[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Tenho um Phanton 410.
1x140mm Front Intake
1x120mm Side Exaust
2x140mm TOP Exaust
1x120mm REAR Exaust

Motivo:
Meu Gabinete só tem filtro de ar na frente, por isso que somente um instake.
Ja tive side como intake e sem filtro entra muita poeria e pelo de cachorro
Ja testei com as 2 do TOP como intake e a temperatura da GPU aumentou. Acho que estava jogando o calor da CPU e RAM na GPU

Não testei com o REAR como intake...pode ser uma boa.

Tenho um Phanton 410.
1x140mm Front Intake
1x120mm Side Exaust
2x140mm TOP Exaust
1x120mm REAR Exaust

Motivo:
Meu Gabinete só tem filtro de ar na frente, por isso que somente um instake.
Ja tive side como intake e sem filtro entra muita poeria e pelo de cachorro
Ja testei com as 2 do TOP como intake e a temperatura da GPU aumentou. Acho que estava jogando o calor da CPU e RAM na GPU

Não testei com o REAR como intake...pode ser uma boa.

Existem formas baratas de criar filtros caseiros.

[video=youtube;GH1CsgADwBY]https://www.youtube.com/watch?v=GH1CsgADwBY[/video]

Bom certamente vc sabe que a sua pressão e negativa, nao estou dizendo que esta ruim, mas tbm nao custaria tentar outras configs e testar as temperaturas. Bom vamos la se vc mudar o traseira como intake tera tbm que mudar a direçao do fan do seu cooler. Eu sempre vi os americanos que usam air cooler colocarem os fans superiores como intake e o traseiro exaustor, mas como o P410 nao é um gabinete muito grande acho que por isso começou a esquentar sua vga.

Se vc simplesmente virar o traseiro como intake, vai conflitar com o seu 212x digo isso pois na maioria das vezes o pessoal instala air cooler com o fluxo para a esquerda <-

Tente fazer uns filtros caseiros ou compre no ML, que nao é caro e tente mudar um pouco a disposição das fan's. Se precisar de ajuda posta aqui de novo :yes:

A diferença de pressão não é tao complexa nem misteriosa quanto alguns pensam, as vezes mudando a disposição de só algumas fans vc consegue deixar tanto em Positiva quanto em negativa.

Bom na Positiva vc sim tem q ter exaustores, justamente para fazer o fluxo de ar que é a palavra chave, se vc virar todas as fans para dentro tbm nao deixa de ser positiva so que deste jeito vc só estará inflando o seu pc e criando um bolsão de ar fazendo ele ficar preso no case, e ar quente preso não é uma boa. A sacada da Positiva é deixar a pressão interna do case maior que a externa do seu quarto, mas mesmo assim tem q ter exaustores para renovar o fluxo de ar.

Espero que eu tenha esclarecido a sua duvida.

Agora captei, o lance pra ficar positivo então é deixar mais fans jogando ar pra dentro do que pra fora,

Valeu brother :bat:

Agora captei, o lance pra ficar positivo então é deixar mais fans jogando ar pra dentro do que pra fora,

Valeu brother :bat:

:yes: tamo ai mano :fuckyeah:

Existem formas baratas de criar filtros caseiros.

[video=youtube;GH1CsgADwBY]https://www.youtube.com/watch?v=GH1CsgADwBY[/video]

Bom certamente vc sabe que a sua pressão e negativa, nao estou dizendo que esta ruim, mas tbm nao custaria tentar outras configs e testar as temperaturas. Bom vamos la se vc mudar o traseira como intake tera tbm que mudar a direçao do fan do seu cooler. Eu sempre vi os americanos que usam air cooler colocarem os fans superiores como intake e o traseiro exaustor, mas como o P410 nao é um gabinete muito grande acho que por isso começou a esquentar sua vga.

Se vc simplesmente virar o traseiro como intake, vai conflitar com o seu 212x digo isso pois na maioria das vezes o pessoal instala air cooler com o fluxo para a esquerda <-

Tente fazer uns filtros caseiros ou compre no ML, que nao é caro e tente mudar um pouco a disposição das fan's. Se precisar de ajuda posta aqui de novo :yes:

Verdade. Bom, fiz o seguinte teste hoje a tarde.

Inverti os meus 2 Top 140mm de Exaustor para Intake. Segue os resultados:

2X140 TOP INTAKE
IDLE GPU 35-36
IDLE CPU 38-40
CPU 57
NUCLEOS 67 69 65 66
GPU 36
MB 33
HD 37

2X140 TOP EXAUST
IDLE GPU 33
IDLE CPU 35-36
CPU 56
NUCLEOS 66 67 64 65
GPU 33
MB 31
HD 32

Conclusão: No meu gabienete uma Pressão Negativa funciona melhor, mesmo com 2 140mm como intake em cima do processador, meu sistema ficou mais quente e a CPU teve resultado similares.

Voltei para a configuração inicial de mais exaustores. Acho que não existe forma ideal apenas o de seguir de acordo com o projeto que o gabinete foi feito.

Verdade. Bom, fiz o seguinte teste hoje a tarde.

Inverti os meus 2 Top 140mm de Exaustor para Intake. Segue os resultados:

2X140 TOP INTAKE
IDLE GPU 35-36
IDLE CPU 38-40
CPU 57
NUCLEOS 67 69 65 66
GPU 36
MB 33
HD 37

2X140 TOP EXAUST
IDLE GPU 33
IDLE CPU 35-36
CPU 56
NUCLEOS 66 67 64 65
GPU 33
MB 31
HD 32

Conclusão: No meu gabienete uma Pressão Negativa funciona melhor, mesmo com 2 140mm como intake em cima do processador, meu sistema ficou mais quente e a CPU teve resultado similares.

Voltei para a configuração inicial de mais exaustores. Acho que não existe forma ideal apenas o de seguir de acordo com o projeto que o gabinete foi feito.

Pelo jeito parece que vc conseguiu um fluxo otimizado, mas usar a pressão negativa não esta errado de forma alguma. O tópico não foi criado para dizer q a negativa é ruim e que só a positiva é boa, o que eu quero é que a pessoa que leia essa matéria entenda sobre as diferenças e que se encontre a melhor configuração para o seu case. Que parece que no seu caso foi a negativa :yes:

Entendido :sKyLiNe:. , também estou apenas enriquecendo o seu tópico com minha experiência. Obrigado e parabéns pelas informações.

Sim, é pois vc tem mais fans colocando o ar para dentro e só 1 exaustor. Se vc tiver tempo e disposição faça uma pequena mudança invertendo o push pull para tirar o ar do gabinete. E coloque o traseiro como intake (essa é a minha configuração). O seu Air Flow ja esta bom com a quantidade de fan's que tem, eu so tentaria fazer essa mudança, creio que pode dar um resultado um pouco melhor.
Entendi. Assim que a minha vga voltar do rma eu vou fazer essa troca e ver se os resultados melhoram.

Otimo Topico

Parabéns pelo tópico, ficou muito bom :muchwin:

Tenho uma duvida..
Tenho um Corsair carbide spec-03 com duas fans de 120mm frontais jogando ar pra dentro, uma fan de 120mm no topo logo a cima da ram, também jogando ar pra dentro e uma fan que veio com o gabinete funcionando como exaustor. Esta com um bom fluxo :hmm:?

Parabéns pelo tópico, ficou muito bom :muchwin:

Tenho uma duvida..
Tenho um Corsair carbide spec-03 com duas fans de 120mm frontais jogando ar pra dentro, uma fan de 120mm no topo logo a cima da ram, também jogando ar pra dentro e uma fan que veio com o gabinete funcionando como exaustor. Esta com um bom fluxo :hmm:?

Vlw SrPão :yes:

O seu fluxo teoricamente esta bom sim, se vc tiver filtro na traseira ou no teto, pode tentar inverter alguma.

Vlw SrPão :yes:

O seu fluxo teoricamente esta bom sim, se vc tiver filtro na traseira ou no teto, pode tentar inverter alguma.

Tem filtro no teto, na traseira não tem, estava pensando em tirar a fan do superior e colocar em baixo jogando ar e manter o traseiro ou inverter o traseiro e colocar o superior como exaustor ou ainda manter do jeito que esta. :hmm2:

Alguma sugestão?

Ahh e obrigado por responder :megusta:

Tem filtro no teto, na traseira não tem, estava pensando em tirar a fan do superior e colocar em baixo jogando ar e manter o traseiro ou inverter o traseiro e colocar o superior como exaustor ou ainda manter do jeito que esta. :hmm2:

Alguma sugestão?

Ahh e obrigado por responder :megusta:

Eu sempre respondo SrPão :megusta:, a pior coisa que tem e deixar alguém sem resposta, como ja me aconteceu em outros tópicos.

Ja que o teto tem filtro, eu inverteria ele pois dai tem menos chance de entrar poeira.

Mas,,

Eu acho esta a melhor config para o seu case, pois não irá gerar turbulência e ficará com um bom fluxo.

Edit:. Gostei do seu avatar :haha:

Para water cooler custon Qual a melhor ?

Estou usando a seguinte config

10978569_766747046741376_7113473384596809106_n.jpg

Eu sempre respondo SrPão :megusta:, a pior coisa que tem e deixar alguém sem resposta, como ja me aconteceu em outros tópicos.

Ja que o teto tem filtro, eu inverteria ele pois dai tem menos chance de entrar poeira.

Mas,,

Eu acho esta a melhor config para o seu case, pois não irá gerar turbulência e ficará com um bom fluxo.

http://postimage.org/http://s13.postimg.org/h2tqwhccn/image.jpg

Edit:. Gostei do seu avatar :haha:

SkyLine, acho que eu não entendi direito :poker:. Tenho 4 fans, 2 frontais(intake), um traseiro(exaustor) e +1 fan que não sei onde colocar.
Esse outro fan é melhor colocar:

-Em cima jogando ar pra dentro e traseiro exaustor
-Em cima como exaustor e traseiro exaustor
-Em cima como exaustor e traseiro jogando ar pra dentro
-Em baixo jogando ar pra dentro e traseiro como exaustor
Mais uma vez obrigado ^^

SkyLine, acho que eu não entendi direito :poker:. Tenho 4 fans, 2 frontais(intake), um traseiro(exaustor) e +1 fan que não sei onde colocar.
Esse outro fan é melhor colocar:

-Em cima jogando ar pra dentro e traseiro exaustor
-Em cima como exaustor e traseiro exaustor
-Em cima como exaustor e traseiro jogando ar pra dentro
-Em baixo jogando ar pra dentro e traseiro como exaustor
Mais uma vez obrigado ^^

TEnho umas perguntas importantes,

vc pode comprar uma outra fan?
qual cooler vc usa?

Última edição:
Os dois frontais comprei separado: http://www.megamamute.com.br/produto/fan-para-gabinete-air-120mm-com-led-vermelho-af120-corsair-74842
O
traseiro e o outro vieram com o gabinete, comprei apenas dois pois a minha mobo (asus Z97-A) gerencia apenas 4 ligado direto na placa.

Bom, eu acho melhor vc colocar ele no teto soprando ar para dentro. O melhor seria vc comprar um outro cooler nem q seja ligado direto na fonte com adaptador e fazer a config igual esta na foto do post anterior.

Conseguiu entender?

Bom, eu acho melhor vc colocar ele no teto soprando ar para dentro. O melhor seria vc comprar um outro cooler nem q seja ligado direto na fonte com adaptador e fazer a config igual esta na foto do post anterior.

Conseguiu entender?

Consegui entender.. Muitissimo obrigado xD

Eu coloquei um cooler meia boca em baixo pra testar, ligado direto na fonte, ficou bem barulhento dai tirei :haha:

Deixei asim...
20150203_204957.jpg

Sim, é pois vc tem mais fans colocando o ar para dentro e só 1 exaustor. Se vc tiver tempo e disposição faça uma pequena mudança invertendo o push pull para tirar o ar do gabinete. E coloque o traseiro como intake (essa é a minha configuração). O seu Air Flow ja esta bom com a quantidade de fan's que tem, eu so tentaria fazer essa mudança, creio que pode dar um resultado um pouco melhor.

Fiz o que vc disse e inverti as fans do radiador para tirar o ar do gabinete, mas não mudei a posição do fan traseiro, deixei como ta, e achei que as temps do processador ficaram um tanto mais altas, coisa de uns 2-3ºc, e olha que to sem gpu, creio que se tivesse com a gpu as temps ficariam mais altas.
Vou deixar assim até minha gpu chegar do rma e testar com ela, mas creio que vou ter de voltar pra config de antes. :haha:

Fiz o que vc disse e inverti as fans do radiador para tirar o ar do gabinete, mas não mudei a posição do fan traseiro, deixei como ta, e achei que as temps do processador ficaram um tanto mais altas, coisa de uns 2-3ºc, e olha que to sem gpu, creio que se tivesse com a gpu as temps ficariam mais altas.
Vou deixar assim até minha gpu chegar do rma e testar com ela, mas creio que vou ter de voltar pra config de antes. :haha:

Vc esta com push/pull? No meu case se eu muda as fans do radiador mesmo com a gpu aquecendo, nao tem praticamente nenhuma diferença. Estranho isso talvez seja pq meu traseiro esta como intake entao isso ajuda no pull, mas como eu falei o importante e testar as configs e postar os resultados.

Última edição:
Vc esta com push/pull? No meu case se eu muda as fans do radiador mesmo com a gpu aquecendo, nao tem praticamente nenhuma diferença. Estranho isso talvez seja pq meu traseiro esta como intake entao isso ajuda no pull, mas como eu falei o importante e testar as configs e postar os resultados.
sim, eu to usando como push and pull.
Vou esperar a gpu chegar pra testar assim, e depois coloco o fan traseiro como intake para ver como fica.

Users who are viewing this thread

Voltar