vamos ver oq a galera acha, se vinga eu completo ele mais ainda
 
bom tópico, conheci a pressão negativa da pior maneira :haha:
 
Tópico bem legal, acho que vou tentar essa pressão positiva no meu 250D, o filtro da frente enche de pó se eu deixar a tampa aberta mesmo por pouco tempo :poker:
 
Show cara, gostei muito do modo simples que explicou, muito fácil de entender. Ótimo para enriquecer o nosso conhecimento.
Só esperando o H110 chegar aqui, para fazer testes no meu gabinete. E postar os resultados.

Cara, vc tem um Phantom 530, andei lendo muito sobre gabinetes e percebi que a maioria dos proprietários dessa serie mostra uma satisfação enorme com o sistema de refrigeração desse case. Excelente fluxo de ar. Teve um user gringo que abriu um tópico sobre a duvida entre o Phantom 820 vs Obsidian 800D. Ele já tinha o 800D e como achou uma proposta boa para vender, abriu esse tópico pois o Phantom 820 foi o escolhido para o lugar do 800D. No final ele acabou vendendo o 800D e comprado o Phantom 820. Simplesmente ele ficou assombrado com a refrigeração do case, segundo ele abaixou 8ºC em relação o 800D.

EU tenho o phantom 530 também, como eu faço pra ter esse desempenho ai? :(
por que só to com fan na lateral, na frente 3 fans (até na baia de cd!)
em baixo ta sem fan, será que se colocar +1 intake melhora o fluxo de ar?
por que tem espaço para +2 intake em baixo!
 
Bom tópico, achei interessante e eficiente, aqui é para tirar dúvidas tbm? caso sim lá vai kk

Tenho um Thermaltake Commander MSI e possuo três fans Cougar, um frontal, um lateral e um em baixo, todos jogando ar para dentro e um único exaustor traseiro que veio junto com o gabinete, pretendo comprar mais dois fans para colocar em cima, porém não queria colocar os dois como exaustores e sim, um deles tbm jogando para dentro (assim jogaria direto nas memórias que ficam logo a baixo) e outro retirando, ficando 4 fans jogando ar e 2 fans tirando ar. O que vocês acham? Eu fiz uma imagem tentando exemplificar o que estou pensando.

PS: todos os fans são 120mm, comprarei 2 Coolermaster Slim para por em cima pois não cabem os "tradicionais".

http://i.imgur.com/vHvPSvX.jpg
 
EU tenho o phantom 530 também, como eu faço pra ter esse desempenho ai? :(
por que só to com fan na lateral, na frente 3 fans (até na baia de cd!)
em baixo ta sem fan, será que se colocar +1 intake melhora o fluxo de ar?
por que tem espaço para +2 intake em baixo!

yuri vc tem q ver se o seu case ja nao esta otimizado, eu faria o seguinte teste:

tiraria o fan da baia de cd, e colocaria em baixo;
faria o traseiro virar intake
tiraria o da lateral.




Assim vc tera mais harmonia no fluxo, e nao congestionara o case com muitas fans. Lembra que nao é preciso encher o case de fan's e só colocar de um jeito estratégico. Veja que no video da SilverStone mesmo os caras tirando o fan traseiro o ar flui normalmente.
------------
Bom tópico, achei interessante e eficiente, aqui é para tirar dúvidas tbm? caso sim lá vai kk

Tenho um Thermaltake Commander MSI e possuo três fans Cougar, um frontal, um lateral e um em baixo, todos jogando ar para dentro e um único exaustor traseiro que veio junto com o gabinete, pretendo comprar mais dois fans para colocar em cima, porém não queria colocar os dois como exaustores e sim, um deles tbm jogando para dentro (assim jogaria direto nas memórias que ficam logo a baixo) e outro retirando, ficando 4 fans jogando ar e 2 fans tirando ar. O que vocês acham? Eu fiz uma imagem tentando exemplificar o que estou pensando.

PS: todos os fans são 120mm, comprarei 2 Coolermaster Slim para por em cima pois não cabem os "tradicionais".

http://i.imgur.com/vHvPSvX.jpg

Cara pode postar as dúvidas sim, estamos ai para ajudar.

Bom eu nao sou muito fã de fan's laterais, perdão do trocadilho :coolface:

Mas o melhor é ir testando, entao minha dica é o seguinte, deixe o traseiro como esta, coloque os 2 superiores como intake, e deixe um frontal. Tire o inferior.

Se os superiores forem bons, arrisco dizer a vc tirar ate o frontal.
 
yuri vc tem q ver se o seu case ja nao esta otimizado, eu faria o seguinte teste:

tiraria o fan da baia de cd, e colocaria em baixo;
faria o traseiro virar intake
tiraria o da lateral.

[url]http://s1.postimg.org/irpzx2ffz/esqema.jpg[/url]


Assim vc tera mais harmonia no fluxo, e nao congestionara o case com muitas fans. Lembra que nao é preciso encher o case de fan's e só colocar de um jeito estratégico. Veja que no video da SilverStone mesmo os caras tirando o fan traseiro o ar flui normalmente.
------------


Cara pode postar as dúvidas sim, estamos ai para ajudar.

Bom eu nao sou muito fã de fan's laterais, perdão do trocadilho :coolface:

Mas o melhor é ir testando, entao minha dica é o seguinte, deixe o traseiro como esta, coloque os 2 superiores como intake, e deixe um frontal. Tire o inferior.

Se os superiores forem bons, arrisco dizer a vc tirar ate o frontal.

O problema é, o fan que ta em cima é 140mm e não tem como colocar em baixo que é 120mm! :nooo::nooo:
 
Galera, tenho um Cougar Archon e cabem dois fans na frente, dois do lado e um atrás.Ontem eu comprei dois Akasa Viper numa loja daqui e tem mais o stock que veio com o gabinete.Os Vipers tem 83CFM e o Stock eu chutaria uns 50.Como vocês acham que ficaria melhor a organização deles ? Tava pensando em por um Viper na frente puxando, o Stock do lado puxando e o outro Viper atrás expulsando o ar.
 
Galera, tenho um Cougar Archon e cabem dois fans na frente, dois do lado e um atrás.Ontem eu comprei dois Akasa Viper numa loja daqui e tem mais o stock que veio com o gabinete.Os Vipers tem 83CFM e o Stock eu chutaria uns 50.Como vocês acham que ficaria melhor a organização deles ? Tava pensando em por um Viper na frente puxando, o Stock do lado puxando e o outro Viper atrás expulsando o ar.

os 2 vipers na frente, o sotck atras tirando. Ele nao tem nada no teto né?
------------
O problema é, o fan que ta em cima é 140mm e não tem como colocar em baixo que é 120mm! :nooo::nooo:

Ou vc deixa em baixo sem nada ou tenta ver um 120. Em últimos casos deixa ele na lateral e sem nenhum em baixo.
 
Bom tópico pro pessoal que não manja de fluxo de ar no case... parabéns!
 
Boa iniciativa, vai ajudar bastante!

Agora me responde: Qual é a melhor forma de posicionar a fan e o radiador num sistema de WC selado?

Cenário I
Fan->Radiador ou Radiador->Fan

Cenário II
<-Fan|Radiador ou Radiador<-Fan


Será que dá pra entender? Hehehehe !
Valew!
 
Boa iniciativa, vai ajudar bastante!

Agora me responde: Qual é a melhor forma de posicionar a fan e o radiador num sistema de WC selado?

Cenário I
Fan->Radiador ou Radiador->Fan

Cenário II
<-Fan|Radiador ou Radiador<-Fan


Será que dá pra entender? Hehehehe !
Valew!

Vc quis dizer Push/Pull ou Somente Push ou Somente Pull é isso?

Bom o melhor seria Push/Pull que sao 4 fans ou 2 depende do seu radiador. 2 soprando o ar contra o radiador e 2 tirando o ar.

Se vc for usar somente com 2 fan's, ou 1 dependendo do radiador, a diferença e muito pouca se deixar a fan Soprando o ar ou deixá-la Tirando o ar. Dai vai no que mais te agradar.

Eu prefiro deixar em Pull que é somente 2 fans tirando o ar quente do radiador. Atualmente uso assim no meu H110.

Espero que vc tenha intendido :yes:
 
Eu achava que pressão positiva seriam com todas as fans jogando ar pra dentro, mas ali, pela ilustração, vc tem 2 no teto fazendo exaustão. É isso mesmo?

Se for, n entendi bem a diferença entre a positiva e negativa, sendo q a única diferença seria o fan traseiro :hmm: :hmm: :hmm:
 
Eu achava que pressão positiva seriam com todas as fans jogando ar pra dentro, mas ali, pela ilustração, vc tem 2 no teto fazendo exaustão. É isso mesmo?

Se for, n entendi bem a diferença entre a positiva e negativa, sendo q a única diferença seria o fan traseiro :hmm: :hmm: :hmm:

A diferença de pressão não é tao complexa nem misteriosa quanto alguns pensam, as vezes mudando a disposição de só algumas fans vc consegue deixar tanto em Positiva quanto em negativa.

Bom na Positiva vc sim tem q ter exaustores, justamente para fazer o fluxo de ar que é a palavra chave, se vc virar todas as fans para dentro tbm nao deixa de ser positiva so que deste jeito vc só estará inflando o seu pc e criando um bolsão de ar fazendo ele ficar preso no case, e ar quente preso não é uma boa. A sacada da Positiva é deixar a pressão interna do case maior que a externa do seu quarto, mas mesmo assim tem q ter exaustores para renovar o fluxo de ar.

Espero que eu tenha esclarecido a sua duvida.
 
Última edição:
O meu sistema tá assim:
2 frontais de 140mm intake
1 120mm embaixo como intake
o H105 ta no topo fazendo push and pull puxando o ar de fora do gabinete
e o traseiro de 140 como exaustor.

seria uma pressão positiva?
minhas temps são até boas. cpu idle 32c full 55c e gpu idle 35c e full 75c


BTW, Ótimo tópico.
 
A diferença de pressão não é tao complexa nem misteriosa quanto alguns pensam, as vezes mudando a disposição de só algumas fans vc consegue deixar tanto em Positiva quanto em negativa.

Bom na Positiva vc sim tem q ter exaustores, justamente para fazer o fluxo de ar que é a palavra chave, se vc virar todas as fans para dentro tbm nao deixa de ser positiva so que deste jeito vc só estará inflando o seu pc e criando um bolsão de ar fazendo ele ficar preso no case, e ar quente preso não é uma boa. A sacada da Positiva é deixar a pressão interna do case maior que a externa do seu quarto, mas mesmo assim tem q ter exaustores para renovar o fluxo de ar.

Espero que eu tenha esclarecido a sua duvida.

Será que se eu colocar os fans no radiador para intake e a traseira como exaust
ficando

Frente, lateral, topo intake e traseira exaust ficaria legal?
apesar que quando o processador esquentar, vai acabar esquentando também a placa mãe ou não?
 
Tem não :fuuu:
Mais pra frente pretendo fazer uma furação pra por um em cima...Então não precisa por do lado mesmo não? Nesse meu caso que só tenho três.

Primeiro coloque os 2 vipers na frente e veja se eles conseguem jogar o ar atraves das baias de HD sem problemas, se caso vc ver que nao ai vc coloca o fan lateral tbm.


O meu sistema tá assim:
2 frontais de 140mm intake
1 120mm embaixo como intake
o H105 ta no topo fazendo push and pull puxando o ar de fora do gabinete
e o traseiro de 140 como exaustor.

seria uma pressão positiva?
minhas temps são até boas. cpu idle 32c full 55c e gpu idle 35c e full 75c


BTW, Ótimo tópico.

Sim, é pois vc tem mais fans colocando o ar para dentro e só 1 exaustor. Se vc tiver tempo e disposição faça uma pequena mudança invertendo o push pull para tirar o ar do gabinete. E coloque o traseiro como intake (essa é a minha configuração). O seu Air Flow ja esta bom com a quantidade de fan's que tem, eu so tentaria fazer essa mudança, creio que pode dar um resultado um pouco melhor.



Será que se eu colocar os fans no radiador para intake e a traseira como exaust
ficando

Frente, lateral, topo intake e traseira exaust ficaria legal?
apesar que quando o processador esquentar, vai acabar esquentando também a placa mãe ou não?

Recomendo pra vc Yuri a config do offah, não sei qual case ele tem mas esta bem balanciada a disposição e a quantidade das fan's. E tbm recomendo a não mudar o seu push/pull do radiador exatamente pela questão dele jogar dentro do gabinete ar quente que passa pelo radiador, pode acabar esquentando a VGA.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo