[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Bom dia.
Um water cooler de 360mm faria diferença num processador core i7 14700k? Conseguiria resfriá-lo mais durante minhas jogatinas? Levando em consideração que moro no Rio que é um lugar bastante quente no verão. Há esse espaço no meu gabinete e jogo um MMO que exige bastante do processador. Montei o pc há uma semana e não sei o que passou pela minha cabeça no dia ao comprar um water cooler Isengard de 120mm :bem:

Bom dia.
Um water cooler de 360mm faria diferença num processador core i7 14700k? Conseguiria resfriá-lo mais durante minhas jogatinas? Levando em consideração que moro no Rio que é um lugar bastante quente no verão. Há esse espaço no meu gabinete e jogo um MMO que exige bastante do processador. Montei o pc há uma semana e não sei o que passou pela minha cabeça no dia ao comprar um water cooler Isengard de 120mm :bem:
Sem dúvida nenhuma, 120mm vai penar dependendo do caso aí (temp ambiente, airflow do gabinete, consumo atual da CPU etc), se a placa-mãe permitir e tiver interesse eu faria um undervolt leve aí pra dar uma aliviada nas temps (deve conseguir uns 5-10c de redução), e a troca de cooler seria interessante se esse não estiver dando conta, dependendo do caso as vezes ele até segura mas se o consumo passar dos 150w com frequência imagino que ele vá sofrer kkkk

Boa noite pessoal, montei meu primeiro Pc e instalei o watercooler em cima, mas parece que ele tá empurrando o ar pra dentro do gabinete, sendo que eu coloquei do lado certo igual vi nos tutoriais. Alguém sabe como resolver?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa noite pessoal, montei meu primeiro Pc e instalei o watercooler em cima, percebi que ele tá jogando o ar pra dentro, sendo que eu coloquei do lado certo igual todos os tutoriais, alguém sabe como resolver?

Qual site bom para comprar fans de 140mm sem iluminação com preço baixo? Ou algum modelo barato com iluminação que dê para desligar, pode ser um modelo simples mesmo.

Pessoal, montei o pc aqui e estava achando ele muito barulhento e fiz alguns ajustes mas é a primeira vez que faço esses ajustes, nunca tive wc ou um pc com tantas fãns, não sei se essa estranheza pode ser isso também.

Fiz essas modificações mas não sei como analisar se está bom ou não, segue algumas imagens:

Whats-App-Image-2025-01-03-at-18-06-17.jpg

Whats-App-Image-2025-01-03-at-18-06-17-1.jpg

Whats-App-Image-2025-01-03-at-18-06-17-2.jpg

Whats-App-Image-2025-01-03-at-18-07-04.jpg

Comprei uma ARCTIC MX-6 para trocar a pasta da cooler master, achei bem estranha mas só pretendo trocar quando comprar a vga. O que acham dos valores e como posso analisar/estudar sobre isso?

Pessoal, estou com o gabinete Pichau Komor e não sei se ele que tem o air flow ruim ou se coloquei as fans erradamente, mas tenho duas DeepCool RF120B de 120mm fazendo a exaustão superior do gabinete e 3 + 1 fan da Rise Mode Hex. Sinto o vidro do gabinete muito quente e a placa de vídeo está gritando com o Red Dead aberto (tenho uma GTX 1660TI e um I7-4790 com 12GB de ram).

Pessoal, montei o pc aqui e estava achando ele muito barulhento e fiz alguns ajustes mas é a primeira vez que faço esses ajustes, nunca tive wc ou um pc com tantas fãns, não sei se essa estranheza pode ser isso também.

Fiz essas modificações mas não sei como analisar se está bom ou não, segue algumas imagens:

Whats-App-Image-2025-01-03-at-18-06-17.jpg

Whats-App-Image-2025-01-03-at-18-06-17-1.jpg

Whats-App-Image-2025-01-03-at-18-06-17-2.jpg

Whats-App-Image-2025-01-03-at-18-07-04.jpg

Comprei uma ARCTIC MX-6 para trocar a pasta da cooler master, achei bem estranha mas só pretendo trocar quando comprar a vga. O que acham dos valores e como posso analisar/estudar sobre isso?
Este barulho seria em stock ?

Pessoal, estou com o gabinete Pichau Komor e não sei se ele que tem o air flow ruim ou se coloquei as fans erradamente, mas tenho duas DeepCool RF120B de 120mm fazendo a exaustão superior do gabinete e 3 + 1 fan da Rise Mode Hex. Sinto o vidro do gabinete muito quente e a placa de vídeo está gritando com o Red Dead aberto (tenho uma GTX 1660TI e um I7-4790 com 12GB de ram).

Este barulho seria em stock ?
Eu percebi que por default estava tudo em 100%, não sei porque. Fiz alguns ajustes em todos as fans e agora está bem mais tranquilo, inclusive não sabia que o wc tinha controlar a velocidade da bomba e tinha diminuído e a temperatura foi lá para cima, mas já está tudo ajustado agora. Estou com as temperaturas gerais do pc em torno de 30c e do cpu em 40c, só ainda não sei se é um valor ok em idle

Comprei um gabinete da Pichau Apus, o qual vem com 3 fans de 120mm na frontal.

Gostaria de indicacao de fans de 120mm para colocar na traseira e na parte superior, e tambem de uma controladora de fans. Quero fans sem RGB.

Qual site bom para comprar fans de 140mm sem iluminação com preço baixo? Ou algum modelo barato com iluminação que dê para desligar, pode ser um modelo simples mesmo.
Ninguém? :crycat:

Bom e barato eu iria de Thermalright TL-C14C (achei nessa loja o preto) mas tem ARGB, aí não sei quais métodos teriam pra desativar a iluminação, eu uso o OpenRGB pra desativar o LED das memórias então imagino que funcione pros fans também

Comprei um gabinete da Pichau Apus, o qual vem com 3 fans de 120mm na frontal.

Gostaria de indicacao de fans de 120mm para colocar na traseira e na parte superior, e tambem de uma controladora de fans. Quero fans sem RGB.
A princípio acho que pode botar só 1 na traseira que tá de bom tamanho, fan no topo muitas vezes não muda muita coisa, poderia até só reposicionar 1 dos fans frontais pra traseira e deixar 2 intake + 1 exhaust, caso ainda opte por pegar mais fans eu recomendaria os Thermalright TL-C12C, kit com 3 por 120 reais, único porém é que tem ARGB aí teria que desligar mas pra faixa de preço são os fans com melhor airflow, se quiser algum 100% sem LED pra não precisar desligar o mais em conta que consigo pensar agora é o SickleFlow

Bom e barato eu iria de Thermalright TL-C14C (achei nessa loja o preto) mas tem ARGB, aí não sei quais métodos teriam pra desativar a iluminação, eu uso o OpenRGB pra desativar o LED das memórias então imagino que funcione pros fans também

A princípio acho que pode botar só 1 na traseira que tá de bom tamanho, fan no topo muitas vezes não muda muita coisa, poderia até só reposicionar 1 dos fans frontais pra traseira e deixar 2 intake + 1 exhaust, caso ainda opte por pegar mais fans eu recomendaria os Thermalright TL-C12C, kit com 3 por 120 reais, único porém é que tem ARGB aí teria que desligar mas pra faixa de preço são os fans com melhor airflow, se quiser algum 100% sem LED pra não precisar desligar o mais em conta que consigo pensar agora é o SickleFlow
Esse aí tem algum fio levando energia para o led? Se tiver eu posso cortar e resolve o problema.

A TL-C12C tem cabo independente com conector de 3 pinos para os LED ARGB - basta não conectar (em placa mãe ou controladora) que não tem "frufru".

Mas tem um inconveniente, as pas de fans com LED "frufru" são de plástico esbranquiçado translúcido - para espalhar a luz; mesmo com os LED desligados a cor esbranquiçada ficará visível. A fan Cooler Master Sickleflow 120 tem versão sem LED - "frufruless"; a especificação de CFM, pressão é similar a TL-C12C.

Sobre fans no topo do gabinete, se usa air cooler no CPU, o correto é colocar só uma, perto do fundo, para extrair ar quente do VRM, 2 ou 3 vão prejudicar a fan do cooler do CPU, vide o que diz o Mr. Matt Lee e este teste da NZXT, mostrando o impacto negativo de encher o teto de fans.

Última edição:
yPHfWrD.png

Se não me engano bem no início do ano ele tinha falado que o vídeo com update dos testes de fans seria um dos primeiros, tardou mas enfim os resultados devem estar próximos kkkkk

Oi, pessoal, tudo certo?

Tenho um 4000D com duas Kaze Flex 140 de intake e acho que minha GPU está ficando sufocada porque a única posição para a ventoinha inferior fica bem abaixo da placa e perde muito fluxo pra câmara inferior. Com isso, estou trocando por 3x 120.

Consegui três XPG Vento Pro na Gigantec por 300 reais e vi hoje que dá para conseguir 3x Arctic P12 Max no AliExpress por 270. Há algum motivo para eu cancelar as XPG e ir nas P12? A diferença de preço não é relevante.

Sistema todo é air cooled (7900 XTX Pulse e 5700X3D com NH-D15).

Oi, pessoal, tudo certo?

Tenho um 4000D com duas Kaze Flex 140 de intake e acho que minha GPU está ficando sufocada porque a única posição para a ventoinha inferior fica bem abaixo da placa e perde muito fluxo pra câmara inferior. Com isso, estou trocando por 3x 120.

Consegui três XPG Vento Pro na Gigantec por 300 reais e vi hoje que dá para conseguir 3x Arctic P12 Max no AliExpress por 270. Há algum motivo para eu cancelar as XPG e ir nas P12? A diferença de preço não é relevante.

Sistema todo é air cooled (7900 XTX Pulse e 5700X3D com NH-D15).
Tem P12 Max na PCCold quase no mesmo preço mas com a garantia de 6 anos da Arctic, os 2 fans são bem similares no geral, Vento Pro tem um pouco mais cfm e a P12 Max um pouco mais de pressão mas essa diferença não deve mudar muita coisa na prática, motivo pra ir de P12 ao invés de Vento Pro ao meu ver seria a diferença de rolamento, tem gente que se incomoda com o ruído de rolamento dual-ball, e as P12 Max atuais é pra ser tudo rolamento FDB

Tem P12 Max na PCCold quase no mesmo preço mas com a garantia de 6 anos da Arctic, os 2 fans são bem similares no geral, Vento Pro tem um pouco mais cfm e a P12 Max um pouco mais de pressão mas essa diferença não deve mudar muita coisa na prática, motivo pra ir de P12 ao invés de Vento Pro ao meu ver seria a diferença de rolamento, tem gente que se incomoda com o ruído de rolamento dual-ball, e as P12 Max atuais é pra ser tudo rolamento FDB
Entendi, agradeço bastante pela dica da PCCold, não conhecia! Resolvi pegar lá e cancelar as Vento Pro.

Galera, comprei um fan Corsair ML140 com led azul, aí tenho duas perguntas:

- Existe algum meio de desligar o led que não seja cortar os fios? Aquele iCue não funciona, pois o fan não é RGB;
- Tentei utilizar o FanControl para regular a velocidade pois o bicho é barulhento demais para o meu gosto, só que o Avast tem problema com o driver utilizado pelo programa, aqui só trocando de Antivírus mesmo?

Uma controladora dessas ajuda a desligar os leds e controlar a velocidade do fan?

Última edição:
Se o fan tem cabo de LED independente do cabo PWM de alimentação, basta deixar o cabo de LED desligado que não tem "frufru", não precisa de controladora.

Se for fan em que o LED é alimentado pelo +12V e Gnd do cabo PWM - o que é comum em fan com LED de cor única; não tem como desligar.

Se for este Corsair do vídeo não tem como, só tem o cabo PWM.

Nestes fans com rolamentos selados não tem como tirar o cubo para acessar e isolar os LED.

Teve gente que conseguiu "desligar" o LED "rainbow" (arco-íris) do WC DeepCool LE500 enfiando um estilete debaixo do cubo e destruindo os LED.

Eu mesmo quebrei a cara com isso, comprei 3 Sickleflow 120 numa promoção da Pichau achando que conseguia "apagar" o LED vermelho e não teve jeito.

Última edição:
Quais melhores marcas de Fan com ARGB?

Se o fan tem cabo de LED independente do cabo PWM de alimentação, basta deixar o cabo de LED desligado que não tem "frufru", não precisa de controladora.

Se for fan em que o LED é alimentado pelo +12V e Gnd do cabo PWM - o que é comum em fan com LED de cor única; não tem como desligar.

Se for este Corsair do vídeo não tem como, só tem o cabo PWM.

Nestes fans com rolamentos selados não tem como tirar o cubo para acessar e isolar os LED.

Teve gente que conseguiu "desligar" o LED "rainbow" (arco-íris) do WC DeepCool LE500 enfiando um estilete debaixo do cubo e destruindo os LED.

Eu mesmo quebrei a cara com isso, comprei 3 Sickleflow 120 numa promoção da Pichau achando que conseguia "apagar" o LED vermelho e não teve jeito.
A questão do led eu coloquei fita isolante perto da base do fan para dar uma diminuída na luminosidade, acho que depois eu vou cortar um pedaço de uma pasta velha aqui e pôr dentro do gabinete para bloquear a luz, deixando iluminar só a parte interna do gabinete.

Outra pergunta, com esse adaptador aqui eu consigo controlar a velocidade de todos os fans que eu puser (já que ele tem 4 pinos em todos)?

Users who are viewing this thread

Voltar